Salar de Atacama e Lagunas Altiplanicas: imperdível!

atacama-lagunas-altiplanicas-miscanti
Atacama - Laguna Miscanti
atacama-lagunas-altiplanicas-miscanti
Atacama – Laguna Miscanti

O tour ao Salar de Atacama e Lagunas Altiplanicas foi um dos dos melhores passeios que fizemos no Deserto do Atacama. As Lagunas Miscanti e Miñiques são tão lindas que, ao vivo, parece que você está dentro de um cartão postal. É uma paisagem de arrasar!

Fora isso o tour foi nota 10. Estávamos em um grupo com mais seis aventureiros e um guia show de bola, completamente diferente do guia que pegamos no passeio do dia anterior para a Laguna Cejar.

+ Deserto do Atacama: Laguna Cejar

+ Deserto do Atacama: Vale da Lua

Logo cedo, às 7h, a van da agência Los Andes foi buscar a gente na pousada. Isso mesmo, não fomos pela agência Lickan Antay onde compramos o passeio. Isso acontece muitas vezes porque as agências fazem um bem bolado entre elas indicando clientes para encher os grupos do tour.

Começamos o passeio ouvindo várias explicações do guia Francisco, gente finíssima e super simpático. O grupo também era muito legal, todos chilenos e só nós dois de brasileiros.

deserto-atacama-lagunas-altiplanicas
Trilha nas Lagunas Altiplanicas

Fizemos uma primeira parada rápida para ver um trecho da trilha Camino del Inca. Depois mais uma paradinha para ver algumas formações rochosas e o leito de um rio na Quebrada de Jere. O rio estava quase seco na época em que fomos mas deu para ver que o solo da região é fértil e por isso o povoado de Socaire fica por ali.

salar-deserto-atacama-camino-inca
Salar de Atacama – Camino del Inca
salar-de-atacama-quebrada-jere
Salar de Atacama – Quebrada de Jere

Povoado de Socaire: pausa para o café

Às 8h fizemos nossa parada com o grupo no povoado de Socaire para tomar um café da manhã que já estava incluso no valor do passeio. Experimentamos pela primeira vez a Soupaipilla, uma massa de pão frita, típica do Chile e bem popular.

salar-atacama-lagunas-altiplanicas-cafe-tour
Soupaipilla no café – prato típico chileno
salar-de-atacama-lagunas-altiplanicas-cafe
Nosso grupo tomando café

Na beira da estrada vimos a igreja do povoado de Socaire, construída com uma espécie de tijolo de barro e sapé.

salar-de-atacama-lagunas-altiplanicas-socaire
Salar de Atacama – Igreja de Socaire

Seguimos nosso passeio e conforme íamos nos aproximando das Lagunas Altiplanicas a vegetação foi mudando e ficando um pouco mais verde. Acredite sempre na frase: “ o Deserto do Atacama é diferente de tudo que você já viu”! As paisagens são surreais!

salar-atacama-lagunas-altiplanicas-caminho
Lagunas Altiplanicas – paisagem com vulcões, topos nevados e vegetação diferente

[optinform]

Lagunas Altiplanicas Miscanti e Miñiques

Imagine lagoas no meio do Deserto do Atacama, a mais de 4 mil metros de altitude, cercada por vulcões de picos nevados com uma vegetação de cor que você só encontra por ali. Tudo é muito lindo e peculiar!

Algumas curiosidades sobre as Lagunas Altiplanicas:

  • Há milhões de anos atrás as águas provenientes da cordilheira escorriam pelos vulcões Miscanti e Miñiques e desciam até o Salar de Atacama formando um rio e encostas com vegetação.
  • Por volta de 1 milhão de anos atrás, uma erupção no vulcão Miñiques interrompeu o desvio da água pelo rio, causando o represamento e formação das Lagunas Miscanti e Miñiques.
  • As lagunas ficam a 110 km ao sul de San Pedro do Atacama a uma altitude de mais de 4 mil metros.
  • As águas das lagoas formam um espelho que reflete as imagens dos vulcões adormecidos.
  • No inverno, as temperaturas nas Lagunas Altiplanicas Miscanti e Miñiques podem chegar a 30º abaixo de zero. Por isso, na maior parte da estação, a superfície das lagunas fica congelada.
  • É comum ver pelas lagunas alguns animais diferentes, como as Vicunhas, animais típicos das grandes altitudes dos Andes.
  • Toda a área faz parte da Reserva Nacional Los Flamencos e, por isso, é uma área de preservação ambiental não sendo permitido andar fora das trilhas.
  • É necessário pagar uma taxa (não inclusa no tour) para visitar as Lagunas Altiplanicas. ($ 2.500 pesos por pessoa, na época em que fomos).
atacama-lagunas-altiplanicas-vicunha
Lagunas Altiplanicas – Vicunha

A Laguna Miscanti, na minha opinião, é a mais bonita. Em frente a ela existe uma cabana da própria reserva que pode ser alugada. Olhando para o chalé e vivenciando toda paz daquele lugar, imaginei que aquele cenário seria uma fonte de inspiração para qualquer escritor escrever um livro. Na foto abaixo a cabana está ao lado do carro. Olha o visual!

deserto-atacama-lagunas-altiplanicas-miscanti
Lagunas Altiplanicas – Miscanti

A Laguna Miñiques também é linda. Foi lá que vimos as vicunhas, passáros e outros animais.

atacama-lagunas-altiplanicas-miniques-vista
Lagunas Altiplanicas – Miniques
atacama-lagunas-altiplanicas-miniques
Lagunas Altiplanicas – Eu e o Erval na Laguna Miniques

Depois de admirar tudo isso ao vivo, tirar muitas fotos e babar na paisagem, seguimos com o tour e a próxima parada foi na Laguna de Chaxa em pleno Salar de Atacama.

Salar de Atacama

O Salar de Atacama se encontra em uma depressão que foi formada há milhares de anos atrás entre a Cordilheira dos Andes e Cordilheira  de Domeyko. Toda a região do Salar de Atacama foi coberta por material vulcânico. Ao longo dos anos, o sal se depositou nessa superfície formando uma camada espessa.

salar-de-atacama-deserto
Salar de Atacama

No passado, quando havia mais umidade no ar, se formavam extensas lagunas no Salar de Atacama. Nos dias atuais, como o tempo é mais seco, os sais da superfície se cristalizam devido a evaporação da água da salmoura e a paisagem se torna completamente branca, parecendo infinita.

salar-de-atacama-estrada
Estrada no Salar de Atacama

Laguna Chaxa: o balé dos flamingos

A Laguna Chaxa fica a cerca de 2.300 metros de altitude e a 62 km de San Pedro. Ela é uma joia do Salar de Atacama porque em suas águas concentram-se uma grande quantidade de microorganismos e algas que garantem o funcionamento da cadeia alimentar e preservação de inúmeras espécies de animais.

Após passar pela entrada da reserva, onde pagamos uma taxa de $ 2.500 pesos por pessoa, andamos por uma trilha de uns 500 metros, bem sinalizada, com algumas placas informativas e alguns pontos de parada para observação dos pássaros.

salar-deserto-atacama-laguna-chaxa
Salar de Atacama – Trilha na Laguna Chaxa

Os flamingos são as estrelas do pedaço.  Vimos alguns voando mas a maioria deles parecem fazer pose enquanto buscam alimentos nas lagoas formadas por uma fina camada de água. Tudo isso no meio do Salar de Atacama.

A Laguna Chaxa parece um oásis. É lindo e inacreditável ver que no meio de todo aquele sal existe muita vida.

salar-deserto-atacama-laguna-chaxa-flamingos
Salar de Atacama – flamingos na Laguna Chaxa

Dá para ver bem os cristais formados nas rochas e a espessura do sal no chão. Quando você pisa no sal e nos cristais parece que você está pisando em um monte de casca de ovos.

salar-deserto-atacama-laguna-chaxa-panorama
Salar de Atacama – Laguna Chaxa

Toconao: uma cidadezinha no meio do Salar de Atacama

Toconao é uma cidadezinha bem pequena, com meia dúzia de ruas, na borda do Salar de Atacama. Bem no meio da cidade, uma praça e uma pequena igreja, tudo bem bonitinho e pitoresco.

salar-deserto-atacama-toconao-igreja
Salar de Atacama – igreja em Toconao
salar-deserto-atacama-toconao-praca
Salar de Atacama – praça em Toconao

O povoado local se sustenta com a venda de artesanato para os turistas. Existem algumas lojinhas em volta da praça que vendem esses artigos. Aproveitei para comprar uma touca no estilo Andes.

salar-deserto-atacama-toconao-artesanato
Toconao – artesanato colorido

Depois de 7 horas de passeio, chegamos no centro de San Pedro do Atacama onde terminou o nosso tour.

Resumo do passeio Salar de Atacama e Lagunas Altiplânicas

  • Agência de turismo: Linckan Antay e Los Andes.
  • Valor: $ 20 mil pesos por pessoa + $2.500 pesos de taxa de visitação Laguna Chaxa e $ 2.500 pesos de taxa de visitação Lagunas Miscanti e Miñiques.
  • Horário do tour: das 7h às 14h. Os horários podem variar entre as agências.
  • Duração: em média 7 horas.
  • Dicas importantes:
    • use roupas confortáveis, de preferência de trekking.
    • a mesma regra também vale para o tênis.
    • Vá bem agasalhado, se possível com uma blusa corta vento (pode ventar e ficar um pouco frio principalmente nas Lagunas Altiplanicas).
    • Nesse passeio não é permitido tomar banho nas lagoas.
    • Leve água, protetor solar, óculos de sol, boné/chapéu, lanche (você pode comprar nos mercadinhos de San Pedro do Atacama bolacha, chocolate, barra de cereal, etc).
    • Site oficial de turismo no Chile – Salar de Atacama
 
Vamos bater um papo com a gente? Deixe sua dúvida ou opinião nos comentários abaixo.
 

* Os valores e os dados apresentados no site podem sofrer alterações. Por isso, antes de viajar, confirme a atualização com as empresas responsáveis.

2 COMENTÁRIOS

  1. Na verdade sei que o Piedras Rojas passa pelo Salar de Tara, gostaria de ir em ambos (Talar e Atacama) Qual dos dois vc sugere? Dá pra encaixa-los junto com outro passeio?

  2. Oi Carla!! Estou fazendo as pesquisas para minha viagem em julho para o Atacama! Você sabe me dizer qual a diferença entre o passeio Piedras Rojas + Lagunas Altiplanicas, e Salar de Atacama+Lagunas Altiplanicas?

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui