Para chegar ao Deserto do Atacama saindo do Brasil, a melhor maneira é pegar um voo para Santiago do Chile, fazer uma conexão e pegar outro voo para a cidade de Calama. Depois disso ainda é preciso pegar um transfer do aeroporto de Calama para San Pedro do Atacama.
Veja abaixo porque essa é a melhor opção de como ir para o Deserto do Atacama e quais são as dicas para organizar sua viagem.
Para chegar ao Atacama, de qualquer maneira você vai ter que fazer uma conexão no aeroporto de Santiago do Chile porque não existem voos internacionais diretos para o aeroporto de Calama que é o aeroporto mais próximo do Deserto do Atacama.
Uma dica legal é você aproveitar para fazer uma parada na cidade de Santiago, já que de qualquer forma você vai passar por lá para pegar um voo de conexão.
+ Onde ficar em Santiago do Chile
+ O que fazer em Santiago do Chile
As outras maneiras de ir para o Atacama são:
A conclusão é que mesmo se sair um pouco mais caro, a opção de ir para o Deserto do Atacama de avião é sem dúvida a melhor.
A duração do voo de Santiago para Calama é de 2h. Duas empresas operam esse trajeto dentro do Chile que são a Sky Airline e LanTam.
Na nossa viagem compramos a passagem pela LanTam, mas existe uma pegadinha: o preço do trajeto de Santiago para o Atacama geralmente é mais barato quando você consulta esse trajeto pelo site da LanTam chilena (para saber se é a versão chilena, veja se o texto está em espanhol e se a cidade “Chile” está selecionada no canto superior esquerdo da tela, conforme o destaque em vermelho da imagem abaixo).
Nós tivemos dificuldades em comprar a passagem direto pelo site da LanTam chilena, então acabamos comprando pelo site Atrapalo, um buscador de passagens conhecido no chile (como o Decolar ou SubmarinoViagens aqui no Brasil). Tivemos que pagar uma taxa por comprar a passagem pelo site Atrapalo mas mesmo assim, para data que escolhemos, essa foi a opção mais barata.
O ideal é que você entre no site da SkyAirline e LanTam chilena para cotar os preços e se não conseguir comprar a passagem pelos sites oficiais, você pode tentar pelo site Atrapalo ou por algum outro buscador de passagens aéreas (como o Skyscanner).
San Pedro do Atacama é a cidade base para conhecer o Deserto do Atacama, por isso você vai ficar hospedado por lá.
Apesar do aeroporto de Calama ser o mais próximo do Atacama, para chegar até San Pedro são 105 km de distância. A melhor maneira de fazer esse trajeto e ir do aeroporto de Calama até San Pedro é contratando um transfer coletivo.
Logo na saída no saguão do aeroporto fica um quiosque da empresa Licancabur onde você pode comprar um tíquete do transfer só de ida ou o tíquete de ida e volta com desconto.
Na nossa viagem, tínhamos pesquisado muito sobre como ir para o Deserto do Atacama e vimos em muitos lugares que não era necessário reservar o transfer. Por isso, não fizemos reserva com antecedência e foi super tranquilo contratar por lá mesmo. O transporte é feito em vans e como são muitos turistas, são vários veículos que ficam disponíveis na chegada dos voos. Na época pagamos $ 20 mil pesos chilenos pelo trajeto ida e volta para o aeroporto.
Se você preferir reservar e garantir o transfer entre em contato com a empresa Licancabur. Aproveite também para confirmar os valores do transfer com a empresa. Em alta temporada, por exemplo, é recomendado fazer a reserva.
A viagem de Calama até San Pedro do Atacama pela empresa Licancabur é feita em vans com outros passageiros.
No caminho não existem muitas construções e o que você mais vê é a paisagem marrom da terra seca do deserto. A estrada cruza esse deserto e chega na cidade de San Pedro que também tem a mesma coloração marrom.
+ Deserto do Atacama: Vale da Lua, você tem que conhecer!
Chegando em San Pedro do Atacama o transfer nos deixou na porta do nosso hotel. Na volta, para ir de San Pedro para o aeroporto de Calama o transfer também nos buscou na porta do hotel.
+ Onde ficar em San Pedro do Atacama
Descubra nossa incrível ferramenta de busca, filtros diferenciados e comparação para você selecionar o melhor para sua viagem!
Os hotéis foram selecionados cuidadosamente para o seu conforto e melhor experiência de viagem. Reserve seu hotel através dos links do ILoveTrip para garantir as melhores opções. Ao reservar o hotel utilizando o nosso link você terá direito a um brinde. Basta entrar em contato conosco e informar o código da sua reserva
A I Love Trip oferece serviços de viagens, passeios, hospedagens e aluguel de carro que passaram pela nossa curadoria. Com isso, podemos oferecer a melhor experiência de viagem para toda a família.
© 2023 Todos os direitos reservados
Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nosa Política de Privacidade.
Respostas de 15
Quero ir para Calama em Novembro fazer o AtacamaSpirits. O problema é o preço das passagens aereas. Gostaria, se possível, uma dica para ir até la de onibus ou se tem alguma sugestão para me ajudar.
Oi Maria, as passagens realmente estão absurdas. De ônibus direto do Brasil não dá, tem que no mínimo ir pra Santiago. A sugestão é criar alertas de passagens no Google ou as flexíveis da 123milhas.
Boa tarde!!! Gostaria de ir no deserto e Mendonza. O que pode me ajudar
Boa tarde, Carla. Estou planejando uma viagem para o Chile para o mês de julho e as suas dicas estão sendo excelentes! Contudo, venho apresentando alguns problemas para conseguir acessar as passagens de ônibus para boa parte dos meus destinos. Existe algum problema no site dessas empresas recomendadas como a Turbus e Pullman? Sempre recebo uma mensagem de que não há registro ou simplesmente não aparecem os itinerários. Obrigado.
Estive recentemente no Chile e percebo que por eles não entenderem a nossa língua não respondem. Uma dica é andar de metro que é muito fácil, rápido e barato.
Boa tarde Carla!
5 dias no Atacama da pra conhecer algumas coisas ou é pouco tempo? E precisa ter um espanhol fluente?
Obrigada
Oi Bix, dá pra ir sim. Algumas agências fazem a travessia mas vou te contar que não acho mto legal. Isso porque é muito do mesmo, são parecidas as paisagens com algumas diferenças.
Na parte do Chile tem mais estrutura e você pode combinar o Deserto do Atacama com Santiago do Chile e arredores ( já que de qualquer forma vai passar pelo aeroporto de lá). A parte da Bolívia é mais roots, conhecida pelo Salar. De Uyuni e é bem combinada com outras cidades e a capital do país.
As duas viagens acabam sendo bem grandes e apesar da semelhança do Atacama, as outras cidades que você pode incluir no roteiro fazem cada viagem ser bem diferente uma da outra.
Por isso nós fizemos separados Deserto do Atacama e Chile, depois Bolívia e Peru com Salar de Uyuni e vou te falar que foi a melhor opção.
Um abraço pra vc e boa viagem!
Olá Carla! Você acha melhor passar primeiro por Santiago e depois Atacama? Ou o contrário?
Olá Thaís, é o Erval. Minha opinião é que o Atacama é a cereja do bolo em uma viagem pro Chile. Deixe por último.
ABS.
Muito obrigada Erval! 🙂
Vindo buscar ajudinha aqui! Obrigada pelos detalhes! Bjos
Que lindo, venha sempre que quiser @disqus_aNg8MP0Iq3:disqus 🙂
Oi Carla!eu e meu marido estamos programando uma viagem de carro de Curitiba a Mendonza, vc pode me dizer qual é o melhor roteiro.
Oi Jurema! Eu fiz todo o roteiro entre Santiago e Mendoza de ônibus e foi mto bom. Como não fiz a viagem toda de carro nao tem como eu te falar o melhor roteiro com esse transporte mas atravessar os Andes é um passeio que vocês não podem perder.
Um abraço e boa viagem!
Obrigada Carla pelas dicas😘
Em seg, 12 de mar de 2018 11:34, Disqus escreveu: