Manual Completo: Como Tirar Visto Americano Passo a Passo

como-tirar-visto-americano2

Nos últimos anos o brasileiro tem batido recordes de visita aos Estados Unidos. Esse é um grande sonho de muita gente que começa por um obstáculo enorme para alguns: Tirar Visto Americano.

Em função de muitos problemas no passado com vistos negados, longas filas e uma grande demora para retirar o documento, houve algumas alterações no processo e a promessa é que em um futuro próximo nem será mais necessário de visto para visitar os “States”.

Enquanto esse dia não chega, ainda temos que conviver com um processo burocrático. Pra facilitar a vida de nossos queridos leitores, preparamos esse Guia Definitivo e Completo de Como Tirar Visto Americano Passo a Passo e onde você poderá tirar todas as suas dúvidas.

O Guia está dividido em 6 Partes para não ficar muito extenso e até difícil de ler. Cada parte envolve uma etapa muito importante do processo de tirar visto e você poderá fazer a pergunta  e tirar sua dúvida sobre esse processo:

Começaremos esse post com as definições gerais sobre o Visto Americano. Vem comigo…

O que é e para que serve o Visto Americano

O Visto é a permissão que um país dá ao seu portador para entrada legalmente em seu território por um determinado período de tempo e para finalidades específicas.

A exigência de um visto está relacionado à segurança do país. Por meio da concessão do visto, cada país evita a entrada de “pessoas indesejadas” que possam, por exemplo, aplicar transtornos ou atos terroristas e por em risco a segurança nacional.

Mas nem todos os países exigem um visto. Normalmente, através de acordos entre os países, é possível que não exista essa necessidade. Por exemplo, os países integrantes do Mercosul conseguem transitar livremente sem visto,  sem precisar nem mesmo de passaporte!

+ Países que exigem o Visto

Mesmo para aqueles países que exigem o visto, há diferenças entre o nível de burocracia para conseguir um. Para alguns países é possível conseguir um visto rapidamente indo até a sua embaixada no Brasil ou no momento de desembarque no país de destino. Outros, como no caso americano, é necessário o preenchimento de formulários e até entrevista antes da viagem.

Quando os vistos são concedidos, normalmente eles são carimbados ou anexados ao passaporte.

+ Como Tirar Passaporte em 7 Simples Passos

Tipos de Vistos Americanos

Os Estados Unidos é um dos países mais exigentes em relação à liberação de vistos, principalmente após os atentados de 11 de Setembro de 2001.

Por isso mesmo, a burocracia para tirar o visto americano é enorme e a entrevista, assim como sua análise, é bem cuidadosa.

Há vários tipos de vistos americanos, mas os principais para a maioria das pessoas que desejam visitar o país são:

  • Visto de Turista: É o mais comum e no qual você provavelmente se enquadra. É o visto concedido para quem pretende viajar a lazer, turismo, se divertir. Não é permitido que você vá para trabalho/negócios com este visto.
  • Visto de Estudante: Permite que você estude em alguma instituição de ensino dos Estados Unidos.
  • Visto de Negócios: Concedido para quem viaja a negócios ou vai para algum evento de negócios.
  • Visto de Trânsito: Para viajantes em conexão nos Estados Unidos. Tem validade curta.
  • Visto de Jornalista: Destinado às pessoas da mídia e/ou jornalistas. Permite atuar junto às organizações de notícias;
  • Visto Diplomático: Apenas para funcionários de governos e diplomatas que possuem o passaporte diplomático.

Esses são os tipos mais comuns de visto americano. Se você deseja saber mais sobre outros tipos e suas siglas, confira diretamente na página da embaixada americana.

Taxas e quanto você vai gastar para Tirar o Visto Americano

Infelizmente para tirar o visto americano você terá que “investir” um bom tempo pessoal para fazer todo o processo e também pagar uma taxa em dinheiro.

Atualmente existe uma taxa única de 160 dólares. Nessa taxa estão incluídos: o agendamento da entrevista, a taxa de solicitação de visto (MRV) e a entrega do passaporte.

Caso você veja outro valor em algum site ou empresa diferente do valor acima , é porque há alguma outra taxa de serviço (da empresa/blog) incluído.

Infelizmente para quem não reside nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recibe e Brasília será necessário um gasto financeiro maior na locomoção até estas cidades para realizar a coleta dos dados biométricos e para a entrevista nos consulados/embaixada dos Estados Unidos.

Validade do Visto Americano

Recentemente tivemos mudanças na validade do passaporte brasileiro que passou de 5 anos para 10 anos.

Felizmente, a validade do visto americano já há um bom tempo é de 10 anos. Ou seja, caso você tire o visto agora em 2017, somente precisará renová-lo em 2027.

Quem sabe até lá os governos brasileiro e americano já não terão chegado à um acordo e não precisaremos mais nos preocupar com toda essa burocracia e custo alto!

Vamos torcer!

Visto Americano Negado: Procedimentos

Ninguém espera ter o seu visto negado, mas infelizmente isso pode acontecer. O mais importante nesses casos é saber os motivos que podem levar à recusa da sua solicitação de visto e tentar evitar ao máximo alguma dessas situações, bem como saber o que fazer caso isso aconteça.

Confira abaixo alguns motivos que podem levar à recusa do visto americano:

  • Informações incorretas ou Fraude no formulário de solicitação do visto;
  • Pretensão de residência e/ou emprego no país, sem as comprovações exigidas;
  • Falta de razão aparente para a viagem;
  • Ausência de comprovação de poder aquisitivo para se bancar durante a viagem com despesas tais como hotel, alimentação, passagem aérea, etc;
  • Ficha criminal ou pendências jurídicas ainda não concluídas;
  • Ausência de provas que comprovem laços com o seu país e demonstrem que existem razões para você voltar ao Brasil.

Falaremos sobre a documentação necessária para o visto e dicas para entrevista nos próximos posts.

Conclusão – Como Tirar Visto Americano

Neste post demos pra você algumas informações gerais sobre o visto americano. Agora, chegaremos na parte mais prática da coisa, mostrando o passa a passo de todo o processo pra você. Confira nos posts abaixo:

Vamos bater um papo com a gente? Deixe sua dúvida ou comentário na caixa de discussão mais abaixo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Erval, parabéns pelo site e dicas, tem me ajudado muito a preencher o formulário. Uma dúvida, tenho meu emprego CLT e também uma empresa a parte (ME), onde consigo comprovar a renda por meio de extrato bancário. Como informo isso no formulário?

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui