Qual a Melhor época para visitar Brasília? (E quando não é!)

Melhor_Epoca_Visitar_Brasilia

Planejar uma viagem envolve muito mais do que fazer as malas e traçar o roteiro de passeios. É preciso também estudar a melhor época para viajar, analisando prós e contras relativos a estação do ano e também a existência de algum evento importante.

Para aqueles que vão para Brasília a situação não é diferente. Por mais que a cidade esteja em território brasileiro, aqueles que vivem mais ao sul podem se surpreender com as temperaturas mais altas do verão e talvez prefiram um clima mais ameno.

Leia Também => O que fazer em Brasília em um fim de semana

Vai viajar para Brasília? Veja qual a melhor época, como é o clima Brasília e a temperatura Brasília:

Clima e temperatura de Brasília

O clima Brasília é bem definido em duas estações: O período de chuvas e o período de seca.

A estação seca acontece entre maio e setembro e o começo dela pode ser considerado a melhor época para uma visita a cidade. Isso porque as chuvas apenas diminuíram e as temperaturas estão amenas, nada tão difícil de lidar.

No mês de julho a umidade já se encontra bem baixa e os turistas podem se incomodar com tonturas, pele e lábios secos. Ainda assim, quem quiser se arriscar poderá ver um dos mais belos pôr do sol.

Em setembro, último mês da estação seca o melhor é não viajar para Brasília. O clima costuma ser bastante difícil até para quem vive por lá, imagine então para os turistas. É como estar em um deserto: durante o dia faz muito calor e a umidade está bastante baixa, durante a noite o frio aparece, no entanto, os níveis de umidade continuam baixos.

A temperatura quase não varia, tendo suas mínimas se situando entre os 12º e 17º e máximas entre 25º e 28º. O grande incômodo está mesmo na questão da umidade.

Estação seca x Estação chuvosa

Na estação seca o grande incômodo é a umidade baixa, que pode cair abaixo dos 17%. Ainda assim essa pode ser considerada a melhor época para fazer uma viagem a Brasília.

Isso porque mesmo no inverno, a temperatura Brasília não costuma incomodar tanto durante a noite. A verdade é que o viajante não sente calor, mesmo durante o dia com as temperaturas mais altas. Correndo inclusive o risco de esquecer de se hidratar.

O recomendado nas viagens feitas durante a estação seca é evitar os horários de sol forte e preferir caminhar pelas sombras. Sem contar da hidratação. Por mais que a temperatura esteja amena, é preciso se manter hidratado para não sofrer ainda mais com a umidade tão baixa.

Na estação chuvosa há presença de tempestades com vento, muitos raios e até mesmo granizo. Pode ser interessante viajar nessa época – entre outubro e abril – para aqueles que sofrem muito com a umidade muito baixa.

No entanto é preciso se preparar para lidar com vários dias de chuva. No verão por exemplo existe a chance de chover por até 40 dias seguidos – alternando entre tempestades, chuviscos e garoas – o que pode prejudicar os passeios.

Se decidir se arriscar a viajar nessa época não esqueça das galochas e da capa de chuva. Ah e não deixe nada carregando no quarto do hotel. Afinal, os relâmpagos tão comuns na estação chuvosa podem acabar causando algum prejuízo.

Você vai curtir => 101 Programas Imperdíveis para curtir Brasília

Vantagens e desvantagens de cada estação

Estação seca

Melhor_Epoca_Brasilia_Seca

A principal desvantagem de uma viagem realizada na estação seca se encontra na questão da umidade baixa. Será preciso se preparar para lidar com essa situação, carregando cremes para a pele e remédios para rinite.

Já a grande vantagem está em poder aproveitar mais os passeios e apreciar as belezas naturais da cidade como os ipês floridos e o pôr do sol no mês de julho.

Como já dito antes, o melhor é evitar o mês de setembro.

Estação chuvosa

Melhor_Epoca_Brasilia_Chuva

Na estação chuvosa a grande desvantagem de se apostar em uma viagem nessa época se encontra no fato de perder muitos passeios ao ar livre. Afinal, existe a chance de que o turista pegue uma semana inteira de chuvas, tendo que optar por passeios em locais fechados.

Já as duas vantagens mais perceptíveis são em relação a umidade do ar, que estará em níveis normais e os preços de hospedagem que estarão mais baratos por se tratar de um período comumente evitado pelos turistas.

Ainda em dúvida qual a melhor época para visitar Brasília? Deixe seu comentário e tire suas dúvidas ou compartilhe dicas com a gente e outros viajantes!

Curta Também => O que fazer em Pirenópolis – Roteiro Completo de Final de Semana

8 Atrações (e um Roteiro) na Chapada dos Veadeiros IMPERDÍVEIS

1 COMENTÁRIO

  1. Fabiola Mello Arruda de Mello Arruda

    Gostei muito das dicas, sugiro colocar os enderêços dos locais citados.
    Parabéns.

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui