A cidade de Rio dos Cedros faz parte do Vale Europeu e fica em uma região privilegiada tanto pela beleza natural como pelas tradições originadas pela colonização européia. Natureza exuberante, cultura tradicional alemã e italiana, gastronomia de dar água na boca e festas típicas são alguns dos encantos que você encontra em Rio dos Cedro.
A pequena cidade com pouco mais de 11 mil habitantes está situada a 180 km de Florianópolis e 42 km de Blumenau. Rio dos Cedros tem altitude que varia de 85 metros acima do nível do mar no centro da cidade, até 1030 no alto da serra.
Os mais de 600 km de estradas de terra que levam aos principais pontos turísticos são uma atração à parte, passando por casas típicas alemãs e italianas e por diversas paisagens, quase sempre ladeadas por rios e cachoeiras.
Confira um pouco mais sobre essa linda cidade:
Leia Também =>> Serra Catarinense: Roteiro perfeito e completo para sua viagem
Rio dos Cedros, assim como outras cidades do Vale Europeu, foi colonizada por famílias de imigrantes italianos e alemães.
A partir do século 19 muitas famílias chegaram à região, sendo algumas delas originárias da região de Trento na Itália. Os novos colonos se instalaram principalmente na região de Santo Antônio que fica no Vale do Itajaí em Santa Catarina.
O aniversário da cidade é comemorado em 19 de dezembro e o nome “Rio dos Cedros” é uma homenagem à árvore de cedro que pode ser encontrada nas margens do rio que corta a cidade.
Para conhecer Rio dos Cedros basta um final de semana. A cidade é pequena e as visitas aos museus e passeios podem ser feitos de carro ou bicicletas. Muitas ruas são de terra batida, mas de boa conservação e com o charme das cidades do sul do Brasil.
Dica: Pegue de graça no CAT – Centro de Apoio ao Turista – o mapa com indicações dos pontos turísticos da cidade. Assim, ficará ainda mais fácil se localizar. O CAT fica na rua Nereu Ramos, 205 – Centro.
Entre novembro e janiero, as hortênsias florescem e dão um show à parte no visual, deixando a região serrana ainda mais linda. Os caminhos para as atrações, os jardins das casas, barragens e a beira das estradas ficam repletos de flores dando um charme ainda mais especial à paisagem.
A Festa Trentina é o principal evento anual da cidade e acontece no mês de setembro. A festa recebe milhares de viajantes, mantendo a tradição cultural com apresentações de shows folclóricos, desfiles e a saborosa culinária Italiana.
A cidade é um ótimo destino para aproveitar um fim de semana ou alguns dias a mais. É uma boa opção de viagem para quem mora na região de Santa Catarina ou quem está de férias e pretende conhecer um pouco mais do Vale Europeu.
Para chegar em Rio dos Cedros, a melhor opção para quem vai de carro é por meio da BR-101. Quem vem do norte pode entrar sentido Jaraguá do Sul e quem vem da região sul pode entrar sentido Blumenau.
O aeroporto mais próximo para quem vai de avião é o de Navegantes. Mas também há a opção de ir pelo aeroporto de Joinville mais ao norte ou o de Florianópolis mais ao sul.
Dica: Não há muita sinalização nas estradas. Por isso, durante o caminho pare e pergunte se está no sentido certo para chegar ao Rio dos Cedros.
Pelas estradas do interior do município você pode ver diversas casas centenárias de colonizadores, em estilo italiano e enxaimel. Em um passeio pela estrada de terra de Pomeranos você poderá ver várias dessas construções.
Fazenda distante 15 Km do centro da cidade, na região de Alto São Bernardo. O lugar tem uma boa infraestrutura com área para camping, restaurante que funciona nos finais de semana, Pesque e Pague e Rampa de Voo Livre. Além disso, a vista é de cair o queixo, alcançando toda a cidade de Rio dos Cedros e Timbó. Telefone: 47-9969-2222
Pousada, área para camping e trailers. Pesca esportiva, trilhas com bike ou caminhada, churrasqueiras, piscinas, área de eventos e cachoeiras são algumas das muitas atividades que o parque oferece. http://www.saobernardo.tur.br/
Antiga ponte coberta de madeira sobre o Rio Ada, distante 10 km do centro de Rio dos Cedros, na região de Rio Ada. Possui churrasqueiras e pequena represa no rio de águas limpas e propícias para um bom banho.
Em Alto Palmeiras, próxima à Barragem Rio Bonito, você encontra a Cachoeira Formosa com seus 34 metros de queda.
Para chegar até a cachoeira pelo acesso de baixo, os aventureiros devem seguir por uma trilha escorregadia e passar por uma pequena caverna. Por isso, o caminho é recomendado somente para pessoas mais preparadas. A aventura é recompensada no final por um cenário perfeito que garante à cachoeira Formosa o título de uma das mais belas cachoeiras do município.
Visitando a parte superior você encontra uma pequena cascata de 5 metros com um imenso lajeado de pedra, perfeito para pegar um sol ou caminhar no rio de cerca de 10 cm de profundidade.
O acesso à cachoeira é por uma fazenda que cobra R$ 5,00 a entrada e oferece área para camping. As estradas de terra até o local estão bem conservadas e passam por belas vistas da barragem e de propriedades rurais repletas de araucárias. Telefone (47) 3382-0926.
Outra bela cachoeira da região, com cerca de 25 metros de queda. A cachoeira do Índio recebe esse nome porque no passado ela servia de abrigo indígena.
A cachoeira está localizada em uma propriedade rural bem cuidada com cavalos, carneiros e outros animais. Em breve o lugar também irá oferecer chalés para aluguel.
A propriedade fica distante 50 km do centro de Rio dos Cedros, próximo ao Lago Pinhal. Funciona aos finais de semana mediante agendamento, com taxa de entrada de R$ 5,00 por pessoa. E-mail: neilabonette38@hotmail.com, telefone: 47 4052-9590 ou 47 8890-5388.
Morro da Igrejinha é uma montanha com 899 m de altura localizada na região de Rio Milanês, distante 25 Km do centro de Rio dos Cedros. Possui no seu topo uma pequena capela dedicada a Santo Antônio. Oferece uma linda vista dos municípios de Indaial, Timbó e de quase todo Rio dos Cedros.
A subida de cerca de 2 km é íngreme (120 graus), com elevação de 300 metros e só pode ser feita a pé pela trilha bem conservada pelos moradores locais.
Ao lado fica a montanha chamada de pico do Simão, com 860 metros de altura. Diferente do Morro da Igrejinha, a trilha para o topo desta montanha não encontra-se bem conservada.
Comunidade localizada à 25 km do centro, por estrada de terra bem conservada. As famílias da localidade sobrevivem do artesanato de peças de vime, feitas com muito capricho. A capela de São Miguel possui altar e móveis construídos em vime e está aberta aos domingos.
Um dos símbolos de Rio do Cedros são as Pontes Cobertas. No total são cinco pontes no município, todas restauradas para incentivar ainda mais o turismo. As principais pontes estão nas localidades de Rio Ada e Rio Esperança. Ao lado das pontes também existem churrasqueiras e água encanada par ótimos passeios e picnics.
Na região de Rio Herta em pleno caminho para a região dos lagos, o Rio dos Cedros oferece um ótimo ambiente para canoagem, com diferentes níveis de dificuldade, tanto para iniciantes como para profissionais. O nível do rio pode variar de um dia para outro, dependendo das chuvas e do volume de água liberado pelas represas Rio Bonito e Pinhal.
Fazenda com mais de 12 mil metros quadrados, localizada em Rio Bonito, ao lado da represa Rio Bonito. Fica a 26 Km do centro da cidade de Rio dos Cetros, com acesso por estradas de terra bem conservadas e ladeadas por belíssimas paisagens rurais.
Possui trilhas para caminhadas, paredão de escalada, cachoeiras, trilha para rally, chalés, pousada, pescaria e passeios guiados. Acesse o site para mais informações: http://www.valedosventos.com.br/
Localizada na região de Palmeiras, distante 25 km do centro da cidade, a construção da Barragem de Rio Bonito foi iniciada em 1964 e durou aproximadamente cinco anos.
Construída para acumular água para a geração de energia elétrica pela Usina Palmeiras, a represa oferece diversas opções de lazer ao longo de seus 9 km de extensão.
Ao seu redor avistamos sítios e casas de moradores da região e outras cidades. Ao seu redor encontramos diversas pousadas e casas para alugar, além de restaurantes e pontos de lazer, como a Ilha Camping.
O máximo de água represada na Barragem de Rio Bonito é de 32 milhões m³ de água e a área inundada é de 3.120 Km².
A construção da Barragem Pinhal foi iniciada em 1952 e durou aproximadamente cinco anos para ser finalizada. O máximo de água represada na Barragem do Pinhal é de 18 milhões de m³ de água e a área inundada é de 2.944 Km², se estendendo por 14 km.
Essa barragem foi construída para acumular água para geração de energia elétrica pela Usina Rio dos Cedros.
Realizada sempre no final de semana próximo ao feriado de 7 de setembro, a Festa Trentina é uma celebração em memória dos colonizadores italianos do município. Além de comidas típicas, você encontra exposição de produtos e apresentações de canto e danças típicas italianas.
Pela zona rural do município é possível apreciar lindas paisagens bucólicas, com imensos arrozais, mata verde, casas antigas, igrejas, cachoeiras e apreciar o ar puro do campo.
A culinária de Rio dos Cedros é farta, como toda culinária Italiana e bem saborosa. Os pratos típicos são de origem da cozinha italiana e alemã. Há opção para todos os gostos. Veja algumas indicações de restaurantes fornecidas pela Secretaria de Turismo:
Os hotéis e pousadas de Rio dos Cedros também são uma das atrações da região. Muitos são antigas construções que foram transformadas em hospedam.
Aproveite também os hotéis fazenda para descanso e um maior contato com a natureza.
Veja abaixo algumas indicações da Secretaria de Turismo:
Se você é mais radical e gosta de aventuras Rio dos Cedros também oferece uma infinidade de opções. Gosta de dirigir em estradas estreitas e de terra? Suba a estrada Rio Ada para Rio Bonito e suba 500 metros em 5 km ladeados pela natureza e ribanceiras ao longo da estreita estrada.
Na pousada Vale dos Ventos você pode fazer passeios de 4 x 4, bicicletas, caminhadas, escaladas e trilhas. Descubra como está a trilha para a pedra da Forquilha e suba até o topo para a melhor vista da Barragem Rio Bonito.
Na cachoeira Formosa conheça-a por baixo, numa trilha que passa por caverna, pedras escorregadias, lama e mata virgem.
Em Rio Milanês suba o Morro da Igrejinha e aprecie a bela paisagem da região vista do topo.
Veja abaixo um roteiro passo a passo do que ver e fazer na cidade:
Colaboração de texto e fotos do amigo Mengarda que viveu em Rio dos Cedros e conhece tudo sobre a cidade e região. Confira aqui o álbum de fotos que ele compartilha desta e de outras cidades de Santa Catarina.
Descubra nossa incrível ferramenta de busca, filtros diferenciados e comparação para você selecionar o melhor para sua viagem!
Os hotéis foram selecionados cuidadosamente para o seu conforto e melhor experiência de viagem. Reserve seu hotel através dos links do ILoveTrip para garantir as melhores opções. Ao reservar o hotel utilizando o nosso link você terá direito a um brinde. Basta entrar em contato conosco e informar o código da sua reserva
A I Love Trip oferece serviços de viagens, passeios, hospedagens e aluguel de carro que passaram pela nossa curadoria. Com isso, podemos oferecer a melhor experiência de viagem para toda a família.
© 2023 Todos os direitos reservados
Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nosa Política de Privacidade.
4 respostas
Parabéns pelas excelentes dicas…. muito obrigado pela gentileza de trazer tantas informações…. Um SHOW!
Amar e viver Rio dos Cedros é um dos grandes prazeres da vida!
Aonde está escrito sobre a Festa Trentina, ela não é feita mais depois do feriado! ela agora é feita em agosto depois do desfile alegórico! ARRUMA ISSO AÍ KKKK
Teve um pequeno erro sobre o Morro que fica em Rio milanes. O Morro maior é conhecido como Morro da igrejinha e o outro menor como pico do Simão e não como( pico fino ) como foi descrito
Olá Laércio, muito obrigada pela sua contribuição! Já corrigimos o texto.
Um abraço!