Porto Seguro: Sugestão de roteiro

Uma semana é o tempo ideal para conhecer, sem pressa, a cidade de Porto Seguro, as praias do norte e fazer o passeio bate-volta para Arraial d’Ajuda, Trancoso e Praia do Espelho.

Vamos deixar aqui o roteiro que fizemos como sugestão para você aproveitar seus dias nesse paraíso. Mas lembre-se: adapte o roteiro Porto Seguro de acordo com seu gosto e com o seu tempo.

Para saber as melhores opções de onde ficar em Porto Seguro, fizemos um post especial com todas as praias e dicas: Dicas de Onde Ficar em Porto Seguro – Melhores Hotéis por custo-benefício

Acesse os links das atrações para ver as informações completas de cada lugar nos nossos outros posts sobre Porto Seguro, listados no final da página.

Leia Também =>> Pousadas pé na areia em Trancoso – 13 opções incríveis

Porque decidimor fazer um Roteiro Porto Seguro?

Não dá para falar em praias e não pensar no Nordeste. Imaginamos praias lindas, povo alegre,  receptivo e sol o ano todo. Para conhecer as belezas desse canto do país, nós do ILoveTrip resolvemos passar uma semana em um dos roteiros mais procurados do Nordeste: Porto Seguro, Bahia.

Porto Seguro não estava em nossa lista de prioridades de viagens até começarmos a pesquisar sobre o lugar. Antes de conhecer, pensávamos como a maioria das pessoas: Porto Seguro deve ser sinônimo de muvuca, excursões da CVC, Axé Music o dia todo e muita garotada.

Você também pensa assim? Então se prepare para mudar de idéia! Porto Seguro é muito mais do que isso e de quebra, você ainda pode conhecer Arraial D’Ajuda e Trancoso que também ficam próximos à Porto Seguro!

Praia de Trancoso em Porto Seguro
Praia – Trancoso
Lojas e Artesanatos em Arrial d'ajuda em Porto SEguro
Lojas e artesanatos em Arraial d’Ajuda

Nós nos surpreendemos por encontrarmos em Porto Seguro muitas famílias com crianças, casais ( muitos deles em lua de mel), turistas de melhor idade, estrangeiros e muitos grupos de amigos. Ou seja, em Porto Seguro você encontra todo tipo de turista e passeios para todos os gostos.

Praia do Espelho em Trancoso - Porto Seguro
Maravilhosa Praia do Espelho – Trancoso

Se preferir descansar e não encontrar a cidade cheia de excursões de estudantes, prefira ir fora do período de férias escolares e da semana de saco cheio das escolas (meados de outubro).  Muitos grupos de jovens fazem excursões de formatura e a farra é grande.

Porto Seguro: por pacote ou por conta própria?

Apesar da facilidade dos pacotes de viagem que empresas como a CVC disponibilizam, viajar por conta própria pode ser bem mais econômico. Achando um voo em promoção e pesquisando os hotéis na cidade, você pode se surpreender com a economia que vai fazer.

Nós do ILoveTrip sempre preferimos viajar por conta própria para ter o prazer e liberdade de conhecer e explorar os destinos no nosso tempo e do nosso modo. Para Porto Seguro optamos por um pacote para ter a experiência desse serviço.

A experiência de viajar por pacote não foi ruim, mas pesquisando antes teríamos feito as mesmas coisas, nos hospedaríamos no mesmo lugar e o preço poderia ter saído até mais barato.

Aqui no ILoveTrip damos várias dicas para você organizar e economizar na sua viagem, sem depender de pacotes.

Para começar, veja os valores da passagem área para Porto Seguro em um buscador de passagem como o Skyscanner.

Passagem reservada agora está na hora de reservar o seu hotel. Confira o texto que já fizemos sobre os Melhores Lugares para ficar em Porto Seguro. Lá, pelo custo benefício, selecionamos os melhores hotéis em Porto Seguro. Pelos links, você consegue fazer a reserva online.

Se você optar por reservar um carro em Porto Seguro nós damos todas as dicas de como fazer isso. Veja como reservar seu carro garantindo o melhor preço.

Depois dessas reservas sua viagem ficará mais fácil. Agora é só você conferir nossos outros textos sobre Porto Seguro (os links estão no final dessa página), arrumar as malas e viajar para lá!

Piscinas naturais na praia do espelho em Trancoso - Porto Seguro
Piscinas Naturais – Praia do Espelho
Praia de Taperapuã em Porto SEguro
Praia de Taperapuã

Nosso Roteiro Porto Seguro

1º dia – sábado: centro de Porto Seguro

Chegada no final da tarde. Acomode-se e aproveite para conhecer o hotel e os arredores. À noite, a melhor opção é a Passarela do Álcool, onde se concentram a maioria das lojas, restaurantes e o agito da cidade de Porto Seguro.

Para jantar, a pizzaria do Noé é uma boa pedida. Aproveite para experimentar as cocadas de diferentes sabores e tomar o famoso “Capeta” vendido nas barracas.

2º dia – domingo: Santo André e Ilha dos Aquários

Logo pela manhã, pegue o ônibus para Santa Cruz Cabrália. Chegando na cidade, atravesse a balsa e pegue o ônibus para chegar à praia de Santo André.

Ao chegar na praia, ande para o lado direito onde ficam os poucos quiosques. Aproveite para almoçar por ali mesmo e experimente o famoso e colorido coquetel “Tudo de bom”.

Faça o mesmo caminho para voltar. No final da tarde aproveite as praias próximas ao centro e reserve a noite para ir até a Ilha dos Aquários.

3º dia – segunda: city tour + noite ToaToa

De manhã, conheça o centro histórico de Porto Seguro através do city tour, incluso no pacote CVC. É imperdível! Ali mesmo você já tem a oportunidade de assistir uma apresentação de capoeira e comprar alguns quitutes típicos baianos, como o acarajé.

Aproveite o citytour e vá com a excursão almoçar e passar a tarde na barraca mais famosa de Porto Seguro, o ToaToa. Conheça também a praia de Taperapuã, mais ao norte.

Para curtir a noite, você pode optar pela festa temática do ToaToa ou, dependendo da programação, conhecer outra barraca de Porto Seguro.

Dica: cada dia da semana acontece uma festa à noite. Se informe sobre a programação.

4º dia – terça: Arraial D’Ajuda

Do centro de Porto Seguro, embarque na balsa para o outro lado do rio, sentido Arraial D’Ajuda. Chegando lá, vá andando pela praia passando por Pega Fogo, Araçaipe, Mucugê e Pitinga.

Pare em um dos quiosques de Mucugê, aproveite o cenário em uma das barracas e almoce por ali. À tarde, chegando em Pitinga, suba a rua Mucugê até o centro de Arraial D’Ajuda, passando pela Rua Mucugê.

Pare para tomar um sorvete e siga para o centro histórico, passando pelas diversas lojas de artesanato na famosa rua Brodway. Chegando na igreja, reserve um tempo para admirar o mirante que fica atrás dela.

Para jantar fique por ali mesmo, escolha um dos diversos e ótimos restaurantes. Uma dica é a Pizzaria Che Empanadas. Volte de Van para a Balsa e se preferir, após a travessia, jante ou apenas ande pelo movimentado centro de Porto Seguro.

Um dos lindos lugares do Brasil, Arraial d’Ajuda atrai turistas de todos os cantos. Por isso, não é difícil ver por ali muitos gringos, como são chamados os turistas estrangeiros, passeando pelas belas ruas de Arraial d’Ajuda.

Para chegar até o lugar, pegue a balsa em Porto Seguro e depois disso escolha entre ir a pé pela praia ou chegar de Van até o centro.

Dica: indo a pé você tem a oportunidade de conhecer todas as praias. Lembre-se também que você tem a opção de fazer o passeio todo com receptivo que são vendidos no centro de Porto Seguro, mas que acabam voltando cedo para a cidade. Com isso, você acaba perdendo a noite de Arraial d’Ajuda, um dos pontos fortes do lugar.

Noite em Arraial D'ajuda em Porto Seguro
Noite em Arraial d’Ajuda

A praia de Mucugê é onde ficam concentrados os quiosques com boa infraestrutura. A praia tem certo movimento e nos quiosques você pode experimentar ótimos pratos e porções típicas.

Praia de Pitinga - Roteiro Porto SEguro
Praia de Pitinga

Já próximo da vila, a praia de Pitinga também é bem frequentada. Para chegar até a vila, existe uma subida íngreme passando pela rua Mucugê que leva o título de rua mais charmosa do Brasil. Por essa região encontra-se o restaurante Che Empanadas, onde você encontra as deliciosas iguarias argentinas.

Rua Mucuge em Arraial D'ajuda - Porto SEguro
Rua Mucugê – Considerada a rua mais charmosa do Brasil

A rua Mucugê, cheia de bares, restaurantes e lojas destaca-se pelo clima praiano sofisticado, principalmente à noite quando todas as luzes se acendem. O charme está por todo o lugar, até na famosa rua Brodway, onde os turistas podem comprar souvenirs e artesanato local nas diversas lojas coloridas amontoadas umas ao lado das outras.

No final da Brodway, existe uma praça de onde saem as Vans para a Balsa e logo adiante a igreja matriz. Não deixe de conferir o mirante atrás da igreja.

Igreja matriz em Porto Seguro
Igreja Matriz
Mirante Arrial D'Ajuda Porto Seguro
Mirante atrás da igreja Matriz

São vários os hotéis e pousadinhas aconchegantes pela região. Por isso, não deixe de visitar o lugar seja para ficar alguns dias ou apenas para um bate volta a partir de Porto Seguro.

5º dia: Trancoso

No centro, pegue novamente a balsa sentido Arraial D`Ajuda e após a travessia, pegue o ônibus sentido Trancoso. Chegando na cidade, aproveite para conhecer o lindo centrinho com os restaurantes e cafés.

Não deixe de conhecer a igreja e o campo gramado que fica em frente. Atrás da igreja confira o lindo mirante.

A direita da igreja, uma trilha leva as pessoas até a praia dos Nativos, seguida de Coqueiros e Rio Verde. Na praia dos Coqueiros existem barracas, onde você poderá comer e tomar alguma coisa.

Volte no final da tarde para o centrinho de Trancoso, pare em um dos charmosos cafés para um lanche, como sugestão o café Pandoka, e retorne para Porto Seguro. À noite, vá para a Passarela do Álcool.

A dica agora é ir até A Torre, com deliciosos lanches e doces Portugueses.

Chegar em Trancoso é descobrir um lugarzinho mágico, daqueles que não dá vontade de sair tão cedo. A pequena vila guarda traços simples dos moradores que vivem ali até hoje, misturados com o charme dos poucos comércios dedicados aos turistas.

Tudo é muito rústico, mas não menos charmoso, dando o toque especial ao lugar.

Trancoso está recheado de restaurantes, cafés e pousadas no meio de uma pequena vila que parece ter parado no tempo.

No centro, há o famoso Quadrado de Trancoso, um grande campo gramado, com a igrejinha centenária, cercada por casinhas coloridas, muitas delas restaurantes que se iluminam ao cair da noite.

Ao fundo, um lindo mirante que revela a imagem fiel das lindas praias que você pode conferir lá embaixo.

Igreja Histórica em Trancoso, Porto SEguro
Igreja Histórica de Trancoso
Famoso Quadrado em Trancoso, Porto Seguro
Quadrado de Trancoso

Descendo uma pequena rua de pedestres a partir da Igreja, você chegará na praia dos Nativos, praia dos Coqueiros e praia do Rio Verde. Todas merecem a visita. Na praia dos Coqueiros existe mais estrutura, com algumas barracas.

Trilha para as Praias de Trancoso, Porto Seguro
Caminho para as praias de Trancoso
Praia dos Nativos em Trancoso, Porto Seguro
Praia dos Nativos em Trancoso

Ao entardecer, confira o mirante e pare em um dos bares e restaurantes, muitos com decoração peculiar, iluminados pelo luar e pela luz de velas. Como dica para passar o tempo e tomar um lanche da tarde, o Café Pandoka é uma sugestão.

Mirante em Trancoso, Porto Seguro
Mirante de Trancoso

Para chegar até Trancoso partindo de Porto Seguro, pegue a balsa sentido Arraial d’Ajuda e no desembarque procure pelo ônibus que leva até a cidade.

Dica: confirme os horários de volta do ônibus para programar o seu dia em Trancoso.

6º dia: Praia do Espelho

Acorde cedo para ir com o receptivo até a praia do Espelho. No trajeto você verá muitos búfalos e fará uma parada na aldeia indígena, com venda de artesanato local.

Chegando na praia, se não quiser ficar no quiosque oferecido pelo receptivo com consumação mínima, siga adiante, pelo lado esquerdo e quanto mais andar, mais lindas ficarão as praias. Lembre-se de ir cedo e voltar antes que a maré suba.

O receptivo volta para Porto Seguro às 15h. À noite uma boa opção é o restaurante Tia Nenzinha e uma parada na Sorveteria Coelhinho, os dois na Passarela do Álcool.

Não é a toa que a Praia do Espelho é considerada uma das mais belas praias do Brasil. De difícil acesso, longe das cidades e com pouquíssimos restaurantes e privilegiados condomínios de luxo, as praias são lindas e perfeitas para um passeio inesquecível.

A melhor opção para chegar até a Praia do Espelho é com os receptivos. Isso porque o trajeto é longo e passa por alguns trechos de estrada de terra.

Com o receptivo os turistas também têm a vantagem de passar por um vilarejo indígena, com uma grande oca e artesanato para venda, além da fazenda de criação de búfalos, onde se pode observar muitos desses animais.

Bufalos no caminho para a Praia do Espelho, Trancoso - Porto Seguro
Búfalos no caminho para a Praia do Espelho
Restaurante na Praia do Espelho em Porto Seguro
Um dos restaurantes da recepção da Praia do Espelho

Um dos problemas em chegar até a Praia do Espelho por receptivo é que todos possuem contrato com as cabanas de praia que obrigam o turista a desembolsar uma consumação mínima por pessoa.

Como existem poucas opções de restaurantes na praia, esse é um problema, caso você não queira sair de lá gastando mais do que previa.

Chegada na Praia do Espelho em Porto Seguro
Praia do Espelho


Dica:
todos os receptivos irão tentar convencê-lo a ficar em um dos restaurantes. Se não quiser gastar muito e ficar livre para conhecer as praias mais bonitas da região, opte pelos receptivos que não obrigam ficar nos restaurantes.

Leve uma mochila com água, lanches e barra de cereal que você pode comprar até mesmo em supermercados. Assim você não ficará preso às dependências do restaurante e poderá conhecer os lugares mais afastados e lindos da Praia do Espelho.

mais praia do espelho porto seguro Porto Seguro: Sugestão de roteiro
Praia do Espelho

Os receptivos param em apenas um lugar, onde se concentram os restaurantes. Muitas pessoas chegam ali e ficam nessa praia para aproveitar as dependências dos restaurantes, muitos com gramados e almofadas espalhadas pelo chão.

Mas não se deixe enganar: ali não é a praia mais bonita. Seguindo pelo lado esquerdo, cada praia que você avista é mais linda do que a outra. Vale apena caminhar pelas 3 praias seguidas e ver a real beleza da praia do espelho.

Como são poucas pessoas, algumas praias parecem desertas, apenas com os luxuosos condomínios que parecem vazios e sombras de algumas árvores.

Corais na Praia do Espelho em Porto Seguro
Corais da Praia do Espelho

A Praia do Espelho leva esse nome porque do alto, ao refletir o sol em suas águas límpidas, muitos dizem ver uma imagem semelhante ao reflexo de um espelho.

Na maré baixa, os corais ficam à mostra, formando muitas piscinas naturais, em praias de mar calmo e água transparente.

Agua limpa e transparente da praia do espelho em Porto Seguro
Água tranquila e transparente


Dica:
para conseguir chegar até as praias do lado esquerdo e avistar os corais, a maré deve estar baixa. Mesmo se conseguir atravessar as encostas de pedra até as praias seguintes, tenha cuidado com a maré que pode subir a qualquer momento e você poderá ficar preso em uma das praias.

Por isso, não demore para voltar e atente-se ao nível do mar. Quando a maré sobe, a água encobre as pedras e as ondas batem nas encostas, tornando a travessia muito perigosa.

Pedras na praia do espelho em Porto Seguro
Cuidado com as pedras na Maré Alta

7º dia: praias do norte – Coroa Vermelha

Pegue o ônibus ou táxi sentido praias do norte de Porto Seguro e desça em Coroa Vermelha. Aproveite para conhecer a feira de artesanato e as praias da região. Se preferir volte para o hotel e almoce na praia de Taperapuã, no quiosque do hotel Sueds, em frente à praia.

À noite, na Passarela do Álcool, conheça o restaurante Cadillac Pizza ou os restaurantes vizinhos, acompanhado de uma boa música ao vivo.

8º dia: Taperapuã

Último dia, dependendo do horário de retorno, aproveite as dependências do hotel ou praias próximas.

>>Não perca << Veja quais são os melhores hotéis em Porto Seguro e reserve pelo link do ILoveTrip com as melhores ofertas!

Ainda em dúvida sobre roteiro Porto Seguro?Deixe sua pergunta nos comentários!

Leia nossos outros posts sobre Porto Seguro:

Monte Sua Viagem Aqui

  • Aluguel de carro » Descontos incríveis de até 60%, sem IOF nas reservas internacionais, parcelamento em até 12 vezes e cancelamento gratuito.
  • Reserva de Hotel ou Pousada » O Booking.com é o site líder mundial em reservas on-line de acomodações, onde faço minhas reservas há anos! Reserve com segurança, antecedência e pelo melhor preço!
  • Casa de Temporada (Tipo Airbnb) » Sabia que no Booking.com é possível alugar também casas e apartamentos? Muito mais simples, com filtros e sem burocracia!
  • Seguro Viagem » Tenha na mala o melhor amigo da sua saúde. Não deixe de viajar sem seu seguro viagem. Pegue seu cupom exclusivo e faça o seu agora mesmo!
  • Chip internacional » Já saia do Brasil com um chip internacional pré-pago no seu telefone e chegue ao seu destino conectado. Facilidade para pegar UBER, consultar sobre transporte público e pesquisas no Google. Válido para diversos países da Europa, Ásia, Oceania e Américas.
  • Passeios ou Ingressos » Fuja das filas comprando seu ingresso antecipadamente. Deixe sua experiência de viagem ainda mais fantástico com milhares de passeios.
  1. Cidade perfeita, sempre me surpreende, praias excelentes… Indico a praia do Mucugê e o axé Moi, perfeitas. Costumo ficar no hotel Portobello, muito bom !! Para aluguel de veículos indico a Alfa locadora de veículos, o Reginaldo é super educado e trabalha com veículos novos. Porto Seguro-BA é sempre um paraíso.

  2. oLÁ em que ano foram por esses valores? em sua opinião compensa mais ir de pacote ou separados?

    • Oi Andréa, a viagem para Porto Seguro foi em 2012. Voltaremos em breve e poderemos atualizar os valores. Sempre fomos adeptos da viagem independente mas nessa epoca o pacote da CVC estava muito em conta e valeu a pena. Boa Viagem.

  3. Gostaria de saber de quando foi esta viagem, não encontrei falando o ano, caso for de 2018 me ajudará ainda mais por conta dos valores. Obrigado.

    • Opa Vinícius, esses valores são de 2012. Voltaremos para Porto Seguro e atualizaremos essas informações.

  4. Gostei das dicas, só uma dúvida os outros passeios vcs fizeram por conta mesmo?
    Porque estou na dúvida se fecho um pacote com guia.

    • Sim, fizemos tudo por conta pois saiu muito mais barato e foi bem fácil. Apenas fizemos o city tour com a CVC que é bacana pois há bastante história. Agora, não vejo necessidade de guia para as demais pois é mais natureza. Ah, e claro que contratamos um transfer para a praia do espelho pois é difícil ir por conta própria.
      Abraços e boa viagem
      PS: Ah, e se você ainda não escolheu uma hospedagem, dá uma olhada no nosso post: http://ilovetrip.com.br/brasil/bahia/porto-seguro/onde-ficar-porto-seguro/

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui

Casal ILoveTrip

Fundadores do blog, Carla e Erval viajam juntos juntos há mais de 18 anos. Com o passaporte carimbado em 45 países, adoramos falar e dar dicas sobre nossas andanças pelo mundo. Saiba mais

Booking.com

Posts Recentes

Os mais populares