O Vale da Lua ou Valle de la Luna fica a 19 km de San Pedro do Atacama e é declarado Santuário da Natureza e Monumento Natural. E o lugar não podia receber outro nome. Realmente as formações rochosas, desenhadas pelos ventos e erosão, formam esculturas e paredões espetaculares. Toda a região parece inóspita e sem vida o que dá a impressão mesmo de estar na lua ou em outro planeta.
Sumário
- Atacama, Vale da Lua: Quanto custa o passeio?
- Atacama, Vale da Lua: Pedra do Coiote e Vale da Morte
- Atacama, Vale da Lua: entrada, Cânion e Três Marias
- Atacama, Vale da Lua: também é para sedentários?
- Atacama, Vale da Lua com criança
- Atacama, Vale da Lua: o pôr do sol
- Ainda em dúvida sobre o Vale da Lua no Deserto do Atacama? Deixe sua pergunta nos comentários!
Atacama, Vale da Lua: Quanto custa o passeio?
Pagamos $ 20 mil pesos para duas pessoas no passeio para o Vale da Lua e Vale da Morte pela agência Desert Adventure. E como ele acontece sempre no final do dia (a partir das 16h) e a altitude não varia tanto com a cidade, o Vale da Lua é o primeiro passeio que a maioria dos viajantes faz durante o roteiro no Deserto do Atacama. E claro é um passeio obrigatório, não deixe de ir!
Leia Também => Onde ficar no Deserto do Atacama
Atacama, Vale da Lua: Pedra do Coiote e Vale da Morte

A primeira parada rápida foi no mirante Pedra do Coiote já com aquele visual de arrasar. E as surpresas só foram aumentando. A segunda parada foi no Vale da Morte ou Valle de la Muerte. Ele é gigantesco! O guia do passeio foi explicando todo o processo das formações rochosas, a origem do lugar e outras informações bem legais. Do Vale da Morte também se tem uma vista fantástico do vulcão Licancabur. Prepare a máquina fotográfica!


Atacama, Vale da Lua: entrada, Cânion e Três Marias
O nosso próximo destino foi o famoso Vale da Lua. Que lugar fenomenal! Você paga uma entrada fora do valor do passeio que custa $ 2 mil pesos por pessoa. Logo na entrada um pequeno museu com alguns painéis contando sobre a formação do deserto e algumas pedras em exposição. Dentro do Vale andamos pelo Cânion Cuevas de Sal (passando por paredões estreitos) e pelas Três Marias, monumento esculpido naturalmente. Durante o passeio pelo Vale da Lua, formado por rochas salinas, vimos muitos cristais de sal no chão. A paisagem é super diferente.



Atacama, Vale da Lua: também é para sedentários?
Já vi alguns comentários de que esse e outros passeios no Deserto do Atacama são difíceis, que pode ser complicado para quem é sedentário, mas não tem nada demais. Todos os passeios você faz com agência e um guia de turismo que te levam com veículo até a porta dos lugares. A estrutura é muito boa, claro que andamos um pouco, mas nada que uma pessoa, mesmo sedentária, não consiga fazer.
Atacama, Vale da Lua com criança
Outra dúvida comum é se dá para viajar com crianças para o Deserto do Atacama. Claro que dá, só vai depender do estilo de vida dos pais e desprendimento com a criança. No nosso grupo de passeio no Vale da Lua estava uma francesa com o filho pequeno. O menino fofo ficou brincando o tempo todo no chão, debaixo de sol,super tranquilo e a mãe disse não se importar com isso e que ele se adaptava fácil porque já estava acostumado a viajar.
Eu acho que existem inúmeros lugares mais apropriados para viajar com crianças, mas ficamos espantados com a coragem da mãe. Um exemplo (sem julgar pela opinião pessoal) de que pais com filhos não precisam ter fronteiras para viajar.

Atacama, Vale da Lua: o pôr do sol
Continuando o passeio chegamos na parte mais legal do Vale da Lua. Fomos até o topo de um morro um pouco mais íngreme, formado por rochas e dunas de areia, de onde se tem, na minha humilde opinião, a vista mais linda do passeio!
O Vale da Lua é imenso e inóspito. As paredes gigantes e as formações rochosas dão aquele aspecto diferente e surreal. Ao fundo vimos o Licancabur que, com o cair da noite, teve de companhia o nascer da lua cheia. Um verdadeiro espetáculo! O pôr do sol nem se fala. É lindo. Ficamos um bom tempo por ali até que o sol foi lentamente desaparecendo. Foi nessa hora que começamos a sentir o frio da noite no Deserto do Atacama.



Descemos da duna antes de escurecer e a agência de turismo nos levou para o centro de San Pedro do Atacama.

Resumo do passeio ao Vale da Lua
- Agência de turismo: Desert Adventure.
- Valor: $20 mil pesos para duas pessoas + $2 mil pesos cada para entrar no Vale da Lua.
- Horário: as saídas, de qualquer agência, costumam acontecer todos os dias às 16h.
- Duração: de 3h a 4h.
- Dicas: ideal para o primeiro dia no Atacama. Use roupas confortáveis (de preferência no estilo trekking), tênis adequado para caminhada/trilha, protetor solar, água, óculos de sol, boné/chapéu e uma blusa para usar depois que anoitecer (a temperatura cai um pouco).
- Site oficial de Turismo no Chile – Vale da Morte e Vale da Lua
* Os valores e os dados apresentados no site podem sofrer alterações. Por isso, antes de viajar, confirme a atualização com as empresas responsáveis.
Oi Camila, vou ficar do dia 1 de abril e saída 4 de abril, como é pouco o tempo, você poderia nos ajudar onde ir e hospedarnos (casal) no Atakama para aproveitar ao maximo a ida ate la?
Oi Janaína!
Está bem perto da viagem então não vão ter tantas opções. Fiz uma pesquisa no Booking com quarto de casal, café da manhã incluso e boas recomendações. Quanto mais próximo da rua Caracoles vocês ficarem melhor e mais caro o hotel vai ser também. Dá uma olhada nesse link para ver os melhores custos benefícios disponíveis ainda: https://goo.gl/YWCQof
Faça sua reserva por esse link também. Os valores são os mesmos, você não paga mais nada por isso e ainda você ajuda o ILoveTrip 🙂
Um abraço e boa viagem!