Porto Seguro: Passeios e Dicas imperdíveis da cidade!

Porto Seguro é divido em região central e as praias para banho ficam localizadas mais ao norte. A programação da cidade é diária, com excursões e turistas chegando e saindo todos os dias o que garante o agito do lugar.

Aeroporto

Avião LATAM aeroporto Porto Seguro

O Aeroporto de Porto Seguro é bem pequeno. A pista de decolagem fica ao lado de uma rua com casas, onde passam carros e pessoas. Ele fica bem próximo do centro de Porto Seguro, por isso, o trajeto para os hotéis da região central é bem curto.

Valores dos passeios em Porto Seguro

Se você for de excursão, prepare-se para gastar muito mais do que o valor do pacote pago para Porto Seguro.  Isso porque todos os passeios são cobrados à parte, então no valor do pacote estão incluídos basicamente só o hotel, passagem aérea e transfer do aeroporto. Falamos em outros texto sobre as vantagens de viajar para Porto Seguro por conta própria e por excursão.

Ao chegar em Porto Seguro os guias turísticos CVC (que fazem papel de vendedores), abordam os turistas para venderem os passeios por preços mais altos do que as agências locais. Mesmo se você for por pacote, procure informações, converse com outras pessoas e se quiser gastar menos, contrate os passeios com as agências do centro de Porto Seguro.

O bom de fazer os passeios com a CVC  em Porto Seguro é a comodidade de ter incluso o transporte saindo do hotel, além da credibilidade da empresa. Mas para isso prepare-se para desembolsar muito mais.

Dica: se preferir, a grande maioria dos passeios  em Porto Seguro podem ser feitos de ônibus e de balsa. É o caso da viagem para Arraial d’Ajuda e Trancoso. O melhor é que além de gastar menos você terá liberdade para fazer seu roteiro e seus horários, além de poder conhecer lugares que não estão no roteiro das excursões. Com a CVC e as outras agências, você terá horário fixo para saída e volta, além de ter que esperar os outros turistas.

Como circular em Porto Seguro

Para se locomover por conta própria  em Porto Seguro existem diversas opções. Os ônibus contornam toda a orla, passando pelas praias do norte, centro e balsa. Você encontrará balsas no extremo norte de Porto Seguro já na cidade de Santa Cruz Cabrália para atravessar o rio em direção a praia de Santo André. No centro de Porto Seguro também existe a balsa para chegar  em Arraial d’Ajuda, Trancoso e praias do sul, como a Praia do Espelho.

Existem várias agências de aluguel de carros, buggies e motos. A dica é comparar os preços e se informar sobre descontos oferecidos por empresas conveniadas com o hotel.

Dica: outra opção para andar em Porto Seguro são os táxis. Muitos deles fazem ponto em frente aos hotéis e costumam levar grupos para os pontos turísticos e centro da cidade. É comum que pessoas se juntem para ratear o preço da corrida.

Hotéis e pousadas em Porto Seguro

São muitas opções de hotéis e pousadas. Basicamente os hotéis mais simples e baratos ficam no centro da cidade (onde estão localizados a maioria dos comércios, restaurantes e a famosa passarela do álcool), porém é uma boa caminhada para chegar até a praia. Os hotéis do norte ficam em sua maioria próximos à praia e costumam ser mais caros. Nesse caso, para chegar até o centro é necessário um transporte.

Escolhemos ficar no hotel Sued’s, na praia de Taperapuã, ao norte e recomendamos muito. O hotel fica em frente à praia, tem piscina, sauna, salão de jogos, recreação com monitores. Os quartos são simples e confortáveis. Um quiosque pé na areia do próprio hotel, com tendas, mesas e espreguiçadeiras também dá comodidade aos hóspedes. Mas lembre-se que apesar da propaganda, dificilmente você irá conseguir um quarto com vista para a praia.

Se você quiser ver mais opções de hotéis em Porto Seguro, fizemos um texto com dicas sobre os melhores lugares e hospedagens para ficar em Porto Seguro.

Entrada do hotel 3 estrelas Sueds em Porto SEguro
Entrada do hotel Sued’s
Quarto do Hotel Sueds em Porto Seguro
Quarto confortável
Quarto virado para a piscina no Hotel Sueds em Porto Seguro
Quarto virado para a piscina e com jardim agradável
Vista panorâmica do Hotel Sueds em Porto Seguro
Vista Panorâmica do quarto

>>Não perca << Veja quais são os melhores hotéis em Porto Seguro e reserve pelo link do ILoveTrip com as melhores ofertas!

Centro de Porto Seguro

O centro de Porto Seguro é onde ficam localizados a maioria dos comércios e hotéis mais econômicos. As ruas, sempre cheias de turistas, vendem souvenirs de todos os gostos e deliciosas guloseimas regionais. Aqui você também encontra música e bons restaurantes.

Passarela do álcool

Sem dúvida o lugar é um dos cartões postais de Porto Seguro e é aqui que o agito acontece. Lotada de barracas com os mais variados artesanatos e produtos que atraem os olhos, a passarela funciona todos os dias, à noite. Nunca para.

O lugar também é repleto de bares e restaurantes que tentam de tudo para atrair os turistas.

Em uma parte da passarela são concentradas as barracas coloridas com frutas que vendem deliciosos coquetéis e bebidas tropicais. Não deixe de experimentar o famoso Capeta, a bebida mais tradicional e conhecida de Porto Seguro.

Os quitutes como bolos, doces e as famosas cocadas também são encontrados por toda a parte.

Confira dicas de bares e restaurantes na Passarela do Álcool clicando aqui.

Centro Histórico

Igreja Matriz no Centro Histórico de Porto Seguro
Igreja Matriz

Localizado no alto de Porto Seguro, a antiga vila preserva sua arquitetura com casas antigas, todas coloridas, muitas abertas para venda de artesanato.

No centro, uma pequena igreja cercada por gramado. A vista lá de cima é espetacular, cobrindo grande parte do litoral de Porto Seguro.

Linda vista do centro histórico de Porto Seguro
Casas coloridas do Centro Histórico de Porto Seguro - Roteiro imperdível
Casarios conservados no Centro Histórico

A primeira parada indo com o CityTour é no show de capoeira dos meninos locais, em uma cabana montada no lugar. A apresentação é sensacional e contagiante e apesar de gratuita, com certeza você irá dar uma gorjeta depois de ver o talento dos meninos da capoeira.

Roda de capoeira no centro histórico de Porto Seguro

Saindo de lá, o guia conta uma breve história de Porto Seguro, dá uma pausa para fotos no Mirante e em seguida você pode se deliciar com as quituteiras que vendem  cocadas e outros doces, além do famoso acarajé.

Aproveite o tempo livre para andar pela vila e aproveitar todos os ângulos dos mirantes.

Baiana servindo um delicioso Acarajé em Porto Seguro
Baiana servindo um delicioso Acarajé

Balsa

A balsa, localizada no final da Passarela do Álcool leva carros e pessoas para o outro lado do rio sentido Arraial D’Ajuda. Do lado de Arraial também saem os ônibus para Trancoso.

A travessia é rápida e com a vantagem de ser cobrado apenas a ida Porto Seguro – Arraial D’Ajuda. A volta é grátis.

Praias do Norte

Praia Mundai  (4 km do centro de Porto Seguro)

Primeira praia ao norte do centro de Porto Seguro, Mundaí tem uma longa faixa de areia e coqueiros espalhados que completam o clima praiano.

A praia é calma, atraindo muitas famílias com crianças.  Existem serviços e barracas de praia por lá.

Praia Taperapuã (7 km do centro)

Praia de Taperapuão em Porto Seguro
Praia de Taperapuã

A praia de Taperapuã é a praia mais conhecida e mais badalada de Porto Seguro. Alguns comércios e barracas de praia e casas e hotéis, o lugar é muito bom para passeio.

A agitação durante o dia acontece próximo às famosas barracas de praia (é aqui em Taperapuã que ficam as barracas mais famosas de Porto Seguro, Tôa-Tôa e Axé Moi).

À noite o agito fica por conta das baladas e luaus que acontecem nas barracas.

Praia Mutá (14 km do centro de Porto Seguro)

A Praia do Mutá é a última praia ao norte de Porto Seguro. Por estar mais afastada, a região é mais tranquila para quem busca de sossego, sem abrir mãos de serviços e estrutura.

O mar é calmo o que atrai muitas famílias com crianças. Aqui ficam alguns dos melhores hotéis e resorts de Porto Seguro.

Coroa Vermelha

Praia de Coroa Vermelha em Porto Seguro - Melhor Roteiro
Praia de Coroa Vermelha

A praia de Coroa Vermelha fica da divisa de Porto Seguro com Santa Cruz Cabrália. De mar calmo e com muitas barracas de praia, em sua maioria bem simples, Coroa Vermelha é ideal para famílias.

Na maré baixa forma-se um banco de areia parecendo dividir a praia em duas partes, sendo possível “entrar” mar adentro.

No lugar, existe uma feira de artesanato com barracas e produtos, muitos deles feitos pelos indígenas da região. Lá está uma cruz que marca o local da primeira missa realizada no Brasil.

Para chegar até a praia a partir do centro, pegue um ônibus ou táxi na direção norte.

Barracas de artesanato na Praia de Coroa Vermelha em Porto Seguro
Barracas de Artesanato muito bem organizado
Produtos de Artesanato na Praia Coroa Vermelha em Porto SEguro
Diversos tipos de artesanatos fabricados pelos índios da região

Santa Cruz Cabrália – Praia de Santo André

Um pouco mais afastada, sendo mais difícil de se chegar por conta própria, é recomendado conhecer a praia de Santo André na maré baixa.

Por isso, para ter mais sorte, conheça o lugar logo pela manhã. Praia de águas calmas e com pouca infra-estrutura, a Praia de Santo André é parada dos passeios de Chalana da CVC.

Para ir por conta própria, pegue o ônibus na direção norte para Santa Cruz Cabrália e lá pegue a balsa para a Praia de Santo André. Como a distância ainda é longa, utilize o ônibus que e peça para descer próximo da praia.

Em um dos quiosques não deixe de experimentar o exótico e delicioso coquetel “Tudo de Bom”. O nome fará sentido depois que você experimentá-lo.

Outros passeios

Existem outros passeios que os receptivos e as excursões oferecem aos turistas, dentre eles, o passeio até Recife de Fora, de Chalana e também a Fazenda com banho de lama.

Como não fizemos esses passeios em Porto Seguro, a escolha é de cada um para incluir ou não essas opções no seu roteiro.

Ainda em dúvida sobre Passeios em Porto Seguro? Deixe sua pergunta nos comentários!

Leia nossos outros posts sobre Porto Seguro:

Monte Sua Viagem Aqui

  • Aluguel de carro » Descontos incríveis de até 60%, sem IOF nas reservas internacionais, parcelamento em até 12 vezes e cancelamento gratuito.
  • Reserva de Hotel ou Pousada » O Booking.com é o site líder mundial em reservas on-line de acomodações, onde faço minhas reservas há anos! Reserve com segurança, antecedência e pelo melhor preço!
  • Casa de Temporada (Tipo Airbnb) » Sabia que no Booking.com é possível alugar também casas e apartamentos? Muito mais simples, com filtros e sem burocracia!
  • Seguro Viagem » Tenha na mala o melhor amigo da sua saúde. Não deixe de viajar sem seu seguro viagem. Pegue seu cupom exclusivo e faça o seu agora mesmo!
  • Chip internacional » Já saia do Brasil com um chip internacional pré-pago no seu telefone e chegue ao seu destino conectado. Facilidade para pegar UBER, consultar sobre transporte público e pesquisas no Google. Válido para diversos países da Europa, Ásia, Oceania e Américas.
  • Passeios ou Ingressos » Fuja das filas comprando seu ingresso antecipadamente. Deixe sua experiência de viagem ainda mais fantástico com milhares de passeios.

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui

Casal ILoveTrip

Fundadores do blog, Carla e Erval viajam juntos juntos há mais de 15 anos. Com o passaporte carimbado em 45 países, adoramos falar e dar dicas sobre nossas andanças pelo mundo. Saiba mais

Posts Recentes

Os mais populares