Search
Close this search box.

Roteiro na Itália: Qual o melhor roteiro e outras Dicas para criar o seu

Publicado em:
Capa | Roteiro na Itália: Qual o melhor roteiro e outras Dicas para criar o seu | ILoveTrip

Índice de Conteúdo

Quando alguém planeja um roteiro na Itália se depara com diversas alternativas. Ainda mais, sabendo que todos os cantos possuem uma rica história, podendo ser refletida por séculos até milênios. As suas atrações são infinitas e magníficas, cidades inteiras é um museu ao ar livre, cidades com incríveis monumentos e arquiteturas únicas.

Se fosse possível, com certeza você passaria meses por lá, só realizando maravilhosos passeios e conhecendo cada cidade da Itália. Em geral o turista que viaja para a Itália tem que aproveitar e conhecer os melhores pontos turísticos, no caso aqueles que possuem maior relevância histórica, arquitetônica, cultura e paisagem naturais.

Geralmente o planejamento para o roteiro na Itália, possuem uma duração entre 7 a 15 dias em média. Por isso irei mostrar um planejamento de roteiro na Itália que se encaixa perfeitamente para as opções de 7, 10 e 15 dias. 

Claro, caso você passe alguns dias a mais, você poderá tirar melhor proveito da Itália, realizando passeios mais longos nas cidades que menos priorizamos, ou mesmo tanto mais dias para as três principais cidades da Itália, que seriam as cidades: Veneza, Florença e Roma. Assim, você conseguiria apreciar ao máximo grandes atrações e conhecer melhor a história por lá.

Há também grandes possibilidades de realizar dias adicionais em bate voltas pela região destas cidades, pois há diversas opções. Na leitura e por textos adicionais, verá que há ótimas opções.

1. Dica para roteiro de 7 dias

Caso você tenha uma semana na Itália, aconselho que comece pelo Norte de carro, caso não consiga alugar, não esquente! No decorrer da leitura terá dicas de transporte alternativas.  

Assim você poderá pegar as 3 cidades que não podem faltar no seu roteiro na Itália, que no caso é Veneza, Florença e Roma, algumas outras alternativas que você terá no decorrer da leitura. E ainda terá oportunidade de apreciar a belíssima paisagem da Itália.

Ainda de carro, irá aproveitar a belíssima paisagem italiana e seu charme arquitetônico, Tantos das principais cidades, como cidades pequenas podendo realizar algumas paradas estratégicas no seu roteiro na Itália. Inicialmente me dedicarei, este foco, ao nosso roteiro na Itália por 7 dias e que será utilizado como base para os demais roteiros. 

1.1 Roteiro na Itália: Dia 1 e 2

No primeiro dia de viagem, se programe em desembarcar em Veneza. Dali, fique por 2 dias. Não é à toa ela ser uma das cidades mais visitadas na Itália, é com estes motivos que iremos ver quais são eles .

A cidade de Veneza é um grande pólo histórico, artístico e de riqueza natural. Possui muitos locais para se conhecer e apreciar. Para ver tamanha importância, ela possui o título de Patrimônio Mundial da UNESCO.

Veneza nasceu no século V a.C. É uma cidade milenar, até mesmo passando por diversas guerras em suas nações, pelas quais ela pertenceu, quase intacta por inúmeras guerras. Este foi um dos grandes fatores que se encontram na grande preservação da sua arquitetura e história. Assim, possuindo uma das mais belas arquitetura e de casas históricas que continuam vivas até hoje, após séculos.

A região Veneto, onde Veneza pertence e é capital, possui 117 pequenas ilhas na Lagoa de Veneza. Para interligar as ilhotas que ali foram formadas pelos rios e canais que cortam a cidade, possuem mais de 400 pontes, cada uma mais bela que a outra. Fazendo assim, a sua geografia única no mundo, creio que este é o ponto fundamental para atrair os seus turistas, mas não se engane, riqueza cultura e história é mais gloriosa ainda.

1.2 Roteiro na Itália: Dia 3

Se programe para acordar cedo, para realizar aluguel de um carro para continuar com o nosso roteiro na Itália. Caso não deseje, pode utilizar o trem. Iremos em direção a Padova (Pádua) que se encontra 40 km. Para passarmos uma parte da manhã e realizar o nosso almoço por lá. 

Assim realizando um passeio na Basilica di Sant’Antonio e almoça na praça da Itália, deixarei duas boas indicações para complementar a sua manhã, que são:

  • Ir à praça da Itália, a Prato del Valle; ou
  • visitar o mercado da Piazza delle Erbe.

Agora já realizado o almoço, iremos para Verona. Onde toda a cidade houve grande inspiração pelo William Shakespeare, o escritor da obra de Romance “Romeu e Julieta”. Será realizada uma pequena viagem, com a duração de menos de 1 hora, algo que vale muito a pena realizar a viagem pela linda estrada.

1.3 Roteiro na Itália: Dia 4

No nosso quarto dia, pegamos novamente a estrada no caso de for de carro, percorrer cerca de 2h e de trem, cerca de 1h30min. Com uma paisagem deslumbrante do Vêneto, Emilia-Romagna. Aí, sim, chegará ao nosso destino Toscana, na Firenze (Florença).

Dedicar um dia inteiro,  na cidade incrível Florença. Eu deixarei 10 indicações de passeios no dia 4 do nosso roteiro na Itália em Florença, que são:

  1. Duomo de Florença;
  2. Rio Arno;
  3. Piazzale Michelângelo;
  4. Ponte Vecchio;
  5. Palazzo Vecchio;
  6. Igreja de Santa Maria Novella;
  7. Escultura de Davi;
  8. Galleria degli Uffizi;
  9. Piazza della Signoria; e
  10. Fiesole.

1.4 Roteiro na Itália: Dia 5, 6 e 7.

Antes de organizarmos os nossos os dias 5, 6 e 7 do nosso roteiro na Itália, deixo uma indicação de leitura, que acredito que seja obrigatório à sua leitura!

Leia Também =>O que fazer em Roma: Dicas Imperdíveis

A famosa capital da Itália, Roma. Nem posso deixar de mencionar que foi a capital por séculos e séculos do maior Império que o mundo já viu, é o berço do mesmo, o grandioso Império Romano de onde é a base da nossa língua, cultura, política, ciência e não consigo lista todas as bases que ele foi para o Ocidente.

Por isso da indicação de leitura, pois lá se encontram muitas informações interessantes para conhecer mais da maravilhosa cidade de Roma.

De Florença para Roma, você deverá levar cerca de 3h30min. Por este motivo, aconselho que saia bem cedo, tome seu café, partiu estrada! 

Não posso deixar de mencionar, que é bom estar com roupas leves e garrafinhas de água na cidade de Roma. É bem comum atingir os 40ºC por lá. A cidade oferece diversos bebedouros públicos, para que você possa se hidratar, por este motivo do conselho que ande com uma garrafinha.

Roma é um grande espetáculo, um verdadeiro museu a céu aberto que relata diversas épocas da sua existência. No 5º dia do roteiro na Itália você irá se depara com gloriosa atrações turísticas, colocarei algumas atrações que vem a minha cabeça, pois, tenho certeza que não conseguirei lembrar de todas:

  1. Coliseu;
  2. Subterrâneo do Coliseu;
  3. Fórum Romano;
  4. Monte Palatino;
  5. Panteão
  6. Fontana de Trevi;
  7. Piazza Navona;
  8. Piazza Venezia;
  9. Basílica de São João de Latrão;
  10. Castelo de Sant’Angelo;
  11. Basílica de São Pedro;
  12. Museus do Vaticano;
  13. Capela Sistina;
  14. Villa Borghese;
  15. Piazza di Spagna;
  16. Piazza del Popolo;
  17. Santa Maria del Popolo;
  18. Portas da Roma Antiga;
  19. Arco de Constantino;
  20. Aqueduto Romano;
  21. Necrópole do Vaticano;
  22. Via Ápia, (Porta de São Sebastião parte das antigas muralhas romanas);
  23. Catacumbas de São Calisto;
  24. Rio Tibre;
  25. Bairro Trastevere;
  26. Bairro L’EUR;
  27. Mercado Central de Roma; e
  28. Vulcão Vesúvio (saída da cidade de roma).

Depois de ter colocado essa lista de 28 atrações em Roma no nosso roteiro na Itália, não é uma lista definitiva, pois acho que é humanamente impossível realizar.

Muito menos, isso seria uma indicação de realizar todos os passeios mencionados em 3 dias, muito menos em 1 dia de roteiro na Itália. Neste caso, chegando em roma, no dia 5, priorize realizar passeios em atrações turísticas em áreas abertas, como: Piazza di Spagna, Piazza Navona, Popolo, Fontana di Trevi, Arco di Constantino e Pantheon.

Para o 6º dia o foco será no Coliseu, Vaticano em suas Basílica e Piazza Veneza. Essas 3 atrações irão levar o dia inteiro, geralmente há grandes vilas, principalmente no verão europeu.

No seu 7º dia, momento mais relaxante pode começar o dia com compras e busca realizar 1 ou 2 passeios, que não foi possível ainda ser aproveitado. Em relação às compras, que no caso são as tradicionais lembrancinhas de viagem, não se preocupe, pois, roma está cheio de barraquinhas em suas ruas.

Claro, não posso deixar de mencionar ótimos locais para hospedar em Roma!

Leia Também =>Hotéis em Roma – As 8 Melhores opções para uma viagem perfeita

2. Dica para roteiro de 10 dias

Com o acréscimo de 3 dias, vai fazer bela diferença para conhecermos melhor a incrível Itália.

A ideia aqui é aproveitar as dicas para roteiro de 7 dias e acrescentar 3 dias de passeios no nosso roteiro na Itália de 10 dias. Com os 3 dias adicionais, é possível aproveitar a maravilhosa cidade de Nápoles.

Ela é a terceira maior cidade da Itália, com incrível beleza natural. E para apimentar, possui uma grande baía com mar azul e montanhas no entorno. Ambiente cheio de atrações históricas, com igrejas, ruínas, fortalezas antigas e mosteiros, que será um grande espetáculo para o seu roteiro na Itália.

Leia Também =>Onde Ficar em Nápoles – 8 opções perfeitas para viagem

Para complementar o seu roteiro na Itália de 10 dias. Fique em sua escolha em curtir 1 ou 2 dias, o mesmo vai equivale para o próximo destino. Cerca de 1h30min de trem. Ou poderá optar por ir de barca caso esteja de carro. Para a Ilha Ischia.

Uma ilha bem animada, com ótimas praias. Para lanche, aconselho que aproveite para comer a verdadeira pizza napolitana, na ilha italiana.

Ainda deixo uma dica, sei que alguns não querem curtir as praias de Ischia. Então minha indicação, que o seu último dia no roteiro na Itália de 10 dias, aproveite mais a cidade Nápoles. Conheça melhor o centro histórico da cidade.

Minha indicação nesta situação, que aproveite para conhecer a história de Pompéia. Indo visitar o museu Arqueológico Natural de Pompéia, as maravilhosas ruínas da cidade que foi devastada pelo Vesúvio.

3. Dica para roteiro de 15 dias

Caso você planeje fazer um roteiro na Itália para metade de um mês, vá tirar melhor proveito para visitar algumas cidades que não foram incluídas anteriormente. Vamos tirar proveito do roteiro anterior, para construir o roteiro na Itália em 15 dias, fique atento!

3.1 Roteiro na Itália: Dia 1 a 3

Nos 3 primeiros dias do roteiro na Itália, ficamos focados nas cidades de Veneza, Verona e Padova. Nos tópicos 1.1 e 1.2. Caso queira dividir um dia para cada cidade pode optar, mas aconselho que fique 2 dias em Veneza e 1 dia dividido com Verona e Padova, como foi organizado no tópico 1.1 e 1.2.

3.1 Roteiro na Itália: Dia 4

Daí, no dia 4 saia de Verona, vá para Milão na região da Lombardia. Leva cerca de 1h30 min e possui belíssimas paisagens. Chegando a Milão recomendo que conheça Duomo, a Galleria Vittorio Emanuele II, a Via della Spiga e o Castelo Sforzesco.

Para encerrar o passeio, durante a noite vai para a região de Navigli, onde o bairro possui os canais de Milão. Busque algum lugar para se alimentar e se divertir.

3.2 Roteiro na Itália: Dia 5 e 6

Agora iremos em direção a Florença, não repetirei o que já foi dito no tópico 1.3. Aqui você pode prolongar 2 dias por lá, mas eu possuo algumas indicações para bate-volta para aproveitar melhor a região.

Em relação ao bate-volta pode realizar em Pisa, lá se encontra aquela famosa torre inclinada e muitas outras atrações. Também pode ir para Siena apreciar as suas maravilhosas vinícolas e tomar ótimos vinhos italianos, para complementar a incrível paisagem de Toscana.

3.3 Roteiro na Itália: Dia 7 ao 11

Como Roma é a capital, possui muitas e muitas atrações. Até anteriormente nos separamos 3 dias para aproveitar, claro não era possível conhecer todas as atrações só algumas, priorizamos alguns fundamentais para no sexto dia. Aqui irá aproveitar destas atrações, mais outras.

Como este roteiro na Itália de 15 dias possui mais tempo, para tirar mais da belíssima Roma. Então pegue o tópico 1.4 como referência, faça o primeiro dia em Roma como já mencionado, e aproveite as dicas de atrações para buscar diversos passeios em Roma e conhecer o máximo que conseguir, desbravando o máximo da sua história. Deixe o último dia para realizar aquelas compras de lembrancinhas de viagem.

3.3 Roteiro na Itália: Dia 12 ao 15

Utilizei o tópico 2, que foi o acréscimo de 3 dias para o roteiro na Itália de 10 dias. Em Nápoles, conhecendo a maravilhosa Pompeia e a dicas adicionais. Aproveite ao máximo as dicas alternativas, para finalizar os 3 últimos dias do roteiro na Itália de 15 dias.

Agora desejo uma ótima viagem à Itália!

[BÔNUS] 4 Dicas para uma Viagem Inteligente

  1. Faça um Seguro Viagem: Por favor, não faça uma viagem internacional sem um Seguro de Viagem. Na Europa ele é obrigatório e nos Estados Unidos um dia de internação custa uma pequena fortuna. Já me salvou mais de uma vez!! Faça uma cotação online  com nossa parceira SegurosPromo e viaje tranquilo.

  2. Alugue um CARRO: A gente ama uma roadtrip. Para não pagar IOF e ainda poder parcelar, fazemos cotação online através da RentCars que busca os melhores preços entre diversas locadoras no Brasil e no mundo com total segurança.

  3. Reserve a Hospedagem: Somos praticamente sócios do Booking.com . São centenas de reservas já feitas sem nunca ter tido problemas. São milhões de opções de hospedagem no Brasil e ao redor do mundo para todos os gostos e bolsos. O melhor é que a maioria tem cancelamento grátis! Reserve Agora!

  4. Use o Celular no Exterior: Praticamente impossível ficarmos desconectados hoje em dia seja para falar com amigos e familares seja para buscar informações, usar o google maps ou o tradutor em uma viagem internacional. Quer mais comodidade do que já sair do Brasil com o seu Chip Internacional funcionando no seu celular? A Viaje Conectado é nossa parceira e já usamos em diversos países.

Está em busca de Resorts e Hoteis Fazenda?

Descubra nossa incrível ferramenta de busca, filtros diferenciados e comparação para você selecionar o melhor para sua viagem!

Conteúdo relacionado

- Pousadas em Santo Antonio de Jesus: As 4 opções selecionadas
- TOP 6 Chalés no Interior de SP para uma experiência fantástica
- Hotéis e Pousadas Românticas do Rio Grande do Norte: 6 opções fantásticas

Os hotéis foram selecionados cuidadosamente para o seu conforto e melhor experiência de viagem. Reserve seu hotel através dos links do ILoveTrip para garantir as melhores opções. Ao reservar o hotel utilizando o nosso link você terá direito a um brinde. Basta entrar em contato conosco e informar o código da sua reserva

No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nosa Política de Privacidade.