No primeiro dia do nosso roteiro de viagem em Puerto Varas, alugamos um carro no aeroporto, nos acomodamos no hotel pousada e conhecemos o centro da cidade e lago llanquihue, além de ver, de longe, o Vulcão Osorno e também fazer o passeio pelas casas histórias. Confira a seguir:
Leia Também => 7 Melhores Hotéis em Puerto Varas escolhido por Viajantes
Após sobrevoar a beleza da Cordilheira dos Andes, pisamos no solo Chileno, no aeroporto de Santiago. Depois de passar pela imigração já fomos direto pegar o próximo voo em direção ao sul do Chile, para a região dos Lagos Andinos. Mais uma hora e meia de viagem e chegamos no pequeno aeroporto de Puerto Montt.
Puerto Varas é uma das cidades mais visitadas na região dos Lagos Andinos e, como não existe aeroporto próprio na cidade, a porta de entrada é pelo aeroporto de Puerto Montt. Confira a seguir quais as opções de como chegar até Puerto Varas a partir do aeroporto de Puerto Montt.
Para ir do aeroporto de Puerto Montt até Puerto Varas, você pode alugar um carro (recomendado para aproveitar mais os passeios), reservar um transfer com o próprio hotel (no nosso caso, esse transfer sairia 15.000 pesos chilenos) ou fazer o trajeto de ônibus. Veja abaixo os detalhes de cada opção:
Você pode pegar um ônibus ETM que sai do aeroporto de Puerto Montt (fica bem no portão de saída, próximo aos táxis) até a rodoviária de Puerto Montt. De lá, é preciso pegar outro ônibus sentido Puerto Varas.
Os ônibus passam pelas principais avenidas de Puerto Varas, mas como a cidade é um pouquinho grande e com muitas subidas, fica difícil a locomoção para quem está a pé. Por isso, se esse transporte for a opção escolhida, confirme antes com o hotel o trajeto que você terá que fazer quando descer do ônibus em Puerto Varas.
Alugar o carro fará toda a diferença para conhecer Puerto Varas. A estrada cênica que contorna o lago Llanquihue é um ponto alto da viagem. E o mais engraçado é que antes de viajar não vimos essa dica em nenhum outro lugar. A estradinha é muito bonita: em cada curva aparece uma nova paisagem, com muito verde, fazendinhas lindas, o enorme lago Llanquihue e de quebra, ao fundo, o Vulcão Osorno e o Vulcão Calburgo. Ao longo do percurso também existem vários mirantes em que você pode parar. Por isso, pode ter certeza que de carro você viverá uma experiência completamente diferente do que se fazer o mesmo percurso com agências de turismo.
As locadoras de carro no aeroporto de Puerto Montt não têm lojas em Puerto Varas. Por isso, se você pretende seguir viagem para outras cidades do circuito dos Lago Andinos sem voltar para o aeroporto de Puerto Montt, a entrega do carro pode ser um problema.
Para entregar e retirar o carro em lugares diferentes você paga uma taxa extra. Por isso, nossa dica é pesquisar os preços nas locadoras de veículos do aeroporto de Puerto Montt e também nas locadoras de Puerto Varas.
Na nossa viagem, a opção mais vantajosa era o aluguel de carro por uma empresa em Puerto Varas, sendo necessário o pagamento de uma taxa extra para retirada do veículo no aeroporto de Puerto Montt. Porém, essa opção não foi possível pois chegamos em um horário do fim de semana em que a empresa estaria fechada. Por isso, tivemos que escolher outra opção. Alugamos um carro no aeroporto pela empresa Álamo e, na hora da entrega, tivemos que voltar para Puerto Varas de ônibus. Confira mais detalhes sobre nossa experiência com o aluguel de carro no aeroporto de Puerto Montt nos próximos posts.
Outra dica é que o carro é necessário apenas para conhecer a região de Puerto Varas. As outras cidades do circuito dos Lagos Andinos podem ser visitadas usando ônibus de viagem.
Importante saber: no trajeto entre o aeroporto de Puerto Montt até Puerto Varas existem 2 pedágios. Em um deles pagamos 600 pesos e, no outro, 500 pesos.
Para continuar lendo sobre nossa experiência de viagem e conhecer dicas e pontos turísticos do Chile, acesse os links abaixo.
Ainda no Brasil, pesquisamos o preço que o hotel em Puerto Varas cobrava pelo transfer do aeroporto de Puerto Montt até Puerto Varas (15 mil pesos) mas, analisando todas as opções, decidimos alugar um carro e fizemos a reserva pela empresa Álamo. O preço da diária estava bom em comparação com as outras agências, porém, no aeroporto, tivemos um probleminha com o atendimento, além da demora para entregam o carro. Por isso, a primeira impressão dos chilenos não foi lá das melhores, mas tudo passou quando chegamos no hotel em Puerto Varas.
Dica 1: leia abaixo Como ir do aeroporto de Puerto Montt para Puerto Varas para saber mais informações de como chegar em Puerto Varas a partir do aeroporto de Puerto Montt.
Dica 2: aproveite para sacar alguns pesos na chegada ao aeroporto de Puerto Montt. No salão de entrada do aeroporto, você encontra ATM do Banco de Chile, interligado a rede Plus Visa, onde, com o cartão de crédito habilitado para saques no exterior, você pode sacar pesos da sua conta do Brasil. Lembre-se de conferir antes da viagem a cotação de real (BRL) para peso chileno (CLP) para ter uma ideia de quanto irá gastar. Durante nossa viagem a cotação estava 230 pesos para cada 1 real.
Veja a conversão atual de real (BRL) para peso chileno (CLP) e outras dicas no nosso post Tudo sobre o Chile: moeda, documentos, fuso horário, clima, língua oficial e outras dicas.
Para ficar durante três dias em Puerto Varas, escolhemos o Hostal Erika, um hotel pousada familiar, bem limpo e confortável. O grande barato do lugar é a dona da pousada, Erika, que é muito simpática. Como a experiência na pousadinha foi muito boa, fizemos um post especial Lagos Andinos – Hotel em Puerto Varas contando nossa impressão e mostrando algumas fotos do Hostal Erika. Não deixe de conferir!
O que fazer em Puerto Varas dia 1: Lago llanquihue, Vulcão Osorno, centro da cidade, igreja de Puerto Varas, passeio casas históricas.
Depois de fazermos check-in no hotel pousada Hostal Erika, fomos com o carro dar uma volta pela cidade de Puerto Varas. Primeiro, paramos para ver a orla do lago Llanquihue – que lembra uma praia – e ficamos um bom tempo https://ilovetrip.com.br/wp-content/uploads/campos-destaque.jpgirando o Vulcão Osorno, um dos mais bonitos pontos turísticos do Chile, na região dos Lagos Andinos.
O Vulcão Osorno, um dos mais famosos pontos turísticos dos Lagos Andinos do Chile, tem uma simetria espetacular e pode ser visto de praticamente todos os lugares de Puerto Varas. Este é um passeio imperdível na região para qualquer pessoa que esteja visitando a cidade. E as opções do que fazer por lá são inúmeras e já começam no caminho com paisagens dignas de cinema.
Leia Também => 7 Melhores hotéis em Puerto Varas selecionados por Viajantes
Saindo de Puerto Varas pegue à esquerda. Na estrada em direção ao Osorno, algumas placas sinalizam a entrada, à direita, para iniciar a subida até a estação de esqui. Não deixe de subir! O visual lá de cima é lindo e a entrada é de graça.
Na estrada, depois de sair de Puerto Varas já é fácil perceber a diferença da cor da terra, muito escura e com várias pedras. Este solo vulcânico é rico em minerais, por isso, a paisagem fantástica – e verde!- da região. E, durante a subida ao Vulcão Osorno, dá para perceber bem a cor escura do solo.
O Vulcão Osorno está dormente deste 1869. O topo do vulcão está coberto por uma geleira, chamada de neve eterna. E é daí que vem o visual “cobertura de chantilly” que pode ser conferido em qualquer época do ano.
Esse é um passeio imperdível mesmo se você não tiver a intenção de esquiar. Muitas pessoas sobem até a estação de esqui do Vulcão Osorno apenas para brincar com o gelo que se forma ao lado da pista de esqui, que é um local público. Alguns levam carrinhos de madeira, pranchas de plástico e o que mais for possível para brincar na “neve”. A diversão é garantida! Além disso, o lugar tem mirantes incríveis com algumas das melhores vistas dos Lagos Andinos.
A pista de esqui tem um teleférico gigante que leva os esquiadores (ou só observadores) até dois pontos de parada. Compramos nossos tickets para subir de teleférico até o ponto mais alto que se pode chegar. O passeio é lindo e muito frio, por isso, é importante ir bem agasalhado. O panorama que se tem lá do alto é incrível. Você tem a real sensação que está bem acima das nuvens. Na frente do Osorno, além de avistar todo o lago Lianquehue em Puerto Varas, também temos o privilégio de ver de frente o outro gigante, o vulcão Calburgo.
Fizemos nossa viagem na primavera, época com grande probabilidade de céu azul e tempo aberto. Imagina fazer uma viagem até Puerto Varas e não conseguir apreciar esse visual? Mas isso pode acontecer e a dica aqui é você reservar mais de um dia para a cidade para ter mais chances de pegar o tempo aberto em algum dos dias que ficar por lá. E a regra vale para qualquer outra viagem: desde o primeiro dia, em caso de tempo aberto, visite as principais atrações,não deixando para depois.
A descida de teleférico é melhor ainda do que a subida porque todo o visual está de frente para você o que rende várias fotos fantásticas.
Fomos até o centrinho da cidade e fizemos um caminho, sugerido por um mapa que pegamos no hotel pousada. Durante o passeio, passamos por diversas casas históricas e pela famosa igreja de Puerto Varas, um dos cartões postais da cidade.
Paramos para comer no Dane’s, um restaurante/cafeteria, com algumas guloseimas. As empanadas (comida típica do Chile e Argentina) e o suco de framboesa são muito bons. Ele fica na rua Del Salvador, 441.
Voltamos para o hotel para descansar e com a sensação de que o primeiro dia do roteiro de viagem Puerto Varas já tinha rendido boas experiências.
No segundo dia de viagem, decidimos o que fazer em Puerto Varas com base nas atrações mais famosas da cidade e um dos principais pontos turísticos do Chile, o Vulcão Osorno. Depois do café da manhã, de carro, visitamos o Lago de Todos los Santos, Saltos De Petrohué, paramos na Lagoa Esmeralda e chegamos ao fantástico Vulcão Osorno. De lá, continuamos contornando o Lago Llanquihue até chegar à Frutillar onde passamos um fim de tarde delicioso.
O que fazer em Puerto Varas: Lago de Todos los Santos, Saltos Petrohué, Lagoa Esmeralda, Vulcão Osorno, volta no Lago Llanquihue, Frutillar.
Já falamos um pouco sobre a beleza da estradinha cênica que dá a volta no Lago Llanquihue. São vários os mirantes naturais que você vai achar ao longo do caminho. Para esse trajeto, saindo de Puerto Varas, siga pelo lado anti-horário do Lago Llanquihue. As estradas são muito bem sinalizadas e você tem praticamente apenas um caminho para seguir, por isso, não há necessidade de GPS. Só use se você fizer questão dele.
A primeira parada é virando à direita e seguindo até o final da estrada rumo ao Lago Todos los Santos. O Lago tem uma vista muito bonita e é o ponto de partida para o Cruise Andino de onde saem os barcos que fazem a travessia para a Argentina, nos Lagos Andinos, sentido Bariloche. Mas mesmo se você não for fazer a travessia, vale à pena conhecer o lugar. Alguns barcos fazem um passeio pelo Lago que dura aproximadamente 30 minutos e que custa por volta de 5 mil pesos por pessoa. Pechinche principalmente se estiver em grupo.
Dica: existe um estacionamento logo na entrada do Lago, do lado esquerdo, que é pago. Porém, logo atrás desde estacionamento, você encontra uma área livre onde consegue estacionar de graça.
Dica: você pode fazer o passeio até o Lago Todos Los Santos de ônibus comum que sai do centro de Puerto Varas.
Voltando pela mesma estradinha, paramos nos Saltos del Petrohué, um dos pontos turísticos do Chile e um dos passeios mais bonitos em Puerto Varas. São diversos saltos e pequenas cachoeiras com uma coloração surreal em tons de verde e azul.
Dica: você gastará o dia todo para fazer todos os passeios. Como não existem restaurantes ao longo do caminho, passe antes no supermercado Santa Isabel em Puerto Varas (rua Del Salvador com rua San Bernardo) e compre frutas, biscoitos, água e outras besteirinhas para beliscar durante a viagem.
Os Saltos del Petrohué, formado pelo Rio Petrohué, fica localizado no Parque Nacional Vicente Pérez Rosales é um dos pontos turísticos mais bonitos e próximos à cidade de Puerto Varas. A estrutura dos Saltos dle Petrohué é ótima, com várias trilhas bem sinalizadas, curtas e de fácil acesso para qualquer pessoa. Várias pontes, passarelas e mirantes estão espalhados por cima dos saltos e os espaços são disputadíssimos para os turistas fotografarem os melhores ângulos.
A cor da água realmente impressiona com uma mistura de tons esverdeados e azulados muito claros. E, para completar o visual, o imponente vulcão Osorno fica ao fundo. Realmente é difícil não se encantar pelo lugar.
Na saída, aproveitamos para forrar o estômago na lanchonete, bem simples, que fica na entrada do Salto e comemos uma empanada assada na hora.
De volta à estrada principal que contorna o lago Llanquihue, seguindo um pouco mais adiante do lado esquerdo, existe uma entradinha para a Lagoa Esmeralda. A entrada é grátis, com boa estrutura, mas para quem acabou de ver os Saltos de Petrohué, um dos mais bonitos pontos turísticos de Puerto Varas e do Chile, a Lagoa Esmeralda se torna bem mais ou menos. A água é de cor verde escura, muito parecida com outras lagoas que encontramos no Brasil. Mas na dúvida, não custa parar.
Agora sim, novamente rumo ao Vulcão Osorno. A cada curva na estrada ele ressurge mostrando toda sua beleza.
Quando chegamos na estação de esqui subimos até o ponto mais alto que se pode chegar no vulcão. A vista é fenomenal.
Terminado o passeio, voltamos para a estradinha do Lago Llanquihue e seguimos viagem passando por diversos mirantes, alguns vilarejos e Porto Octay e finalmente chegamos à Frutillar, uma cidade pequenininha e imperdível, bem próxima à Puerto Varas.
Dica: No trajeto de dar a volta no Lago Llanquihue, você encontra muitos pontos turísticos e mirantes lindos, sendo muitas as opções do que fazer em Puerto Varas. Isso faz toda diferença se você estiver com um carro alugado. As excursões com as empresas de turismo costumam passar batido por muitos desses lugares.
A volta para Puerto Varas foi um pouco confusa. Isso porque tentamos fazer um caminho alternativo sugerido pela Dona Érika do hotel e não conseguimos. Mas o ideal mesmo é sair de Frutillar e seguir as placas para a Ruta 5.
Depois de passar um dia lindo visitando os principais pontos turísticos de Puerto Varas, fomos jantar no restaurante/café Mamúsia. Infelizmente foi uma das nossas piores refeições na cidade. Apesar do restaurante estar lotado, a comida não estava boa e o ambiente não era muito agradável.
Não existem muitas opções de restaurante em Puerto Varas, por isso, comer por lá é um pouco complicado. Os melhores restaurantes parecem ser os que se localizam dentro dos hotéis.
Veja Mais => Lagos Andinos – Hotel em Puerto Varas
Nesse dia em Puerto Varas aproveitamos para explorar o centro da cidade e fazer um bate e volta até Puerto Montt para conhecer o Mercado Angelmó, um dos principais pontos turísticos da cidade.
O que fazer em Puerto Varas: centro da cidade, bate volta Puerto Montt para visitar o mercado Angelmó.
Dois dias é o tempo ideal para conhecer os principais pontos turísticos de Puerto Varas no Chile. Na verdade, em um dia fizemos os passeios essenciais. Por isso, já no terceiro dia em Puerto Varas, tínhamos o tempo livre ou para voltar à Frutillar ou para ir até Puerto Montt. Como tínhamos que devolver o carro no aeroporto de Puerto Montt, aproveitamos a tarde para fazer um bate e volta na cidade e conhecer o mercado de Angelmó, um dos principais pontos turísticos de Puerto Montt. Na parte da manhã fomos conhecer um pouco mais do centro de Puerto Varas.
Leia Também => Lagos Andinos – Hotel em Puerto Varas
Saímos da pousada logo pela manhã e paramos o carro no alto de uma montanha para https://ilovetrip.com.br/wp-content/uploads/campos-destaque.jpgirar o Vulcão Osorno mais uma vez. Mas quem disse que ele apareceu? O tempo mudou de um dia para o outro e o céu azul dos dias anteriores deu lugar à um tempo fechado e cinza que apagou complemente o contorno do Vulcão Osorno. Quem olhasse pela primeira vez em direção ao vulcão nem imaginaria que ali estaria escondido o gigante Osorno. Por isso, uma dica importante de viagem para Puerto Varas é reservar mais de um dia para tentar a sorte de ver o vulcão que é um dos principais pontos turísticos dos Lagos Andinos do Chile.
Seguimos para o centro da cidade e passeamos por alguns pontos turísticos de Puerto Varas como o Pier e Feira de Artesanato. Fomos então até o Posto de Informações Turísticas (fica na Rua/Calle El Salvador) e também aproveitamos para comprar algumas comidinhas para a viagem de 6 horas entre Puerto Varas e Pucón que iríamos fazer no outro dia.
Almoçamos ali mesmo no centro da cidade, no restaurante Puerto Café. Foi mais um dos restaurantes decepcionantes em Puerto Varas que não recomendamos – a comida mais uma vez deixou muito a desejar!
Depois do almoço em Puerto Varas, partimos para Puerto Montt que fica há 20 km de distância. O caminho pela Ruta 5 é bem fácil. Nosso destino era chegar até o famoso mercado Angelmó.
Dica: uma opção barata e simples é fazer o trajeto de ônibus até Puerto Montt. Consulte seu hotel para saber o melhor lugar para pegar o ônibus em Puerto Varas. Chegando no terminal de Puerto Montt siga à esquerda e no final da rua você encontrará o Mercado Angelmó.
A visita ao mercado não foi muito agradável e em nossa opinião é dispensável. Veja os detalhes da nossa experiência em Puerto Montt e no mercado no post aqui.
Saindo do Mercado Angelmó fomos deixar o carro no aeroporto e fizemos o caminho de volta à Puerto Varas de ônibus (saindo do aeroporto de Puerto Montt, pegamos um ônibus sentido rodoviária e depois sentido Puerto Varas).
Chegando na cidade, passamos no café Restaurante Dane’s que foi uma ótima opção tanto de cardápio quanto de ambiente.
Descubra nossa incrível ferramenta de busca, filtros diferenciados e comparação para você selecionar o melhor para sua viagem!
Os hotéis foram selecionados cuidadosamente para o seu conforto e melhor experiência de viagem. Reserve seu hotel através dos links do ILoveTrip para garantir as melhores opções. Ao reservar o hotel utilizando o nosso link você terá direito a um brinde. Basta entrar em contato conosco e informar o código da sua reserva
A I Love Trip oferece serviços de viagens, passeios, hospedagens e aluguel de carro que passaram pela nossa curadoria. Com isso, podemos oferecer a melhor experiência de viagem para toda a família.
© 2023 Todos os direitos reservados
Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nosa Política de Privacidade.
Respostas de 2
Bom dia Carla, muito bom seu artigo sobre Puerto Varas, por favor, me esclareça uma dúvida, alugue um carro e quero ir até Chiloé, tem como ir de carro ou tenho de pegar um barco, se tiver de pegar, onde pego? É esta a minha dúvida. Muito obrigada, Vânia
Vânia, É necessário dirigir de Puerto Montt ao povoado de Pargua para embarcar no ferry, que chega ao norte da Ilha Grande de Chiloé por Chacao.
Balsa para Chiloé
Balsa entre Pargua e Chacao
Essa é uma viagem longa e que toma metade de um dia.