O que são milhas aéreas e como utilizá-las para comprar passagens?

Destaque_Milhas_Aereas_Tudo_Sobre

Numa conversa sobre viagens é comum ouvirmos frases como: “você comprou com milhas aéreas?” Ou ainda: “Consegui uma passagem apenas com as milhas do meu programa de fidelidade”. Mas, afinal, o que são milhas aéreas?

A definição é bem simples. Milhas aéreas são os pontos acumulados em programas de fidelização de companhias aéreas.

Foi uma maneira encontrada por essas companhias para manter seus passageiros fiéis 03através de recompensas que são chamadas de milhas ou pontos. Ao fazer parte de programas de fidelização, a cada nova viagem o cliente pode acumular milhas.

Essas milhas acumuladas podem ser trocadas por produtos, serviços e o mais interessante, passagens aéreas nacionais e internacionais, podendo ser apenas um trecho, como também o percurso inteiro, ou seja, ida e volta.

A seguir preparamos perguntas frequentes sobre o que são milhas aéreas e respostas para você entender os benefícios, como se cadastrar, acumular, resgatar, os valores das milhas, o que é possível comprar com elas, os principais programas, entre outros aspectos nesse sentido.

Neste post você vai descobrir:

  • Quais são os programas de fidelização existentes?
  • Como posso participar desses programas?
  • Como posso potencializar o acúmulo de milhas aéreas?
  • Mas qual companhia é a melhor?
  • Quantas milhas aéreas vou gastar para adquirir uma passagem?
  • Encontrei uma passagem barata com milhas, mas não tenho pontos suficientes
  • Como verifico se minhas milhas estão sendo realmente acumuladas?
  • Viajei e esqueci de informar minhas milhas, e agora?
  • Milhas também valem produtos e serviços?

Quais são os programas de fidelização existentes?

Agora que você entendeu o que são milhas aéreas, nós podemos entrar mais profundamente no tema e desmistifica-lo. O primeiro passo é conhecer os já mencionados programas de fidelização ou milhagem.

É preciso entender que toda companhia aérea no mundo inteiro possui um programa desse tipo. Nesse sentido, neste guia vamos citar os programas brasileiros e suas alianças internacionais.

1. Latam Fidelidade e Multiplus (LATAM)

A LATAM abriu as portas para os programas de fidelização das companhias aéreas em 1993, com a criação do Latam Fidelidade. Hoje o Latam Fidelidade é integrado ao programa Multiplus, também da LATAM.

A companhia aérea faz parte da aliança internacional Oneworld, permitindo ao viajante a possibilidadede acumular e comprar passagens com milhas para destinos internacionais através de voos com companhias como: American Airlines, Britsh Airways, Iberia, Qatar Airways, e demais afiliados.

Para acumular pontos, a cada viagem o membro do programa deverá informar seu número de associação no check-in ou durante a compra da passagem. Quanto maior for o seu status nas categorias do programa (em ordem crescente de importância): Black Signature, Black, Platinum e Gold, maior será a quantidade de milhas acumuladas

  • Destinos operados: 45 Nacionais, 23 Internacionais
  • Validade das milhas: 2 anos

2. Smiles (GOL)

Criado 1 ano após o Latam Fidelidade, 1994, o Smiles foi originalmente estabelecido como programa de milhagem da antiga Varig. Em 2007 a GOL adquiriu a companhia e seu programa de fidelização. O programa é integrante do grupo Star Alliance, que conta com companhias como AirFrance, Delta Airlines e KLM.

As categorias de status do programa de milhagem da Gol são Smiles, Prata, Ouro e Diamante (nesta ordem de importância). Assim como o Latam Fidelidade, o programa recompensa com mais milhas quem tem o maior status.

São +25% no status Prata; 50% no Ouro e 100% no Diamante. Quanto mais você voar, mais seu status será aprimorado.

  • Destinos operados: 52 Nacionais, 12 Internacionais
  • Validade das milhas: a validade será avaliada conforme a categoria do membro do programa. São 36 meses para status Smiles e Prata, 48 meses para status Ouro e 120 meses para status Diamante. O Smiles é o programa com maior tempo de validade de milhas.

3. Amigo (Avianca)

Criado em 2007, o programa amigo tem se tornado cada vez mais popular. Além das milhas poderem ser trocadas por passagens dentro do território nacional, elas também podem ser utilizadas para adquirir passagens nas companhias aéreas do grupo Star Alliance.

Uma curiosidade do programa amigo, é que ele é o único que permite que a aquisição de passagens aéreas para outra pessoa que não seja o membro do programa. As categorias do programa amigo são Bronze, Silver, Gold e Diamond. De novo: maior a categoria, maior a quantidade de milhas acumuladas.

  • Destinos operados: 23 Nacionais. Em relação aos trechos internacionais, a Avianca Brasil opera os trechos Fortaleza – Bogotá, Salvador – Bogotá, São Paulo – Miami e São Paulo – Santiago. Além disso, de acordo com o site da companhia, a Avianca Brasil também compartilha rotas para o Canadá,  Espanha, Etiópia, Emirados Árabes Unidos, África do Sul e Turquia. Não menos importante, o programa amigo tem parceria com mais de 30 companhias aéreas – 27 delas membros do grupo Star Alliance.
  • Validade das milhas: 2 anos

4. Tudo Azul (Azul)

O programa Tudo Azul, da companhia aérea Azul foi criado em 2009, portanto, é o mais novo de todos os programas de fidelização.

A cada R$1 gasto na compra de uma passagem aérea pela Azul, o membro do programa Tudo Azul receberá até 4 pontos, de acordo com o seu status dentro do programa. Clientes Topázio recebem 2,5 pontos, membros Safira recebem no mínimo 3 pontos por cada R$1 gasto, e Diamante, no mínimo 3,5.

O programa possui parcerias internacionais independentes com a United e a TAP, não fazendo parte de nenhum grupo.

  • Destinos operados: 100 Nacionais, 6 Internacionais
  • Validade das milhas: 2 anos

Como posso participar desses programas?

Não é difícil. Para participar basta preencher um formulário no site da companhia. Após inserir alguns dados você receberá seu número de membro. Este é o número que você deverá usar para futuras compras e durante o check-in no aeroporto para começar a acumular milhas aéreas.

LATAM FIDELIDADE: https://www.latam.com/pt_us/latam-fidelidade/
SMILES: https://www.smiles.com.br/cadastro
AMIGO: https://www.avianca.com.br/cadastro-clientes
TUDO AZUL: https://www.voeazul.com.br/tudoazul/cadastro-rapido

Como posso potencializar o acúmulo de milhas aéreas?

Além de acumular pontos ao comprar passagens aéreas, o participante dos programas de fidelização também pode recorrer a outras alternativas para aumentar sua quantidade milhas. A primeira delas é via cartão de crédito.

Nesse sentido, gastando é que se ganha. O valor da sua fatura é convertido em pontos que podem ser transferidos para diferentes programas. As regras e valores, no entanto, irão variar de acordo com o banco.

Alguns programas de acúmulo de pontos nos bancos são automáticos, em outros é necessário você solicitar a ativação. Fique atento também a validade dos pontos no seu cartão de crédito, alguns deles não tem validade ilimitada, e por isso podem vencer sem que você perceba.

Confira a seguir os principais bancos e suas respectivas parcerias com programas de milhagem mencionados:

  • Banco do Brasil: Multiplus, Smiles e TudoAzul
  • Bradesco: Amigo, Multiplus, Smiles, TudoAzul
  • Caixa: Multiplus, Smiles, TudoAzul
  • Citibank: Multiplus e Smiles
  • Itaú: Multiplus, Smiles, TudoAzul, LatamPass
  • HSBC: Amigo, Multiplus, Smiles, TudoAzul
  • Santander: Amigo, Multiplus, Smiles, TudoAzul, LatamPass

Outra questão importante sobre o acúmulo de pontos no cartão de crédito, é o valor de pontos mínimo necessário para transferência para algum programa de milhagem. No Banco do Brasil, por exemplo, o mínimo para realizar a transferência são 10.000 mil pontos.

Outra maneira de acumular pontos que vem se popularizando são os clubes de milhagem, em que o membro do programa paga uma assinatura mensal num valor fixo e ganha pontos que vão de 1.000 a 10.000 todo mês.

Por outro lado, especialistas dizem que a novidade dos clubs pode ser uma enrascada, e no final das contas você pode pagar até a mais do que se comprasse a passagem em dinheiro.

É possível acumular pontos também nos serviços parceiros de cada uma das companhias aéreas, como km de vantagens do posto Ipiranga que é parceiro do programa Multiplus, reservando hotéis pelo site do programa Smiles, entre outros. O ideal é entrar no site da companhia que você escolheu para acumular seus pontos e checar os parceiros disponíveis.

Mas qual companhia é a melhor?

Não existe uma regra em relação há melhor companhia aérea para acumular milhas. A melhor companhia para um, pode não ser a melhor para outro.

Se você é um viajante frequente da TAM, não faz sentido, por exemplo, acumular pontos no Programa Smiles, e vice-versa. No geral, é mais vantajoso escolher um serviço e focar no programa de milhagens dele.

Vale avaliar outros fatores como parcerias com cartões de crédito, como funciona o resgate do programa, entre outros parâmetros.

Quantas milhas aéreas vou gastar para adquirir uma passagem?

Essa resposta varia de acordo com o programa de fidelização aérea.

  • LATAM FIDELIDADE/MULTIPLUS: voos LATAM dentro do Brasil podem ser adquiridos a partir de 3.500 milhas por trecho, 10.000 para a América do Sul, a partir de 30.000 entre América do Sul e América do Norte, a partir de 32.000 milhas para trechos entre América do Sul e Europa. (considerar os valores acima como promocionais)
  • SMILES: A GOL não tem um mínimo de milhas por trecho, mas geralmente realiza promoções em que o trecho nacional gira em torno de 4.000 pontos.
  • AMIGO: A média do programa AMIGO para destinos nacionais é de 10.000 pontos por trecho. A companhia, no entanto, promove ofertas em que os trechos podem ser adquiridos por 4.000 milhas.
  • TUDO AZUL: Nos voos domésticos é possível encontrar passagens por 5.000 milhas o trecho. Para destinos internacionais como EUA, Portugal e países na América do Sul, esse valor sobe para 25.000 pontos o trecho.

Encontrei uma passagem barata com milhas, mas não tenho pontos suficientes

Muitas vezes pode acontecer de você estar perto de conseguir as milhas para efetivar a compra de uma passagem, mas faltam alguns pontos para poder adquiri-las. Calma, não há motivo para tristeza.

Os programas de fidelização aérea passaram a oferecer alternativas para que você possa pagar sua passagem com milhas e dinheiro. As mais conhecidas são Smiles and Money, da GOL, e o Pontos + Dinheiro, da LATAM. Fique atento: faça as contas para ver se realmente a sua compra está sendo lucrativa.

Outra maneira é comprar os pontos, as companhias aéreas vendem milhas para ajudar seus membros a completar a compra. No programa Multiplus e Smiles, por exemplo, 1.000 milhas saem no valor de 70 reais.

Como verifico se minhas milhas estão sendo realmente acumuladas?

Ao fazer o cadastro em um programa de milhagem, você receberá um login e senha para acessar o site do programa e checar seu saldo de milhas, pontos a vencer, entre outras informações.

Muitas milhas também tem um cartão com o seu número de membro, é interessante ter o aplicativo do programa para ter acesso ao cartão virtual. Assim fica mais fácil você memorizar o número. Algumas companhias pedem o número exato de associação no programa, não aceitando o CPF.

Caso você seja associado de mais de um programa de fidelização e ache um tanto confuso sempre ter que entrar no site de cada um deles, hoje existem soluções como a Oktoplus.

Funciona como um sistema (também em versão de aplicativo para tablet e celular) onde é possível acompanhar todos as transações feitas com os seus programas, controlando seus pontos e ainda recebendo avisos de quando eles estão próximos de expirar.

Viajei e esqueci de informar minhas milhas, e agora?

Não há razão para pânico, porém, não deixe nunca de guardar os dados da sua viagem, principalmente o bilhete com as informações do seu voo.

Você vai precisar dele para solicitar que suas milhas sejam creditadas no programa. Geralmente é requisitado que você preencha um formulário ou que entre em contato com a central de atendimento do programa em questão.

Milhas também valem produtos e serviços?

Se você não tem nenhuma viagem no horizonte, mas tem algumas milhas, ou até mesmo se já comprou a passagem sem milhas, mas gostaria ainda assim de usa-las, fique sabendo que existe uma grande variedade de produtos que aceitam pontos como moeda de compra.

São hotéis, roupas, tênis, acessórios, smartphones e outros aparelhos eletrônicos, entre outros. Em resumo, as vantagens de se acumular milhas vão além das viagens.

Como você pode ver, a resposta para o que são milhas aéreas é bem simples, o que pode ser um pouco complicado são os procedimentos e regras de cada programa. Nesse sentido, recomendamos que você assine os newsletters dos programas que você faz parte para ficar sempre atualizado sobre mudanças e também possíveis promoções.

SEM COMENTÁRIOS

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui