20 dicas essenciais para escolher o melhor hotel ou pousada para sua viagem

Nesse post você vai descobrir como escolher um hotel para a sua viagem bem como a melhor forma de economizar, mas não deixar de garantir conforto.

Então, pegue o seu bloquinho de notas para anotar cada uma dessas dicas e descubra agora mesmo como escolher o melhor hotel ou pousada para sua viagem.

20 dicas de viagem de como escolher o melhor hotel

como escolher o melhor hotel 1 20 dicas essenciais para escolher o melhor hotel ou pousada para sua viagem

1. Tenha uma lista de prioridades

Para escolher a melhor hospedagem, é preciso começar a fazer uma lista de prioridades, ou seja, é necessário saber tudo o que é indispensável.

Para ficar fácil de entender, tem uma lista bastante simples que pode fazer parte das suas anotações:

  • Localização
  • Serviço de quarto
  • Atrações
  • Piscinas
  • Refeições inclusas na diária e outras.

A lista de prioridades serve para você eliminar opções que não se encaixam no tipo de hospedagem que você procura bem como adicionar outros hotéis ou pousadas na sua lista.

2. Objetivo de viagem

Essa é uma daquelas dicas de ouro que muitas pessoas se esquecem na hora de escolher a melhor hospedagem.

O objetivo de viagem serve para você avaliar o que o hotel ou pousada oferece de acordo com o que você realmente precisa.

Mas o que isso quer dizer?

Bom se você quer escolher um hotel ou pousada para uma viagem a trabalho, o ideal é optar por um local mais tranquilo e sem distrações. Porém, se você quer curtir, avalie as atrações que entram na diária da hospedagem e que estão disponíveis.

O seu objetivo de viagem serve como um sistema de bússola para conseguir economizar ou evitar de gastar com atividades que você não vai aproveitar.

3. Comentários do hotel ou pousada

Saber como escolher o melhor hotel pode envolver ler alguns comentários de outros usuários bem como entender que é provável que você vai encontrar comentários positivos e negativos.

Sendo assim, tente filtrar a demanda de informações que irá receber.

Assim, será possível avaliar os serviços que o hotel diz oferecer e o que os antigos clientes comentam a respeito, para isso, você pode avaliar os seguintes itens nos comentários:

  • Mudanças na estrutura do hotel
  • Alterações nos pacotes, all inclusive ou day use
  • Atrações ou atividades oferecidas
  • Opções do restaurante bem como serviço de quarto
  • Comprovação do que está na página oficial do hotel ou pousada

4. Localização

Uma dica essencial de como escolher o melhor hotel ou pousada inclui avaliar a localização da hospedagem.

É muito comum que a melhor hospedagem pode não estar tão perto da praia, por exemplo, ou ter um preço muito alto.

Além disso, existem opções de pousada ou hotel, que trabalham com sistema de locomoção o que pode facilitar bastante, dependendo onde você está.

como escolher o melhor hotel 3 20 dicas essenciais para escolher o melhor hotel ou pousada para sua viagem

De maneira geral, a localização da melhor hospedagem da sua viagem deve estar de acordo com o que você procura e, para isso, o ideal é avaliar os seguintes itens:

  • Distância entre local de desembarque (em caso de ônibus ou passagens aéreas) e hospedagem;
  • Facilidade em encontrar o hotel ou pousada;
  • Pontos de interesse mais próximos ou distantes da pousada;
  • Facilidade em encontrar meios de locomoção próximos a hotel ou pousada;
  • Estabelecimentos comerciais próximos, como lojas e restaurantes;

A ideia é avaliar os itens de acordo com o seu interesse de viagem bem como o seu objetivo de sair do hotel e ir para outros lugares durante a sua estadia ou não.

5. Veja as fotos

As fotos podem ser uma grande alternativa na hora de escolher e comprovar qual a melhor hospedagem para a sua viagem, mas é preciso ter algum cuidado com as fotos dos sites oficiais, já que os ângulos podem favorecer demais o local.

Então, além de ver as fotos oficiais, dê uma olhada em sites alternativos ou mesmo aquelas colocadas em comentários para saber a realidade daquela hospedagem antes mesmo de fechar a sua reserva.

6. Defina o tipo de hotel ou pousada

As dicas aqui incluem se você quer apenas um quarto de hotel, pousada, um chalé ou algo parecido.

Geralmente, avaliar a melhor hospedagem vai depender do que você vai fazer durante a sua viagem.

Mas, por que?

Bom muitos turistas passam longos períodos fora do hotel e por isso optam por hospedagens mais baratas, já que estarão lá somente para dormir.

Entretanto, se você vai passar muito tempo no quarto, algo comum em viagens de trabalho, o ideal é escolher hospedagens que tenham maior conforto, como ar-condicionado, mesa tipo escritório ou mesmo um minibar.

7. Pacotes de hotel ou pousada

Uma forma de saber como escolher o melhor hotel é avaliar os pacotes que as hospedagens oferecem, isso inclui aqueles que oferecem descontos para atividades locais, passeios turísticos ou mesmo no aluguel de carros.

Essas opções de viagem podem ser uma boa alternativa para quem quer aproveitar todas as atrações da região sem se preocupar em buscar por agências ou pontos de ônibus.

8. Faça uma pré-seleção

Uma das dicas de como escolher o melhor hotel, é fazer uma pré-seleção das opões disponíveis.

Depois de seguir todas as dicas anteriores, você irá conseguir fazer uma lista das melhores opções que se enquadra no seu orçamento e com foco no seu objetivo de viagem.

A princípio, a pré-seleção serve para você não ficar perdido antes de viajar e conseguir organizar melhor o seu roteiro.

A pré-seleção também lhe ajuda a escolher o hotel ou pousada que se encaixam nos seus requisitos básicos, eliminando aquelas que não cumprem com o que você precisa.

como escolher o melhor hotel 5 20 dicas essenciais para escolher o melhor hotel ou pousada para sua viagem

9. Fique de olho em opções muito baratas

Ainda que escolher a melhor hospedagem envolva gastar menos, é preciso ter cuidado, já que todo hotel/ pousada envolve gastos variam bastante de acordo com os serviços que são oferecidos assim como a sua localização.

Ou seja, opções mais baratas podem significar quartos mais simples, poucos serviços, limitações nas atividades ou mesmo compartilhamentos de banheiros.

Fique de olho em cada uma dessas limitações ou na estrutura oferecida para ter certeza que a melhor escolha é essa de fato.

10. Faça a sua reserva com antecedência

Desde já, as dicas de viagem para conseguir economizar na melhor hospedagem é inclui para você fazer a reserva com antecedência, assim você terá:

  • Garantia de quarto preparado para a sua chegada;
  • Evitará de não encontrar quarto;
  • Geralmente o hotel ou pousada oferece descontos;
  • Facilidade em organizar a sua chegada e check-in;

11. Limpeza de quarto

Saber como escolher o melhor hotel para a sua viagem envolve saber também como funciona o serviço de limpeza do local.

É claro que existem alguns hotéis ou pousadas que oferecem a limpeza a cada dois dias ou até mais, bem como outros que cobram uma taxa pelo serviço prestado.

É muito comum você ver hotéis próximos a praia, oferecem a limpeza diariamente devido a presença de areia enquanto que hospedagens mais distantes trabalham com uma limpeza a cada dois dias.

Assim, vale entender a necessidade de limpar o local onde você vai ficar bem como o serviço oferecido pelo hotel ou pousada.

12. Família inteira em um quarto só

Antes de arrumar as malas e escolher o melhor lugar para se hospedar, é preciso saber quantas pessoas irão participar dessa viagem, já que vai ser preciso escolher um quarto maior caso opte por dividir a família em quartos.

É bastante comum que casais fiquem no mesmo quarto bem como ter uma separação quando há muitas crianças.

Acontece que muitas opções de pousada ou hotel oferecem descontos bem como quartos próximos para grupos de pessoas que reservam com uma certa antecedência, mas para isso é preciso pesquisar as opções de hotel ou pousada tendo em mente o número de pessoas que vão na viagem e como será feita a separação do grupo.

13. Alimentação

Outra dica importante para escolher o melhor hotel que você deve se hospedar é saber se a alimentação é inclusa, já que grande parte das hospedagens funcionam com apenas o café da manhã, porém existem também opções em que há pacotes com taxas extras ou com sistema all inclusive.

Para saber qual a melhor opção no quesito alimentação, você precisa saber se vai ficar o dia todo no hotel /pousada ou se vai ficar passeando.

como escolher o melhor hotel 7 20 dicas essenciais para escolher o melhor hotel ou pousada para sua viagem


14. Custo benefício

O custo benefício é uma ideia muito válida na hora de saber como escolher o melhor hotel.

Primeiramente as dicas incluem avaliar o que cada hotel ou pousada poderá lhe oferecer, isso inclui alimentação e atrações. Será preciso avaliar quanto tempo pretende ficar no quarto ou dentro do estabelecimento.

O custo benefício só vai funcionar depois que você avaliar os objetivos, prioridades e até a região onde quer ficar.

15. Hotel X Pousada

Na hora de escolher a sua melhor hospedagem de viagem, vale a pena entender as diferenças entre pousada e hotel.

É comum que o hotel fique mais próximo de atrações e pontos turísticos, enquanto as pousadas ficam em ambientes mais tranquilos.

Entretanto, as pousadas podem oferecer um preço mais acessível que o hotel e algumas até podem negociar os preços.

O hotel, frequentemente, tem maior segurança e o atendimento é considerado mais profissional, enquanto a pousada traz uma maior proximidade e interação entre os hóspedes, funcionários e até com os donos do local.

16. Meios de transporte

Para escolher a melhor opção de hotel ou pousada, vale a pena saber como você vai se locomover para o centro da cidade, pontos turísticos ou mesmo para chegar até o seu quarto quando sair do terminal de ônibus/ aeroporto.

As dicas de hotel ou pousada envolvem saber responder as seguintes questões:

  • Existem pontos de ônibus ou táxi próximos?
  • Existe um sistema de locomoção incluso no hotel/ pousada?
  • A sua hospedagem inclui o trafego após a chegada?
  • Existem pacotes para levar você até pontos turísticos de interesse?

17. Tire suas dúvidas

Uma dica que pode facilitar bastante a sua viagem, é tirar as suas dúvidas diretamente com a equipe de hotelaria que está na sua pré-seleção.

Sempre existem algumas informações que podem parecer confusas ou exageradas e a melhor resposta é conversar com o hotel ou pousada para saber o que esperar da sua acomodação.

Afinal de contas, ninguém melhor que eles para falar sobre o local não é mesmo?

18. Estacionamentos

A cada ano cresce o número de turistas que optam por viajar com o próprio carro bem como alugam um automóvel na cidade de destino.

Ter um meio de locomoção facilita na hora de conhecer os pontos turísticos e se deslocar de um lado para o outro além de evitar que você precise recorrer aos transportes públicos ou pagar táxis, assim como os famosos ubers.

Então, a dica é saber se o hotel ou pousada oferece estacionamento gratuito e seguro bem como perguntar sobre parcerias entre a hospedagem e alguma locadora de veículos.

19. Conforto

O conforto é uma dica essencial para escolher hotel ou pousada e por isso não pode ficar de fora da sua lista de prioridades.

Logo, quando o assunto é conforto, você precisa estar atento a uma série de fatores do dia-a-dia que pode precisar, como:

  • Wi-fi nas acomodações;
  • Roupas de cama;
  • Roupas de banho;
  • Produtos de higiene;
  • Tipo de colchão;
  • Produtos cortesia;

Todos esses itens da lista podem reduzir o volume da sua mala de viagem bem como ser um diferencial na hora de escolher a hospedagem.

20. Pesquise mais de uma vez

Para finalizar essa lista de como escolher o melhor hotel ou pousada, a dica é pesquisar e pesquisas, várias vezes.

como escolher o melhor hotel 9 20 dicas essenciais para escolher o melhor hotel ou pousada para sua viagem

Acontece que diversas opções de hospedagens têm descontos ou facilidades relâmpago, que duram poucos dias ou mesmo poucas horas.

Começando a sua pesquisa com antecedência, você tem uma ideia geral dos preços de hospedagens e pode receber diversas promoções.

Logo, você não vai precisar fechar negócio com pressa e pode ter a chance de ter algum desconto especial ou mesmo negociar o preço da diária.

Isso tudo pode levar algum tempo de pesquisa e o ideal é começar em torno de 5 meses antes, mas opte por um tempo maior se a sua viagem for durante a alta temporada ou em hospedagens muitos concorridas.

Vale a pena ressaltar que uma alternativa é sempre enviar perguntas ou solicitar informações extras sobre a hospedagem e perguntar sobre pacotes, descontos ou facilidades.

SEM COMENTÁRIOS

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui