Search
Close this search box.

TOP 5 Passeios no Rio de Janeiro para uma viagem perfeita

Publicado em:

Índice de Conteúdo

O Rio de Janeiro é aquele destino de viagem recomendado para todos. Desde crianças a idosos, sempre terá um programa legal para que seus passeios no Rio de Janeiro sejam inesquecíveis.

Sua beleza e majestade já fez dele a capital do Brasil, é um dos lugares mais visitados do mundo e foi considerado o maior carnaval do planeta.

O título de Cidade Maravilhosa é consequência de suas praias, clima e beleza natural, que é cercada pelas montanhas e o mar.

Mais do que belas praias e carnaval, o Rio dispõe de belíssimos parque e reservas de mata atlântica, onde os turistas podem realizar trilhas, tomar banho de cachoeira e aproveitar para relaxar em meio à natureza.

Leia Também =>> Onde ficar no Rio de Janeiro: 10 dicas, o guia definitivo

05 Melhores Passeios no Rio de Janeiro

1- Quando Visitar o Rio de Janeiro
2- 5 Melhores Passeios no Rio de Janeiro
2.1. Cristo Redentor
2.2. Pão de Açúcar
2.3. Morro do Vidigal
2.4. Tour pela Baia de Guanabara
2.5. Ipanema e Arpoador

1- Quando Visitar o Rio de Janeiro

De clima tropical úmido, a capital do estado atrai turistas o ano todo, pois, aqui não se aplica a ideia de que no inverno é frio e no verão é só calor.

Em qualquer época do ano é possível incluir as praias cariocas na lista de passeios no Rio de Janeiro, já que no verão pode chover muito e no inverno, a temperatura não cai tanto assim. 

A média de temperatura durante o ano é de 24º, sendo que, nos períodos chuvosos varia entre 18º e 25º e no verão faz jus à expressão “rio 40º graus”.

No outono e no inverno, o tempo na cidade é mais agradável.

Muitos cariocas consideram o melhor período para curtir uma praia, já que a temperatura não está tão elevada, o que torna as atividades ao ar livre, como trilhas e caminhadas, mais agradáveis também. Nessa época do ano, a cidade está mais vazia e os preços costumam ser mais acessíveis.

Mas é preciso estar sempre atento à previsão do tempo, pois, pontos turísticos como o Cristo e o Pão de Açúcar podem estar fechados devido a neblina e não será possível apreciá-los como você gostaria.

Se o que você quer é sentir a energia das altas temporadas, então o período mais indicado para visitar o Rio é o verão, entre os meses de dezembro e março. Nessa época, pela falta de frentes frias, o mar fica mais calmo e as praias e bares lotados até o anoitecer.

Como o verão é contemplado com muitas pancadas de chuva, você pode se frustrar por não poder desfrutar dos melhores passeios cariocas, e por isso, precisar rever seu roteiro de passeios no Rio de Janeiro.

Se o período escolhido for a primavera, você não pode deixar de visitar alguns pontos turísticos como Jardim Botânico, Parque Lage e Floresta da Tijuca, pois, do finalzinho de setembro a novembro, estarão mais lindos ainda.

São tantas as maravilhas do Rio de Janeiro que, fica quase impossível escolher apenas cinco, mas separamos lugares que com toda a certeza, te fará desfrutar de uma viagem perfeita.

2- 5 Melhores Passeios no Rio de Janeiro

Confira nossa lista com as melhores opções de passeios no rio de Janeiro, para você aproveitar, com a família, amigos, parceiros até mesmo n sua melhor companhia. Bora conferir!?

2.1. Cristo Redentor

passeios-no-rio-de-janeiro

Maior símbolo da cidade e principal cartão-postal, o Cristo Redentor sempre será um ponto turístico imperdível na hora de montar seu roteiro de passeios no Rio de Janeiro.

De vários pontos da cidade é possível ver a majestosa e imponente estátua de trinta e oito metros de altura que recebe e abençoa a todos, de braços abertos. Nosso querido Cristo foi indicado ao ranking das sete maravilhas do mundo moderno.

Inaugurado em 1931, o ponto turístico mais famoso e procurado pelos turistas recebe quase um milhão e meio de pessoas por ano, isso porque, muitos moradores da cidade nunca foram visitá-lo.

Localizado no Parque Nacional da Tijuca, o Cristo Redentor fica no topo do morro do Corcovado. Ele está a setecentos e dez metros do nível do mar, o que proporciona uma bela vista aos que se dispõem a subir os duzentos e vinte degraus que levam até aos pés da estátua.

Mas calma, também é possível chegar lá de van, trem ou carro.

Se você optar pelo trem, será um passeio que dura cerca de vinte minutos e é muito agradável, pois, atravessa a Mata Atlântica até chegar ao topo do Corcovado. Os visitantes também contam com quatro escadas rolantes e três elevadores panorâmicos para facilitar o acesso ao local.

O passeio pode ser um pouco cansativo devido ao número de visitantes, ainda mais se você optar por conhecê-lo em alta temporada, mas uma coisa é certa: vale a pena. A visão que se tem da “Cidade Maravilhosa” é espetacular.

Aos pés do Cristo é muito comum acontecer pedidos de namoro e casamento, mas o lugar já foi palco até da celebração da cerimônia.

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta-feira – Das 08:00 às 17:00h.

Sábado, Domingo, Feriado e Emenda de Feriado – Das 08:00 às 18:00h.

Valor do Ingresso: Os preços variam de acordo com o meio de transporte, van, trem, etc.

Crianças até 4 anos não pagam.

2.2. Pão de Açúcar

passeios-no-rio-de-janeiro

Outro ponto de visita obrigatória em seus passeios no Rio de Janeiro, é o Pão de Açúcar, o morro mais famoso do Brasil e um dos principais pontos turísticos da cidade.

Na verdade, é um complexo de morros que recebe esse nome, mas também conta com o Morro da Urca.

O Morro da Urca é a primeira parada, e você pode subir de bondinho ou a pé, pela trilha do Morro da Urca.

O início da caminhada pode ser um pouco pesado, mas a trilha é considerada de nível fácil, já que, tanto crianças quanto idosas sobem sem problema algum. É comum encontrar miquinhos em meio a paisagem durante a subida, que dura cerca de quarenta minutos. E não precisa se preocupar, a trilha é considerada extremamente segura, pois, a Urca é um bairro de militares.

Ao chegar lá em cima, você encontrará na Praça dos Bondes, duas versões anteriores de bondinho expostas e a estátua em tamanho real de quem idealizou e implantou cada uma delas. É permitido tirar fotos dentro deles.

O Morro da Urca também possui:

– Cocuruto, um espaço cultural que conta através de objetos, maquinários, fotos e filmes, a história dos bondinhos;

– Anfiteatro, onde são realizados vários shows de música;

– Espaço Baia de Guanabara, onde há restaurantes, lojas, lanchonetes e várias espreguiçadeiras para quem quer apreciar a beleza do Rio;

– Bilheteria que disponibiliza o ingresso do Bondinho, você precisará dele se quiser chegar ao Pão de Açúcar.

Já na segunda parada, o Pão de Açúcar, não tem muita coisa para fazer. Por ser menor, ela possui apenas uma lanchonete e um loja.

Mas, à vista… essa compensa demais, está entre os melhores passeios no Rio de Janeiro.

Sem falar nas fotos incríveis que dá para tirar de lá.

Dizem que o melhor horário para visitas é mais ao final da tarde, já que o calor na cidade é intenso e também porque nesse período as fotos recebem o toque da luza do pôr-do-sol.

Se conseguir esperar escurecer, contemplará a vista da cidade toda iluminada.

Horário de funcionamento:

Segunda a Quinta-feira – Das 10h às 19h.

Sexta, sábado e domingo – Das 9h às 19h.

Entrada de visitantes até às 18h.

2.3. Morro do Vidigal

passeios-no-rio-de-janeiro

Dono de ótimas atrações, o Morro do Vidigal é uma excelente opção para quem quer fugir da “tradicional” lista de passeios no Rio de Janeiro.

O Vidigal tem atraído muitos turistas por sua energia, programações e pela famosa Trilha Dois Irmãos. O morro promete reunir tudo que o Rio tem de melhor.

Pacificado em 2012 com a implantação da UPP, o morro tem ganhado destaque e até investimentos de iniciativas privadas e do governo.

O projeto Nós do Morro é um celeiro de artistas, e isso ajudou, e muito, a trazer visibilidade para os seus. Hoje conhecido como Morro dos Artistas, o Vidigal foi e ainda é o berço de muitos artistas cariocas, como Thiago Martins e Roberta Rodrigues.

O fato de estar em uma região privilegiada, a comunidade que faz questão de receber a todos da melhor forma possível, é emoldurada pelo Morro Dois Irmãos e pela bela vista para a praia do Leblon. O morro também tem sido reconhecido por famosos que garantiram seu imóvel ali, como ninguém menos que Madonna e David Beckham.

O que fazer no Vidigal:

Grupo Nós Do Morro – com a missão de dar acesso a arte e cultura, a todos que não tem, o projeto disponibiliza oficinas de formação artística nas áreas de teatro e cinema.

Sitie Eco Parque – do trabalho árduo da comunidade veio a transformação do Lixão em um parque ecológico com design paisagístico, horta comunitária e incentivo à sustentabilidade e vista para o mar.

Mirante do Arvão – um hostel que cedia festas badaladas que viram a noite e permite aos seus visitantes comtemplar a beleza do nascer do sol.

Trilha do Morro Dois Irmãos – considerada uma trilha leve/moderada, possui cerda de um quilômetro e meio que leva ao mirante. A trilha, que é bem-sinalizada, dura mais ou menos uma hora e reserva alguns pontos de parada de onde é possível ver São Conrado e a favela da Rocinha, assim como, admirar a belíssima paisagem que só o Rio de Janeiro tem. Mas o que faz o passeio valer a pena, é a vista panorâmica de 360º da região, que você tem ao chegar ao topo do Morro Dois Irmãos.

Muitos preferem fazer a trilha no final da tarde para apreciar o pôr do sol, e se você for um desses, não esqueça de levar lanterna e repelente. Vale também para quem quer acompanhar o nascer do sol.

2.4. Tour pela Baía de Guanabara

passeios-no-rio-de-janeiro

Que tal conhecer as opções de passeios no Rio de Janeiro por um outro ângulo?

Com certeza você não irá se arrepender de incluir o tour pela Baía de Guanabara em suas opções de passeios no Rio de Janeiro.

De beleza estonteante, e com extensão de quase quatrocentos quilômetros quadrados, a Baía de Guanabara engloba cerca de 30 rios cujas águas encontram com o mar, e com o total de 15 cidades rodeando suas águas.

São elas: Rio de Janeiro, Niterói, Nilópolis, São Gonçalo, Petrópolis, São João do Meriti, Maricá, Belford Roxo, Duque de Caxias, Magé, Nova Iguaçu, Guapimirim, Cachoeira de Macau, Rio Bonito e Itaboraí.

Infelizmente, a intensa urbanização da região e o grande tráfego de embarcações em suas águas tem degradado significativamente a Baía, mas ainda assim, a região mantém seu encanto.

A segunda maior baía do litoral brasileiro, atrás da Baía de Todos os Santos, abriga em seu interior cerca de 22 Ilhas e ilhotas que são habitadas por uma grande diversidade de plantas, peixes e animais marinhos.

Passeando por lá pode ser que você encontre golfinhos, tartarugas-marinhas e outras espécies que habitam essa região ou a procuram para se alimentar ou reproduzir.

O passeio de barco dura duas horas e costuma contemplar os seguintes pontos:

  • Marina da Glória
  • Aeroporto Santos Dummont
  • Escola Naval
  • Ilha Fiscal
  • Centro do Rio de Janeiro
  • Marinha do Brasil
  • Museu do Amanhã
  • Ilha das Enxadas
  • Ilha das Cobras
  • Ponte Rio-Niterói
  • Centro de Niterói
  • Museu de Arte Moderna
  • Praias de Niterói
  • Fortaleza de Santa Cruz
  • Forte da Lage
  • Forte São João
  • Urca
  • Pão de Açúcar
  • Enseada de Botafogo
  • Praia do Flamengo

Horário: Diariamente ás 09:30h

Ingresso: R$ 80,00 por pessoa.

Crianças até 4 anos não pagam.

De 5 a 10 anos, estudantes e brasileiros acima de 60 anos pagam meia.

É possível realizar passeio privativos em horários flexíveis.         

Local de Embarque: Marina da Glória – Cais Nobre.

2.5. Ipanema e Arpoador

passeios-no-rio-de-janeiro

Mundialmente conhecida como cenário de novelas e filmes, e por inspirar músicas e poesias, Ipanema é uma região mais requintada.

Com muitas lojas, bares e restaurantes, é muito frequentada por turistas do mundo todo em meio a seus passeios no Rio de Janeiro.

Para quem deseja observar e fotografar a pela paisagem carioca, o Mirante da Paz é um excelente lugar. Ele está localizado entre os bairros de Ipanema e Copacabana e a 64 metros de altura.

Além da belíssima praia, o bairro também é muito procurado pelo famoso pôr do sol visto de cima da Pedra do Arpoador, onde muitos aguardam para aplaudir o mais belo espetáculo na natureza, no Rio de Janeiro. A vista panorâmica que vai do Arpoador ao Leblon, é encantadora.

Carnaval

Como havíamos falado, o melhor Carnaval do mundo acontece aqui!

Nesse período a cidade está ainda mais animada, e você encontra festas nos quatro cantos da cidade. Vale a pena se programar para acrescentar o Carnaval carioca aos seus passeios no Rio de Janeiro.

Turistas do mundo todo reservam a data para realizar passeios no Rio de Janeiro e acompanhar de perto a gloriosa festa que acontece na Marquês do Sapucaí, com o desfile das escolas de samba.

Pelas ruas da cidade você encontrará diversos blocos de carnaval, que embalam a folia com marchinhas e maravilhosas fantasias.

Outra festa carioca mundialmente conhecida, é o Réveillon, considerado um dos maiores e mais bonitos eventos que celebra a virada do ano.

Muito aguardado pelos turistas e cariocas, está entre os períodos mais procurados para passeios no Rio de Janeiro.

Ainda em dúvidas sobre passeios no Rio de Janeiro? Deixe sua pergunta nos comentários!

[BÔNUS] 4 Dicas para uma Viagem Inteligente

  1. Faça um Seguro Viagem: Por favor, não faça uma viagem internacional sem um Seguro de Viagem. Na Europa ele é obrigatório e nos Estados Unidos um dia de internação custa uma pequena fortuna. Já me salvou mais de uma vez!! Faça uma cotação online  com nossa parceira SegurosPromo e viaje tranquilo.

  2. Alugue um CARRO: A gente ama uma roadtrip. Para não pagar IOF e ainda poder parcelar, fazemos cotação online através da RentCars que busca os melhores preços entre diversas locadoras no Brasil e no mundo com total segurança.

  3. Reserve a Hospedagem: Somos praticamente sócios do Booking.com . São centenas de reservas já feitas sem nunca ter tido problemas. São milhões de opções de hospedagem no Brasil e ao redor do mundo para todos os gostos e bolsos. O melhor é que a maioria tem cancelamento grátis! Reserve Agora!

  4. Use o Celular no Exterior: Praticamente impossível ficarmos desconectados hoje em dia seja para falar com amigos e familares seja para buscar informações, usar o google maps ou o tradutor em uma viagem internacional. Quer mais comodidade do que já sair do Brasil com o seu Chip Internacional funcionando no seu celular? A Viaje Conectado é nossa parceira e já usamos em diversos países.

Está em busca de Resorts e Hoteis Fazenda?

Descubra nossa incrível ferramenta de busca, filtros diferenciados e comparação para você selecionar o melhor para sua viagem!

Conteúdo relacionado

- TOP 5 Hotéis em Divinópolis, MG com melhor custo benefício
- 6 Pousadas Fantásticas em Paraty
- 5 Melhores Resorts All Inclusive no Nordeste

Os hotéis foram selecionados cuidadosamente para o seu conforto e melhor experiência de viagem. Reserve seu hotel através dos links do ILoveTrip para garantir as melhores opções. Ao reservar o hotel utilizando o nosso link você terá direito a um brinde. Basta entrar em contato conosco e informar o código da sua reserva

No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nosa Política de Privacidade.