A cidade de Bento Gonçalves é considerada a “Capital Brasileira do Vinho”, já que produz 60% dos vinhos do país. Há quem afirme que o melhor tinto é produzido por lá. Com um povo hospitaleiro e acolhedor,
A região acolhedora está localizada ao nordeste do Rio Grande do Sul, no alto da Serra Gaúcha. Também é detentora de grande parte do Vale dos Vinhedos, que é reconhecido como patrimônio histórico e cultural do Estado.
A bebida produzida na região é referência nacional e vem ganhando destaque no mundo, ao ver suas vinícolas receberem prêmios internacionais. As diversas feiras brasileiras e de outros países são eventos marcantes durantes todo o ano.
Bento, carinhosamente como é conhecida da cidade, recebe muitos viajantes que buscam locais com clima romântico. Além de quem gosta de estar em contato com a natureza e de praticantes de ecoturismo.
Leia Também =>> Onde Ficar em Bento Gonçalves, RS
Fundada em 11 de outubro de 1890, a cidade foi colonizada principalmente pelos italianos. A escolha do local para colonização foi devido ao clima propício para cultivar a videira, plantação para cultivo da uva. Outro fator importante pela escolha da região, é pelo fato de ter ambiente parecido com o europeu.
Bento Gonçalves possui atualmente cerca de 115 mil habitantes e fica a 124km da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. A região era conhecida anteriormente por Colônia Dona Isabel. O nome atual da cidade é uma homenagem ao General Bento Gonçalves da Silva, que foi chefe da Revolução Farroupilha ocorrida no Rio Grande do Sul em 1835.
Existem algumas formas de chegar em Bento Goncalves, sendo a principal pelo Aeroporto Regional de Caxias do Sul – Hugo Cantergiani que fica a 45 km. Se preferir, outra opção com mais voos e um pouco mais distante, por volta de 114km de distância, é pelo Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre
Após isso, é necessário realizar o restante do trajeto com um transfer ou carro alugado. Caso queira, pode optar em ir de ônibus. Seguindo da capital gaúcha, há ônibus direto para Bento Gonçalves com um valor aproximado de R$25,00. Já em Caxias do Sul, o valor da passagem de ônibus é por volta de R$7,00 e dura quase uma hora.
Há ainda o aeródromo de Bento Gonçalves que fica 3 km do centro da cidade. O local recebe apenas aeronaves de pequeno e médio porte, helicópteros e jatos particulares. Os voos entre a cidade e Porto Alegre são realizadas pela companhia Air Sul, somente as segundas e sextas-feiras.
Agora, caso prefira ir de carro, o trajeto de Porto Alegre até Bento Gonçalves é pela BR-116 até São Leopoldo. Em seguida, deverá seguir pela RS-122 até São Sebastião do Caí e pegar em direção a cidade de Garibaldi. Por fim, prosseguir na RS-470 até Bento Gonçalves. Partindo de Caxias do Sul, terá que seguir pela RS-453 e depois pela RS-470.
Bento Gonçalves é ótima escolha durante o ano inteiro, com diversas atrações. Quem busca acompanhar a colheita das uvas, conhecida como vindima, deve viajar para lá durante o verão, entre janeiro e março. É nesses meses que as vinícolas costumam ter programações especiais aos viajantes. Já para quem está querendo aproveitar um clima romântico que a região oferece, deve optar pelos meses do inverno.
A melhor forma de circular pela cidade é de carro, já que as principais atrações não ficam próximas ao centro. Porém, para quem está sem veículo, pode escolher por tour de van disponível por lá. Ainda é possível transitar de ônibus, mas os trajetos são longos e, às vezes, acaba não sendo confortável.
Bento Goncalves promete passeios atrativos pelo centro da cidade, onde é possível conhecer um pouco sobre como o município está hoje em dia. Porém, suas rotas turísticas, como Caminhos de Pedra e Vale dos Vinhedos, fazem você partir para o interior da cidade exuberante.
Para conhecer como viviam os primeiros moradores da cidade, é preciso fazer o roteiro Caminhos de Pedra. Uma via que passa pela área rural e que pode ver de perto as propriedades da época. É um contato direto com a cultura, gastronomia e arquitetura local. A região é conhecida como a “Toscana Brasileira”.
As casas receberam diversos nomes e recebem visitações, já que algumas possuem objetos e utensílios em exposição e também são comercializados produtos que são cultivados por lá. As propriedades receberam diversos nomes com temas diferentes, como: uvas e vinhos, doces, tomate, ovelhas, culinária, tecelagem, artesanato, erva-mate e massas. O trajeto é de 12 km.
O Vale dos Vinhedos faz parte do patrimônio histórico e cultural do Estado do Rio Grande do Sul desde 29 de junho de 2012. É o roteiro turístico mais visitado da região e corresponde a uma área que fica entre as cidades de Bento Gonçalves, que detém 60% de todo o vale, Garibaldi e Monte Belo do Sul.
A região é conhecidas pelos vales e montanhas cobertos de parreiras. Por lá, o visitante pode visitar propriedades rurais, restaurantes, antiquários, entre outros. Porém, o que mais chama atenção é a beleza dos campos repletos de vinhedos, que deu nome ao local. A rota também passa pelas principais vinícolas, como a Vinícola Lídio Carraro, que é conhecida por ter sido a produtora do vinho da Copa do Mundo 2014 no Brasil.
Outra rota turística com visual exuberante e que vale a pena ser conhecida é o Vale do Rio das Antas. A paisagem é contemplada com muito verde e pelo rio que dá nome ao vale. As águas que cercam a região formam uma espécie de ferradura ao redor das montanhas.
Cerca de 10 km de distância do centro de Bento Goncalves, é o local certo para encontrar bons vinhos, cachaças, massas e rapadura. O visitante pode se deparar ainda com produtos de artesanato e coloniais.
O vale ainda possui a Ponte Ernesto Dorneles, popularmente conhecida como Ponte do Rio das Antas. É uma das maiores pontes do mundo em arcos paralelos suspensos. São dois arcos paralelos com um vão livre de 186 metros de extensão.
Digno de passeios que faz nos lembram de filmes e novelas de época está o passeio turístico de trem a vapor Maria Fumaça. O percurso é de 23 km e a locomotiva atinge uma velocidade que varia entre 20 a 23 km por hora. O trajeto realizado parte de Bento Gonçalves até Carlos Barbosa, retornando até o ponto inicial. A duração média da atração é de 2 horas.
Todos os turistas, ao chegarem na estação da cidade para embarcar na Maria Fumaça, são recepcionados com degustação de vinhos. Durante todo o passeio acontecem atrações típicas italianas e gaúchas, que dão mais charme ainda ao caminho. Ao desembarcar na cidade de Carlos Barbosa, os passageiros são recepcionados com show de música italiana para uma grande confraternização.
A primeira vinícola da cidade que permitiu a visitação do público tem quase 90 anos de história. É a maior cooperativa vinícola do Brasil, com mais de 1.100 famílias associadas. Somente em 2015 recebeu mais de 150 mil visitantes. São produzidas anualmente 65 mil toneladas de uva que são exportadas mais de 20 países e também podem ser encontradas em todos os estados brasileiros.
É uma das maiores atrações dentro de Bento Goncalves. É possível adquirir os mais de 200 itens produzidos na loja dentro da vinícola. Aqui se trata de um passeio pela parte industrial, não há contato com parreiras ou plantações.
A procura é grande, já que é ofertado curso de Sommelier, profissional responsável pelas bebidas em restaurantes. Por isso, caso esteja viajando pela região e tenha interesse em fazer a visita, é preciso checar a disponibilidade. A cooperativa está aberta todos os dias.
Assim como em outras cidades históricas que foram colonizadas, também possui o seu Museu do Imigrante. Fundado em 21 de maio de 1975, está instalado em uma antiga construção de 1913. O local já foi residência, estação de sericicultura, escola agrícola, departamento público, entre outros.
Andando pelos cômodos, são encontrados mais de 15 mil objetos, que contam a história e os costumes dos italianos. O ambiente recria a casa dos imigrantes da época, com objetos e arquitetura vindas da Europa. Ao todo são 8 seções temáticas, dentre elas sala de gaitas, sala de arte sacra, cozinha e quarto.
A visitação acontece de terça à sexta, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h15min. Sábados e feriados das 9h às 17h e aos domingos das 9h às 12h. E o melhor: entrada gratuita.
Viajar no tempo é parada obrigatória em Bento Gonçalves, os atuais moradores buscam sempre recontar a sua história e levar os visitantes em uma verdadeira viagem ao passado. O Parque Temático Epopéia Italiana traz a memória de um casal de imigrantes chamados Lazaro e Rosa, que foram um dos primeiros habitantes da cidade.
Há painéis que demonstram as vestimentas e os hábitos alimentares. Em mais de 2 mil metros quadrados com nove ambientes, são retratados a rotina vivida desde a Itália até o Brasil. O maior destaque é a encenação que traz ainda mais emoção, com diversos efeitos especiais. A visitação pode ser feita em apenas uma hora.
Com mais de 4.000 m², a fundação foi a responsável pela política cultural do município até 2010, quando foi criada a Secretária da Cultura. O espaço é reservado para oficinas, exibição de filmes, eventos, teatro e outras expressões artísticas.
Possui um grande anfiteatro com capacidade para 450 pessoas, que podem acompanhar peças, música e danças. A sala de cinema tem 130 lugares, sendo reservada para exibição de filmes com alta qualidade de imagem e som. A Galeria de Artes é reservada para exposições artísticas.
A entrada é livre, exceto para as atrações especificas no cartaz. A visitação pode ser realizada diariamente, das 8h às 21h. É importante verificar a programação com antecedência durante os seus dias de estadia.
Com mais de 40 metros de altura, a Igreja Matriz Cristo Rei fica na praça Padre Rui Lorenzi. Inaugurada em 14 de novembro de 1954 é um dos pontos turísticos mais visitados. Com arquitetura em estilo gótico, possui em seu interior 3 altares.
É possível fazer visitações, mas com agendamento prévio. Horário de atendimento de segunda à sexta, das 13h30min às 18h. As missas são realizadas às 18h todas terças, quartas, quintas e sábados. Às sextas ocorre às 16h30min e aos domingos às 18h30min.
Localizado na entrada da cidade, é um portal em formato de Pipa e recebe todos os viajantes. Está localizado na RS 470 e possui 17 metros de altura.
Em comemoração aos 130 anos da cidade, em 2005, foi inaugurado o Monumento aos Imigrantes Italianos. Trata-se de uma homenagem ao esforço e ao trabalho dos colonizadores em construir a cidade de Bento Gonçalves.
A escultura está na Praça Achyles Mincarone, no Bairro de São Bento. É autoria do artista plástico Gustavo Nackle Neffa, sendo feita totalmente em bronze.
Conforme pode perceber, a região mantém viva as tradições italianas. Por isso, a culinária também é outra raiz cultural fortemente presente na sociedade atual por lá. A gastronomia é o melhor da cozinha da Itália, com muita massa, sopas, embutidos e polentas.
Como também não poderia ser diferente, tudo é acompanhado com um bom vinho que faz parte da produção regional.
Restaurante com ambiente familiar e animado, está localizado na Estrada do Sabor de Garibaldi, com entrada pelo Vale dos Vinhedos. É uma verdadeira residência e o que mais encanta os turistas é o grande jardim na entrada. Sopas, saladas, carnes e massas fazem parte do cardápio. Todos os clientes recebem um pão no formato de pomba ao terminarem a refeição para levar e saborear quando deixarem o local.
Está aberto somente aos finais de semanas e deve ser agendado. Outro ponto que pode parecer não muito favorável é a forma de pagamento, que somente pode ser feita em dinheiro. O valor de uma refeição completa, incluindo sobremesa, saí por volta de R$60,00.
Aqui é servido o tradicional galeto, especialidade da Casa di Paolo. Os pratos começam a ser servidos pelas sopas, queijo frito, passando para polenta, galeto e finalizando com o sagu. Massas caseiras também podem ser experimentadas.
O restaurante é extremamente famoso na região e funciona como uma espécie de rodízio. O atendimento é diário, somente aos domingos o fechamento acontece às 15h. Durante a semana, você pode se deliciar até às 23h. O valor médio do rodizio é de R$ 68,00.
Confira outros restaurantes:
Leia Mais >> Onde Ficar em Bento Gonçalves, RS
A cidade como você já deve ter percebido oferece muita beleza natural, culinária saborosa e o local ideal para os amantes de vinho. Há muito o que explorar na região, sendo no centro da cidade ou em suas rotas turísticas.
Confira abaixo um roteiro com passo a passo do que fazer na cidade:
Dica: O passei por Caminho de Pedra é uma estrada única, podendo ser feita de carro ou à pé. Normalmente, todas as casas funcionam entre às 9h e 17h.
Todas informações turísticas, como telefones, informações sobre reservas e confirmação de disponibilidade de atrações, podem ser consultadas nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT), nos seguintes endereço:
CAT – Pipa Pórtico
Travessa Carazinho, s/n – Cidade Alta
Fica na entrada da cidade, ao lado do Pipa Pórtico
Telefone: (54) 3453-2555 / 0800 603 6060
CAT – Via del Vino
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 70 – Centro
Telefone: (54) 3453-6699
CAT – Caminhos de Pedra
Estrada Barracão, nº 600 – Distrito de São Pedro
Telefone: (54) 3455-6333
CAT – Aprovale
Rua Dávila Sandrin, s/nº – Estrada do Vinho
Telefone: (54) 3451-9601
Descubra nossa incrível ferramenta de busca, filtros diferenciados e comparação para você selecionar o melhor para sua viagem!
Os hotéis foram selecionados cuidadosamente para o seu conforto e melhor experiência de viagem. Reserve seu hotel através dos links do ILoveTrip para garantir as melhores opções. Ao reservar o hotel utilizando o nosso link você terá direito a um brinde. Basta entrar em contato conosco e informar o código da sua reserva
A I Love Trip oferece serviços de viagens, passeios, hospedagens e aluguel de carro que passaram pela nossa curadoria. Com isso, podemos oferecer a melhor experiência de viagem para toda a família.
© 2023 Todos os direitos reservados
Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nosa Política de Privacidade.