Nos últimos anos o brasileiro tem batido recordes de visita aos Estados Unidos. Esse é um grande sonho de muita gente que começa por um obstáculo enorme para alguns: Tirar Visto Americano.
Em função de muitos problemas no passado com vistos negados, longas filas e uma grande demora para retirar o documento, houve algumas alterações no processo e a promessa é que em um futuro próximo nem será mais necessário de visto para visitar os “States”.
Enquanto esse dia não chega, ainda temos que conviver com um processo burocrático. Pra facilitar a vida de nossos queridos leitores, preparamos esse Guia Definitivo e Completo de Como Tirar Visto Americano Passo a Passo e onde você poderá tirar todas as suas dúvidas.
O Guia está dividido em 6 Partes para não ficar muito extenso e até difícil de ler. Cada parte envolve uma etapa muito importante do processo de tirar visto e você poderá fazer a pergunta e tirar sua dúvida sobre esse processo:
Começaremos esse post com as definições gerais sobre o Visto Americano. Vem comigo…
O Visto é a permissão que um país dá ao seu portador para entrada legalmente em seu território por um determinado período de tempo e para finalidades específicas.
A exigência de um visto está relacionado à segurança do país. Por meio da concessão do visto, cada país evita a entrada de “pessoas indesejadas” que possam, por exemplo, aplicar transtornos ou atos terroristas e por em risco a segurança nacional.
Mas nem todos os países exigem um visto. Normalmente, através de acordos entre os países, é possível que não exista essa necessidade. Por exemplo, os países integrantes do Mercosul conseguem transitar livremente sem visto, sem precisar nem mesmo de passaporte!
Mesmo para aqueles países que exigem o visto, há diferenças entre o nível de burocracia para conseguir um. Para alguns países é possível conseguir um visto rapidamente indo até a sua embaixada no Brasil ou no momento de desembarque no país de destino. Outros, como no caso americano, é necessário o preenchimento de formulários e até entrevista antes da viagem.
Quando os vistos são concedidos, normalmente eles são carimbados ou anexados ao passaporte.
+ Como Tirar Passaporte em 7 Simples Passos
Os Estados Unidos é um dos países mais exigentes em relação à liberação de vistos, principalmente após os atentados de 11 de Setembro de 2001.
Por isso mesmo, a burocracia para tirar o visto americano é enorme e a entrevista, assim como sua análise, é bem cuidadosa.
Há vários tipos de vistos americanos, mas os principais para a maioria das pessoas que desejam visitar o país são:
Esses são os tipos mais comuns de visto americano. Se você deseja saber mais sobre outros tipos e suas siglas, confira diretamente na página da embaixada americana.
Infelizmente para tirar o visto americano você terá que “investir” um bom tempo pessoal para fazer todo o processo e também pagar uma taxa em dinheiro.
Atualmente existe uma taxa única de 160 dólares. Nessa taxa estão incluídos: o agendamento da entrevista, a taxa de solicitação de visto (MRV) e a entrega do passaporte.
Caso você veja outro valor em algum site ou empresa diferente do valor acima , é porque há alguma outra taxa de serviço (da empresa/blog) incluído.
Infelizmente para quem não reside nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recibe e Brasília será necessário um gasto financeiro maior na locomoção até estas cidades para realizar a coleta dos dados biométricos e para a entrevista nos consulados/embaixada dos Estados Unidos.
Tivemos mudanças na validade do passaporte brasileiro que passou de 5 anos para 10 anos.
Felizmente, a validade do visto americano já há um bom tempo é de 10 anos. Ou seja, caso você tire o visto agora em 2022, somente precisará renová-lo em 2032.
Quem sabe até lá os governos brasileiro e americano já não terão chegado à um acordo e não precisaremos mais nos preocupar com toda essa burocracia e custo alto!
Vamos torcer!
Ninguém espera ter o seu visto negado, mas infelizmente isso pode acontecer. O mais importante nesses casos é saber os motivos que podem levar à recusa da sua solicitação de visto e tentar evitar ao máximo alguma dessas situações, bem como saber o que fazer caso isso aconteça.
Confira abaixo alguns motivos que podem levar à recusa do visto americano:
Falaremos sobre a documentação necessária para o visto e dicas para entrevista nos próximos posts.
Neste post demos pra você algumas informações gerais sobre o visto americano. Agora, chegaremos na parte mais prática da coisa, mostrando o passa a passo de todo o processo pra você. Confira nos posts abaixo:
Descubra nossa incrível ferramenta de busca, filtros diferenciados e comparação para você selecionar o melhor para sua viagem!
Os hotéis foram selecionados cuidadosamente para o seu conforto e melhor experiência de viagem. Reserve seu hotel através dos links do ILoveTrip para garantir as melhores opções. Ao reservar o hotel utilizando o nosso link você terá direito a um brinde. Basta entrar em contato conosco e informar o código da sua reserva
A I Love Trip oferece serviços de viagens, passeios, hospedagens e aluguel de carro que passaram pela nossa curadoria. Com isso, podemos oferecer a melhor experiência de viagem para toda a família.
© 2023 Todos os direitos reservados
Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nosa Política de Privacidade.
Respostas de 2
Olá Erval, parabéns pelo site e dicas, tem me ajudado muito a preencher o formulário. Uma dúvida, tenho meu emprego CLT e também uma empresa a parte (ME), onde consigo comprovar a renda por meio de extrato bancário. Como informo isso no formulário?
Valeu Fabia, ficamos felizes! No post http://ilovetrip.com.br/manual-do-viajante/visto-americano/formulario-ds-160-visto-americano/ você vai encontrar o item 11 sobre esse assunto mas lá no formulário somente é possível colocar a ocupação principal. Você pode colocar informação adicional no campo sobre a breve descrição de suas atividades e levar os comprovantes da empresa e extrato no dia da entrevista.
Abraços!