Chapada dos Veadeiros: Todas as dicas (essenciais) para sua viagem

Chapada_dos_Veadeiros_Dicas_Viagem

A Chapada dos Veadeiros é uma das principais atrações turísticas do centro-oeste do país. Dentre as suas características mais marcantes, é possível citar as belas paisagens naturais, com várias cachoeiras e paredões rochosos enormes. Neste artigo reunimos tudo o que você precisa saber sobre a Chapada dos Veadeiros: dicas essenciais, como chegar e onde se hospedar para aproveitar ao máximo este lugar incrível. 

Chapada dos veadeiros, onde fica?

A Chapada dos Veadeiros fica no norte do estado de Goiás e abrange vários municípios, como Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul e Cavalcante.

Ela fica a 230 km de Brasília e a 444 km de Goiânia. 

Como chegar Chapada dos Veadeiros?

Alto Paraiso de Goiás é a cidade que serve de referência principal de entrada da Chapada.

  • Como chegar de avião:

Não há voos regulares para a região da Chapada dos Veadeiros. O aeroporto mais próximo é o de Brasília, que recebe voos de todo o país, sendo necessário fazer o restante do trecho por terra com sentido a Alto Paraíso de Goiás.

  • Como chegar de ônibus:

De Brasília (Rodoviária Interestadual) você pode pegar um ônibus para Alto Paraíso, pela empresa Realexpresso. Esses são os valores e horários:

Ônibus Brasília- Alto Paraíso: 14:45 – R$ 45,72

Ônibus Alto Paraíso -Brasília: 10:00, 19:00 e 21:00 – R$ 46,28

Para chegar a Vila de São Jorge, há apenas um ônibus por dia, às 18h, que sai da Rodoviária Alto Paraiso.

  • Como chegar de carro:

Se você for viajar de duas ou mais pessoas pode ser mais prático e econômico alugar um carro em Brasília, podendo sair do próprio aeroporto.

O acesso à Chapada é feito pelas estradas BR-020 e GO-118, através das cidades de Formosa, São Gabriel e São João D’Aliança. Ao chegar em Alto Paraíso, você verá uma placa indicando a entrada para São Jorge. Para chegar ao Parque Nacional, pegue a GO-327 onde fica a entrada do parque. As estradas são bem sinalizadas, sendo os trechos retos em sua maioria. 

Para curtir => O que fazer em Pirenópolis: Roteiro Completo de Final de Semana

Cidade de Goiás (Goiás Velho): História, Roteiro e Dicas

Chapada dos Veadeiros dicas de viagem

Chapada_dos_Veadeiros_Dicas_Essenciais

Acompanhe agora tudo o que você precisa saber na hora de planejar uma viagem para Chapada dos Veadeiros.

Melhor época Chapada dos Veadeiros

Dependendo da época do ano que você for, a Chapada dos Veadeiros apresentará um cenário diferente.

O período de chuvas vai de outubro a maio e a seca vai de abril a setembro.

O período de chuvas, apesar do risco de comprometer o passeio, é a época em que as cachoeiras estão mais cheias e a vegetação mais verde. Entretanto, algumas atrações como o Vale da Lua podem fechar e alguns lugares podem ficar inacessíveis ou até mesmo interditados pelo risco de trombas d’água.  Mas você pode ter sorte de ir nesta época do ano e não pegar nenhum dia de chuva.

Se você não quiser correr o risco de pegar chuvas, visite a Chapada no período da seca. Nessa época acontecem as floradas e águas são tranquilas para nadar.

Além disso, se você for em abril pode aproveitar a festa de aniversário da Vila de São Jorge e em julho dá para ir no festival de inverno e no Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros na cidade.

Há quem prefira o período entre as duas estações. Indo nesta época é possível apreciar a beleza natural e a vegetação sem se preocupar com o risco de chuvas fortes, sendo que o frio não é tanto como no inverno e a cidade não fica tão cheia de turistas como no período da seca.

Mas se você tem que escolher entre ir nas férias do meio ou do final do ano, leve em conta as atividades que você pretende praticar com o período ideal para a realização das mesmas. Caso você queira ir para praticar esportes radicais como canoagem e rapel, o ideal é ir no período da seca, pois os lugares podem ficar intransitáveis e perigosos.

Por outro lado, se você pretende visitar as Cachoeiras Anjos e Arcanjos, procure ir no período das cheias, pois elas podem ficar muito vazias.

Onde se hospedar na Chapada dos Veadeiros?

Existem dois lugares onde você pode ficar próximo da Chapada dos Veadeiros: São Jorge e Alto Paraíso. Qual é o melhor? Depende.

São Jorge é uma pequena vila em frente à entrada do Parque Nacional. É um lugar com pouca infraestrutura, sem estradas de asfalto e com pouca iluminação pública, pois a intenção é preservar a região ao redor do parque de modo a não incomodar a fauna e a flora da região.

Mesmo que pareça desconfortável para alguns, é o que torna a pequena vila especial. Lá, provavelmente você terá a sensação de que está em algum lugar em que a humanidade ainda não dominou.

Alto Paraíso é uma cidade que fica a cerca de 20 km da entrada do Parque Nacional. Diferentemente de São Jorge, é uma cidade com iluminação pública e estradas. Nela, você encontrará mais opções para dormir e comer. 

O que levar na mala para Chapada dos Veadeiros?

Por se tratar de uma viagem de ecoturismo, pense em conforto e simplicidade. Considere roupas e calçados leves, que te permitirão fazer as trilhas sem incômodos.

Não se esqueça dos acessórios essenciais para se proteger do sol: óculos escuros, chapéu ou boné, além de protetor solar e labial.

Para aproveitar as belas cachoeiras leve roupas de banho, toalhas de secagem rápida e, se possível, sapatilhas de neoprene antiderrapantes, pois algumas partes têm bastante pedras.

Também não esqueça de colocar na mochila: repelente, água e lanches práticos.

Para passeios na cidade você deve considerar que os dias geralmente são quentes, mas, mesmo no verão, pode fazer frio à noite. Leve pelo menos um casaco e uma calça comprida. Deixe os saltos de lado, principalmente se você for ficar em São Jorge, pois há muitas ruas de terra no local.

E não se esqueça de uma boa câmera!

Curta Também => O que fazer em Brasília em um fim de semana

Possui qualquer dúvida sobre a Chapada dos Veadeiros? Deixe seu comentário e tire suas dúvidas ou compartilhe dicas com a gente e outros viajantes!

1 COMENTÁRIO

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui