Na região próxima à Brasília e Goiânia não existem tantas opções para passeios e viagens. As pessoas costumam pegar um avião e ir para outros pontos do país para visitar roteiros turísticos mais famosos. Mas porque não aproveitar o que a região tem de bom? O ILoveTrip se aventurou pelo lindo cerrado da região Centro-Oeste do país, no Distrito Federal e Goiás, para conhecer o turismo rústico e pitoresco dessa parte do nosso Brasil. Para começar vamos falar da Cidade de Goiás ou mais conhecida como Goiás Velho e dar um mergulho na rica história que essa cidade oferece para todos os viajantes.
Quando você decidir que Goiás Velho é o destino da sua próxima viagem, confira as melhores dicas de onde ficar em Goiás Velho.
Goiás Velho, ou apenas cidade de Goiás foi reconhecida em 2001 pela UNESCO como Patrimônio Histórico Mundial. A partir daí já podemos ter uma noção da riqueza cultural do lugar.
A história da cidade começa com as expedições dos bandeirantes atrás das riquezas do país. Anhanguera e seu filho Bartolomeu Bueno da Silva, no século XVIII, encontraram na região hoje denominada Goiás, farta quantidade de ouro.
Leia Também >> O que fazer em Pirenópolis – Roteiro Completo de Final de Semana
A cidade foi fundada em 1729 e foi a partir dessa descoberta que mais adiante a cidade se tornou a sede do governo do Estado até 1933. O nome Goiás deriva dos índios Goyazes que habitavam a região e foram extintos tempos depois.
Boa parte da história da cidade encontra-se preservada. Principalmente a arquitetura das casas antigas, igrejas e ruas de pedra. A cultura local também foi mantida com as comemorações e festas típicas, comidas regionais e doces feitos pelas quituteiras da cidade.
Para conhecer Goiás Velho basta um final de semana. A cidade é pequena e seus museus e passeios podem ser visitados em sua maioria a pé. Evite o uso de carro. As ruas são estreitas e de pedra.
Dica: Pegue de graça no CAT – Centro de apoio ao Turista o mapa com indicações dos pontos turísticos da cidade. Ficará mais fácil se localizar. O CAT fica na rua Moretti Foggia em frente ao Teatro São Joaquim e na época em que visitamos estava fechado. Por tempo indeterminado estava funcionando ao lado da igreja N. Sra. do Rosário – se informe na cidade.
A cidade é um ótimo destino para aproveitar um fim de semana ou alguns outros dias. É uma boa opção de viagem para quem mora na região de Brasília ou Goiânia.
Para chegar em Goiás Velho a partir de Brasília siga sentido Goiânia pela BR 060. Entre em Anápolis, passando pelas cidades de Nerópolis, Nova Veneza, Inhumas, Itauçu, Itaberaí até a cidade de Goiás. De Brasília até Goiás Velho são aproximadamente 300 km. A estrada que liga Brasília e Goiânia é duplicada e está em boas condições. Já de Anápolis à Goiás Velho a estrada não é duplicada, mas boa parte encontra-se em bom estado. Não há pedágios no percurso.
Dica: Não há muita sinalização nas estradas. Por isso, durante o caminho pare e pergunte se está no sentido certo para chegar à Cidade de Goiás.
Nossa viagem para Goiás Velho durou dois dias. Partimos da cidade de Brasília no sábado pela manhã e chegamos em Goiás Velho por volta do meio dia.
Como fomos no feriado de 15 de novembro e não fizemos reserva antecipada, a cidade estava cheia e as opções de hospedagem eram poucas. Após pegar algumas dicas no CAT da cidade e rodar por algumas pousadas resolvemos parar na pousada Raios de Sol, que apesar de bem simples, era limpa e com mobiliário mais novo. Veja mais no post Goiás Velho: Hotéis, Pousadas, Restaurantes e Comidinhas.
Almoçamos no restaurante Ouro Fino, na Praça do Coreto, comida simples e farta. Depois do almoço fomos conhecer o famoso Sorvete do Coreto e experimentamos os deliciosos sabores de Jabuticaba e Tamarindo.
Passamos à tarde conhecendo a arquitetura das ruas do centro histórico, as lojas de artesanato, a Igreja N. Sra, do Rosário e logo após comemos um delicioso crepe na Bodega Fantástica. Você encontra dicas de pontos turísticos no post Goiás Velho: Pontos Turísticos.
Para jantar, fomos até o Restaurante Dalí experimentar o famoso Empadão Goiano e a delícia do Melado de Banana. O atendimento do lugar é muito bom. Para finalizar o dia voltamos para a Praça do Coreto e como manda a tradição, sentamos em um banco da praça e ficamos apreciando a paisagem.
O dia começou com uma visita à famosa casa e museu de Cora Coralina. De lá subimos a rua até a igreja N. Sra. do Rosário e viramos na Rua Abadia, passando pela casa de Dona Augusta para comprar os deliciosos docinhos. Logo após, no final da rua visitamos a charmosa igreja de N. Sra. D’Abadia. Virando a rua, logo atrás da igreja, chegamos ao Espaço Cultural Goiandira de Couto onde ficamos algum tempo https://ilovetrip.com.br/wp-content/uploads/campos-destaque.jpgirando os quadros da artista. Saindo de lá seguimos novamente para o centro histórico, visitando o Palácio Conde dos Arcos e Museu de Arte Sacra que ficam na Praça do Coreto.
Para almoçar voltamos na Bodega Fantástica, onde estava acontecendo a Feijoada do Sacy, um dos eventos participantes do Festival Gastronômico da cidade de Goiás Velho.
Para finalizar o dia, fomos até a igreja de Santa Bárbara e a subida dos 100 degraus valeram a pena para conferir a linda vista da cidade.À tarde fomos até a Praça do Chafariz e visitamos o Museu das Bandeiras. Todos os museus da cidade são guiados por profissionais que contam muito bem as histórias e origens de todo o acervo. No museu das Bandeiras faça questão da visita guiada que acontece a cada meia hora.
Dúvidas? Sugestões? Opiniões sobre Goiás Velho? Deixe abaixo o seu comentário.
*Os dados apresentados no site podem sofrer alterações. Por isso, antes de viajar, sempre confirme as informações e valores com as empresas responsáveis.
Veja Também:
+ Roteiro de Fim de Semana em Brasília
+ Fim de semana em Pirenópolis
+ Viajar Barato: Como economizar na sua próxima viagem
+ Comprar Passagens Aéreas Baratas – O Guia Definitivo
Descubra nossa incrível ferramenta de busca, filtros diferenciados e comparação para você selecionar o melhor para sua viagem!
Os hotéis foram selecionados cuidadosamente para o seu conforto e melhor experiência de viagem. Reserve seu hotel através dos links do ILoveTrip para garantir as melhores opções. Ao reservar o hotel utilizando o nosso link você terá direito a um brinde. Basta entrar em contato conosco e informar o código da sua reserva
A I Love Trip oferece serviços de viagens, passeios, hospedagens e aluguel de carro que passaram pela nossa curadoria. Com isso, podemos oferecer a melhor experiência de viagem para toda a família.
© 2023 Todos os direitos reservados
Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nosa Política de Privacidade.
14 respostas
muito ruim
Concordo com o comentário acima que o nome é Goiás e não cidade de Goias e nem Goias Velho, isso se dá na tentativa de diferenciar a cidade do estado, Existe ainda a situação de chamar a cidade de Vila Boa de Goiás, seu antigo nome, tanto é que quem nasce nessa cidade é vilaboense. No entanto seu primeiro nome foi Arraial de Santana. O povo tem a mania de falar a cidade de Cora Coralina, dando ênfase para o fato, no entanto, a poetisa era paulista e veio residir naquela cidade. Posso garantir que Goiás tem muita história pra ser contada e lugares maravilhosos para serem vistos.
Para começo de conversa não existe Goiás Velho, o nome da cidade é Goiás e fica localizada no Estado de Goiás, caso queira procurar no Google Maps, ou qualquer outro tipo de localizador não encontrará esta cidade. Portanto, que editou esta página deveria estudar mais a respeito do município de Goiás, cidade da poetiza Cora Coralina.
Concordo com o comentário acima que o nome é Goiás e não cidade de Goias e nem Goias Velho, isso se dá na tentativa de diferenciar a cidade do estado, Existe ainda a situação de chamar a cidade de Vila Boa de Goiás, seu antigo nome, tanto é que quem nasce nessa cidade é vilaboense. No entanto seu primeiro nome foi Arraial de Santana. O povo tem a mania de falar a cidade de Cora Coralina, dando ênfase para o fato, no entanto, a poetisa era paulista e veio residir naquela cidade. Posso garantir que Goiás tem muita história pra ser contada e lugares maravilhosos para serem vistos.
Olá, vocês recomendam mais alguma cidade próxima ou no caminho até Goiás Velho? Estarei indo por Brasília.
Grato desde já pelo retorno e parabéns pela ótimas dicas de roteiro.
Olá Augusto…você pode dar uma passada em Pirenópolis que é ótima e com muitas cachoeiras. Temos posts no blog sobre a cidade e onde ficar.
Olá! Adorei as dicas e já quero ir visitar! Queria só dar a sugestão de colocar a data da matéria pq dá pra saber se os preço já estão defasados. E uma pena que o link das pousadas não está funcionando. Mas agora com essas dicas consigo planejar a visita! =)
Amei as dicas! Irei conhecer em breve!
Obrigado Lena, vc vai gostar muito de Goiás Velho.
Boas dicas. Obrigada!
Valeu Maria Cristina, não deixe de conferir os outros post da cidade de Goiás!
Boa dica, vou conferir o roteiro no proximo fds! Obrigado pelas dicas!