Tudo sobre o Chile: moeda, documentos, fuso horário, clima, língua oficial e outras dicas

Tudo sobre o Chile - dicas, moeda, aeroporto chile, documentos
Tudo sobre o Chile - placas em espanhol

Listamos abaixo perguntas e respostas com dicas e informações de tudo sobre o Chile que você precisa saber antes de viajar.

Como chegar ao Chile?

Para viajar para o Chile o meio mais usado é voar até Santiago, capital do país. O aeroporto internacional SCL – Aeropuerto Comodoro Arturo Merino Benítez fica a cerca de 20 km do centro de Santiago e é o principal aeroporto do Chile. Do aeroporto de Santiago saem voos regulares para diversas cidades turísticas do país.

Qual a moeda do Chile?

Se você quer saber tudo sobre o Chile, essa é uma informação importante. A moeda do Chile é o peso chileno (sigla CLP). Abaixo você pode consultar o conversor de moedas para a cotação do peso chileno. Com o conversor de moedas você consegue calcular por quantos pesos chilenos (CLP) você pode trocar um real (BRL), ou seja, quanto vale o peso chileno em relação ao real.

Que moeda levar para uma viagem ao Chile?

Nas grandes cidades do Chile existem diversas casas de câmbio onde você poderá trocar real ou dólar por peso chileno. Você também pode optar pelo Cartão de Crédito (ele deve ser habilitado para uso no exterior) ou o Visa Travel Money. Outra ótima opção é sacar o dinheiro da sua conta bancária do Brasil diretamente nos caixas eletrônicos (ATM) do Chile. A moeda sacada já sai em peso. Para fazer isso, você deve usar um ATM interligado a rede Plus Visa. Os ATMs do “Banco de Chile” são uma boa opção.

Tudo sobre o Chile - ATM para saque em pesos
Tudo sobre o Chile – ATM para saque em pesos
Tudo sobre o Chile - ATM para saque em pesos
Tudo sobre o Chile – ATM para saque em pesos
Tudo sobre o Chile - ATM para saque em pesos
Tudo sobre o Chile – ATM para saque em pesos

Dica 1: Entre em contato com o seu banco para saber mais informações sobre o uso do cartão de crédito e saques no exterior, além das taxas cobradas e serviços disponíveis.

Dica 2: Para não ter surpresas, uma boa dica antes de viajar é confirmar a forma de pagamento aceita pelo hotel onde você ficará hospedado. Alguns só aceitam o pagamento em dinheiro.

Dica 3: Outra dica é confirmar se o seguro saúde internacional é oferecido gratuitamente junto com o cartão de crédito. Em caso negativo, o conselho é providenciá-lo com uma agência de viagem. Nunca se sabe o que pode acontecer e o melhor é sempre se prevenir – ainda mais se você estiver em outro país!

Fuso horário Chile

A região metropolitana de Santiago do Chile apresenta uma hora a menos que o horário de Brasília. No país também existe horário de verão que acontece geralmente entre outubro e março. O relógio abaixo mostra o horário atual em Santiago do Chile:

Qual o clima do Chile?

Continuando as perguntas e respostas do post tudo sobre o Chile, agora é a vez de falar sobre a temperatura do país. O clima do Chile é diferenciado devido ao seu território estar distribuído em uma estreita e longa faixa de terra. A Cordilheira também influencia o clima do Chile, pois grande parte do país encontra-se em grandes altitudes. É por isso que no Chile encontramos paisagens e climas diferentes, como por exemplo as montanhas com topos nevados e o árido Deserto do Atacama.

Qual a melhor época para ir ao Chile?

Abrangendo uma região estreita e bem comprida, as temperaturas variam muito de norte a sul. Por isso,a melhor época para ir para o Chile é diferente para cada região do país. Veja que alguns lugares podem ser curingas, como é o caso de Santiago que pode ser visitado em qualquer época do ano, tendo lá as suas características dependendo da estação.

Veja abaixo um resumão da melhor época para ir para cada região do Chile:

– Quando ir para o Deserto do Atacama – norte do Chile

O deserto mais árido do mundo pode ser visitado o ano todo, mas cada estação tem algumas características diferentes. Analisando todos os prós e contras, os melhores meses para ir ao Deserto do Atacama são entre abril e junho e setembro a novembro.

Fizemos um post completo sobre a melhor época para ir ao Deserto do Atacama, listando as dicas para cada mês e estações do ano. Confira o post aqui:

+ Qual a melhor época para visitar o Deserto do Atacama

+ Índice com todos os posts do Deserto do Atacama

– Quando ir para Santiago – região central do Chile

A maioria das pessoas que vão para o Chile acabam passando por Santiago e as atrações da queridinha capital do país podem ser visitadas o ano todo. Confira abaixo as dicas das melhores épocas para visitar Santiago:

Dezembro a fevereiro é verão e alta temporada. As temperaturas sobem bastante e os chilenos aproveitam as praias de Viña del Mar. Nessa época os preços sobem bastante.

De março a maio, em pleno outono, a temperatura é agradável sendo um ótimo período para visitar Santiago. Outra vantagem são os preços que caem bastante. Em junho você ainda consegue encontrar bons preços e é nessa época que o frio começa a chegar.

Apesar dos meses de julho, agosto e setembro serem baixa temperada devido ao inverno, essa é a época de alta temporada nas estações de esqui. No inverno existe grande probabilidade de chuva, mas com o frio a precipitação pode vir em forma de neve. Então se o seu objetivo é ver neve caindo do céu, esses meses são a melhor pedida.

Os meses de outubro e novembro completam a primavera que, como o outono, deixam a cidade mais tranquila, com preços mais baixos e temperaturas agradáveis.

+ Índice com todos os posts de Santiago do Chile e região

– Quando ir para os Lagos Andinos – região sul do Chile

Quanto mais ao sul, mais frio. Por isso, visitar o sul do Chile no inverno é ideal apenas para aqueles que querem esquiar e curtir bastante frio e neve caindo.

O verão, de dezembro a fevereiro é uma ótima época para visitar o sul. Porém, os preços são mais altos por causa da alta temporada.

No outono, entre os meses de março a maio e, principalmente na primavera, entre final de setembro e novembro, a previsão comum é de pouca probabilidade de chuva, céu limpo e temperaturas agradáveis, além dos preços mais baixos.

+ Índice de posts Lagos Andinos: Puerto Montt e Puerto Varas

+ Índice de posts Lagos Andinos: Pucón

Qual a língua oficial do Chile?

A língua oficial do Chile é o espanhol. Mesmo que você não fale espanhol, muitas palavras são parecidas com o português o que facilita a comunicação.

Precisa de passaporte para o Chile?

Não necessariamente. Você pode apresentar ou o passaporte válido ou carteira de identidade (é recomendável que o documento tenha sido emitido no máximo até 10 anos).

Quais documentos são necessários para entrar no Chile como turista?

Os documentos para entrar no Chile como turista são: passaporte válido ou carteira de identidade válida e passagem de retorno. Não é necessário visto para turistas brasileiros.

Importante: Para entrar no Chile, o turista brasileiro não precisa de visto. O passaporte também não é obrigatório. Você escolhe entre a apresentação do passaporte ou do RG.

Além disso, uma dica para entrada no país é não portar nenhum produto de origem animal ou vegetal na bagagem. A fiscalização costuma ser rigorosa.

Tudo sobre o Chile: como evitar o mal da altitude?

Como o Chile é cortado pela Cordilheira dos Andes e algumas regiões, a exemplo do Deserto do Atacama, apresentam elevadas altitudes, algumas pessoas podem sentir algum desconforto nos primeiros dias de viagem. Os sintomas mais comuns são cansaço, dificuldade para respirar, dores de cabeça e náuseas. Para uma boa adaptação, o ideal é subir aos poucos, parando alguns dias entre as cidades à medida que a altitude vai aumentando.

As dicas mais comuns para passar os primeiros dias em altas altitudes é ter uma alimentação leve, evitar bebidas alcoólicas, estar com o sono em dia e beber muita água. Mas fique tranquilo que muitas pessoas nem sentem nada.

Para evitar ouvidos tampados, uma dica é mascar chicletes durante os voos de avião.

O que fazer no Chile?

Os pontos turísticos são muitos e é por isso que existem diversas opções do que fazer no Chile. Para saber sobre dicas de roteiros e cidades para visitar, acesse o nosso post o que fazer no Chile.

Abaixo, você também pode conferir o mapa com o roteiro de viagem que o ILoveTrip fez pelo país:

Mapa do Chile – roteiro de viagem ILoveTrip

Acesse o post Roteiro Chile – 21 dias para saber mais detalhes sobre o nosso roteiro de viagem pelo país.

Veja mais sobre o Chile:

Vamos bater um papo com a gente? Deixe sua dúvida ou opinião nos comentários abaixo.

Gostou do post? Então assine nossa lista VIP abaixo e receba dicas e novidades do ILoveTrip.

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui