Ilha do Mel, Paraná: O que fazer e Dicas de Viagem

Ilha-do-Mel-–-Como-Chegar

A Ilha do Mel é um daqueles lugares que quando a gente conhece não tem mais vontade de ir embora. Um lugar diferente, lindo, que poderia com certeza ser chamado de um dos paraísos do Brasil.

Ela não é para todos. Na ilha do Mel não existem ruas e nem carros, apenas trilhas que as pessoas fazem de barco, a pé ou no máximo de bicicleta.

Como chegar na Ilha do Mel

Para chegar à ilha, é preciso fazer a travessia em barcos que saem de Paranaguá (duração: aproximadamente 2h) ou de Pontal do Sul (duração: 30 min).

bemvindoailhadomel Ilha do Mel, Paraná: O que fazer e Dicas de Viagem
 Bem Vindo ao Paraíso

Existem dois lugares na Ilha do Mel para desembarque: Nova Brasília e Encantadas. As pousadas e comércios (que são poucos) se encontram nesses dois lugares.

Em Nova Brasília a estrutura é maior e tem uma boa localização (se encontra no meio da ilha) para as outras praias. Ali estão as Praias de Fora, Fortaleza, e a própria praia de Brasília.

Curiosidade: A Ilha do Mel vista de cima tem o formato de uma baleia.

ilha do mel vista de cima Ilha do Mel, Paraná: O que fazer e Dicas de Viagem
Vista Aérea – Ilha do Mel

Onde ficar na Ilha do Mel

Na praia das Encantadas, logo no desembarque, você vê algumas pousadas e casas de pescadores, todas de frente para o mar. São somente essas habitações que você verá por ali. O resto do cenário é só muito verde, areia e mar.

Nossa dica de onde ficar na Ilha do Mel é na praia das Encantadas na pousada Hostel Zorro. O lugar é simples e muito gostoso, com decoração em estilo praiano, os quartos são em madeira com frigobar e TV e o atendimento é muito bom. E o melhor de tudo é que a pousada fica de frente para a praia. O Hostel Zorro fica bem próximo de um dos pontos onde as pessoas chegam de barco à Ilha do Mel.

Quarto Aconchegante no Hostel Zorro
Quarto Aconchegante no Hostel Zorro

Onde comer na Ilha do Mel

Outra dica é o restaurante Ilha do Mel, que fica ao lado do Hostel Zorro. É uma boa opção de onde comer. Parece um grande quiosque (já que também é pé na areia) com uma vista super agradável. A comida caseira é saborosa e farta e tudo isso por um preço muito bom.

Restaurante Ilha do Mel
Restaurante Ilha do Mel

Praia das Encantadas

Próximo dessa pequena vila está à praia Encantadas. Para chegar até ela basta pegar uma trilha muito bem sinalizada e andar alguns metros. A sensação quando chegamos à Praia de Encantadas é de descobrir um paraíso perdido. Não existem casas e a praia é perfeita, com areia clara e batida. Em uma das pontas, no pé da montanha, várias pedras amontoadas que parecem até que foram esculpidas para dar um charme especial ao lugar.

Linda Vista da Praia das Encantadas
Linda Vista da Praia das Encantadas

Gruta das Encantadas

Outra atração desse lugar mágico é a Gruta das Encantadas. É formada por uma fenda enorme em uma parede rochosa onde a água do mar invade quando a maré está cheia. Ela tem esse nome porque diz a lenda que moças muito bonitas e “Encantadas” (alguns dizem que eram sereias) atraíam os homens para dentro da gruta e estes nunca mais voltavam. Para chegar lá, siga pelo lado direito até encontrar uma praia pequena e muito bonita. Dali parte uma passarela de madeira que leva os visitantes até a Gruta das Encantadas.

Passarela para Gruta das Encantadas
Passarela para Gruta das Encantadas
Gruta das Encantadas
Gruta das Encantadas

Importante: A gruta das Encantadas na Ilha do Mel é muito grande e o mar é agitado, por isso tome cuidado. A maré costuma subir muito rápido o que pode dificultar a saída. Por isso, prefira admirar a beleza do lugar apenas do lado de fora.

Da gruta você pode seguir para o alto da montanha onde ficam algumas pedras de onde se tem um visual fantástico da Praia de Encantadas e da vila (o lugar onde chega-se de barco e onde ficam as pousadas).

Praia das Encantadas
Praia das Encantadas

Ilha do Mel – Trilha Praia das Encantadas até Brasília

A Ilha do Mel é bem grande e tem apenas duas “vilas” onde a maioria das pessoas costumam ficar. Para chegar de Encantadas até Brasília, você precisa alugar um dos barcos com os pescadores ou ir a pé por trilha.

Não deixe de fazer a trilha pois é uma experiência maravilhosa! Ela começa na Praia das Encantadas e contorna muitas outras praias da Ilha do Mel. São vários mirantes naturais com vistas de tirar o fôlego, praias espetaculares que valem o esforço de fazer tudo a pé.

Dica: O caminho é cheio de subidas e descidas pelas montanhas que separam as praias, por isso, vá com um calçado resistente – de preferência tênis.

Praias da Ilha do Mel

Chegando na Praia das Encantadas siga à esquerda que logo verá uma placa indicando o começo da trilha. A partir daí você começa a subir uma montanha e a paisagem vai se tornando cada vez mais bonita. Chegando lá em cima você confere o visual da segunda praia do roteiro, a lindíssima Praia do Miguel. Apesar de ser difícil escolher qual praia é a mais bonita na Ilha do Mel, na nossa opinião essa é a mais linda.

praia do miguel ii ilha do mel Ilha do Mel, Paraná: O que fazer e Dicas de Viagem
Praia do Miguel

Seguindo a trilha, você encontra a Praia Grande, ideal para galera que curte surfe (no lugar existe uma pousada). Logo após a Praia de Fora, Praia do Farol das Conchas, Brasília e Praia de Fortaleza. Pare primeiro na praia do Farol, prepare-se para a imensa escadaria e se encante com o visual lá de cima. É lá que fica o antigo farol que pode ser visto de vários pontos da Ilha do Mel.

escadaria farol das conchas ilha do mel Ilha do Mel, Paraná: O que fazer e Dicas de Viagem
Escadaria para o Farol
farol das conchas ilha do mel Ilha do Mel, Paraná: O que fazer e Dicas de Viagem
Farol de Ilha do Mel
praia de fora ilha do mel Ilha do Mel, Paraná: O que fazer e Dicas de Viagem
Praia de Fora
praia do farol ilha do mel Ilha do Mel, Paraná: O que fazer e Dicas de Viagem
Praia do Farol

Como a região de Brasília é um pouquinho mais agitada, com pousadas e comércios, aproveite para alugar uma bicicleta e andar até a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres pela areia da praia. É um passeio bem diferente.

praia da fortaleza ii ilha do mel Ilha do Mel, Paraná: O que fazer e Dicas de Viagem
Praia da Fortaleza 1
praia da fortaleza i ilha do mel Ilha do Mel, Paraná: O que fazer e Dicas de Viagem
Praia de Fortaleza 2

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres

A Fortaleza, datado da época de Dom Pedro II ainda guarda os canhões e boa parte da sua construção original, fazendo com que os visitantes mergulhem nas histórias do lugar.

fortaleza nossa senhora dos prazeres i ilha do mel Ilha do Mel, Paraná: O que fazer e Dicas de Viagem
Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres
fortaleza nossa senhora dos prazeres ii ilha do mel Ilha do Mel, Paraná: O que fazer e Dicas de Viagem
Canhões da Fortaleza

Dica: Como a trilha de Encantadas para Brasília passa por vários trechos nas encostas das praias e sobre pedras, cuidado com o nível do mar. A maré costuma subir à tarde e alguns trechos ficam intransitáveis. A dica é ir perguntando sobre as condições dos trechos para as pessoas que estejam voltando no sentido oposto que o seu.

praia grande ilha do mel Ilha do Mel, Paraná: O que fazer e Dicas de Viagem

Ficou alguma dúvida sobre a maravilhosa Ilha do Mel, Paraná? Deixe sua pergunta nos comentários!

SEM COMENTÁRIOS

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui