Brasília é a capital do Brasil e imagina o tanto de história que ela tem! A cidade já é considera um Museu a Céu Aberto porque foi toda planejada por grandes artistas brasileiros como Oscar Niemeyer. E se os Museus em Brasília já são bonitos por fora, imagina por dentro!
Os museus precisam fazer parte de qualquer itinerário de viagem. Isso porque é através deles que podemos conhecer e entender melhor a cultura e história do lugar que estamos visitando.
E para celebrar o evento #MuseumWeek. Instituições culturais e museus do mundo inteiro são convidados para divulgarem suas atividades, cotidianos e curiosidades através da hashtag #MuseumWeek.
O ILoveTrip junto com outros blogueiros de viagem da RBBV (Rede Brasileira de Blogs de Viagem) não ficamos de fora dessa. Estamos participando de uma Blogagem Coletiva onde cada blog participante vai divulgar, todos ao mesmo tempo, posts sobre museus no mundo inteiro.
E nós escolhemos falar sobre os Museus em Brasília! A cidade tem mais de 87 museus cadastrados no IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus). E a grande maioria deles são de graça.
Resolvemos selecionar entre os muitos museus em Brasília, aqueles que consideramos os 7 melhores e imperdíveis para você visitar na sua próxima viagem. Para aqueles que já moram em Brasília, fiquem ligados nas dicas porque é uma oportunidade para verem o que estão perdendo e correrem para aproveitar.
Dica: você pode conferir um mapa interativo de busca de museus em Brasília e de todo Brasil aqui.
Leia Também: 101 Programas Imperdíveis para curtir Brasília
O que fazer em Pirenópolis – Roteiro Completo de Final de Semana
É um dos primeiros monumentos que avistamos quando vamos em direção à esplanada dos Ministérios pelo Eixo Monumental. Seu nome completo é Museu Nacional Honestino Guimarães.
Ele integra o Conjunto Cultural da República juntamente com a Biblioteca Nacional. O projeto futuro desse conjunto cultural prevê a integração de diversos outros prédios.
A arquitetura do Museu Nacional já impressiona com um formato oval inusitado. Além disso, o museu é ma belíssima obra de Oscar Niemeyer.
Com instalações modernas, o museu não possui uma exposição permanente. Ele recebe exposições itinerantes e sempre diversificadas como mostras fotográficas, exposições interativas e de temas variados.
Aos finais de semana o espaço próximo ao Museu Nacional é frequentemente tomado para atividades culturais como shows e teatro. Os skatistas também adoram porque o espaço é muito amplo e plano.
Funcionamento: De terça a domingo e feriados das 09h00 às 18h30.
A estátua de Juscelino Kubitschek no alto de um pedestal de 28m parece celebrar a chegada dos visitantes. A estátua é um destaque do museu JK e fica em um dos locais mais altos de Brasília.
O Memorial JK (Memorial Juscelino Kubitschek) está localizado junto à Praça do Cruzeiro, local onde foi celebrado a primeira missa no espaço onde seria construída a futura capital do Brasil. E esse mesmo espaço foi escolhido para guardar para sempre os restos mortais de JK que foi o idealizador de Brasília.
Dica extra: fique na Praça do Cruzeiro para ver o pôr do sol. É imperdível!
A vontade de criar uma capital no Planalto Central já era antiga mas foi Juscelino Kubitschek que tomou a decisão e apesar de todas as críticas resolveu deixar sua marca como o presidente que construiu a capital do país.
Disse JK: “Deste Planalto Central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada, com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino”. (Este texto pode ser visto no Museu da Cidade na praça dos Três Poderes).
Esse é único Museu/Memorial que você pagará em Brasília já que é https://ilovetrip.com.br/wp-content/uploads/campos-destaque.jpginistrado por uma organização sem fins lucrativos da família Kubitschek. Mas garanto que vale a pena, além de ser muito barato (R$ 4 reais a inteira e R$ 2 reais a meia).
Antes mesmo da entrada, pausas para fotos nos dois lados do Memorial JK. Na parte de trás, você poderá tirar as icônicas fotos da estátua do casal Kubitschek sentados “namorando” em tamanho natural com o pedestal de JK ao fundo. Em volta, um lindo gramado e espelhos d’águas. É um lugar muito bonito para visitar em Brasília.
Já próximo da entrada e estacionamento, atrás de um vidro, está o Ford Galaxie LTD de 1974 que foi o último carro de JK. O automóvel está em ótimo estado de conservação.
O Memorial JK está dividido em dois andares com ótima acessibilidade. Lá você encontrará objetos pessoais como roupas de gala, faixa presidencial além de fotos de época. Uma das partes mais importantes do museu é a sala mortuária onde se encontra os restos mortais do ex-presidente. É uma sala escura com iluminação escolhida para dar um ar mais místico e envolver os visitantes.
Funcionamento: De terça a domingo das 09h00 às 17h45
Basta atravessar a rua após sua visita ao Memorial JK para chegar ao museu Memorial dos povos indígenas.
Para celebrar a diversidade e riqueza da cultura indígena, Oscar Niemeyer projetou o local em forma de espiral que se assemelha à uma maloca redonda dos índios Yanomami.
Após a subida de uma rampa, a estátua de um índio está guardando o local e vigiando os visitantes que entram no recinto.
No acervo é possível encontrar objetos de diversas etnias indígenas do Brasil como os Urubu-Kaapor com uma arte plumária, os Yawalapiti através de bancos de madeira e índios do Alto Xingu e Amazonas com máscaras e instrumentos musicais.
No Memorial dos Povos Indígenas também são organizados eventos com participação de representantes de diversos povos do país.
Para dar ainda mais identidade ao memorial, o branco da edificação foi complementado com desenhos geométricos indígenas.
Funcionamento: De terça a sexta das 09h00 às 17h00. Sábado, domingos e feriados das 10h00 às 17h00.
O Museu do Banco do Brasil é o mais novo museu em Brasília. Com instalações modernas, o museu apresenta marcos importantes da economia Brasileira e do Banco do Brasil.
O acervo ainda possui diversas obras de artistas importantes como Di Cavalcanti, Tomie Ohtake, Carlos Scliar, Athos Bulcão e Burle Marx. Anexo ao museu também existe um café que pode servir para uma paradinha estratégica.
Um grande atrativo do Museu Banco do Brasil é sua localização. Ele fica dentro do nacionalmente famoso CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil).
O CCB de Brasília em especial é espetacular. Ele fica próximo à ponte JK e o Lago Paranoá em uma linda área verde.
Nos finais de semanas casais, famílias e amigos aproveitam os dias ensolarados para fazer piqueniques, conversar, tocar violão e claro, curtir a programação variada do CCBB.
Possui um grande estacionamento e para quem precisa de transporte, o CCBB oferece um ônibus gratuito que parte da Rodoviária do Plano Piloto.
Confira a programação completa do CCBB aqui.
Funcionamento do Museu Banco do Brasil: De terça à domingo das 09h00 às 19h00.
Funcionamento do CCBB: De terça à domingo das 09h00 às 21h00.
Esse é um dos museus em Brasília que nos surpreendeu bastante. Não esperávamos muita coisa, mas quando visitamos gostamos muito da disposição do acervo e a forma como é contado a história econômica do país.
O acervo é composto por medalhas, cédulas e moedas do Brasil e do Mundo. A exposição é inserida em um contexto histórico para ambientar o visitante.
Além da exposição permanente, muitas vezes há outras exposições temporárias que complementam o acervo do Museu.
Funcionamento: De terça à sexta das 10h00 às 18h00. Também é aberto no primeiro sábado de cada mês das 14h00 às 18h00.
Uma das relíquias do Museu dos Correios em Brasília é a primeira carta escrita por Pero Vaz de Caminha. Também possui uma riquíssima coleção de selos muito https://ilovetrip.com.br/wp-content/uploads/campos-destaque.jpgirada por colecionadores.
O prédio do Museu dos Correios dispões de 5 andares para exposições. No andar principal funciona uma exposição permanente sobre “Os sinais e as coisas: das fogueiras à internet” que conta a evolução das telecomunicações, em especial no Brasil.
Estão expostos diversos objetos e aparelhos usados como meios de telecomunicação como, por exemplo, telégrafos de vários tipos.
Um dos pontos altos da exposição é o “Ford de Bigodes” como era chamado o automóvel usado em 1927 pelo Marechal Rondon na sua missão para levar a demarcação de fronteiras e telecomunicações no extremo-oeste do Brasil.
Também é possível https://ilovetrip.com.br/wp-content/uploads/campos-destaque.jpgirar outras exposições temporárias sendo uma boa opção de Museu em Brasília. Confira a programação antes da sua visita aqui.
Funcionamento: De terça à sexta das 10h00 às 19h00. Sábado, domingos e feriados das 14h00 às 18h00.
Este Museu em Brasília foi criado para outra finalidade. Antes da vinda da capital do Brasil para Brasília, a residência oficial do Presidente da República era o Palácio do Catete localizado no Rio de Janeiro.
No início da construção de Brasília na década de 50, JK queria supervisionar as obras e precisava de um local para permanecer enquanto estivesse no Planalto Central.
Foi então que decidiu-se criar o Catetinho, a primeira residência oficial de JK em Brasília em1956.
Hoje, além da própria residência, é possível encontrar objetos e móveis da época da mesma maneira que estavam na época. É uma bela maneira de voltar ao passado e descobrir curiosidades da vida cotidiana, ainda mais de um Presidente da República.
O prédio é todo em madeira e por isso até teve uma apelido de “Palácio das Tábuas”. Foi construído rapidamente em apenas 10 dias e teve seu funcionamento até 1958 quando finalmente foi finalizado o Palácio da Alvorada.
Uma curiosidade é que o Catetinho foi o primeiro projeto de Oscar Niemeyer para Brasília e a sua única construção projetada em madeira .
Funcionamento: De terça à domingo das 09h00 às 17h00.
Dizem que Brasília em si é um Museu a céu aberto. Não poderiam estar mais certos.
A maior cidade planejada do século XX possui diversos monumentos que são considerados obras de arte e exemplo de arquitetura para o mundo todo.
Tanto é que mesmo sendo uma cidade tão jovem, se tornou Patrimônio Cultural da Humanidade pelo marco de arquitetura e urbanismo. Além disso, Brasília é a maior área tombada do mundo com 112,25 km2.
Tá vendo como vale a pena conhecer Brasília?
Você vai curtir: O que fazer em Brasília em um fim de semana
Dúvidas ou dicas sobre os Museus em Brasília? Deixe seu comentário abaixo e ajude a comunidade de viajantes do ILoveTrip!
Descubra nossa incrível ferramenta de busca, filtros diferenciados e comparação para você selecionar o melhor para sua viagem!
Os hotéis foram selecionados cuidadosamente para o seu conforto e melhor experiência de viagem. Reserve seu hotel através dos links do ILoveTrip para garantir as melhores opções. Ao reservar o hotel utilizando o nosso link você terá direito a um brinde. Basta entrar em contato conosco e informar o código da sua reserva
A I Love Trip oferece serviços de viagens, passeios, hospedagens e aluguel de carro que passaram pela nossa curadoria. Com isso, podemos oferecer a melhor experiência de viagem para toda a família.
© 2023 Todos os direitos reservados
Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nosa Política de Privacidade.
Respostas de 3
Em breve estaremos também em Brasilia. Parabéns pelo site, muito bom! Adoramos viajar conhecer lugares, costumes, história e principalmente o povo de cada lugar.