O que fazer em Ilha Grande, RJ: Roteiro, Dicas de Lazer e Pontos Turísticos

O que fazer em Ilha Grande - Destaque

A Ilha Grande faz parte de Angra dos Reis e compõe um Arquipélago de 187 ilhotas, localizada na Baía da Ilha Grande, costa oeste do Estado do Rio de Janeiro, um dos lugares mais bonitos do Oceano Atlântico.

 Ao todo a Ilha possui 113 praias! Dá para acreditar? Se você ama areia e mar com certeza aqui é seu paraíso. Por isso, saber o que fazer em Ilha Grande não é uma tarefa fácil.

Assim como Angra dos Reis é um dos lugares mais visitados anualmente, Ilha Grande é bastante procurada pelos turistas, o contato com a natureza, as praias, a areia e a tranquilidade do local encantam visitantes do mundo todo.

O local oferece as mais variadas atividades possíveis, como trilhas, caminhadas, ciclismo, mergulho, e outras opções de entretenimento.

É um local perfeito para aquele passeio em família, aquelas férias programadas, um verdadeiro paraíso, vale muito a pena conhecer.

Com uma população de aproximadamente 7 mil habitantes, eles residem entre as praias e costeiras, a maioria vive nas comunidades de Abraão e Provetá, basicamente vivem da pesca como forma de sustento.

A região pode ser visitada o ano todo, mas a melhor época fica de Março a Junho e Agosto a Outubro, devido ao clima e a temperatura mais agradável.

Por ser uma região quase intocável não deixe nada além de pegadas e bons momentos, tire apenas fotos, recolha seu lixo pois existe grandes restrições ambientais nesse lugar e você não vai querer contribuir com a degradação do meio ambiente.

Ilha Grande: História, Hospedagem e Dicas de Lazer

História 

Dizem que o descobrimento de Ilha Grande se confunde com a do Rio de Janeiro, que foi batizado em 1502 quando Gonçalo Coelho chegou na Baía de Guanabara. Dias depois a expedição achava que estava entrando em uma enseada quando na verdade estavam na região onde se localizada Angra dos Reis, portanto a data de descobrimento de Ilha Grande é a mesma de Angra dos Reis, 6 de janeiro de 1502.

Os índios que habitavam a região já chamavam o local de Ipaum Guaçú (Ilha Grande).

Quando ir e Como se Locomover pela Cidade

Em 5 dias é possível conhecer as principais maravilhas desse lugar, as praias, cachoeiras, esportes radicais, e muito mais opções de diversão.

A Ilha é bem grande mesmo, certifique-se que você sabe exatamente onde é seu hotel, quase não existe ruas asfaltadas no local, é só areia e você pode precisar de ajuda com a bagagem.

Como Chegar em Ilha Grande

Vamos explicar como chegar em Ilha Grande:

  • Primeira coisa que você tem que saber é que não dá para você chegar de carro, por conta de ser uma ilha.
  • Você pode ir até Angra dos Reis e deixar seu carro em algum estacionamento, geralmente as diárias para carro pequeno ficam em torno de 30 reais. 

Ou você pode deixar o carro em casa e ir de ônibus, caso você seja de outro estado o ônibus é sua melhor opção.

  • A opção mais usada é pegar barco em Angra dos Reis que fica em frente a Ilha Grande, mas existe outros pontos como a cidade de Mangaratiba.
  • As lanchas são mais rápidas e dependendo do mar, chegam na Ilha em 30 minutos, de barco demora em torno de 1 hora a mais, de Mangaratiba também é o mesmo tempo.

O que fazer em Ilha Grande

A seguir as belíssimas praias, cachoeiras, lagoas, grutas, cavernas, mirantes e gastronomia local.

Pontos Turísticos de Ilha Grande

Enseada das Estrelas

É chamada assim devido à grande população de estrelas do mar, sendo a maior da Ilha. É formada por 6 praias, por volta de 550 pessoas moram lá.

 

Saco do Céu

Possui esse nome porque realmente é em forma de saco, possui um santuário ecológico incrível, o mar é calmo e a noite o céu é bem estrelado. Lugar perfeito para trilhas e esportes radicais.

Cachoeira da Feiticeira

Um dos melhores locais para caminhada, é de uma beleza surpreendente com sua piscina natural e uma queda d’agua de 15 metros de altura.

Enseada de Araçatiba

É a segunda em atividade turística na Ilha e é composta por 6 praias: Praia do Viana, Praia da Cachoeira, Praia Vermelha, Praia de Itaguaçu, Araçatibinha e Praia Grande de Araçatiba. Com aguas verdes e calmas, é um lugar perfeito para mergulho, remo em canoa ou caiaque.

Enseada de Palmas

É um ambiente paradisíaco cheio de coqueiros, local perfeito para acampamento, possui pouquíssimas pousadas nessa área. É composta pelas praias: Brava, Grande de Palmas, Mangues, Pouso, Aroeira, Recifes e Itaóca.

Enseada de Sitio Forte

Suas praias convidativas com aguas esverdeadas, mornas e tranquilas são um espetáculo à parte. Ótimo local para caminhadas, mergulhos e trilhas. Possui bares, restaurantes e pousadas.

Suas praias: Ubatubinha, Tapera, Marinheiro, PassaTerra, Maguariquessaba e Sitio Forte.

Enseada do Abraão

Aqui vive a maior comunidade de Ilha Grande e principal porta de turismo do local, é constituída por 14 praias e 5 ilhotas, aqui possui pontos comercias, grandes movimentos de barcos, restaurantes, atividade noturna e é muito frequentada por jovens.

Trilhas e passeios náuticos são as principais atividades por aqui.

 

Pico do Papagaio

Tem 982 metros e é o segundo ponto mais alto da Ilha, abaixo apenas do Pico da Pedra D’agua com 1.035 metros. A trilha para chegar lá é a mais difícil de todas, pois passa por mata fechada.

Enseada do Bananal

É o terceiro ponto turístico mais visitado da Ilha e um dos mais lindos, suas aguas azuis são fantásticas e o cenário natural imperdível. É composta por 5 praias: Praia da Baleia, Praia do Matariz, Praia da Jaconema, Praia do Bananal e Praia do Bananal Pequeno, ótimo local para mergulho.

Praia Vermelha

Muito frequentada por mergulhadores que partem para expedições submarinas, especialmente para ver os navios naufragados da Ilha, se tornou um ótimo local para pescaria.

Praia do Aventureiro

Segundo muitos visitantes, é o local mais paradisíaco da Ilha, com paisagens deslumbrantes, o local é calmo e sereno com aguas agitadas porem límpidas, nessa praia existe um coqueiro muito famoso por parecer estar deitado, ele se tornou cartão postal do local.

É muito difícil chegar nessa praia, por conta do mar agitado que muitas vezes impossibilita a travessia e pouquíssimas embarcações estão autorizadas a atracarem nessa Praia por motivos de segurança.

Praia do Caxadaço

Durante o Brasil Colônia, esse lugar era usado como esconderijo. É uma praia belíssima, selvagem, deserta, misteriosa, fica bem escondida e você precisa de guias que saibam onde ela fica.

Praia Dois Rios

De cada lado da praia existe um rio, por isso o nome, de um lado você pode tomar uma banho em agua salgada e do outro doce. Tem mais de 1 km de extensão e abrigou um antigo presidio há muitas anos, ótimo local para surf.

Freguesia de Santana

É um península composta por 4 praias, possui uma igreja do século XVIII e cemitério abandonado. Foi aqui que iniciou o povoamento de Ilha Grande, lugar tranquilo e perfeito para trilhas.

 

Praia Lopes Mendes

Uma das mais bonitas de todo o litoral brasileiro, aqui é onde o surf é mais praticado, tem mais de 3 km de areia fina e firme, a variação da tonalidade da agua é impressionante.

 

Praia de Parnaioca

É umas das praias mais isoladas de Ilha Grande, um lugar perfeito para você se desligar do mundo moderno e se conectar com a natureza, com aguas agitadas e profundas, não existe energia elétrica e nem sinal de celular, camping e acampamentos são frequentes.

Farol de Castelhanos

É um dos mais antigos da costa brasileira, foi construído no século 19 e está localizada na ponta extrema da Ilha, existe trilhas para o local que é calmo e sossegado.

Lagoa Verde

É um recanto de aguas rasas, verdes e tranquilas, um dos poucos locais do planeta que se encontra corais esverdeados, a fauna marinha é um espetáculo, você não precisa nem mergulhar para ver os peixes e outros animais passando perto de você. Local perfeito para relaxar e nadar.

Gruta do Acaiá

Ela esconde em seu interior algo maravilhoso, 8 metros abaixo do nível do mar existe uma fenda na pedra costeira que a agua do mar tem acesso a uma praia de pedra subterrânea. A luz do sol propagada na agua forma uma fluorescência espetacular.

Gastronomia

Como era de se esperar em Ilha Grande os peixes e frutos do mar fazem parte da culinária local, o prato típico da Ilha de origem caiçara é o Peixe com Banana. Outros pratos feitos no local como as moquecas, caldeiradas, risotos e o peixe frito são preparados e servidos por restaurantes.

Onde comer em Ilha Grande

  • Corujas Empanadas
  • Lua e Mar
  • Restaurante Dom Mario
  • Restaurante Pé na Areia
  • Pato Crepes
  • O Pescador
  • Casarão da Ilha
  • Rei da Moqueca
  • Garbos Brasil
  • Frutos do Mar
  • Govinda Ilha Grande
  • Sete Mares
  • Sushi ao Mar
  • O Pirata Restaurante
  • Pizza da Vermelha

Hotéis e Pousadas de Ilha Grande

Com base no índice ILoveTrip de hotéis que vocês já conhecem, escolhemos as melhores hospedagem custo-benefício, preços variados e melhores localizações. 

Escolha um dos hotéis e faça a reserva pelos links do ILoveTrip! Você garante as MELHORES OFERTAS, não paga mais nada por isso e ainda ajuda o blog a manter o conteúdo de qualidade e de graça =)

João&Maria da Ilha

Nota 9,7 de 5 avaliações dos viajantes

Fica na Praia de Araçatiba, possui restaurante, terraço e bar, aceita animais de estimação, o wi-fi é gratuito e o café da manhã incluso.

Os quartos dispõem de varanda, ar-condicionado, banheiro privativo, cofre, frigobar, bidê, cozinha compacta e área de estar.

Preço em Média: 275,00 reais.

Sossego do Pedro e da Bia

Nota 9,0 de 24 avaliações dos viajantes

Fica na Praia do Bananal possui restaurante, terraço, recepção 24 horas e área de jantar, o wi-fi é gratuito e o café da manhã incluso.

Os quartos dispõem de varanda, isolamento acústico, banheiro privativo e ventilador.

Preço em Média: 280,00 reais.

Roteiro Completo de 5 Dias em Ilha Grande

Por ser uma região tão grande é impossível conhecer tudo em poucos dias, mas você pode aproveitar os melhores lugares e atividades com esse roteiro que fizemos para você. 

1° Dia

  • Sugerimos que você comece conhecendo as lindíssimas praias, então visite a Enseada das Estrelas que é composta por 6 praias e você pode escolher algumas delas para visitar além da superpopulação incrível de estrelas do mar.
  • Visite a Enseada de Araçatiba que também possui 6 praias incríveis, ótimo local para mergulho.
  • Que tal visitar a Enseada de Palmas? Possui 8 praias assim como as outras é belíssima.

2° Dia

  • Visite a Praia Vermelha, do Aventureiro e de Provetá, em seguida visite a Enseada de Sitio Forte com suas 6 praias encantadoras.
  • Visite as Praias de Caxadaço, Dois Rios e Lopes Mendes, depois conheça a Enseada do Abraão composta por 14 praias.

3° Dia

  • Um pouquinho de exercício cairia bem, além das caminhadas você pode andar de bicicleta, passear de escuna, praticar mergulho ou surf.
  • Além dos mais radicais como o caiaque, tem o acampamento, e escalada de pedras. Visite a Cachoeira da Feiticeira lugar com uma queda d’agua indescritível.

4° Dia

  • Visite a Lagoa Azul e a Lagoa Verde, as aguas claras e esverdeadas permitem observar a vida marinha e os corais, um paraíso magnifico.
  • Visite a Gruta do Acaiá, lá dentro uma pequena praia de pedra esconde um lago que emite uma fluorescência esverdeada hipnotizante.

5° Dia

  • Descanse, relaxe, curta a boa comida da Ilha, experimente o famoso Peixe com Banana e frutos do mar, além de curtir um lindo pôr do sol de qualquer parte da Ilha que você esteja. 

Ainda em dúvida sobre O que fazer em Ilha Grande? Deixe sua pergunta nos comentários!

SEM COMENTÁRIOS

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui