Search
Close this search box.

Roteiro em Foz do Iguaçu: Quantos dias é ideal e opções de 2 a 7 dias

Publicado em:
5/5 - (1 reviews)

Índice de Conteúdo

Dona de uma estonteante beleza natural, Foz Do Iguaçu atrai pessoas de várias partes do mundo e possui atrações incríveis para todas as idades.

A cidade tem cativado cada vez mais os turistas e está entre os destinos mais visitados no Brasil.

Se você ama a natureza e atividades ligadas a ela, Foz do Iguaçu é melhor destino para você.

É impossível não ficar maravilhado com as belíssimas paisagens e os animais de espécies raras que compõem o roteiro em Foz do Iguaçu.

Selecionamos os principais pontos turísticos e passeios que vão das famosas cataratas às compras no Paraguai.

Leia Também =>> Descubra Onde Ficar em Foz do Iguaçu, PR

Confira o melhor roteiro em Foz do Iguaçu

Quantos dias é ideal
Dia 1 – Cataratas do Iguaçu e Parque das Aves
Dia 2 – Cataratas lado Argentino e Marco das Três Fronteiras
Dia 3 – Usina de Itaipu e Ecomuseu
Dia 4 – Comparas no Paraguai
Dia 5 – Blue Park
Dia 6 – Museu de Cera e Vale dos Dinossauros
Dia 7 – Iguassu Secret Falls e Roda-gigante Yup Star

Quantos dias é ideal

É impossível conhecer em uma única viagem tudo de bom que esse destino tem a oferecer.

E sabendo que o tempo ideal para ficar na cidade e fazer o passeio valer a pena é quatro dias, planejamos um roteiro em Foz do Iguaçu de forma que você não deixe de conhecer e curtir as principais opções.

Mas se você quer uma dica, aí vai: se organize para ficar por mais dias, pois, você não vai querer voltar para casa tão cedo.

Dia 1 – Cataratas do Iguaçu e Parque das Aves

roteiro-em-foz-do-iguaçu

Visitar as Cataratas está no topo da lista de passeios de qualquer roteiro em Foz do Iguaçu, afinal, além de ser mundialmente conhecida, é o ponto turístico de maior destaque da cidade.

Muito bem arquitetado para receber turistas, o Parque Nacional do Iguaçu, onde as Cataratas estão localizadas, fica na fronteira entre Brasil e Argentina e engloba as cidades de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú.

No lado brasileiro você encontrará:

  • Hotel;
  • Restaurantes;
  • Estacionamento;
  • Ônibus que circula dentro do parque;
  • Lojas para lembrancinhas;
  • Praça de Alimentação;
  • Trilha de caminhada para acesso às quedas
  • E alguns passeios adicionais.

É uma experiência ímpar em meio à natureza.

O passeio pelo lado brasileiro das cataratas que pode ser realizado o ano todo, tem entre duas e quatro horas de duração, e o deslocamento é feito por um ônibus que sai do centro de visitantes e vai até a trilha. No meio do trajeto há paradas para alguns passeios adicionais.

A trilha é realizada a pé pelo meio da mata com espaços abertos destinados à observação das Cataratas, e o ponto final é na passarela de observação que conduz à “Garganta do Diabo”.

Ao terminar o passeio na trilha, há um memorial para Alberto Santos Dumont e uma praça de alimentação, onde o ônibus pega os turistas para retornar ao centro de visitantes.

Horário de Funcionamento: De 09:00 ás 17:00h.

Para valores, confira o site oficial

Parque das Aves

roteiro-em-foz-do-iguaçu

O Parque das Aves é um Centro de Conservação Integrada de Aves da Mata Atlântica e o segundo ponto turístico mais visitado de Foz. Por isso, não pode deixar de incluí-lo em seu roteiro em Foz do Iguaçu.

Considerado o maior parque das aves da América Latina, foi criado em 1994 com a finalidade de disponibilizar aos animais um ambiente adequado para sua reprodução e também para a preservação ambiental.

Localizado próximo ao Parque Nacional do Iguaçu, possui aproximadamente cento e setenta mil metros quadros de mata nativa, onde você encontrará viveiros de aves tropicais raras, como: araras, corujas, mutuns, urubus, harpias, periquitos, tucanos e flamingos. Você também poderá conhecer o viveiro de beija-flores, o borboletário e o espaço separado para cobras e jacarés.

No total, são aproximadamente mil e quinhentas aves, sendo que, 90% das cento e quarenta espécies de aves do parque são de Mata Atlântica, em algum risco de extinção.

Você pode até ser fotografado com uma arara em seu braço, caso inclua o passeio Backstage Experience em seu roteiro, pois ele é opcional.

O passeio que dura entre uma e duas horas de caminhada, é realizado em um ambiente de mata nativa com trilhas que levam aos viveiros, sendo que, em alguns viveiros você poderá entrar, enquanto outros são apenas de observação mesmo.

Também é possível realizar passeios adicionais conhecidos como Experiences, um deles é “Backstage” que eu já citei, e que traz informações técnicas a respeito do funcionamento do Parque das Aves, e o outro é uma celebração da “Floresta”.

No parque você também encontra lanchonete e loja de lembranças.

Horário de funcionamento: De 8:30 às 17:00h.

Valor do ingresso: R$70,00.

Crianças até 8 anos não pagam.

Dia 2 – Cataratas lado Argentino e Marco das Três Fronteiras

Para que seu passeio pelas Cataratas seja completo, você precisa conhecê-la pelo lado outro lado também.  As cataratas são as mesmas, mas a visão e a experiência do lado argentino são diferentes.

A parte argentina das Cataratas do Iguaçu fica localizada na cidade de Puerto Iguazu, que compõe a Tríplice Fronteira, acompanhada de Foz do Iguaçu e Ciudad del Est, no Paraguai.

As cataratas podem ser visitadas o ano todo, assim como no Brasil, porém, o melhor período é entre fevereiro e maio, quando as águas ficam em um meio termo de nível e visibilidade.

Entre os meses de outubro e janeiro as quedas atingem seu nível mais elevado de água, o que aumenta a vaporização e prejudica a visibilidade.

Já entre junho e agosto, o nível é baixo e a visibilidade é maior, mas elas não estarão tão belas quanto gostaríamos.

Recomendamos que ao fazer o planejamento do seu roteiro em Foz do Iguaçu, você evite os feriados prolongados e o período de férias escolares. Nesse período há lotação no parque e as filas são enormes.

Para chegar a Puerto Iguazú, seja por carro ou ônibus, você precisará passar pela Ponte Internacional Tancredo Neves, que une as rodovias RN 12 e BR-469, e como você passará pela imigração argentina, é necessário apresentar o RG com emissão inferior a 10 anos ou seu passaporte.

E já que você estará do outro lado da fronteira, aproveite para conhecer restaurantes e saborear pratos locais, assim como, o famoso churrasco argentino.

Outro ponto turístico que não pode faltar no seu roteiro em Foz do Iguaçu, o Marco das Três Fronteiras, está localizado ás margens do Rio Iguaçu, onde se encontra com o Rio Paraná – fronteira natural entre Argentina, Brasil e Paraguai.

Você até consegue tirar uma foto que enquadre os três países.

No local você encontrará uma praça, mirantes, feira de artesanato e parquinho. Tudo gratuito.

Dia 3 – Usina de Itaipu e Ecomuseu

roteiro-em-foz-do-iguaçu

Reconhecida como uma das maiores obras de engenharia moderna, a usina hidrelétrica de Itaipu Binacional é hoje, um dos principais pontos turísticos de Foz do Iguaçu.

Com serviço qualificado para receber turistas, a usina conta com várias atrações tanto nas áreas de tecnologia e engenharia, quanto da natureza e de resgate histórico da região.

O passeio mais tradicional da Usina é o “Vista Panorâmica”, que começa em uma sala de cinema localizada no Centro de Visitantes, onde acontece a apresentação de um filme que conta a história da construção da barragem e um pouco do trabalho atual de Itaipu.

Em seguida os visitantes da usina são levados de ônibus para dois mirantes de observação, e o passeio termina passando pela barragem. É possível passar ao lado e sobre ela, de onde também conseguimos ver o lago de Itaipu.

A usina também conta com outras atrações para os turistas, como a iluminação da barragem, o circuito especial, o refúgio biológico e o ecomuseu, sendo que, cada passeio tem sua tarifa e horário diferenciados.

Ecomuseu

E como não pode faltar em uma boa viagem, vamos conhecer um pouco mais da história local. Para isso, inclua a visita ao Ecomuseu em seu roteiro em Foz do Iguaçu.

Ainda dentro do complexo turístico da Usina de Itaipu, a visita ao Ecomuseu te proporcionará uma experiência histórica e educativa, pois, no museu acontece uma exposição fixa que conta, através de peças históricas, maquetes interativas e fotografias, a história da Usina e parte da história social e ecológica da região.

O local também dispõe de espaços para exposições artísticas e temporárias, e um lindo ambiente externo com jardim.

Como está localizado próximo ao centro de visitantes, o passeio é feito caminhando por blocos temáticos do museu, onde você pode contar com guias para auxiliar nas dúvidas e prestar mais informações.

Horário de Funcionamento: De 10:00 ás 16:00 horas.

Alguns turistas também aproveitam para fazer o passeio de barco pelo lago de Itaipu, o “Porto Kattamaran”. Há opções de pacote com passeio e jantar, e costuma ser sucesso entre os turistas.

O Complexo Turístico Itaipu funciona todos os dias das 8:30 às 17:00 horas.

O valor de cada passeio pode ser consultado pelo site oficial

Dia 4 – Compras no Paraguai

roteiro-em-foz-do-iguaçu

E para fechar o tempo ideal da viagem, para quem não pode estender mais um pouquinho, as compras no Paraguai não podem ficar de fora do seu roteiro em Foz do Iguaçu, já que os produtos lá são bem mais baratos.

Muitos turistas preferem contratar um tour guiado pela cidade, onde você é conduzido aos principais pontos turísticos. Não é difícil encontrar quem preste esse tipo de serviço.

Mas se esse não for o seu caso, esteja atento ao local onde irá comprar.

Indicamos que os pagamentos sejam realizados em real ou dólar, mas isso se o câmbio estiver favorável. Para pagamentos com o cartão de crédito, verifique se a loja é de confiança.

Muitos estabelecimentos recebem em dólar, real, guarani ou pesos argentinos, mas não são todos. Por isso, consulte assim que chegar e evitará constrangimentos na hora de pagar.

Dia 5 – Blue Park

Após quatro dias de caminhada, é hora de descansar as pernas. E que tal incluir um destino refrescante em seu roteiro em Foz do Iguaçu?

Você pode se divertir no maior parque aquático do sul do país.

O Blue Park é abastecido pelas águas termais e cristalinas do Aquífero Guarani, a segunda maior reserva de água doce do mundo.

No parque aquático você poderá desfrutar da terceira maior praia termal com ondas do mundo, o que promete um dia de muita diversão para todos.

Mas se você quer algo mais radical, então vai gostar dos toboáguas com trajeto de mais de 100 metros de descida. Diversão e emoção são garantidas.

São quatro linhas de toboáguas, que prometem muita adrenalina e, nos que são abertos, você ainda pode curtir a vista do parque.

O espaço exclusivo para as crianças ainda está em construção, mas isso não quer dizer que elas também não irão se divertir por lá.

Horário de Funcionamento: De 10:00 ás 17:00h.

Ingresso: R$140,00 Segunda a Sexta-feira

R$170,00 Sábado e Domingo

Meia-entrada – conferir no site.

Endereço: Rua Carlos Hugo Urnau, 756 – Dona Amanda.

Dia 6 – Museu de Cera e Vale dos Dinossauros

roteiro-em-foz-do-iguaçu

Incluir o Museu de Cera em seu roteiro em Foz do Iguaçu é uma garantia de passeio bem-sucedido.

Inaugurado em 2014, o Museu de Cera fica dentro do Dreams Park Show e conta com 17 cenários que encantam adultos e crianças.

Ao passear pelo museu você encontrará as estátuas de cera de grandes personalidades como: Airton Senna, Michel Jackson, Rainha Elizabeth, o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, entre outros. E para as crianças, também tem alguns personagens queridos dos desenhos e filmes.

Shrek, Homer Simpson, Homem Aranha e o incrível mundo de Star Wars, estão entre as atrações.

Você também pode acrescentar fotos profissionais e mãos de cera ao seu passeio, por um valor cobrado à parte do ingresso.

Horário de Funcionamento: Segunda a Quinta – De 09:00 ás 21:00h.

Sexta a Domingo – De 09:00 ás 22:00h.

Outra grande atração do Dreams Park é o Vale dos Dinossauros, e pode ter a certeza de que, não é um passeio que agrada apenas as crianças.

O Vale dos Dinossauros é um passeio ao ar livre que dura cerca de quarenta e cinco minutos, por onde você vai caminhando e conhecendo tudo sobre os 20 dinossauros que se movimentam e emitem sons. As crianças vão à “loucura”.

Entre as diversas réplicas robóticas de espécies em tamanho real, destaca-se o T-Rex com aproximadamente doze metros de altura.

Funcionamento: Todos os dias das 09:00 às 18:00 horas. O ingresso para cada atração pode ser adquirido pelo site oficial

Dia 7 – Iguassu Secret Falls e Roda-gigante Yup Star

O Iguassu Secret Falls é um passeio realizado em algumas cachoeiras não muito conhecidas, e, por isso, não é fácil encontrá-lo quando buscamos por roteiro em Foz do Iguaçu.

Para acessar as cachoeiras que ficam em um cenário surpreendente, é preciso caminhar por trilhas que somam quatro quilômetros, e passam por três rios famosos na região.

A caminhada é acompanhada por um guia, e também um carro de apoio.

Recomendamos que não se esqueça de levar água, protetor solar, repelente, roupa de banho e um lanchinho. E principalmente, fique atento às instruções do guia.

Roda-gigante Yup Star

roteiro-em-foz-do-iguaçu

Para uma experiência diferenciada, você não pode deixar a Yup Star de fora do seu roteiro em Foz do Iguaçu.

Com oitenta e oito metros de altura, a roda-gigante foi instalada próxima ao Marco das Três Fronteiras, de onde você terá, durante quase vinte minutos de passeio, uma vista panorâmica privilegiada dos mais belos cenários de Foz do Iguaçu e região.

A Roda-gigante Yup Star conta com trinta e seis cabines climatizadas que podem acomodar até 288 pessoas.

Horário de Funcionamento: De Terça a Domingo, das 12:00 ás 20:00 horas.

Endereço: Rua Quixadá, 127 – Loteamento Parque das Três Fronteiras.

Os ingressos variam de valor. Recomendamos visitar o site.

Ainda em dúvidas sobre o roteiro em Foz do Iguaçu? Deixe sua pergunta nos comentários!

[BÔNUS] 4 Dicas para uma Viagem Inteligente

  1. Faça um Seguro Viagem: Por favor, não faça uma viagem internacional sem um Seguro de Viagem. Na Europa ele é obrigatório e nos Estados Unidos um dia de internação custa uma pequena fortuna. Já me salvou mais de uma vez!! Faça uma cotação online  com nossa parceira SegurosPromo e viaje tranquilo.

  2. Alugue um CARRO: A gente ama uma roadtrip. Para não pagar IOF e ainda poder parcelar, fazemos cotação online através da RentCars que busca os melhores preços entre diversas locadoras no Brasil e no mundo com total segurança.

  3. Reserve a Hospedagem: Somos praticamente sócios do Booking.com . São centenas de reservas já feitas sem nunca ter tido problemas. São milhões de opções de hospedagem no Brasil e ao redor do mundo para todos os gostos e bolsos. O melhor é que a maioria tem cancelamento grátis! Reserve Agora!

  4. Use o Celular no Exterior: Praticamente impossível ficarmos desconectados hoje em dia seja para falar com amigos e familares seja para buscar informações, usar o google maps ou o tradutor em uma viagem internacional. Quer mais comodidade do que já sair do Brasil com o seu Chip Internacional funcionando no seu celular? A Viaje Conectado é nossa parceira e já usamos em diversos países.

Está em busca de Resorts e Hoteis Fazenda?

Descubra nossa incrível ferramenta de busca, filtros diferenciados e comparação para você selecionar o melhor para sua viagem!

Conteúdo relacionado

- 6 Melhores Pousadas Vista Mar Buzios
- 6 Melhores Pousadas com Pensão Completa
- 6 Melhores Pousadas Pé na Areia em Maresias

Os hotéis foram selecionados cuidadosamente para o seu conforto e melhor experiência de viagem. Reserve seu hotel através dos links do ILoveTrip para garantir as melhores opções. Ao reservar o hotel utilizando o nosso link você terá direito a um brinde. Basta entrar em contato conosco e informar o código da sua reserva

No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nosa Política de Privacidade.