O que fazer em Puerto Varas(Lagos Andinos) Roteiro Completo

No primeiro dia do nosso roteiro de viagem em Puerto Varas, alugamos um carro no aeroporto, nos acomodamos no hotel pousada e conhecemos o centro da cidade e lago llanquihue, além de ver, de longe, o Vulcão Osorno e também fazer o passeio pelas casas histórias. Confira a seguir:

Leia Também => 7 Melhores Hotéis em Puerto Varas escolhido por Viajantes

Sumário

 

A chegada no aeroporto de Santiago e aeroporto de Puerto Montt

Após sobrevoar a beleza da Cordilheira dos Andes, pisamos no solo Chileno, no aeroporto de Santiago. Depois de passar pela imigração já fomos direto pegar o próximo voo em direção ao sul do Chile, para a região dos Lagos Andinos. Mais uma hora e meia de viagem e chegamos no pequeno aeroporto de Puerto Montt.

Chile cordilheira andes aviao viagem
No avião – vista da Cordilheira dos Andes
Chile cordilheira andes viagem
Vista da Cordilheira dos Andes dentro do Avião

Lagos Andinos – Como ir do aeroporto de Puerto Montt para Puerto Varas

Puerto Varas é uma das cidades mais visitadas na região dos Lagos Andinos e, como não existe aeroporto próprio na cidade, a porta de entrada é pelo aeroporto de Puerto Montt. Confira a seguir quais as opções de como chegar até Puerto Varas a partir do aeroporto de Puerto Montt.

Como chegar a Puerto Varas

Para ir do aeroporto de Puerto Montt até Puerto Varas, você pode alugar um carro (recomendado para aproveitar mais os passeios), reservar um transfer com o próprio hotel (no nosso caso, esse transfer sairia 15.000 pesos chilenos) ou fazer o trajeto de ônibus. Veja abaixo os detalhes de cada opção:

Como ir do aeroporto de Puerto Montt para Puerto Varas de ônibus

Você pode pegar um ônibus ETM que sai do aeroporto de Puerto Montt (fica bem no portão de saída, próximo aos táxis) até a rodoviária de Puerto Montt. De lá, é preciso pegar outro ônibus sentido Puerto Varas.

Os ônibus passam pelas principais avenidas de Puerto Varas, mas como a cidade é um pouquinho grande e com muitas subidas, fica difícil a locomoção para quem está a pé. Por isso, se esse transporte for a opção escolhida, confirme antes com o hotel o trajeto que você terá que fazer quando descer do ônibus em Puerto Varas.

Como chegar em Puerto Varas do aeroporto de Puerto Montt
Ônibus – aeroporto de Puerto Montt para Puerto Varas

Como ir do aeroporto de Puerto Montt para Puerto Varas de carro

Alugar o carro fará toda a diferença para conhecer Puerto Varas. A estrada cênica que contorna o lago Llanquihue é um ponto alto da viagem. E o mais engraçado é que antes de viajar não vimos essa dica em nenhum outro lugar. A estradinha é muito bonita: em cada curva aparece uma nova paisagem, com muito verde, fazendinhas lindas, o enorme lago Llanquihue e de quebra, ao fundo, o Vulcão Osorno e o Vulcão Calburgo. Ao longo do percurso também existem vários mirantes em que você pode parar. Por isso, pode ter certeza que de carro você viverá uma experiência completamente diferente do que se fazer o mesmo percurso com agências de turismo.

Como chegar em Puerto Varas do aeroporto de Puerto Montt
Estrada Puerto Montt para Puerto Varas

Aluguel de carro no aeroporto de Puerto Montt e Puerto Varas

As locadoras de carro no aeroporto de Puerto Montt não têm lojas em Puerto Varas. Por isso, se você pretende seguir viagem para outras cidades do circuito dos Lago Andinos sem voltar para o aeroporto de Puerto Montt, a entrega do carro pode ser um problema.

Para entregar e retirar o carro em lugares diferentes você paga uma taxa extra. Por isso, nossa dica é pesquisar os preços nas locadoras de veículos do aeroporto de Puerto Montt e também nas locadoras de Puerto Varas.

Na nossa viagem, a opção mais vantajosa era o aluguel de carro por uma empresa em Puerto Varas, sendo necessário o pagamento de uma taxa extra para retirada do veículo no aeroporto de Puerto Montt. Porém, essa opção não foi possível pois chegamos em um horário do fim de semana em que a empresa estaria fechada. Por isso, tivemos que escolher outra opção. Alugamos um carro no aeroporto pela empresa Álamo e, na hora da entrega, tivemos que voltar para Puerto Varas de ônibus. Confira mais detalhes sobre nossa experiência com o aluguel de carro no aeroporto de Puerto Montt nos próximos posts.

Outra dica é que o carro é necessário apenas para conhecer a região de Puerto Varas. As outras cidades do circuito dos Lagos Andinos podem ser visitadas usando ônibus de viagem.

Importante saber: no trajeto entre o aeroporto de Puerto Montt até Puerto Varas existem 2 pedágios. Em um deles pagamos 600 pesos e, no outro, 500 pesos.

Como chegar em Puerto Varas do aeroporto de Puerto Montt
Pedágio entre o aeroporto de Puerto Montt e Puerto Varas

Para continuar lendo sobre nossa experiência de viagem e conhecer dicas e pontos turísticos do Chile, acesse os links abaixo.

Hotel em Puerto Varas e aluguel de carro no aeroporto de Puerto Montt

Ainda no Brasil, pesquisamos o preço que o hotel em Puerto Varas cobrava pelo transfer do aeroporto de Puerto Montt até Puerto Varas (15 mil pesos) mas, analisando todas as opções, decidimos alugar um carro e fizemos a reserva pela empresa Álamo. O preço da diária estava bom em comparação com as outras agências, porém, no aeroporto, tivemos um probleminha com o atendimento, além da demora para entregam o carro. Por isso, a primeira impressão dos chilenos não foi lá das melhores, mas tudo passou quando chegamos no hotel em Puerto Varas.

Dica 1: leia abaixo Como ir do aeroporto de Puerto Montt para Puerto Varas para saber mais informações de como chegar em Puerto Varas a partir do aeroporto de Puerto Montt.

Dica 2: aproveite para sacar alguns pesos na chegada ao aeroporto de Puerto Montt. No salão de entrada do aeroporto, você encontra ATM do Banco de Chile, interligado a rede Plus Visa, onde, com o cartão de crédito habilitado para saques no exterior, você pode sacar pesos da sua conta do Brasil. Lembre-se de conferir antes da viagem a cotação de real (BRL) para peso chileno (CLP) para ter uma ideia de quanto irá gastar. Durante nossa viagem a cotação estava 230 pesos para cada 1 real.

Veja a conversão atual de real (BRL) para peso chileno (CLP) e outras dicas no nosso post Tudo sobre o Chile: moeda, documentos, fuso horário, clima, língua oficial e outras dicas.

Chile cambio saque em pesos
ATM – saque em pesos

Hotel e pousada em Puerto Varas

Para ficar durante três dias em Puerto Varas, escolhemos o Hostal Erika, um hotel pousada familiar, bem limpo e confortável. O grande barato do lugar é a dona da pousada, Erika, que é muito simpática. Como a experiência na pousadinha foi muito boa, fizemos um post especial Lagos Andinos – Hotel em Puerto Varas contando nossa impressão e mostrando algumas fotos do Hostal Erika. Não deixe de conferir!

Lagos Andinos – o que fazer em Puerto Varas roteiro dia 1

O que fazer em Puerto Varas dia 1: Lago llanquihue, Vulcão Osorno, centro da cidade, igreja de Puerto Varas, passeio casas históricas.

Conhecendo Puerto Varas: Lago Llanquihue e Vulcão Osorno

Depois de fazermos check-in no hotel pousada Hostal Erika, fomos com o carro dar uma volta pela cidade de Puerto Varas. Primeiro, paramos para ver a orla do lago Llanquihue – que lembra uma praia – e ficamos um bom tempo admirando o Vulcão Osorno, um dos mais bonitos pontos turísticos do Chile, na região dos Lagos Andinos.

Chile Puerto Varas vulcão Osorno
Vulcão Osorno
Chile Lagos Andinos Puerto Varas
Puerto Varas e lago Llanquihue
Puerto Varas lago llanquihue chile
Puerto Varas – orla
Chile Puerto Varas lago llanquihue
Puerto Varas- vista do lago Llanquihue próximo ao hotel

Puerto Varas – Vulcão Osorno

O Vulcão Osorno, um dos mais famosos pontos turísticos dos Lagos Andinos do Chile, tem uma simetria espetacular e pode ser visto de praticamente todos os lugares de Puerto Varas. Este é um passeio imperdível na região para qualquer pessoa que esteja visitando a cidade. E as opções do que fazer por lá são inúmeras e já começam no caminho com paisagens dignas de cinema.

Leia Também => 7 Melhores hotéis em Puerto Varas selecionados por Viajantes

Como chegar no Vulcão Osorno

Saindo de Puerto Varas pegue à esquerda. Na estrada em direção ao Osorno, algumas placas sinalizam a entrada, à direita, para iniciar a subida até a estação de esqui. Não deixe de subir! O visual lá de cima é lindo e a entrada é de graça.

Chile Puerto Varas Vulcão Osorno
Mirante Lago Llanquihue no Vulcão Osorno
Chile Puerto Varas Vulcão Osorno
Vulcão Osorno visto da estrada

Curiosidades sobre o Vulcão Osorno

Na estrada, depois de sair de Puerto Varas já é fácil perceber a diferença da cor da terra, muito escura e com várias pedras. Este solo vulcânico é rico em minerais, por isso, a paisagem fantástica – e verde!- da região. E, durante a subida ao Vulcão Osorno, dá para perceber bem a cor escura do solo.

O Vulcão Osorno está dormente deste 1869. O topo do vulcão está coberto por uma geleira, chamada de neve eterna. E é daí que vem o visual “cobertura de chantilly” que pode ser conferido em qualquer época do ano.

Chile Puerto Varas Vulcão Osorno
Vulcão Osorno -pedra vulcânica
Chile Puerto Varas Vulcão Osorno esqui
Vulcão Osorno estação de esqui

Estação de esqui do Vulcão Osorno

Esse é um passeio imperdível mesmo se você não tiver a intenção de esquiar. Muitas pessoas sobem até a estação de esqui do Vulcão Osorno apenas para brincar com o gelo que se forma ao lado da pista de esqui, que é um local público. Alguns levam carrinhos de madeira, pranchas de plástico e o que mais for possível para brincar na “neve”. A diversão é garantida! Além disso, o lugar tem mirantes incríveis com algumas das melhores vistas dos Lagos Andinos.

A pista de esqui tem um teleférico gigante que leva os esquiadores (ou só observadores) até dois pontos de parada. Compramos nossos tickets para subir de teleférico até o ponto mais alto que se pode chegar. O passeio é lindo e muito frio, por isso, é importante ir bem agasalhado. O panorama que se tem lá do alto é incrível. Você tem a real sensação que está bem acima das nuvens. Na frente do Osorno, além de avistar todo o lago Lianquehue em Puerto Varas, também temos o privilégio de ver de frente o outro gigante, o vulcão Calburgo.

Fizemos nossa viagem na primavera, época com grande probabilidade de céu azul e tempo aberto. Imagina fazer uma viagem até Puerto Varas e não conseguir apreciar esse visual? Mas isso pode acontecer e a dica aqui é você reservar mais de um dia para a cidade para ter mais chances de pegar o tempo aberto em algum dos dias que ficar por lá. E a regra vale para qualquer outra viagem: desde o primeiro dia, em caso de tempo aberto, visite as principais atrações,não deixando para depois.

Chile Vulcão Osorno esqui teleférico
Vulcão Osorno – teleférico e esqui
Chile Vulcão Osorno esqui
Mirante da estação de esqui no Vulcão Osorno
Chile Puerto Varas Vulcão Osorno
Mirante da estação de no esqui – Vulcão Osorno
Chile Puerto Varas Vulcão Osorno
Mirante da estação de esqui – Vulcão Osorno
Chile Puerto Varas Vulcão Osorno esqui
Vulcão Osorno – estação de esqui
Chile Puerto Varas Vulcão Osorno
Vulcão Osorno – estação de esqui
Chile Puerto Varas Vulcão Osorno esqui
Vulcão Osorno estação de esqui
Chile Puerto Varas Vulcão Osorno esqui
Vulcão Osorno estação de esqui
Chile Puerto Varas Vulcão Osorno esqui
Vulcão Osorno estação de esqui
Chile Puerto Varas Vulcão Osorno esqui
Vulcão Osorno – estação de esqui
Chile Puerto Varas Vulcão Osorno esqui
Estação de esqui

A descida de teleférico é melhor ainda do que a subida porque todo o visual está de frente para você o que rende várias fotos fantásticas.

Dicas úteis para o passeio ao Vulcão Osorno

  • Nós fizemos a viagem no mês de outubro, que é um ótimo período para conhecer o Vulcão (tem neve no chão e a previsão do tempo geralmente é agradável como vocês podem ver no céu azul das fotos).
  • Junho, julho e agosto é alta temporada na estação de esqui, são os meses com maior probabilidade de você ver a neve caindo, porém podem acontecer chuvas e nevascas. Independente de quando você for, acompanhe a previsão do tempo na internet porque o clima pode ser uma caixinha de surpresas.
  • Caso neve muito, será necessário colocar correntes no pneu do carro alugado para subir até o Vulcão Osorno. Mas isso só é preciso quando neva muito (probabilidade alta nos meses de inverno). Caso seja necessário, entre em contato com a locadora de veículo para saber valores e mais informações (eles costumam alugar as correntes por lá).
  • Nos meses de primavera e verão não é necessário o uso de correntes no pneu dos carros (a estrada fica livre de neve).
  • Para acompanhar a previsão do tempo você pode acessar o site http://www.weather.com/. Um outro site muito bom onde você pode ver a média de temperaturas e chuvas em Puerto Varas é o http://www.worldweatheronline.com/Puerto-Varas-weather-averages/Los-Lagos/CL.aspx.
  • De Puerto Varas até o Vulcão Osorno de carro são aproximadamente 1h. Aproveite para parar nas atrações ao longo do caminho. Veja mais sobre as atrações aqui.
  • Você pode consultar preços e outras informações sobre o Vulcão Osorno no site oficial da estação de esqui.

Igreja de Puerto Varas e caminho histórico

Fomos até o centrinho da cidade e fizemos um caminho, sugerido por um mapa que pegamos no hotel pousada. Durante o passeio, passamos por diversas casas históricas e pela famosa igreja de Puerto Varas, um dos cartões postais da cidade.

Puerto Varas - casas históricas
Puerto Varas – casas históricas
Chile Puerto Varas casas históricas
Puerto Varas – passeio histórico pelas casas antigas
Lagos Andinos Puerto Varas
Puerto Varas – casas históricas
Lagos Andinos Puerto Varas
Puerto Varas- passeio pelas casas históricas

Restaurante em Puerto Varas

Paramos para comer no Dane’s, um restaurante/cafeteria, com algumas guloseimas. As empanadas (comida típica do Chile e Argentina) e o suco de framboesa são muito bons. Ele fica na rua Del Salvador, 441.

Voltamos para o hotel para descansar e com a sensação de que o primeiro dia do roteiro de viagem Puerto Varas já tinha rendido boas experiências.

Lagos Andinos – o que fazer em Puerto Varas roteiro dia 2

No segundo dia de viagem, decidimos o que fazer em Puerto Varas com base nas atrações mais famosas da cidade e um dos principais pontos turísticos do Chile, o Vulcão Osorno. Depois do café da manhã, de carro, visitamos o Lago de Todos los Santos, Saltos De Petrohué, paramos na Lagoa Esmeralda e chegamos ao fantástico Vulcão Osorno. De lá, continuamos contornando o Lago Llanquihue até chegar à Frutillar onde passamos um fim de tarde delicioso.

O que fazer em Puerto Varas: Lago de Todos los Santos, Saltos Petrohué, Lagoa Esmeralda, Vulcão Osorno, volta no Lago Llanquihue, Frutillar.

O que fazer em Puerto Varas – volta no Lago Llanquihue

Já falamos um pouco sobre a beleza da estradinha cênica que dá a volta no Lago Llanquihue. São vários os mirantes naturais que você vai achar ao longo do caminho. Para esse trajeto, saindo de Puerto Varas, siga pelo lado anti-horário do Lago Llanquihue. As estradas são muito bem sinalizadas e você tem praticamente apenas um caminho para seguir, por isso, não há necessidade de GPS. Só use se você fizer questão dele.

Puerto Varas lago llanquihue frutillar
Puerto Varas estrada contornando o Lago Llanquihue
Puerto Varas lago llanquihue frutillar
Puerto Varas estrada contornando o Lago Llanquihue
Puerto Varas lago llanquihue frutillar
Puerto Varas estrada contornando o Lago Llanquihue
Puerto Varas vulcao osorno
Estrada Vulcão Osorno – pessoas também fazem o passeio a pé ou de bicicleta

O que fazer em Puerto Varas – Lago Todos los Santos

A primeira parada é virando à direita e seguindo até o final da estrada rumo ao Lago Todos los Santos. O Lago tem uma vista muito bonita e é o ponto de partida para o Cruise Andino de onde saem os barcos que fazem a travessia para a Argentina, nos Lagos Andinos, sentido Bariloche. Mas mesmo se você não for fazer a travessia, vale à pena conhecer o lugar. Alguns barcos fazem um passeio pelo Lago que dura aproximadamente 30 minutos e que custa por volta de 5 mil pesos por pessoa. Pechinche principalmente se estiver em grupo.

Dica: existe um estacionamento logo na entrada do Lago, do lado esquerdo, que é pago. Porém, logo atrás desde estacionamento, você encontra uma área livre onde consegue estacionar de graça.

Dica: você pode fazer o passeio até o Lago Todos Los Santos de ônibus comum que sai do centro de Puerto Varas.

Puerto Varas Lago Todos los Santos Vulcão Osorno
Lago Todos los Santos e Vulcão Osorno
Puerto Varas Lago Todos los Santos passeio barco
Lago Todos los Santos passeio de barco
Puerto Varas Lago Todos los Santos
Lago Todos los Santos
Puerto Varas Lago Todos los Santos
Lago Todos los Santos
Puerto Varas Lago Todos los Santos
Lago Todos los Santos
Puerto Varas Lago Todos los Santos
Lago Todos los Santos
Puerto Varas Lago Todos los Santos
Lago Todos los Santos – estrutura

O que fazer em Puerto Varas – Saltos del Petrohué

Voltando pela mesma estradinha, paramos nos Saltos del Petrohué, um dos pontos turísticos do Chile e um dos passeios mais bonitos em Puerto Varas. São diversos saltos e pequenas cachoeiras com uma coloração surreal em tons de verde e azul.

Dica: você gastará o dia todo para fazer todos os passeios. Como não existem restaurantes ao longo do caminho, passe antes no supermercado Santa Isabel em Puerto Varas (rua Del Salvador com rua San Bernardo) e compre frutas, biscoitos, água e outras besteirinhas para beliscar durante a viagem.

Puerto Varas Saltos del Petrohue Chile
Puerto Varas Saltos del Petrohué
Puerto Varas Saltos del Petrohue chile
Puerto Varas Saltos del Petrohué
Puerto Varas Saltos del Petrohue Chile
Puerto Varas Saltos del Petrohue
Puerto Varas Lagos del Petrohue
Mirante na Estrada para Lagos del Petrohué

Puerto Varas – Saltos del Petrohué

Os Saltos del Petrohué, formado pelo Rio Petrohué, fica localizado no Parque Nacional Vicente Pérez Rosales é um dos pontos turísticos mais bonitos e próximos à cidade de Puerto Varas. A estrutura dos Saltos dle Petrohué é ótima, com várias trilhas bem sinalizadas, curtas e de fácil acesso para qualquer pessoa. Várias pontes, passarelas e mirantes estão espalhados por cima dos saltos e os espaços são disputadíssimos para os turistas fotografarem os melhores ângulos.

Puerto Varas Saltos del Petrohue Chile
Puerto Varas Saltos del Petrohué
Puerto Varas Saltos del Petrohue Chile
Puerto Varas Saltos del Petrohué
Puerto Varas Saltos del Petrohue Chile
Puerto Varas Saltos del Petrohué
Puerto Varas Saltos del Petrohue Chile
Saltos del Petrohué

A cor da água realmente impressiona com uma mistura de tons esverdeados e azulados muito claros. E, para completar o visual, o imponente vulcão Osorno fica ao fundo. Realmente é difícil não se encantar pelo lugar.

Na saída, aproveitamos para forrar o estômago na lanchonete, bem simples, que fica na entrada do Salto e comemos uma empanada assada na hora.

Puerto Varas Saltos del Petrohue Chile
Saltos del Petrohué – empanada
Puerto Varas Saltos del Petrohue Chile
Saltos del Petrohué – empanadas no forno à lenha
Puerto Varas Saltos del Petrohue Chile
Saltos del Petrohué -lanchonete
Puerto Varas Saltos del Petrohue Chile
Puerto Varas Saltos del Petrohué

O que fazer em Puerto Varas – Lagoa Esmeralda

De volta à estrada principal que contorna o lago Llanquihue, seguindo um pouco mais adiante do lado esquerdo, existe uma entradinha para a Lagoa Esmeralda. A entrada é grátis, com boa estrutura, mas para quem acabou de ver os Saltos de Petrohué, um dos mais bonitos pontos turísticos de Puerto Varas e do Chile, a Lagoa Esmeralda se torna bem mais ou menos. A água é de cor verde escura, muito parecida com outras lagoas que encontramos no Brasil. Mas na dúvida, não custa parar.

Puerto Varas Lagoa Esmeralda
Puerto Varas Lagoa Esmeralda
Puerto Varas Lagoa Esmeralda
Lagoa Esmeralda

O que fazer em Puerto Varas – Vulcão Osorno

Agora sim, novamente rumo ao Vulcão Osorno. A cada curva na estrada ele ressurge mostrando toda sua beleza.

Quando chegamos na estação de esqui subimos até o ponto mais alto que se pode chegar no vulcão. A vista é fenomenal.

Puerto Varas Vulcão Osorno lago llnquihue
Puerto Varas – estrada Vulcão Osorno
Puerto Varas estrada Vulcão Osorno
Puerto Varas – estrada Vulcão Osorno
Puerto Varas Vulcão Osorno
Puerto Varas – estrada Vulcão Osorno

O que fazer em Puerto Varas- Frutillar

Terminado o passeio, voltamos para a estradinha do Lago Llanquihue e seguimos viagem passando por diversos mirantes, alguns vilarejos e Porto Octay e finalmente chegamos à Frutillar, uma cidade pequenininha e imperdível, bem próxima à Puerto Varas.

Puerto Varas Frutillar
Rua em Frutillar

Dica: No trajeto de dar a volta no Lago Llanquihue, você encontra muitos pontos turísticos e mirantes lindos, sendo muitas as opções do que fazer em Puerto Varas. Isso faz toda diferença se você estiver com um carro alugado. As excursões com as empresas de turismo costumam passar batido por muitos desses lugares.

A volta para Puerto Varas foi um pouco confusa. Isso porque tentamos fazer um caminho alternativo sugerido pela Dona Érika do hotel e não conseguimos. Mas o ideal mesmo é sair de Frutillar e seguir as placas para a Ruta 5.

Restaurante Mamúsia – onde não comer em Puerto Varas

Depois de passar um dia lindo visitando os principais pontos turísticos de Puerto Varas, fomos jantar no restaurante/café Mamúsia. Infelizmente foi uma das nossas piores refeições na cidade. Apesar do restaurante estar lotado, a comida não estava boa e o ambiente não era muito agradável.

Não existem muitas opções de restaurante em Puerto Varas, por isso, comer por lá é um pouco complicado. Os melhores restaurantes parecem ser os que se localizam dentro dos hotéis.

Veja Mais => Lagos Andinos – Hotel em Puerto Varas

Mapa turístico – região de Puerto Varas:

Lagos Andinos: o que fazer em Puerto Varas roteiro dia 3

Nesse dia em Puerto Varas aproveitamos para explorar o centro da cidade e fazer um bate e volta até Puerto Montt para conhecer o Mercado Angelmó, um dos principais pontos turísticos da cidade.

O que fazer em Puerto Varas:  centro da cidade, bate volta Puerto Montt para visitar o mercado Angelmó.

Dois dias é o tempo ideal para conhecer os principais pontos turísticos de Puerto Varas no Chile. Na verdade, em um dia fizemos os passeios essenciais. Por isso, já no terceiro dia em Puerto Varas, tínhamos o tempo livre ou para voltar à Frutillar ou para ir até Puerto Montt. Como tínhamos que devolver o carro no aeroporto de Puerto Montt, aproveitamos a tarde para fazer um bate e volta na cidade e conhecer o mercado de Angelmó, um dos principais pontos turísticos de Puerto Montt. Na parte da manhã fomos conhecer um pouco mais do centro de Puerto Varas.

Leia Também => Lagos Andinos – Hotel em Puerto Varas

O que fazer em Puerto Varas – Vulcão Osorno e centro da cidade

Saímos da pousada logo pela manhã e paramos o carro no alto de uma montanha para admirar o Vulcão Osorno mais uma vez. Mas quem disse que ele apareceu? O tempo mudou de um dia para o outro e o céu azul dos dias anteriores deu lugar à um tempo fechado e cinza que apagou complemente o contorno do Vulcão Osorno. Quem olhasse pela primeira vez em direção ao vulcão nem imaginaria que ali estaria escondido o gigante Osorno. Por isso, uma dica importante de viagem para Puerto Varas é reservar mais de um dia para tentar a sorte de ver o vulcão que é um dos principais pontos turísticos dos Lagos Andinos do Chile.

Puert Varas sem Vulcão Osorno
Puerto Varas – céu nublado e nada do Vulcão Osorno

Seguimos para o centro da cidade e passeamos por alguns pontos turísticos de Puerto Varas como o Pier e Feira de Artesanato. Fomos então até o Posto de Informações Turísticas (fica na Rua/Calle El Salvador) e também aproveitamos para comprar algumas comidinhas para a viagem de 6 horas entre Puerto Varas e Pucón que iríamos fazer no outro dia.

Chile Puerto Varas Pier
Puerto Varas- Pier
Chile Puerto Varas Pier
Puerto Varas – Pier
Chile Puerto Varas Mercado Artesanato
Puerto Varas – Mercado de Artesanato
Chile Puerto Varas Artesanato
Puerto Varas – Artesanato

Onde não almoçar em Puerto Varas

Almoçamos ali mesmo no centro da cidade, no restaurante Puerto Café. Foi mais um dos restaurantes decepcionantes em Puerto Varas que não recomendamos – a comida mais uma vez deixou muito a desejar!

O que fazer em Puerto Varas – Puerto Montt e Mercado Angelmó

Depois do almoço em Puerto Varas, partimos para Puerto Montt que fica há 20 km de distância. O caminho pela Ruta 5 é bem fácil. Nosso destino era chegar até o famoso mercado Angelmó.

Dica: uma opção barata e simples é fazer o trajeto de ônibus até Puerto Montt. Consulte seu hotel para saber o melhor lugar para pegar o ônibus em Puerto Varas. Chegando no terminal de Puerto Montt siga à esquerda e no final da rua você encontrará o Mercado Angelmó.

A visita ao mercado não foi muito agradável e em nossa opinião é dispensável. Veja os detalhes da nossa experiência em Puerto Montt e no mercado no post aqui.

Bandeira Chile
Bandeirinha do Chile

Saindo do Mercado Angelmó fomos deixar o carro no aeroporto e fizemos o caminho de volta à Puerto Varas de ônibus (saindo do aeroporto de Puerto Montt, pegamos um ônibus sentido rodoviária e depois sentido Puerto Varas).

Chegando na cidade, passamos no café Restaurante Dane’s que foi uma ótima opção tanto de cardápio quanto de ambiente.

Puerto Varas Restaurante Dane's
Restaurante Dane’s

Veja mais sobre Puerto Varas:

Leia mais sobre o Chile:

Ainda em dúvida sobre o que fazer em Puerto Varas? Deixe sua pergunta nos comentários!

 

Monte Sua Viagem Aqui

  • Aluguel de carro » Descontos incríveis de até 60%, sem IOF nas reservas internacionais, parcelamento em até 12 vezes e cancelamento gratuito.
  • Reserva de Hotel ou Pousada » O Booking.com é o site líder mundial em reservas on-line de acomodações, onde faço minhas reservas há anos! Reserve com segurança, antecedência e pelo melhor preço!
  • Casa de Temporada (Tipo Airbnb) » Sabia que no Booking.com é possível alugar também casas e apartamentos? Muito mais simples, com filtros e sem burocracia!
  • Seguro Viagem » Tenha na mala o melhor amigo da sua saúde. Não deixe de viajar sem seu seguro viagem. Pegue seu cupom exclusivo e faça o seu agora mesmo!
  • Chip internacional » Já saia do Brasil com um chip internacional pré-pago no seu telefone e chegue ao seu destino conectado. Facilidade para pegar UBER, consultar sobre transporte público e pesquisas no Google. Válido para diversos países da Europa, Ásia, Oceania e Américas.
  • Passeios ou Ingressos » Fuja das filas comprando seu ingresso antecipadamente. Deixe sua experiência de viagem ainda mais fantástico com milhares de passeios.
  1. Bom dia Carla, muito bom seu artigo sobre Puerto Varas, por favor, me esclareça uma dúvida, alugue um carro e quero ir até Chiloé, tem como ir de carro ou tenho de pegar um barco, se tiver de pegar, onde pego? É esta a minha dúvida. Muito obrigada, Vânia

    • Vânia, É necessário dirigir de Puerto Montt ao povoado de Pargua para embarcar no ferry, que chega ao norte da Ilha Grande de Chiloé por Chacao.

      Balsa para Chiloé

      Balsa entre Pargua e Chacao

      Essa é uma viagem longa e que toma metade de um dia.

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui

Casal ILoveTrip

Fundadores do blog, Carla e Erval viajam juntos juntos há mais de 15 anos. Com o passaporte carimbado em 45 países, adoramos falar e dar dicas sobre nossas andanças pelo mundo. Saiba mais

Posts Recentes

Os mais populares