Está planejando uma viagem romântica ou ama degustar um bom vinho? Gosta de curtir um passeio no friozinho? Então, alguns passeios em Bento Gonçalves pode ser ideal para você! Com boas doses de gastronomia, história, turismo de qualidade e paisagens encantadoras, você com certeza terá uma experiência incrível. Leia e conheça mais sobre a capital do vinho.
Localizado na Serra Gaúcha, Bento Gonçalves – a capital brasileira do vinho, como é conhecida – está localizada próximo a outros destinos muito conhecidos como Gramado e Canela, que são muito procurados para viagens em família e casais.
A região em si foi marcada pela presença de imigrantes que deixaram a Europa durante a primeira e a segunda guerra, e entre eles principalmente a grande população de italianos que ocuparam a região durante anos. Deixaram assim seus costumes e culinária, o que influenciou bastante no sotaque e vocabulários locais, o que pode ser notado até os dias de hoje.
A região pode ser visitada durante todo o ano, mas assim como nas grandes cidades, tem suas épocas de alta e baixa temporada. O início do ano, por exemplo, costuma ser marcado pela alta temporada, já que é o período em que nas vinícolas acontece a colheita das uvas.
O tempo de colheita começa em janeiro, e pode ir até o fim de março aproximadamente. Esses costumam ser meses de alta temporada porque, como é feita a colheita, muitos grupos de turistas gostam de acompanhar essa atividade, podendo ver de perto em algumas vinícolas os turistas podem até participar do processo e colocar a mão na massa junto com os produtores locais.
Se você prefere fazer os passeios com mais calma e tranquilidade, a baixa temporada não deixa nada a desejar. No mês de junho acontece a Vindima, como é chamada pelos locais, mais especificamente no dia 05.
Trata-se de uma festa que seu nome originalmente significa “colheita, o ato de apanha da uva”. Na festa tradicional você poderá participar de degustações, passeios de tuc-tuc (pequenos carretos agrícolas) e claro, muitas apresentações folclóricas na região. Mas a região ainda oferece muito mais opções de lazer e turismo, sempre carregadas de muita história e tradição local.
Sobre o clima de Bento Gonçalves, as chuvas são características durante todo o ano na região sul do país, então não há como se planejar exatamente quanto a isso. Em todo caso, é sempre recomendado que você tenha roupas de frio e um bom guarda chuva. Mesmo com as possíveis garoas, nada estraga os passeios que em sua maioria são feitos em locais fechados.
Selecionamos aqui alguns dos passeios imperdíveis para você planejar sua viagem e conhecer mais de Bento Gonçalves.
Leia Também =>> Serra Gaúcha: Roteiro perfeito e completo para sua viagem de 5 ou 7 dias
O Brasil é cheio de história, e em Bento Gonçalves não poderia ser diferente. Um passeio imperdível é a Rota Cantinas Históricas, que também é conhecida como Linha Faria Lemos, localizada no distrito que leva o mesmo nome. Originalmente as cantinas eram usadas para armazenar mantimentos e alimentos.
Localizada na região Sul do país, este passeio é um verdadeiro tour histórico pela culinária dos grupos de imigrantes que já passaram pela região – principalmente os italianos, com muita cultura, fatos da época e claro, você poderá participar de tudo isso enquanto degusta os melhores vinhos das vinícolas locais.
Com certeza você viverá uma experiência inesquecível neste verdadeiro centro do enoturismo, que também está entre os municípios mais populosos do Rio Grande do Sul. A Rota possui aproximadamente 5 km, e vai pela área rural no interior de Bento Gonçalves. Neste roteiro você terá contato principalmente com pequenas empresas familiares, cada uma produzindo conforme suas tradições. Você fará a primeira parada na Dal Pizzol, um parque bem completo que conta até com uma minifazenda.
No roteiro também está a Vinícola Monte Rosário, com uma vista panorâmica incrível para a paisagem natural da região sul do país, composta principalmente por belíssimos vales e montanhas. Antes de finalizar o passeio, você poderá visitar a Vinícola Cristofoli – Vinhos de Família, onde eles oferecem uma combinação perfeita entre gastronomia e turismo. Entre as experiências disponíveis, as queridinhas dos turistas são o almoço harmonizado pela casa e o spuntino, onde você poderá experimentar todas as delícias da região.
Com certeza você já deve ter ouvido falar da Maria Fumaça, conhecido por ter sido um dos primeiros modelos de trem a serem utilizados por todo o Brasil. Trata-se de uma locomotiva a vapor, bem característica do século XIX e que teve sua origem na Inglaterra por um engenheiro.
Ao chegar ao Brasil, a famosa Maria Fumaça ganhou o apelido de Balduína pelos mais antigos, em diversas regiões do interior. Era o modelo mais utilizado pela população nas cidades brasileiras e em diversos países ao redor do mundo também
Em Bento Gonçalves, além de ser um meio de transporte, a Maria Fumaça também se tornou um verdadeiro point de imersão no Parque Cultural Epopéia Italiana. O trem a vapor percorre um trajeto de aproximadamente 23km e passa pelas três cidades: Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, onde você poderá observar as belezas naturais durante o passeio.
Mas não é só isso, enquanto o trem faz seu percurso, os passageiros podem assistir às apresentações temáticas da tripulação com trajes típicos, contando inclusive com músicos que animam o vagão e todo um repertório de música gaúcha. Também é oferecida degustação de vinhos, queijos e aperitivos diversos para os passageiros, enquanto fazem uma verdadeira viagem no tempo.
O valor do ingresso já inclui a viagem de ida e volta, e podem ser comprados online para sua maior comodidade. Os mais em conta ficam na média de R$130 reais, podendo variar de acordo com o pacote desejado e o número de pessoas.
Já imaginou você chegando na cidade das melhores vinícolas do país e se deparando com um chafariz de vinho? Essa é a experiência que os turistas que visitam Bento Gonçalves tem. Estamos falando especificamente da La Fontana ou simplesmente o Chafariz de Vinho, um chafariz que, como o nome sugere, jorra vinho de sua fonte e deixa os turistas encantados com sua coloração.
O monumento também rende ótimas fotos e chama a atenção dos mais curiosos. Além da característica um tanto quanto exótica, o chafariz também possui muita história desde a sua construção: o monumento é constituído por vários retalhos de pedras, como as taipas que eram tipicamente feitas pelos imigrantes em sua chegada. As taipas são muito comuns na arquitetura da Itália, principalmente nas cidades do sul.
A praça La Fontana faz parte do city tour, que é uma das melhores formas de conhecer pontos estratégicos da cidade. O conceito histórico já começa pelo meio de transporte utilizado – um ônibus vintage da Chevrolet de 1961. O city tour pode durar uma média de 4 horas, e também passa por outros pontos turísticos como a Via del Vino – uma praça muito importante na história local.
Geograficamente falando, é possível notar que toda a cidade foi construída ao redor da famosa praça Antes de terminar o city tour, você poderá tirar fotos no Pipa Pórtico, um monumento de 17 metros em formato de barril gigante, mostrando que de fato Bento Gonçalves é a capital do vinho. O simpático Pipa Pórtico fica localizado bem na entrada da cidade, com passagem para os carros.
Que a região recebeu italianos em larga escala durante anos, nós já vimos nos livros de história em algum momento na escola. Mas recentemente a história foi homenageada, mais exatamente em 2015, com a inauguração do Monumento aos Imigrantes.
O Monumento trata-se de uma homenagem à todos aqueles que tiveram que deixar sua casa e seus países, principalmente durante a primeira e a segunda guerra mundial, para fazer da Serra Gaúcha o seu novo lar e recomeçar a vida em busca de paz. Entre os imigrantes italianos, sua maioria era de diaristas, trabalhadores braçais do campo e centenas de agricultores. Também tinham muitos marinheiros, sapateiros e carpinteiros.
A obra em si é bastante simbólica e emociona quem a encontra, por todo o sacrifício e os esforços que essas pessoas tinham que fazer para chegar até o Brasil. A história não foi esquecida, e de forma a recordar a ancestralidade da cidade e prestar homenagem, as estátuas retratam famílias chegando à cidade em suas carroças, sendo puxadas por bois e toda a dificuldade que se encontrava ao chegar numa terra estrangeira na época.
Se você gostaria de saber mais sobre a história e origem dos imigrantes que viveram no local ou se interessa por cultura e arte, é interessante também emendar o passeio e conhecer o Museu do Imigrante. O museu conta com mais de 20 mil peças históricas, possuindo grande acervo arquivístico e museológico.
Além do acervo riquíssimo, lá também você poderá encontrar a remontagem da casa de imigrantes da época e conhecer mais sobre como eles viviam e seus hábitos quando chegaram em terras brasileiras. Você irá se impressionar ao ver quantas dessas tradições perduram até hoje, algumas não só no sul do país mas em todo o Brasil. É uma opção de passeio super interessante para fazer com a família e os filhos.
O museu foi fundado em 18 de dezembro de 1974, e foi construído em um prédio original de 1913. O espaço é dividido em 8 seções temáticas. Algumas delas são: Loba Romana, uma alusão sobre a mitologia que paira sobre a história da fundação de Roma, onde os irmãos gêmeos Rômulo e Remo – que teriam sido responsáveis pela fundação da cidade italiana – foram aleitados por uma loba. A segunda seção temática é a Sala de Gaitas, onde estão expostos instrumentos que são típicos da cultura italiana e talvez você nem saiba. Entre eles estão gaitas de músicos famosos, flautas, e muito mais.
A terceira seção é a Sala de Arte Sacra. Uma característica dos imigrantes italianos é serem muito fiéis à igreja católica, logo não seria possível contar um pouco dessa história no Museu do Imigrante sem falar de santos e quadros bentos, objetos sacros característicos das igrejas romanas. A quarta seção é a sala do vinho, elemento essencial na cidade. Lá os turistas podem saber um pouco mais sobre como a arte de produzir vinho foi levada para a região sul do país, além de importantes informações sobre.
E se você quiser ver ainda mais, além de encontrar tudo isso, o museu ainda abriga exposições temporárias de temáticas e artistas variados em seu espaço.
Passeios de Maria Fumaça, museus… você prefere uma dose de adrenalina? Então você tem que conhecer o Parque de Aventuras Gasper. O espaço oferece entre as mais diversas atividades para você escolher a seu gosto, entre elas estão a tirolesa, escalada, paintball, trilha de moto… e essas são apenas algumas opções que o Parque de Aventuras Gasper. Já imaginou saltar de bungee jump enquanto tem a vista privilegiada dos vales e montanhas de Bento Gonçalves? É uma experiência e tanto!
O Parque conta com pousadas em sua vizinhança, bem próximo ao local, além de serviços de gastronomia. Sim! Lá você pode até reservar sua churrasqueira, juntar seus amigos e família para fazer o próprio churrasco.Se quiser ter maior comodidade, você e seu grupo podem optar pela alimentação no local, com as opções de lanches oferecidos nos quiosques. O que chama mais atenção é o valor das atividades que são super acessíveis.
A escalada artificial, por exemplo, fica na faixa dos R$20 reais. A tirolesa também não é muito diferente, custa R$50 aproximadamente. Os valores vão até R$150, que é o valor do passeio no quadriciclo individual, mas depende também se a atividade que o turista preferir é em grupo ou individual. O Parque é tão completo que oferece até atividades de tiro ao alvo, duelo e arco e flecha. Incrível, né? Agora é hora de começar a planejar a viagem! Quais dessas opções de passeio você gostou mais?
Descubra nossa incrível ferramenta de busca, filtros diferenciados e comparação para você selecionar o melhor para sua viagem!
Os hotéis foram selecionados cuidadosamente para o seu conforto e melhor experiência de viagem. Reserve seu hotel através dos links do ILoveTrip para garantir as melhores opções. Ao reservar o hotel utilizando o nosso link você terá direito a um brinde. Basta entrar em contato conosco e informar o código da sua reserva
A I Love Trip oferece serviços de viagens, passeios, hospedagens e aluguel de carro que passaram pela nossa curadoria. Com isso, podemos oferecer a melhor experiência de viagem para toda a família.
© 2023 Todos os direitos reservados
Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nosa Política de Privacidade.