O que fazer em Paraty: roteiro pela bela cidade histórica

O que fazer em Paraty

Se você busca viajar para o estado do Rio de Janeiro, prepare suas malas, pois é o que vamos mostrar. São nossas dicas sobre o que fazer em Paraty.

A cidade, ocupada pelos índios Guaianás e, posteriormente, colonizado pelos portugueses, preserva até hoje parte da estrutura pertencente aquele período. Dessa forma, foi o que contribuiu para o fortalecimento da história e da cultura do seu povo. Principalmente após ter passado também por grandes ciclos econômicos, acompanhando outras partes do Brasil: ouro, café e cana de açúcar.

Assim, a preservação desses fragmentos históricos impulsionou a atividade turística de Paraty. O conjunto do que sobrou de fatos históricos foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Além disso, a abertura de rodovias permitiu que turistas de estados vizinhos buscassem por Paraty. Assim como, por ser uma cidade do litoral sul do RJ com clima tropical, as praias viraram atração.

Neste post, você vai descobrir:

  • Roteiro sobre o que fazer em Paraty;
  • Praias vizinhas no Rio de Janeiro;
  • Dicas para aproveitar melhor a viagem

Roteiro sobre o que fazer em Paraty

Para se planejar, você precisa ter uma base sobre o que fazer em Paraty durante a sua estadia na cidade. Para isso, preparamos um roteiro de viagem para você se basear, copiar, e modificar de acordo com os seus critérios.

Desse modo, o que vamos listar adiante foi baseado em sete dias de hospedagem. O roteiro inclui atividades culturais, gastronômicas e de lazer. Assim, esperamos que aproveitem bem.

O que fazer em Paraty; aproveitar a gastronomia local.

O que fazer em Paraty: 1º dia

Em princípio, ao chegar à cidade, você deverá estar morrendo de fome. Por isso, acreditamos que sua primeira atração será comer bem. Assim, você pode aproveitar para conhecer a gastronomia do local. Uma vez que há vários restaurantes bem avaliados com grande variedade de sabores, não faltarão opções.

Por exemplo, há tapiocas recheadas com vários temperos, paçoca de banana com geleia de pimenta. E mais: peixe marinado, siri, hambúrguer de camarão. Além disso, tem polvo em lâminas, porcos, peixes no vapor, peixe grelhado, moquecas, cordeiro. Mas também, tortas e paçocas de bananas, saladas, risotos de frutos do mar, entre outros.

Assim, uma das nossas dicas é o Bistrô Alquimia dos Sabores, que serve maior parte dos itens acima citados. Mas, o que eles servem de melhor são as tapiocas recheadas. Fica na Estrada Paraty, km 5.

Da mesma forma, no Banana da Terra, você encontra comida boa a base de banana, é claro. Além disso, há outros itens produzidos na própria horta do restaurante. Fica na Rua Dr. Samuel Costa, 198 – Centro Histórico.

Mas, se você quiser pesquisar sobre outros restaurantes de Paraty, aqui está uma lista.

O que fazer em Paraty; passear pelo Caminho do Ouro.
Caminho do Ouro

O que fazer em Paraty: 2º dia

Conforme seu conhecimento sobre onde comer, constará automaticamente em seu roteiro de almoço e jantar. Enquanto a hora de comer não chega, você pode passar o dia inteiro alimentando sua bagagem cultural em prédios históricos.

O Paço Municipal é a antiga Câmara de Vereadores, Prefeitura e cadeia pública. Remonta ao século XVIII com itens de Dom Pedro II e Loja Maçônica. Fica na Rua Dr. Samuel Costa, nº 23.

O Caminho do Ouro, como o próprio nome diz, é uma das heranças do ciclo do ouro. Fica no Km 8 da estrada Paraty-Cunha, na Penha. Ligou o transporte do metal precioso entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Foi abandonada após a construção de outra estrada.

A Capela da Generosa fica no Beco do Propósito. Vai atrair você que gosta de questões místicas, pois há crenças envolvendo a morte de um pescador afogado.

A Casa da Cultura fica na Rua Dona Geralda, nº 177. Foi um armazém, residência, escola e, posteriormente, até sede de clube de futebol. Agora, guarda parte da história de Paraty.

O Chafariz do Pedreira fica na Avenida Roberto Silveira, na Praça do Chafariz. Foi a principal fonte de abastecimento de água na cidade em séculos passados.

O Forte Defensor Perpétuo, fica no Morro do Forte e nomeado em homenagem a Dom Pedro II. Anteriormente, servia para a segurança do transporte pelo mar em Paraty.

Quartel da Fortaleza de Patitiba, que fica no Largo da Santa, era parte de uma fortaleza. Foi transformado, posteriormente, em cadeia pública e hoje é a biblioteca municipal Fábio Villaboim.

Em síntese, esse tour cultural pode durar um dia inteiro. Então, descanse, pois no dia seguinte, é dia de praias!

O que fazer em Paraty: aproveitar as praias.
Aproveitar as praias é uma das melhores opções.

O que fazer em Paraty: 3º dia

Em resumo, Paraty tem muitas praias e algumas próximas umas das outras. Dessa forma, você pode passar o dia inteiro curtindo a água, a areia, a tranquilidade e os petiscos com bebidas desses locais. Assim, pode até curtir em mais de uma, desde que sejam próximas geograficamente. Orientamos a aproveitar as que tenham os mesmos acessos, pois economiza tempo e dinheiro. Além disso, você aproveita várias praias em um único dia.

Primeiramente, durante a manhã pode aproveitar a Praia do Pontal, a mais próxima da zona urbana de Paraty. Fica no Centro Histórico e com várias opções de estabelecimentos comerciais para beber e comer.

Durante à tarde, você pode se afastar dois quilômetros do Centro Histórico e ir curtir a Praia de Jabaquara. É onde você também pode aproveitar uma variedade de comidas e bebidas. Além disso, a lama característica do local é um grande atrativo.

O que fazer em Paraty: 4º dia

Tem mais água para este quarto dia! Então, que tal conhecer as cachoeiras? Você pode escolher duas, três ou mais cachoeiras para visitar. Escolher as que sejam mais próximas umas das outras.

A Pedra Branca são duas quedas que deságuam em piscinas naturais e ficam na Estrada Paraty-Cunha, com acesso no km 3,5, entrando à direita depois da ponte. Você pode fazer passeio de jeep até o local.

A Praia Grande da Cajaíba fica na reserva ecológica da Juatinga e pode ser acessada pelo mar, saindo de Paraty-Mirim ou do Centro Histórico. Já a Martim de Sá, também na reserva ecológica da Juatinga, recebe a água diretamente da Cachoeira Grande. Saco Bravo, na mesma reserva ecológica, é considerada uma das cachoeiras mais bonitas de Paraty, com águas cristalinas. Contrate um guia para entrar na cachoeira pela trilha através da Praia de Ponta Negra.

Para ter acesso à cachoeira Tobogã, seguindo pela Estrada Paraty-Cunha, entre na altura do km 7,8, ao lado da Igreja do Penha. Se quiser seguir para a cachoeira Pedra que Engole, o acesso só pode se dar pela trilha pela Praia do Meio, em Trindade. A caminhada leva apenas 15 minutos.

Para ir ao Poço da Lage, siga pela Estrada do Corisco e entre à direita na bifurcação, e seguindo por até 3 km até chegar ao local. Próximo dali, o Poço das Andorinhas. Ande por mais 200 metros se você quiser um local menor e mais aconchegante para uma quantidade reduzida de pessoas que estejam com você.

Se você estiver na Cachoeira Tobogã, pode ir até o Poço do Tarzan que fica a apenas 100 metros de distância. Lá, dá para você imitar o personagem Tarzan, pulando de uma rocha até a água pelos cipós.

O que fazer em Paraty: visitar as cachoeiras.
Visitar as cachoeiras é uma delícia e há várias próximas umas das outras.

O que fazer em Paraty: 5º dia

Pela manhã, visite cachoeiras que não conhece. À tarde, faça um tour por outras praias.

A Antigos e Antiguinhos, na reserva ecológica de Juatinga, o acesso é pela trilha ou pelo barco. Areia fofa e águas cristalinas. O acesso à praia de Cachadaço é por trilha pela Praia do Meio. Areias claras com água transparente, mas é necessário cuidado com a correnteza.

Você pode chegar até a praia de Cepilho pela comunidade de Patrimônio. É o local mais indicado para surfar, pois é a preferida de quem adora pegar onda.

Para a praia De Fora e Ranchos, o acesso é pela vila de Trindade. Ótimo para quem gosta de consumir petiscos e cerveja. A mesma vila dá acesso à Praia do Meio. O diferencial é que dá acesso a outras praias por trilha e por embarcações.

A Enseada da Cajaíba é formada por várias ilhas e praias, então é uma boa pedida se você quiser conhecer vários lugares próximos. Já na Martim de Sá, no Juatinga, a comida, a tranquilidade e as ondas são o diferencial.

Para seguir a Paraty-Mirim, entre pelo km 10 da BR-101 e desfrute da tranquilidade ou de passeios de barco. Para a Piscina Natural do Cachadaço, o acesso é por trilha ou barco a partir da Praia do Meio. Lá, você vai encontrar pedras e água verde azulada.

Se quiser água verde, vegetação nativa e areia branca, nossas dicas são Ponta Negra e Praia do Sono, ambas na Juatinga, e Praia Brava, em Trindade,.

Tarituba, a 36 km do Rio de Janeiro, é aquela vila de pescadores onde fora gravada a novela Mulheres de Areia e ótima para quem quer tranquilidade e uma viagem de barco.

O que fazer em Paraty: 6º dia

Se você quiser ir um pouquinho mais longe, em Paraty, terá que se afastar  da cidade e ir até as comunidades rurais indígenas e quilombolas, onde é praticado o turismo de base comunitária. Porém, para a maioria desses locais, é necessário marcar a visita com bastante antecedência.

No roteiro estão a Aldeia Araponga, Aldeia Paraty-Mirim, Aldeia Rio Pequeno, Ilha do Araújo, Ilha do Pelado, Praia do Pouso da Cajaíba, Praia Grande da Cajaíba, Quilombo Campinho da Independência,  Rancho Capiau, Saco do Mamanguá, Sítio Borboleta, Sítio Produção e Sítio São José.

Nessas comunidades, existem atividades locais, histórias interessantes e produtos confeccionados por quilombolas e indígenas para a venda. É uma boa oportunidade para comprar lembrancinhas, afinal, você só terá mais um dia para ficar na cidade e não deverá mais ir muito longe.

O que fazer em Paraty: 7º dia

No seu último dia, curta um pouco mais das águas de Paraty, visitando outros atrativos na Baía de Paraty, como a Ilha Comprida de Fora, Ilha da Bexiga, Ilha da Cotia, Ilha da Pescaria, Ilha Deserta, Ilha do Algodão, Ilha do Araújo, Ilha do Catimbau, Ilha do Cedro, Ilha do Mantimento, Ilha do Pelado, Ilha do Pico, Ilha do Ventura, Ilha dos Cachorros, Ilha dos Cocos, Ilha dos Ganchos, Ilha dos Meros, Ilha dos Ratos, Ilha das Duas Irmãs, Ilha Rapada, Ilha Sapeca, Jurumirim, Praia da Conceição, Praia da Lula, Praia da Quita, Praia do Engenho, Praia Saco da Velha, Praia Vermelha e Praia do Mamanguá.

A maioria desses destinos pode ser acessada pelo cais do Centro Histórico.

Praias vizinhas no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é um estado muito conhecido pelas lindas praias, não somente na capital, como também na Região dos Lagos e em outras cidades do litoral. Paraty é um dos maiores destinos turísticos do Rio de Janeiro por tudo o que já dissemos neste artigo e a facilidade de acesso dentro do próprio estado como também por moradores de São Paulo, Minas Gerais e outros estados do sul, sudeste e nordeste.

Próximo a Paraty, para quem estiver deixando a cidade, poderá ainda aproveitar os atrativos em municípios vizinhos como Angra dos Reis, cidade do Rio, Itaipu, Itaipuaçu, Saquarema, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Armação dos Búzios, entre outros no litoral do Rio de Janeiro.

De avião, carro ou barco, não importa. O importante é que você chegue até esses paraísos próximos à Cidade Maravilhosa e desfrute de tudo o que a natureza divina pode lhe proporcionar.

Dicas para aproveitar melhor a viagem

As últimas dicas são para você fazer um bom planejamento antes de ir para Paraty e qualquer outro lugar. Nosso roteiro pode ser usado por você como base para você se planejar de acordo com a quantidade de dias que você ficará na cidade, disponibilidade financeira, gostos, quantidade de acompanhantes, etc.

No mais, ao planejar sua viagem, entre em contato com os órgãos que poderão lhe ajudar em questões de hospedagem, aluguel de veículo, guias de turismo, etc. Veja a lista abaixo:

Em suma, esteja preparado financeiramente e com a logística adequada. Para saber dicas sobre milhas aéreas, seguro viagem, viagem barata e muito mais, acesse o nosso manual do viajante e tenha uma boa viagem!

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui