Search
Close this search box.

Como viajar pode aumentar seu bem-estar e ajudar na saúde mental?

Publicado em:
Destaque - Saúde Mental

Índice de Conteúdo

Se você é uma pessoa como eu, possivelmente ama viajar. A sensação de estar em lugares diferentes, conhecendo novas culturas, pessoas e se abrir ao desconhecido é extraordinária. Aquele momento em que seus amigos te dizem que você é a pessoa que conhecem que mais ama viajar, talvez você concorde por ser alguém que sempre está planejando uma nova viagem e já com as malas prontas na primeira oportunidade.

Compreender os motivos que te levam a querer viajar, faz parte de um processo de autoconhecimento, afinal, o que te impulsiona a querer explorar o mundo? Já se perguntou? Ainda que a experiência de viajar seja relativa e varia de pessoa para pessoa. Para algumas pode ser o explorar novas aventuras, para outras o alívio da rotina e estresse, como também o fato de fugir da rotina.

Leia Também =>> 7 melhores lugares no brasil para viajar a dois

Na correria do dia a dia, ficamos submersos no modo automático, aquele modo em que você faz atividades rotineiras sem perceber, como por exemplo, tomar seu café da manhã e as vezes não perceber o gosto, ir dirigindo para o trabalho e nem saber como chegou lá – já ficou assim? O que acontece é que ficar no automático nos faz economizar energia mental, e é importante para o nosso cérebro, mas pode de alguma maneira nos afastar de estar no presente e experienciar de fato aquele momento no agora.
Em uma viagem, poucas coisas são feitas no modo automático.

Sua mente está sempre precisando decidir. Fugir um pouco da rotina, do estresse do dia a dia viajar pode ser uma excelente opção para algumas pessoas, por outro lado pode ser mais cansativa para quem não ama tanto viajar assim. O fato é que um bom apreciador de viagens sempre está em busca pelo novo e estar em contato com este novo, o faz descansar e estar feliz.

Viajar pode trazer vários conhecimentos externos, novas paisagens, novos sabores, novas pessoas, mas já pensou sobre o conhecimento interno? Pois viajar te possibilita conhecer mais da sua personalidade, do que realmente gosta, estar mais em contato com seu eu, com suas próprias escolhas, ter um tempo de qualidade para extrair autoconsciência do que é prazeroso para você.

Para algumas pessoas, viajar pode ser benéfico para a saúde mental de diversas maneiras. Como eu disse, não é para todas as pessoas, mas para os viajantes de plantão, o alivio do estresse e ansiedade é um ponto relevante, a criação de novas perspectivas, novos ambientes, a exploração da criatividade por meio de culturas novas, senso de aventura e apreciação de novas paisagens, proporcionando ainda relaxamento e descanso.

Por outro lado, vale ressaltar que o autoconhecimento não vale só para os viajantes, como também o reconhecimento que o fato de viajar pode ser mais desafiador e até estressante para algumas pessoas, pois demanda tempo, mudanças, um pouco de instabilidade por ser desconhecido, então, cabe a você se perceber em qual estilo se encaixa e o que de fato é prazeroso e confortável em suas escolhas.

Que uma viagem pode trazer satisfação, nós já sabemos, mas e se pudermos evitar o máximo de estresse? Algumas dicas podem ajudar:

  1. Faça uma lista: faça uma lista de tudo que precisa levar durante a viagem, tudo o que quer e precisa fazer para que não esqueça e fique em cima da hora, bem como, reservas, passagens, documentos, aluguel de carro, lugares que queira conhecer entre outros.
  2. Faça suas malas: depois de fazer uma lista do que precisa, pense na praticidade de fazer as malas e colocar tudo que precisa, para que não haja nenhum imprevisto e te faça esquecer algo importante.
  3. Escolha o melhor momento: se você é a pessoa que não gosta de multidões e evita lugares cheios, planeje sua viagem em datas de baixa temporada e tente fugir de datas comemorativas e feriados.
  4. Reserve um tempo para relaxar: mesmo que você coloque diversos lugares para conhecer, restaurantes, passeios, tente deixar um momento reservado para um momento bem relaxante e calmo durante a rotina da viagem.
  5. Mantenha-se com bons hábitos: em lugares novos é fácil se perder de bons hábitos, mas tente minimamente se manter hidratado, dormir um tempo regular para que seu corpo não sinta tanto essa mudança.
  6. Pratique a resiliência: é bem comum acontecer alguns “perrengues” durante uma viagem, ainda que seja planejada com antecedência alguns imprevistos podem acontecer, tente contar com sua resiliência e calma para situações em que você não pode controlar, como por exemplo, atraso de um voo ou outras situações.
    Essas dicas poderão te ajudar a fazer um melhor planejamento, para evitar situações de estresse e ansiedade, fazendo desse momento tão esperado o mais prazeroso possível, sendo um momento de lazer e descanso. Não esquecendo que cada experiência é vivida de maneira individual e caso tenha situações de intenso estresse e ansiedade por viajar, busque ajuda com psicólogo ou outro profissional de saúde mental para ter orientações precisas e suporte qualificado.

Quais os benefícios de viajar, para a minha saúde mental?

Viajar pode melhorar seu bem-estar de várias maneiras, tanto física quanto mentalmente, entre alguns benefícios estão:

  1. Redução do estresse: É comum estarmos imersos na nossa rotina do dia a dia, sair um pouco dela, viajar, pode ajudar você a desconectar um pouco, se afastar de obrigações rotineiras e diminuir o estresse pela oportunidade de vivenciar novas experiencias, se desligando um pouco de problemas.
  2. Proporciona tempo de qualidade: Além de ajudar a diminuir o estresse, ter um tempo exclusivo para você, fazendo coisas prazerosas, momentos de qualidade para descansar e relaxar pode ser prazeroso e recarregar suas energias.
  3. Melhora o humor: Viajar pode impactar diretamente no seu humor, já que entusiasmo, curiosidade, experiências e emoções positivas podem estar presentes desde o planejamento da viagem até a chegada nela para curtir o momento
  4. Estimula a criatividade: Sua imaginação e criatividade podem aumentar significativamente, afinal vivenciar novas experiencias, novos lugares, contemplar novas paisagens podem fazer você criar novas perspectivas e ideias para ampliar seu repertório na vida pessoal e até mesmo profissional.
  5. Saúde física: Muitas viagens requerem caminhada e exploração, além de beneficiar o condicionamento físico, pode impactar na sua saúde mental, como o humor. Mas não passe do seu limite, pode ter efeito contrário.
  6. Novas experiências: Ter a oportunidade de viver o novo, o desconhecido, podem fazer você sair da sua zona de conforto e conhecer novas maneiras de ser e estar no mundo, apreciando novas culturas, conhecendo novas pessoas, sabores, músicas e afins.
  7. Aprendizagem: Assim como aumenta sua criatividade, viajar pode fazer você explorar um lado educacional não vivenciado antes, afinal, conhecer culturas, histórias, pode fazer você criar novas perspectivas e compreender novas dimensões do mundo. Conhecendo coisas novas, você estimula sua cognição e impacta na memória, atenção, criatividade.
  8. Novas perspectivas: Experimentar novas culturas, pessoas e ideias pode ajudar a expandir seu lado pessoas e ao seu expor a um mundo novo, pode ajudar a desenvolver novas habilidades como: tolerância, compaixão, paciência, compreensão o que impacta diretamente em sua saúde mental.
  9. Senso de realização e propósito: Aumentar seu senso de conseguir o que almejou e ainda, aumentar seu sentido de vida tem uma ampla relação com sua saúde mental, afinal, aumenta suas emoções positivas e sensação de capacidade.
    Em suma, viajar pode ser uma excelente maneira de aumentar o bem-estar, impactar na qualidade de vida e ainda melhorar sua saúde mental. Se você é um amante de viagens, meu desejo é que você explore cada vez mais seu mundo externo e interno, com novas oportunidades, conhecimento, experiencias e adaptação.

Ainda em dúvida sobre como Viajar pode melhorar sua Saúde Mental? Acesse o site da especialista em Terapia Cognitiva Comportamental Isabella Salgado e descubra.

[BÔNUS] 4 Dicas para uma Viagem Inteligente

  1. Faça um Seguro Viagem: Por favor, não faça uma viagem internacional sem um Seguro de Viagem. Na Europa ele é obrigatório e nos Estados Unidos um dia de internação custa uma pequena fortuna. Já me salvou mais de uma vez!! Faça uma cotação online  com nossa parceira SegurosPromo e viaje tranquilo.

  2. Alugue um CARRO: A gente ama uma roadtrip. Para não pagar IOF e ainda poder parcelar, fazemos cotação online através da RentCars que busca os melhores preços entre diversas locadoras no Brasil e no mundo com total segurança.

  3. Reserve a Hospedagem: Somos praticamente sócios do Booking.com . São centenas de reservas já feitas sem nunca ter tido problemas. São milhões de opções de hospedagem no Brasil e ao redor do mundo para todos os gostos e bolsos. O melhor é que a maioria tem cancelamento grátis! Reserve Agora!

  4. Use o Celular no Exterior: Praticamente impossível ficarmos desconectados hoje em dia seja para falar com amigos e familares seja para buscar informações, usar o google maps ou o tradutor em uma viagem internacional. Quer mais comodidade do que já sair do Brasil com o seu Chip Internacional funcionando no seu celular? A Viaje Conectado é nossa parceira e já usamos em diversos países.

Está em busca de Resorts e Hoteis Fazenda?

Descubra nossa incrível ferramenta de busca, filtros diferenciados e comparação para você selecionar o melhor para sua viagem!

Conteúdo relacionado

- Pousadas em Santo Antonio de Jesus: As 4 opções selecionadas
- TOP 6 Chalés no Interior de SP para uma experiência fantástica
- Hotéis e Pousadas Românticas do Rio Grande do Norte: 6 opções fantásticas

Os hotéis foram selecionados cuidadosamente para o seu conforto e melhor experiência de viagem. Reserve seu hotel através dos links do ILoveTrip para garantir as melhores opções. Ao reservar o hotel utilizando o nosso link você terá direito a um brinde. Basta entrar em contato conosco e informar o código da sua reserva

No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nosa Política de Privacidade.