Indaial: Pontos Turísticos, Roteiro e Dicas

Você sabia que é possível ver uma Vitória-Régia de perto sem ir à Amazônia? A planta é cultivada no lago artificial em frente à Prefeitura de Indaial, a cidade mais quente do estado catarinense.

No pequeno município de colonização alemã e italiana, você caminha por ruas limpas, largas e cheias de flores. As casas em arquitetura enxaimel prendem a atenção dos turistas que passam pela área rural da cidade.

Com cerca de 55 mil habitantes, faz parte do Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu e tem o Vale do Encano, no caminho entre Indaial e Blumenau, como uma das principais atrações. A infraestrutura do passeio é boa e lá você poderá tomar um banho de rio e praticar rafting.

Leia Também => Vale Europeu: As Melhores Dicas da Europa Brasileira

Indaial: História, Roteiro e Dicas

História de Indaial

A colonização da cidade começou em meados de 1860, quando os primeiros imigrantes alemães chegaram na região. Os imigrantes italianos ocuparam o local em 1875 e os poloneses, em 1878. O município de Indaial, cujo nome homenageia a palmeira Indaiá, que era usada para o descanso tropeiros que seguiam em direção ao litoral catarinense,  foi criado apenas em 21 de março de 1932, desmembrando-se de Blumenau.

Quando ir e como circular

Assim como as demais cidades do Vale Europeu, em que as estações são bem definidas, você consegue aproveitar Indaial bem em qualquer época do ano. No entanto, se você estiver pela região em julho, vale a pena participar do Baile Caipira de Indaial, uma festa divertida que celebra a cultura caipira.

Antes disso, o município reserva alguns dias do mês de março para comemorar a emancipação de Indaial em relação a Blumenau. O evento recebe o nome de FIMI – Festa de Instalação do Município de Indaial, em que acontecem shows e apresentações culturais variadas.

A menos que você esteja na cidade por conta dos eventos citados acima, em apenas 2 ou 3 horas você conseguirá conhecer as principais atrações de Indaial. Então, a melhor opção é estar de carro, visitar o local e partir para o próximo destino.

Como chegar a Indaial

A cidade é cortada pela Rodovia BR-470, que está próxima de entradas a outras importantes Rodovias Interestaduais, como a BR-101. Dessa forma, o acesso por carro é bastante facilitado, o que leva diversos turistas a ingressarem em Indaial para descansar ou se alimentar.

Sobre os aeroportos, a cidade está a 70 km de Navegantes, 104 km de Joinville e 149 km de Florianópolis.

Pontos Turísticos e Atrações de Indaial

1. Ponte dos Arcos (Ponte Emílio Baumgart)

Erguida sobre o rio Itajaí-Açu, a ponte é um verdadeiro cartão postal da cidade. Ao visitá-la, cuidado com o intenso tráfego de veículos. Dê preferência para ir até o local logo no início da manhã ou no fim da tarde, assim você terá o privilégio de apreciar a incidência do sol nascendo ou se pondo nas águas do rio.

2. Ponte de Madeira Coberta Ribeirão Warnow

Ponte_Coberta_Indaial_Ponto_Turistico

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Ponte de Madeira do Warnow não é o único elemento singular e encantador no entorno. A paisagem que a cerca também é de uma beleza admirável.

Endereço: Estrada Geral Warnow Alto – Bairro Warnow Alto

3. Ponte Coberta do Encano

Recentemente restaurada para ter suas características originais devolvidas, a Ponte Coberta do Encano tem um estilo peculiar e uma paisagem circundante encantadora.

Endereço: Rua Reinhold Schroeder – Bairro Encano Central

4. Museu Ferroviário

No prédio em que antigamente funcionava a Estação Ferroviária da antiga Ferrovia Santa Catarina, a nostalgia e o charme de viajar de trem são resgatados em forma de museu. O acervo dispõe de uma farta coleção de fotografias, de objetos de tração humana, carregador manual de trilhos, dormentes, bancos de passageiros, uniformes de maquinistas e placas de sinalização.

Horários de funcionamento: de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Endereço: Rua Pref. Frederico Hardt, s/n – Centro

Telefone: 3394 0708

5. Casa Duwe

Atualmente tombada em âmbito federal e estadual, a edificação foi erguida ao fundo de uma planície vasta, praticamente isolada na paisagem, em que se costumava cultivar trigo e arroz. A particular volumetria da Casa Duwe a torna especial. A charmosa casa em estilo enxaimel com tijolos aparentes teria sido levantada pelo pedreiro e carpinteiro Reinhold Duwe. A data não é certa: alguns dizem que a construção é de 1902 e outros, do intervalo entre 1935 e 1940. Sobre seu primeiro proprietário, há precisão: foi o Senhor Carl Lindner, nascido na cidade de Indaial em 1886, filho de imigrante alemão.

Endereço: Rua Augusto Maas, 5.700  – Bairro Arapongas

6. Antiga Igreja São Luis de França

Atualmente fechada, chama atenção de quem passa em Encano Alto por seu curioso abandono mesclado à paisagem da região. A construção do local teve início em meados de 1909 e foi ampliada no ano de 1926. Um detalhe que merece ser notado é o relógio da fachada marcando nove horas, horário em que se acredita que ocorriam as missas dominicais na igreja.

7. Casa Comercial Warnow – em estilo enxaimel

Construída entre o fim do século XIX e o início do século seguinte, a Casa Comercial Warnow é tombada em nível estadual por sua admirável arquitetura, em estilo enxaimel, e sua relevância histórica. O primeiro proprietário do local foi August Voigt.

Endereço: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 597 – Bairro Warnow

8. Avenida Beira Rio

Situada no Centro da cidade, a avenida foi reestruturada no ano de 2010 para se tornar um espaço de lazer, encontro e caminhada às margens do rio Itajaí-Açu.

Localização: Acesso pela Rua Frederico Struwe – Centro

9. Matahari Super Club

Para quem gosta de festa, essa é uma ótima casa noturna para curtir na cidade. O agito acontece em sábados alternados durante o mês.

Endereço: R. Bertolina Mai Kechele, 950 – Encano do Norte, Indaial – SC, 89130-000

Telefone: (47) 99200-0505

10. Parque Municipal Jorge Hardt Ribeirão das Pedras

Lagoa, camping, pista de mountain bike, pista de motocross, Centro de Tradições Gaúchas e uma ótima área para praticar esportes. No Parque Municipal Ribeirão das Pedras, que possui uma área de 708.000 m², você poderá ter bons momentos de lazer durante a sua viagem.

Endereço: Rua Alfredo H. Hardt, s/n° – Ribeirão das Pedras

Telefone: (47) 3394 2831

Horário de Funcionamento: de segunda-feira à sexta-feira, das 6h30 às 20h30; sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h30. Entrada gratuita.

11. Rafting no rio Itajaí-Açu

Se você gosta de passeios para se aventurar, aproveite os 4 km de corredeiras e as belas paisagens durante o percurso que se inicia em Indaial e termina na divisa com Blumenau.

12. Rua Frederico Struve

Uma pausa na Rua Frederico Struve e você conseguirá apreciar o rio Itajaí-Açu de um mirante. A recomendação é não ir a esse local durante a noite.

13. Fundação Indaialense de Cultura – FIC

Local muito bonito, é ideal para passeio com a família e amigos que gostam da natureza. Encontramos no local um bromeliário, lago com vitórias régias, trilha ecológica, o canteiro Fritz Müller e o jardim da poesia. Não podemos deixar de falar também da casa que hoje abriga a Fundação Indaialense de Cultura, uma bela residência construída em 1910, toda reformada e destinada a atividades culturais, artísticas, de preservação, lazer e educação da cidade. Em todos os anos no Natal, esta casa e o jardim ganham uma decoração toda especial e que eu já visitei algumas vezes.

14. Igreja Matriz Santa Inês

No Centro de Indaial, você vai notar a belíssima arquitetura da Igreja Matriz Santa Inês. Em frente a ela, um parque com um simpático jardim e aparelhos para ginástica.

Dica: Quando terminar a visita, faça um lanche saboroso e acessível no Paraíso dos Pastéis.

Endereço: R. Mal. Floriano Peixoto, 362 – Centro, Indaial – SC, 89130-000

Telefone: (47) 3333-0298

15. Vale do Ribeirão Encano

Um ribeirão de claras águas perfeitas para o banho, quedas d’água, árvores, flores, propriedades rurais em arquitetura enxaimel e uma ponte coberta de madeira. Imagine toda essa paisagem emoldurada por uma natureza quase intocada. Se você apreciar caminhadas, cavalgadas, passeios de bicicleta e muito verde, inclua o Vale do Ribeirão Encano em seu roteiro de viagem.

16. Warnow

Nesse bairro de forte influência colonial, pode-se destacar alguns pontos turísticos importantes de Indaial, tais como a Ponte Pênsil e a Ponte Coberta de Madeira, que estão no Roteiro Regional de Cicloturismo do Vale Europeu; a Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; e a Sociedade de Caça e Tiro do Warnow, uma das mais antigas do Brasil.

Curiosidade: Em uma parcela significativa das propriedades rurais que se revelam na paisagem, o alemão ainda é a primeira língua.

17. Morro do Barão

Em meio a uma natureza repleta de vida e exuberância, o Morro do Barão apresenta a Igreja Santo Antônio, seus ribeirões que atravessam a estrada principal e convidam os turistas a transitarem entre águas e sua vista encantadora do Vale do Itajaí. Faça esse passeio e desfrute de um local de beleza incomparável!

18. Polaquia

Localizada entre o Bairro Estrada das Areiais e o Encano Alto, a Polaquia, sugestivamente colonizada por descendentes de poloneses, também dispõe de uma vista belíssima do Vale do Itajaí. Aproveite o passeio para ir até o Vale do Ribeirão Encano, outra atração bastante próxima.

19. Vitória-régia

No sul do país também dá para ver vitórias-régias de perto, sabia? Mais especificamente nos lagos da Praça João Hennings Filho, em frente o prédio da Prefeitura de Indaial, e do Parque Público Municipal João Schulenburg, que circunda a Fundação Indaialense de Cultura (FIC). A planta  enfrenta e resiste, curiosamente, o inverno subtropical da localidade desde o ano de 1976.

20. Roteiro de Cicloturismo e Mochileiros

Você não precisa ser um grande atleta para participar desse passeio, mas é importante estar com os exames de saúde em ordem. Se você é daqueles que apreciam pedaladas, caminhadas, aventura e muita natureza, dê uma olhada nos roteiros de Cicloturismo e o de Mochileiros, desempenhados na região.

Possui interesse? Então procure o Consórcio Intermunicipal de Turismo do Vale Europeu para mais informações. Site: www.circuitovaleeuropeu.com.br

Para mais informações turísticas, contate:

21. Departamento de Turismo e Eventos

Rua Tiradentes, 80 (em frente ao Fórum) – Centro

www.indaial.sc.gov.br / eventos@indaial.sc.gov.br

47-3333-5723

22. Prefeitura Municipal de Indaial

Avenida Getúlio Vargas, 126 – Centro

47-3317-8800

Onde Comer em Indaial

Confira as opções indicadas no site turístico do Vale Europeu:

Churrascaria Ataliba

BR-470, Km 70 – Bairro Benedito

47-3333-8048

indaial@ataliba.com.br

Churrascaria Indaial

BR-470, Km 71 – Bairro Benedito

47-3333-8717

churrascaria.indaial@hotmail.com

Restaurante Link

Rua dos Atiradores, 152 – Centro (dentro da Sociedade Recreativa de Indaial)

47-3394-7387

secretaria@sri.org.br

Nações Pizzaria

Rua das Nações, 810 – Bairro Nações

47-3394-1021

Mazola Grill

Horário de funcionamento: sábados das 11:30 às 15 h

Rua dos Atiradores, 152 – Centro (dentro da Sociedade Recreativa de Indaial)

47-9953-1269

Delicias das Massas

Rua das Nações, 382

Bairro das Nações

47-3333-1191

sergio@deliciadasmassas.com.br

Panificadora Avenida

Avenida Brasil, 1020 – Centro

47-3333-3294

panificadora_avenida@hotmail.com

Panificadora Sabor em Dobro

Rua Prefeito Frederico Hardt, 205 – Centro

tel: 47-3333-8285

padariasaboremdobro@gmail.com

Arlindo Lanchonete, Choperia e Restaurante

Rua Tiradentes, 160

47-3333-0792

peters.charles@gmail.com

Paraíso dos Pastéis

Rua Marechal Floriano Peixoto, 409 – Centro

47-3333-9395 ou 3394-5473

ivandro@paraisodospasteis.com.br

BonApetit Restaurante Café

Avenida Getúlio Vargas, 127 – Centro

47-3394-7409

bon_apetit_restaurante@hotmail.com

Box 756 Ray-Bar

Avenida Maria Simão, 756 – Bairro Nações

47-3394-0201 ou 3394-0809

box756@hotmail.com

Hotéis e Pousadas

Geralmente, quem visita Indaial fica hospedado em cidades vizinhas. No entanto, caso você queira passar a noite pela cidade, confira as opções indicadas no site turístico do Vale Europeu:

Hotel Larsen

Rua Tiradentes, 140 – Centro47-3333-0011  Hotel Romer

Avenida Manoel Simão, 160 – Bairro Nações

Hotel Fink

Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 2 – Bairro Tapajós

Ricardo Hotel

Rua Sete de Setembro, 434 – Bairro Carijós

Indaial Palace Hotel

Rodovia BR-470, Km 70 – Bairro Rio Morto

Roteiro para uma passagem em Indaial

A cidade costuma ser apreciada como um ponto de passagem. Bastam poucas horas e você conseguirá conhecer os principais pontos turísticos de Indaial. Escolha os que forem de seu interesse e inclua essa cidadezinha em seu roteiro pelo Vale Europeu.

Curta Também => Blumenau: Pontos Turísticos, Roteiro e Dicas

Ainda em dúvida sobre o que fazer em Indaial? Deixe sua pergunta nos comentários!

Monte Sua Viagem Aqui

  • Aluguel de carro » Descontos incríveis de até 60%, sem IOF nas reservas internacionais, parcelamento em até 12 vezes e cancelamento gratuito.
  • Reserva de Hotel ou Pousada » O Booking.com é o site líder mundial em reservas on-line de acomodações, onde faço minhas reservas há anos! Reserve com segurança, antecedência e pelo melhor preço!
  • Casa de Temporada (Tipo Airbnb) » Sabia que no Booking.com é possível alugar também casas e apartamentos? Muito mais simples, com filtros e sem burocracia!
  • Seguro Viagem » Tenha na mala o melhor amigo da sua saúde. Não deixe de viajar sem seu seguro viagem. Pegue seu cupom exclusivo e faça o seu agora mesmo!
  • Chip internacional » Já saia do Brasil com um chip internacional pré-pago no seu telefone e chegue ao seu destino conectado. Facilidade para pegar UBER, consultar sobre transporte público e pesquisas no Google. Válido para diversos países da Europa, Ásia, Oceania e Américas.
  • Passeios ou Ingressos » Fuja das filas comprando seu ingresso antecipadamente. Deixe sua experiência de viagem ainda mais fantástico com milhares de passeios.
  1. qual o endereço do Morro do Barao em Indaial?

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui

Casal ILoveTrip

Fundadores do blog, Carla e Erval viajam juntos juntos há mais de 18 anos. Com o passaporte carimbado em 45 países, adoramos falar e dar dicas sobre nossas andanças pelo mundo. Saiba mais

Booking.com

Posts Recentes

Os mais populares