Nosso passeio para a Laguna Cejar, Ojos del Salar e Tebinquinche saiu do centro de San Pedro do Atacama, em uma van, às 16h. O caminho é fantástico! A paisagem vai mudando da vegetação esparsa e rasteira, típica do Deserto do Atacama, para um chão lotado de sal.
A todo momento você se surpreende quando encontra lagoas lindíssimas no meio de um vazio que, de longe, não parece ter nada.
Leia Também => Onde ficar no Deserto do Atacama
Nossa primeira parada foi na Laguna Cejar. Ela fica a 20 km de San Pedro e a 2.450m de altura, no meio do Salar de Atacama. A concentração de sal e lítio é tão grande que o nível de flutuação da Lagoa Cejar é superior ao do Mar Morto. Ou seja, boiar aqui é o maior barato! Não precisa ser expert no assunto nem saber nadar bem. Você boia sem esforço nenhum porque a água salgada facilita a flutuação – o que é muito divertido!
O nível da água é tranquilo também – vai aumentando conforme você vai entrando mais para o fundo, como em uma praia – mas a maior parte dá pé sem problemas. Ou seja, se você não souber nadar fique tranquilo porque o lugar não é fundo e ainda tem todo o sal para boiar.
Nesse passeio não é necessário andar muito, mas a dica é ir com uma roupa confortável e levar roupa de banho e toalha. Nas paradas não tem nenhum lugar para se trocar e nenhum tipo de estrutura a não ser aquilo que você ou a agência levar.
Outra dica é que, como existem muitos cristais de sal no chão, você deve estar calçado para não se machucar. Além disso, como vai se molhar nas paradas, a melhor opção é levar uma sandália ao invés de tênis.
Quando saímos da água tivemos um problema. O nosso guia Júlio, o pior guia de todos os passeios que fizemos, não levou água para o pessoal do grupo tirar o sal do corpo. Ele foi o único guia, entre todas as excursões da Laguna Cejar que estavam ali naquele dia, que não levou água doce para o pessoal se limpar. Um ponto a menos para o guia e para a agência Lickan Antay.
Além disso, diferente dos outros guias, o nosso não foi nada simpático e passou pouquíssimas informações sobre a Laguna Cejar, Ojos del Salar e Tebinquinche. Muitas pessoas do nosso grupo reclamaram.
Para evitar o perrengue da água na laguna, na hora que tiver pesquisando os passeios, veja se a agência leva água para esse tour. É fundamental porque você mergulha em uma lagoa lotada de sal (muito mais salgada do que o mar) e vai querer muito jogar água doce para tirar o excesso de sal do corpo.
Por sorte havíamos levado garrafas de água para beber e usamos um pouco para tirar o excesso de sal do rosto e das mãos.
Continuando o tour a próxima parada foi no Ojos del Salar, dois poços naturais no meio do Deserto do Atacama, de água límpida, bem fundos, onde os mais corajosos saltam para nadar.
O nome “ojos” significa “olhos” devido ao formato oval do poço. Aqui a parada foi um pouco mais rápida e seguimos o trajeto até a última atração do tour, a Laguna Tebinquinche.
A Laguna Tebinquinche é fantástica. O passeio passa na lagoa para os viajantes curtirem o pôr do sol. E que pôr do sol maravilhoso!
O sal forma o que seria a areia de uma praia, então fica tudo bem branquinho. A lagoa, de água bem calma, forma um espelho d’água contornado pelo vulcão e as montanhas do Deserto do Atacama.
Nessa parada está incluso no valor do tour um lanche (no nosso caso, apenas um salgadinho tipo ruffles, bolacha de maisena e suco de frutas) e o Pisco Sour, bebida típica da região entre Chile e Peru.
A qualidade desse lanche vai variar entre as agências. Por isso, na hora que você estiver pesquisando as agências para fechar os passeios, é legal perguntar o que está incluso.
Ficamos por ali até o sol ir sumindo no horizonte. Voltamos para San Pedro do Atacama e o passeio terminou com a agência nos deixando no centro da cidade.
* Os valores e os dados apresentados no site podem sofrer alterações. Por isso, antes de viajar, confirme a atualização com as empresas responsáveis.
Descubra nossa incrível ferramenta de busca, filtros diferenciados e comparação para você selecionar o melhor para sua viagem!
Os hotéis foram selecionados cuidadosamente para o seu conforto e melhor experiência de viagem. Reserve seu hotel através dos links do ILoveTrip para garantir as melhores opções. Ao reservar o hotel utilizando o nosso link você terá direito a um brinde. Basta entrar em contato conosco e informar o código da sua reserva
A I Love Trip oferece serviços de viagens, passeios, hospedagens e aluguel de carro que passaram pela nossa curadoria. Com isso, podemos oferecer a melhor experiência de viagem para toda a família.
© 2023 Todos os direitos reservados
Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nosa Política de Privacidade.