As praias são as grandes atrações da cidade. Mas a cidade também é famosa pela sua noite embalada por restaurantes e bares em um centrinho charmoso. Saiba o que fazer em Búzios abaixo.
Leia Também =>> Hotel 5 estrelas Buzios: 5 opções de luxo e requinte
Depois de aproveitar uma promoção de passagem aérea para o Rio de Janeiro, decidimos explorar lugares ainda não conhecidos na região e a bola da vez foi passar um fim de semana em Búzios. E somos prova de que é possível aproveitar uma viagem em um único final de semana. Fora de temporada, tudo é possível! Tá certo que para quem não mora no Rio de Janeiro (nosso caso!) a viagem fica um pouco mais trabalhosa e demorada.
Mas, no final de um fim de semana, você tem a certeza que qualquer esforço para chegar nesse pedacinho do paraíso chamado Búzios vale muito a pena! Claro que quanto mais tempo você tiver disponível melhor, ainda mais se você gostar do tipo de viagem “devagar, devagarinho”. Mas, curtir um fim de semana tranquilamente, fora de temporada e longe das férias é revigorante para qualquer um!
As dicas de Búzios que vamos dar nos próximos quatro posts valem tanto para quem mora fora do Rio como para quem também mora por lá. Aproveite todas as dicas e boa viagem!
Foi na década de 60 que a cidade foi descoberta pelo mundo. A atriz francesa Brigitte Bardot, muito famosa na época, passou duas temporadas em Búzios e, com isso, a imprensa internacional promoveu muito a cidade. Existe até uma estátua da atriz na orla de Búzios.
Com a popularidade internacional, até hoje, diversos turistas estrangeiros visitam a região. A maioria destes turistas são argentinos e, por isso, é comum você ouvir alguém falando em espanhol.
Chegamos no Rio de Janeiro por volta das 17h30 da tarde de sexta. Por isso, aproveitamos à noite de sexta, o sábado inteiro e mais a manhã e início da tarde de domingo (nosso voo de volta estava previsto para às 20h de domingo).
A cidade de Búzios fica a cerca de 175 km de distância tanto do aeroporto Santos Dumont (centro do Rio de Janeiro) como do aeroporto Antônio Carlos Jobim (Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro). No caso dos dois aeroportos, para ir sentido Búzios você precisa atravessar a Ponte Rio Niterói e seguir pela BR 101, passando pela região dos Lagos.
Dica: No caminho de volta, já no Rio de Janeiro, passando a ponte Rio Nitéroi, do lado direito fica o caminho para o aeroporto Tom Jobim e do lado esquerdo o caminho para o aeroporto Santos Dumont.
Você pode até arrumar outro jeito para chegar na cidade (de ônibus, por exemplo) mas para se locomover em Búzios você vai precisar de um carro, moto ou buggy. As praias são distantes umas das outras e a grande maioria dos hotéis e pousadas também ficam distantes para você fazer os passeios a pé.
Curiosidade: ao invés do carro, você pode alugar um buggy para conhecer a região de Búzios. Muitos turistas fazem isso.
Alugamos um carro no aeroporto Santos Dumont pela empresa Movida (o valor que pagamos está no final do post). Reservamos o carro antes pela internet, no site da empresa. Não tivemos problemas com a Movida, apenas uma pequena demora para retirada do carro.
Na volta, como nosso voo sairia do aeroporto Tom Jobim, pagamos uma taxa extra de retorno devido à entrega do carro em lugar diferente da retirada (pegamos o carro na sexta, no aeroporto Santos Dumont e entregamos o carro no domingo, no aeroporto Tom Jobim).
Dica: as empresas de aluguel de carro costumam cobrar uma fortuna se você não entregar o veículo com o tanque cheio. O problema é que no caminho da Ponte Rio Niterói até o aeroporto Tom Jobim não existem muitas opções de postos de gasolina.
Por isso, uma dica é você abastecer no posto que fica na avenida de acesso ao aeroporto. Chegando no aeroporto, faça o retorno na saída do terminal 2 (o posto fica do outro lado da avenida, sentido aeroporto – Rio de Janeiro).
Como já dissemos você vai precisar de um veículo. Andar é pé é difícil porque as praias, principais atrações de Búzios, ficam longe umas das outras. Existem algumas vans-ônibus coletivos que circulam até o centro de Búzios (não vimos ônibus nas praias mais afastadas).
Não recomendamos pela distância entre as atrações turísticas, mas se você optar pelo transporte público, consulte mais informações sobre trajetos e horários com o seu hotel.
Importante: é difícil estacionar o carro sem ser abordado pelos “flanelinhas”. Em alguns pontos da cidade, como no centro, existem placas proibindo a permanência de guardadores de carro. Porém, na grande maioria das praias de Búzios, os flanelinhas aparecem cobrando preços absurdos para olhar o carro.
No melhor dos dias, sem contar trânsito nenhum, você vai levar em média 2h40 para chegar em Búzios. Porém, no trecho saída do Rio de Janeiro – Ponte Rio Niterói – São Gonçalo, dificilmente você vai encontrar o tráfego totalmente livre.
A partir das 17h de sexta-feira já começa o horário de pico então, se você não puder chegar antes, prepare-se para uma viagem mais demorada. Após pegar alguns trechos em obras e horário de pico, levamos cerca de 4 horas para chegar até Búzios.
Importante: existem alguns pedágios ao longo do caminho.
Em Búzios existem praias para todos os gostos. Você encontra aqui praias mais movimentadas, praias mais afastadas com acessos mais difíceis, praias com águas calmas, praias com ondas maiores e tem até praia de argentinos. Confira a seguir algumas das melhores praias de Búzios:
Bem pequena, calma e com algumas pedras. O acesso é fácil.
O acesso é mais difícil pela falta de sinalização. Não encontramos a entrada mas vimos a praia de longe. Ela é pequena e o mar revolto.
Praia mais larga, de águas tranquilas. Muitas pessoas aproveitam para praticar stand up paddle (febre do momento, uma espécie de remo em cima da prancha). Como existem muitas casas na extensão da praia, quase não há estrutura de restaurantes, apenas barracas que vendem bebidas e alugam cadeira e guarda-sol.
Bem tranquila e uma das melhores praias de Búzios para ver o pôr do sol.
Essas duas praias são famosas pela concentração de argentinos. Vimos as duas praias de longe, no passeio de Escuna. São sempre bem movimentadas.
A maior e mais frequentada praia na região turística de Búzios. Pela quantidade de pessoas, a infraestrutura é maior e, por isso, ela é uma das melhores praias para famílias com crianças.
Apesar da falta de estrutura comercial, na nossa opinião ela é a praia mais bonita de Búzios. Algumas pedras separam a praia em duas, sendo o lado direito mais tranquilo.
Próximas ao centro. Elas estão na rota do passeio de Escuna. Para alguns, elas são umas das praias mais bonitas de Búzios.
Praia central, próxima à Rua das Pedras, na região do Cais. Nada de especial.
Há outras coisas para se fazer em Búzios e à noite, esse é o lugar. A região é cheia de barzinhos, restaurantes, lanchonetes, lojas de grife, lojas com lembrancinhas e muito mais. A Rua das Pedras, fechada para pedestres, é a mais famosa do centro de Búzios.
O lugar é uma delícia para passear principalmente à noite, depois de curtir a praia durante o dia. Clique para ver o nosso post sobre Onde Comer em Búzios e conhecer as dicas sobre os bares, restaurantes e lanchonetes que visitamos. Não deixe de conferir também os outros posts sobre Búzios. Os links estão relacionados no final desta página.
O passeio de Escuna sai do Cais central e percorre algumas praias e ilhas da região. O nosso roteiro, de 2h30, passou pelas praias Armação, Ossos, Azeda e Azedinha, João Fernandes e João Fernandinho (parada para mergulho), Ilha Branca, Ilha Feia (parada para mergulho), praia da Tartaruga (parada para mergulho), praia dos Amores e retorno para o Cais. As praias são vistas de longe e nesse roteiro há apenas algumas paradas rápidas para mergulho.
No passeio está incluso água e refrigerante e é oferecido boias para quem não sabe nadar. O passeio é legal para fazer depois do almoço (aproveite algum restaurante do centro) e para ter uma visão geral de algumas das principais praias de Búzios.
Compramos nosso passeio de escuna na Beth Tour (Travessa Vila Lobos, 294, centro – perto da Praça Santos Dumont). Andando pelas ruas do centro você encontrará algumas empresas de turismo. Pode comprar o tícket em qualquer uma delas (os barcos são “comunitários”, não pertencem há apenas uma empresa).
Só peça para ver a foto do escuna antes de comprar o passeio. Cada horário sai uma escuna diferente – umas melhores do que as outras seja pelo tamanho ou pela estado de conservação.
Já falamos sobre a história da Brigitte Bardot no post Viagem de fim de semana para Búzios. A atriz foi tão importante para a divulgação e crescimento de Búzios que fizeram até uma orla com o seu nome. O espaço – que começa à esquerda do Cais – é um calçadão muito bem conservado.
Ao longo do trajeto, um agradável passeio por jardins, árvores e alguns bancos para https://ilovetrip.com.br/wp-content/uploads/campos-destaque.jpgirar a cidade. Ao longo da orla você também encontra alguns dos restaurantes mais refinados de Búzios. Falamos sobre onde comer em Búzios no post Onde comer em Búzios.
Depois de andar um pouquinho, você encontra a estátua da Brigitte Bardot, sentada em uma maleta. Esse é o momento de tirar uma foto tradicional ao lado da estátua da atriz. Se der sorte não precisará encarar uma fila para tirar a foto, disputada por muitos turistas.
Andar pelas estradinhas de Búzios em busca da praia perfeita já é um passeio porque entre as curvas você se depara com algumas paisagens lindas. Um dos melhores mirantes de Búzios fica próximo à praia Brava e a do Forno. No lugar existe uma plataforma que você pode subir e ter uma vista de 360º das praias da região. Não deixe de conferir!
Abaixo, no mapa, você consegue localizar todos as praias e passeios que falamos por aqui:
Devido à grande quantidade de turistas você vai achar muitos restaurantes e bares na cidade, não sendo difícil encontrar boas opções de onde comer em Búzios.
Na região da Rua das Pedras e Rua Manoel T. de Farias, zona central de Búzios, ficam concentrados a maioria dos restaurantes e bares. É nesse lugar que os viajantes também se concentram para curtir à noite de Búzios.
(Rua Manoel Turíbio de Farias, 260, esquina com Travessa César A. S. Luiz). O lugar é bonitinho, com detalhes em azul e bem famoso em Búzios. A especialidade da casa é o Camarão. Pedimos um Bobó de Camarão que veio com alguns acompanhamentos básicos. Além disso, ganhamos duas caipirinhas.
(quase em frente ao Restaurante do David). Também famoso na cidade, o restaurante é uma ótima opção de onde comer em Búzios, principalmente à noite. É uma mistura de bar e restaurante, com música ambiente, decoração despojada e um ótimo atendimento. Pedimos uma porção mista e algumas bebidas.
(no final da Rua Manoel T. de Farias, próximo à Rua Manoel de Carvalho). Uma boa opção de comida por kg.
(Rua das Pedras, próximo ao Cais). Sorvetes deliciosos, de vários sabores. Não é barato, como a maioria das coisas em Búzios, mas é muito bom para uma sobremesa após o jantar, enquanto vê o movimento na Rua das Pedras.
(Praça Santos Dumont). Sorveteria simplesinha na praça. É bem carinha para a qualidade. O que gostamos mais foi do sorvete de coco queimado, este sim vale a pena!
– Se você quiser comer uma pizza e gostar de massa grossa, vá na Pizza Quadrada, que fica na Rua das Pedras. O lugar é bem grande e sempre cheio. – Se você é adepto à comer em fast food fique tranquilo porque em Búzios você encontra Mcdonalds (no final da rua Manoel T de Farias – onde fica uma Americanas Express também), Bobs (largo na esquina da Rua das Pedras e Av. José Bento Ribeiro Dantas) e Subway (próximo do Bobs).
– O Chez Michou é uma creperia bem famosa em Búzios com ambiente bem descontraído. Só não experimentamos nada por lá porque o lugar é sempre cheio e a fila desanima.
– Na Orla Barlot estão os restaurantes mais refinados de Búzios. Quando estávamos passando por lá, vimos uma linda celebração de casamento em um deles.
Descubra nossa incrível ferramenta de busca, filtros diferenciados e comparação para você selecionar o melhor para sua viagem!
Os hotéis foram selecionados cuidadosamente para o seu conforto e melhor experiência de viagem. Reserve seu hotel através dos links do ILoveTrip para garantir as melhores opções. Ao reservar o hotel utilizando o nosso link você terá direito a um brinde. Basta entrar em contato conosco e informar o código da sua reserva
A I Love Trip oferece serviços de viagens, passeios, hospedagens e aluguel de carro que passaram pela nossa curadoria. Com isso, podemos oferecer a melhor experiência de viagem para toda a família.
© 2023 Todos os direitos reservados
Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nosa Política de Privacidade.