Planejar uma viagem envolve muito mais do que fazer as malas e traçar o roteiro de passeios. É preciso também estudar a melhor época para visitar Brasília, analisando prós e contras relativos a estação do ano e também a existência de algum evento importante.
Para aqueles que vão para Brasília a situação não é diferente. Por mais que a cidade esteja em território brasileiro, aqueles que vivem mais ao sul podem se surpreender com as temperaturas mais altas do verão e talvez prefiram um clima mais ameno.
Leia Também => O que fazer em Brasília em um fim de semana
Vai viajar para Brasília? Veja qual a melhor época, como é o clima Brasília e a temperatura Brasília:
O clima Brasília é bem definido em duas estações: O período de chuvas e o período de seca.
A estação seca acontece entre maio e setembro e o começo dela pode ser considerado a melhor época para uma visita a cidade. Isso porque as chuvas apenas diminuíram e as temperaturas estão amenas, nada tão difícil de lidar.
No mês de julho a umidade já se encontra bem baixa e os turistas podem se incomodar com tonturas, pele e lábios secos. Ainda assim, quem quiser se arriscar poderá ver um dos mais belos pôr do sol.
Em setembro, último mês da estação seca o melhor é não viajar para Brasília. O clima costuma ser bastante difícil até para quem vive por lá, imagine então para os turistas. É como estar em um deserto: durante o dia faz muito calor e a umidade está bastante baixa, durante a noite o frio aparece, no entanto, os níveis de umidade continuam baixos.
A temperatura quase não varia, tendo suas mínimas se situando entre os 12º e 17º e máximas entre 25º e 28º. O grande incômodo está mesmo na questão da umidade.
Na estação seca o grande incômodo é a umidade baixa, que pode cair abaixo dos 17%. Ainda assim essa pode ser considerada a melhor época para fazer uma viagem a Brasília.
Isso porque mesmo no inverno, a temperatura Brasília não costuma incomodar tanto durante a noite. A verdade é que o viajante não sente calor, mesmo durante o dia com as temperaturas mais altas. Correndo inclusive o risco de esquecer de se hidratar.
O recomendado nas viagens feitas durante a estação seca é evitar os horários de sol forte e preferir caminhar pelas sombras. Sem contar da hidratação. Por mais que a temperatura esteja amena, é preciso se manter hidratado para não sofrer ainda mais com a umidade tão baixa.
Na estação chuvosa há presença de tempestades com vento, muitos raios e até mesmo granizo. Pode ser interessante viajar nessa época – entre outubro e abril – para aqueles que sofrem muito com a umidade muito baixa.
No entanto é preciso se preparar para lidar com vários dias de chuva. No verão por exemplo existe a chance de chover por até 40 dias seguidos – alternando entre tempestades, chuviscos e garoas – o que pode prejudicar os passeios.
Se decidir se arriscar a viajar nessa época não esqueça das galochas e da capa de chuva. Ah e não deixe nada carregando no quarto do hotel. Afinal, os relâmpagos tão comuns na estação chuvosa podem acabar causando algum prejuízo.
Você vai curtir => 101 Programas Imperdíveis para curtir Brasília
A principal desvantagem de uma viagem realizada na estação seca se encontra na questão da umidade baixa. Será preciso se preparar para lidar com essa situação, carregando cremes para a pele e remédios para rinite.
Já a grande vantagem está em poder aproveitar mais os passeios e apreciar as belezas naturais da cidade como os ipês floridos e o pôr do sol no mês de julho.
Como já dito antes, o melhor é evitar o mês de setembro.
Na estação chuvosa a grande desvantagem de se apostar em uma viagem nessa época se encontra no fato de perder muitos passeios ao ar livre. Afinal, existe a chance de que o turista pegue uma semana inteira de chuvas, tendo que optar por passeios em locais fechados.
Já as duas vantagens mais perceptíveis são em relação a umidade do ar, que estará em níveis normais e os preços de hospedagem que estarão mais baratos por se tratar de um período comumente evitado pelos turistas.
Curta Também => O que fazer em Pirenópolis – Roteiro Completo de Final de Semana
8 Atrações (e um Roteiro) na Chapada dos Veadeiros IMPERDÍVEIS
Descubra nossa incrível ferramenta de busca, filtros diferenciados e comparação para você selecionar o melhor para sua viagem!
Os hotéis foram selecionados cuidadosamente para o seu conforto e melhor experiência de viagem. Reserve seu hotel através dos links do ILoveTrip para garantir as melhores opções. Ao reservar o hotel utilizando o nosso link você terá direito a um brinde. Basta entrar em contato conosco e informar o código da sua reserva
A I Love Trip oferece serviços de viagens, passeios, hospedagens e aluguel de carro que passaram pela nossa curadoria. Com isso, podemos oferecer a melhor experiência de viagem para toda a família.
© 2023 Todos os direitos reservados
Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nosa Política de Privacidade.
Uma resposta
Gostei muito das dicas, sugiro colocar os enderêços dos locais citados.
Parabéns.