O que fazer em Santiago do Chile dia 4: Valle Nevado

Dia de fazer a excursão para o Valle Nevado, a mais conhecida estação de esqui do Chile. Contratamos um passeio simples pela empresa Turistik, uma das mais conhecidas em Santiago. Como já havíamos passado por outras estações de esqui com neve, a ideia era apenas fazer um bate volta para conhecer o lugar.

 

O passeio até o Valle Nevado

 

Os brasileiros adoram o Valle Nevado. Por isso, não é difícil você ouvir nossa língua por lá. Até o site oficial do Valle Nevado já tem uma versão em Português.

O atrativo principal é porque a estação de esqui é pertinho de Santiago (o Valle Nevado fica a aproximadamente 60 km da cidade).

O caminho até lá demora um pouco. A viagem dura cerca de 1h30 entre curvas sinuosas, com uma vista deslumbrante.

Além das curvas, a altitude de mais de 3 mil metros também pode causar um certo desconforto e mais cansaço.

 

Valle Nevado de excursão, transfer ou carro?

 

Alugar um carro pode ser bem perigoso ainda mais se você nunca dirigiu na neve. Durante a maior parte do ano, as estradas até o Valle Nevado ficam escorregadias e é preciso adaptar os pneus com correntes. Além disso, o zigue-zague da estrada também requer muito cuidado.

Por isso, não tenha dúvida, a melhor opção é contratar uma excursão ou transfer para fazer o passeio com mais tranquilidade.

 

 

Empresas que fazem excursão até o Valle Nevado

 

As empresas mais conhecidas (e mais caras) que fazem o passeio até o Valle Nevado são:

Os hotéis também costumam indicar empresas e motoristas com carros particulares. Essa opção pode ser vantajosa se você viajar com um grupo grande.

 

Qual o valor do passeio até o Valle Nevado

 

Você pode entrar nos sites das empresas Turistik e Turistour para ver os valores atualizados dos passeios de dia inteiro e de meio dia também. Confirme se a entrada na estação de esqui está inclusa no pacote (na maioria das vezes não está).

O preço médio do passeio pela Turistik é de 26 mil pesos (acesse o site oficial da empresa para ver o preço atualizado).  Leve em conta que você precisa comprar também o tíquete para entrar na estação de esqui e poder andar no teleférico.

Para esquiar você também terá gastos com aluguel do equipamento (muito mais cômodo alugar do que comprar). Para aprender a esquiar com um professor, você também pode pagar por um aula coletiva ou individual.  Você acessa todos os preços atualizados no site oficial do Valle Nevado.

 

Valle Nevado – esquiar ou só espiar?

 

No nosso passeio, optamos só por conhecer a estação Valle Nevado, sem esquiar. Tomamos essa decisão porque não temos nenhuma prática no esporte e já havíamos passado por algumas outras estações de esqui em outras regiões do Chile e o Valle Nevado era de longe o mais caro de todos.

Mas hoje, depois de já termos visitado o Chile e algumas estações de esqui, nós do ILoveTrip temos opiniões diferentes sobre decidir entre esquiar ou só espiar:

  • Eu (Carla) acho que o valor é muito alto para muito sacrifício se você não tem experiência nenhuma com o esqui: a bota, a roupa e todo o equipamento são pesados e desconfortáveis. Em poucas horas, mesmo com as aulas, sem nenhuma experiência você só terá tempo para cair e suar. Para aprender mesmo, acho que vale a pena passar alguns dias no resort, dentro de uma estação de esqui. Se você nunca viu neve, vale mais um passeio para conhecer o lugar, admirar a paisagem e brincar.
  • Ele (Erval) já acha que vale muito a pena investir em uma experiência diferente como esquiar. Afinal, não é todo dia que a gente tem a oportunidade de fazer isso e, como diz o ditado, “tá na chuva é pra se molhar”. Por isso, na opinião dele, esquiar (ou só tentar) é uma  experiência obrigatória, mesmo que apenas por algumas horinhas.

 

Farellones – a melhor estação de esqui no Chile para iniciantes

 

Apesar de opiniões diferentes, nós concordamos que Farellones é a melhor estação de esqui para iniciantes e que vale a pena incluir no roteiro de viagem à Santiago do Chile.

Isso porque ela é mais simples, com uma estrutura mais adaptada aos iniciantes, diferente do Valle Nevado onde a maior parte das pistas são para pessoas que já sabem esquiar.

Em Farellones, além de mais barato e pistas mais fáceis, os  leigos no esqui também podem aproveitar as brincadeiras na neve como a tirolesa e o Tubing (uma boia que você aluga por hora e pode escorregar na neve quantas vezes quiser(.

Muitas empresas também oferecem excursões para visitar Farellones e o Valle Nevado no mesmo dia.

O ruim é que sobra pouco tempo para cada estação de esqui não dando para fazer muitas atividades.

Está gostando do conteúdo? Então assine nossa lista VIP abaixo e receba dicas e novidades do ILoveTrip.

[optinform]

Dicas importantes sobre o Valle Nevado

 

  • A temporada de esqui é entre junho e início de outubro.
  • Fora da temporada você tem menos chances de encontrar neve.
  • No Valle Nevado, apesar de ter algumas opções de lanchonetes e restaurantes, tudo é muito caro. A dica para os mãos de vaca é levar um lanchinho.
  • No aluguel das roupas e equipamentos, gorros e óculos não estão incluídos. Então, para não ter que comprar na loja, leve na bolsa um óculos de sol e uma touca.
  • O aluguel dos equipamentos no Valle Nevado é bem mais caro. Prefira alugar nas lojas de Santiago. A Skitotal, além de ser uma agência, é uma das lojas mais conhecidas. Eles também oferecem o serviço de instrutores de esqui particulares (às vezes os próprios atendentes da loja se oferecem para dar aulas).
  • O teleférico (gondola) de cabine fechada é uma das melhores atrações do Valle Nevado e um ótimo passeio para quem não vai esquiar ou quer admirar a paisagem.
  • No Valle Nevado você tem a opção de comprar o tíquete para o dia todo ou para meio dia (mais barato).
  • Se o seu negócio é esquiar, prefira ficar hospedado dentro do resort, em um dos hotéis do complexo do Valle Nevado.

 

Voltamos à tarde para Santiago e fomos sentido ao bairro Providencia, dessa vez nas proximidades do Metrô Manuel Montt. Abaixo você confere três dicas de lugares bacanas para petiscar.

 

Onde comer em Santiago do Chile – Schopdog

 

A comida não tem nada de especial mas o ambiente é bem bacana. O Schopdog é um misto de bar e restaurante, fechado, e com algumas unidades espalhadas pelo Chile. No cardápio, além de chopp e cachorro quente, você encontra porções e pratos feitos. Fomos na unidade que fica na Av. Providencia,  1378.

 

Schopdog

 

Onde comer em Santiago do Chile – Sorveteria Bravissimo

 

Ao lado do Schopdog fica a Sorveteria Bravissimo.  O lugar é grande e bem simples. Eles vendem vários sabores e os sorvetes são bons.

 

Sorvete Bravissimo

 

Onde comer em Santiago do Chile – Castanõ

 

Castanõ é uma espécie de mini padaria com um monte de pãezinhos, na maioria doces. Como é uma rede, você encontra lojas espalhadas por toda cidade de Santiago do Chile e é ideal para um lanche da tarde ou café da manhã.

Nós fomos na unidade que fica em frente à sorveteria Bravíssimo e Schopdog, perto do Metrô Manuel Montt.

 

Despedas para duas pessoas

  • Excursão Valle Nevado: 42 mil pesos.
  • Schopdog: 8 mil pesos.
  • Sorvete Bravíssimo: 1.800 pesos.
  • Padaria Castanõ: 2 mil pesos.
Castanõ

 

Continue lendo…

 

Veja Também:

Tudo sobre o Chile: moeda, documentos, fuso horário, clima, língua oficial e outras dicas

O que fazer no Chile: pontos turísticos e cidades

Roteiro Chile – 21 dias de viagem do ILoveTrip

Lagos Andinos (Puerto Varas e Pucón) – Roteiro, Dicas e Atrações

 

Vamos bater um papo com a gente? Deixe sua dúvida ou opinião nos comentários abaixo.
Gostou do post? Então assine nossa lista VIP abaixo e receba dicas e novidades do ILoveTrip.

3 COMENTÁRIOS

  1. Ótimo blog e ótimas dicas. Só aconselho a não procurarem a empresa Turistik!! Contratei três passeios ainda no aeroporto e me arrependi. Péssimo atendimento, desonestos, tentam te empurrar aluguéis de roupas desnecessariamente em todos os passeios, só o façam em Vale nevado ou Farellones, para Cajon del Maipo alugue somente botas (caso não tenha nenhuma de trekking). E para fechar, para aumentar meu desprazer de conhecer esta empresa, esqueci meu casaco novo de neve no ônibus e, mesmo sendo o último passageiro a descer, só restando a guia Maite e o motorista Rodrigo, mesmo após dezenas de contatos com a empresa, não consegui reaver meu casaco. Fui literalmente roubado!

  2. Olá, estou indo em julho e devido a ler que uma excursão que visita os dois centros não da pra esquiar, pensei em pegar um tour particular onde só conheceria o Valle Nevado mas aproveitaria o dia em Farellones. Você acha que assim da tempo pra esquiar?

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui

Sair da versão mobile