O que fazer em Santiago dia 5: Valparaíso e Viña del Mar

Viña del Mar

Valparaíso e Viña del Mar formam a parte litorânea mais famosa do Chile. Banhadas pelo Oceano Pacífico, as duas cidades estão pertinho da capital Santiago, a cerca de 130 km.

Valparaíso, conhecida como Valpo, surpreende pelos seus morros, arquitetura, história e gastronomia. Viña del Mar, conhecida como Ciudad Jardin, se destaca pelas praias, jardins e casas de veraneio.

 

Como Chegar a Valparaíso e Viña del Mar

 

Partindo de Santiago, você pode fazer o caminho de carro, ônibus ou excursão. Mas a melhor maneira de chegar à Valparaíso e Viña del Mar é de ônibus, opção com o melhor custo benefício.

O valor do passeio em excursão é muito mais alto e alugar um carro pode ser uma boa opção mas só se você tiver tempo sobrando e quiser ficar mais tempo no litoral.

Os ônibus para Valparaíso e Santiago saem do Terminal Alameda (próximo ao metrô Universidad de Santiago ) e do Terminal (metrô) Pajaritos.

Optamos pela saída do metrô Pajaritos e, como são muitas opções de horários, compramos a passagem na hora (bilhetes de ida e volta) sem problemas. No final do post você confere os valores dos bilhetes e outros gastos durante o nosso passeio à Valparaíso e Viña del Mar.

Dica: acesse o site das empresas de ônibus para ver valores atualizados e comprar os bilhetes online. As duas principais empresas são PullmanTurbus.

 

chile-valparaiso-vina-del-mar-onibus
Bilhetes de ônibus

 

Quanto tempo ficar em Valparaíso e Viña del Mar

 

O passeio até Valparaíso e Viña del Mar costuma ser um bate e volta com saída de Santiago do Chile. Como as cidades são pequenas e coladas uma na outra, dá para conhecer o melhor das duas em apenas um dia.

 

Como ir de Valparaíso para Viña del Mar

 

A distância entre as duas cidades é de apenas 9km e a melhor forma de locomoção é por meio do metrô de superfície Merval.

Para usar o metrô você compra na bilheteria um cartão recarregável. Os cartões são de débito então é só encostar na catraca que é descontado o valor e liberada a passagem.

A viagem entre as duas cidades é rápida, mesmo assim é bem legal porque em parte do caminho dá para ver o mar pela janela.

Metrô
Metrô

 

Roteiro em Valparaíso

 

Valparaíso é uma graça e sua marca são os morros íngremes (cerros) com vista para o Oceano Pacífico, onde ficam penduradas muitas casinhas antigas e coloridas, de influência inglesa, espalhadas por um emaranhado de ruas e ruelas tortas e amontoadas.

Você nota que a cidade não foi nada planejada. Mas apesar desse caos, tudo funciona muito bem e a cidade é um charme, tanto que leva o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Chegando no Terminal de ônibus de Valparaíso fizemos nosso passeio todo a pé. Andamos um pouco pelo centro, na cidade baixa, observando os prédios e casarões históricos.

Seguimos até o Ascensor Cerro Concepcion, usado para chegar até o alto. A subida é bem íngreme e o ascensor é de madeira e bem antigo.

Curiosidade: os ascensores são elevadores/funiculares muito antigos, que ligam a cidade baixa aos cerros.

Ascensor Concepcion

Ascensor Concepcion

Casinhas coloridas
Casinhas coloridas
Vista Cerro Concepcion
Vista Cerro Concepcion
Casinhas Coloridas
Casas e turistas no Cerro Concepcion

Chegando no alto a vista panorâmica é maravilhosa. Logo na saída fica o Café Turri, um restaurante e café (preços altos) dentro de um casarão com vista para o Pacífico. Como por ali existem muitos mirantes, só pare no Café Turri se você realmente fizer questão.

Continuamos nossa caminhada passeando pelas ruas estreitas e cheias de casinhas coloridas. Passamos em frente a linda Igreja Luterana e logo chegamos na rua (calle) Almirante Montt, com muitos restaurantes.

Dica: Passear pelas ruas dos cerros e curtir o visual panorâmico da cidade e do mar é o ponto alto da visita à Valparaíso.

[optinform]

Passamos por várias outras construções histórias e mirantes e paramos para admirar o Palácio Baburizza que parece um castelinho. Descemos por uma das escadarias e voltamos para o centro da cidade baixa.

Mirante no Cerro Concepcion

Mirante no Cerro Concepcion

Mirante no Cerro Concepcion
Mirante no Cerro Concepcion
Casarões Antigos - Cerro Concepcion
Casarões antigos e coloridos – Cerro Concepcion
Casas no Cerro Concepcion
Cerro Concepcion
Palacio
Palácio Baburizza

Paramos no Restaurante Del Monico, com comida bem simples e super barata. O restaurante é frequentado pelo pessoal que trabalha nos prédios da região central, então, para quem não liga para frescuras (ou para o nome que pode soar estranho em português), essa é uma boa opção no centro. Você entra em uma portinha pequena e lá no fundo fica o salão de almoço.

Prédios no centro de Valparaíso

Prédios no centro de Valparaíso

Restaurante Del Monico
Restaurante Del Monico
Restaurante Del Monico
Restaurante Del Monico

Seguimos ali pertinho para a Plaza Sotomayor onde ficam a Armada do Chile (edifício da Marinha chilena) e o monumento aos mártires navais do país. Chegando próximo ao mar, entramos no metrô (Estación Puerto) em direção à Viña del Mar.

Plaza Sotomayor

Plaza Sotomayor

Barcos no
Barcos em Valparaíso

Está gostando do conteúdo? Então assine nossa lista VIP abaixo e receba dicas e novidades do ILoveTrip.

[optinform]

Roteiro em Viña del Mar

 

Viña del Mar é bem diferente de Valparaíso. O principal passeio na cidade é curtir as praias e andar pelo calçadão cheio de jardins. O lugar é a praia dos chilenos então, além dos jardins do calçadão, nada de muita natureza e sim muitos prédios e casas de temporada que ficam lotadas no verão.

Descemos na estação de metrô Recreo e fomos andando até o Relógio de Flores (Reloj de Flores), um dos símbolos da cidade. O Relógio fica próximo à praia, em frente a uma praça, onde no centro está uma escultura de um globo terrestre.

Os jardins em volta são bem cuidados o que torna o lugar muito agradável para um passeio.

 

Relógio das Flores
Relógio das Flores

Logo em frente chegamos ao Balneario Caleta Abarca. Continuamos pelo calçadão beirando o mar e passamos pelo lindo Castillo Wulff, praia Playa Acapulco e Playa el Sol. Essas praias têm um calçadão bem legal para passeio, com árvores, grama e banquinhos para o pessoal curtir ainda mais o visual.

Uma das coisas que chama a atenção são as encostas dos morros, cheio de apartamentos bem inclinados que de longe parecem uma escadinha.

 

Prédios em formato de escada - Viña del Mar
A escada de prédios em Viña del Mar

Como esse passeio é mais contemplativo nós só molhamos os pés para conferir a temperatura das águas do Pacífico – que é bem gelada. Você pode até ir preparado para dar um “tibum” na água, mas não é esse o principal atrativo de todo o passeio.

 

Avenida beira mar - Viña del Mar
Avenida beira mar – Viña del Mar
Praia em Viña del Mar
Praia em Viña del Mar
Playa el Sol
Playa el Sol
Viña del Mar
Viña del Mar
Viña del Mar
Viña del Mar
Calçadão em Viña del Mar
Calçadão em Viña del Mar

Para fechar o dia seguimos até o Museu Fonck dedicado à Ilha de Páscoa. Infelizmente ele estava fechado, mas a visita ao redor do prédio também é bem interessante. A fachada do museu é muito bonita e no jardim fica um Moai (escultura típica da Ilha de Páscoa) original.

Museu Fonck
Museu Fonck

Despesas para duas pessoas – Valparaíso e Viña del Mar

  • Metro Valparaiso: 1.200 pesos cada cartão e carga de 700 pesos em cada um.
  • Restaurante Valparaíso: 5 mil pesos.
  • Ônibus Turbus Santiago/Valparaíso: 2.800 pesos cada.
  • Ônibus Turbus Valparaíso/Santiago: 2.300 pesos cada.
  • Ascensor Concepcion (subida): 600 pesos.

 

Moai
Moai

Depois do dia recheado de passeios, voltamos para o terminal para pegar nosso ônibus de volta para Santiago do Chile.

 

Continue lendo…

 

Veja Também:

Tudo sobre o Chile: moeda, documentos, fuso horário, clima, língua oficial e outras dicas

O que fazer no Chile: pontos turísticos e cidades

Roteiro Chile – 21 dias de viagem do ILoveTrip

Lagos Andinos (Puerto Varas e Pucón) – Roteiro, Dicas e Atrações

 

Vamos bater um papo com a gente? Deixe sua dúvida ou opinião nos comentários abaixo.

Gostou do post? Então assine nossa lista VIP abaixo e receba dicas e novidades do ILoveTrip.

3 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde. Estou indo ao Chile mês que vem de ônibus e gostaria de saber se é exgido ter passagem de volta já comprada quando se chega lá ou posso comprar depois com calma. É que ainda não sei quantos dias ficarei. Obrigado

  2. Qual o horário da volta de ValParaíso a Santiago? Qto tempo é o ideal pra fazer o seu roteiro nas 2 cidades

    • Olá Cláudia, são vários horários pois é uma rota bem comum. Você pode conferir horários e valores atualizados nos sites da Pullman e Turbus. Fizemos esse roteiro em um dia mesmo mas se você puder fique pelo menos uma noite pra fazer tudo com calma .. abraços.

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui