Treze Tílias: Pontos Turísticos, Roteiro e Dicas

o_que_fazer_em_treze_tilias_parque_lindendorf

A pequena cidade de Treze Tilias está localizada ao oeste de Santa Catarina, sendo considerada um pedacinho da Áustria no Brasil. A região é ideal para quem busca a combinação de belas paisagens e locais históricos. Além disso, quem por lá está visitando, encontra culinária saborosa, música, dança e muito charme em sua arquitetura.

Com atividades durante todo ano, opções de lazer e pontos turísticos não vai faltar. É um verdadeiro passeio pelas culturas e tradições austríacas, com um toque brasileiro para receber todos os turistas.

Treze Tílias é conhecida como “O Tirol Brasileiro”, pois a maioria dos imigrantes vieram do Estado do Tirol, na Áustria. Atualmente, 60% da população é descendente austríaca.

Nesse post você vai vai descobrir:

  • Resumo da História de Treze Tílias
  • Como Chegar à Treze Tílias
  • Quando ir e como circular
  • O que Fazer em Treze Tílias e Pontos Turísticos
  • Melhores Lugares para comer em Treze Tílias
  • Roteiro Completo de 3 dias

Leia Também => Vale Europeu: As Melhores Dicas da Europa Brasileira

História de Treze Tílias

Há quase 419 km de distância de Florianópolis, capital catarinense, foi fundada por imigrantes austríacos em13 de outubro 1983 e hoje conta com mais de 7 mil habitantes. O seu fundador, ex-ministro de agricultura da Áustria, Andreas Thaler, veio ao Brasil em busca de um local em que pudesse acomodar os seus conterrâneos devido a crise em que o pais se encontrava.

A região foi escolhida devido as características climáticas parecidas com o seu país. Além dos austríacos, que se apaixonaram instantaneamente, o local recebeu também alemães e italianos, criando uma forte comunidade europeia.

Como chegar

Para quem busca ir com o próprio carro, a principal rodovia para quem está em Florianópolis é a BR 282, o que levará por volta de 419km. Porém, a BR 302 também te leva ao destino, mas com um pouco mais de tempo e você fará o percurso em 487km.

Quem está partindo de outras regiões que não seja o sul do Brasil, deve ir até Curitiba e seguir pela BR 476, depois continuar o trajeto pela BR 153. Ao sul, partindo de Porto Alegre, basta começar a viagem pela BR 116 via Lajes e depois pela BR 470.

O aeroporto mais próximo fica na cidade de Joaçaba, cerca de 37km. Recebe voos das capitais do sul do país e de Congonhas, em São Paulo.

Há ainda opção de chegar por ônibus de viagem é indo, primeiramente, até a cidade de Joaçaba e depois seguir até Treze Tílias. Se preferir, também pode comprar as passagens partindo de Florianópolis.

Quando ir e como circular

A cidade é pequena e você não precisará mais do que dois dias para conhecer tudo o que te reserva por lá. Os moradores estão acostumados em receber turistas e a cidade conta com uma boa sinalização, por isso, caso esteja de carro, não correrá o risco de ficar perdido. Porém, caso isso aconteça, no próprio site da prefeitura consta um mapa turístico, tanto da região urbana quanto da rural.

Os passeios também podem ser feitos a pé. Pode também contratar um dos serviços turísticos disponibilizados na cidade ou percorrer os trajetos por taxi. Algumas ruas são asfaltadas, mas outras ainda são de pedras preservando a sua história.

Para aproveitar ainda mais, uma opção é ir em outubro, quando é realizada a Tirolerfest – Festa de Imigração Austríaca. É o maior evento local e possuem diversas manifestações culturais, como: dança, músicas, shows, bailes e muito mais.

É nesse período que ocorre o desfile histórico, passando pela principal rua da cidade, recontando toda a história da colonização. Também é apresentado ao público o progresso que o “O Tirol Brasileiro” teve desde a sua fundação.

Pontos Turísticos e Atrações de Treze Tílias

Museu Municipal Andreas Thaler

o_que_fazer_em_treze_tilias_museu_municipal

A arquitetura da cidade é única, remetendo intensamente a origem dos colonizadores. Um passeio ideal é andar pela cidade e ver de perto as casas que costumam ter flores nas janelas e dão mais vida e beleza. As moradias ainda possuem escadas e telhados de madeira, como é na região de Tirol.

Uma forma de poder apreciar tudo isso de perto é visitando o Museu Municipal Andreas Thaler, antiga residência do fundador de Treze Tilias. Em seu interior, estão expostos utensílios, objetos e móveis que eram utilizados na época. Conhecido também como castelinho, é abrigo de obras de artes e mostra como era viver nos anos 30 por lá.

Parque do Imigrante

o_que_fazer_em_treze_tilias_parque_do_imigrante

O parque municipal é um lugar tranquilo e conta com atividades ao ar livre, como academia e parque infantil. Ainda possui um lago no formato da Áustria que lembra os nove estados do país. Dentro do parque ainda é possui visitar a Capela de São Bento e Via Sacra, que trazem ainda mais beleza. 

Parque Lindendorf

o_que_fazer_em_treze_tilias_parque_lindendorf

Outra opção de visitação é o Parque Lindendorf e também conhecido como Minicidade, já que possui uma réplica da cidade de Tirol com suas principais construções. A área é enorme e conta com mais de 45.000 m² que podem ser vistos alguns animais, como ovelhas e avestruz. O local é repleto de jardins e deixa o visitante a vontade em passear pelas trilhas.

O parque conta ainda com um restaurante em que são servidas comidas típicas e apresentações de danças que fazem parte da herança cultural da região. Você pode apreciar ainda um lago com carpas coloridas e alimentá-las.

Somente fique atento aos dias de visitações, já que o local não abre as segundas-feiras e fique fechado em todo mês de agosto. 

Parque Águas Tirolesas

o_que_fazer_em_treze_tilias_parque_aguas_tirolesas

Agora, para quem busca espaço com diversão e também para relaxar, é preciso visitar o Parque Águas Tirolesa. Em uma localização privilegiada, no alto da cidade, conta com diversas atrações em mais de 5.000m². A diversão é garantida entre amigos e familiares.

Piscinas, rampas com boia, tobogãs fazem parte das atividades aquáticas no local. Opções como quadra de vôlei, campo de futebol e mesa de jogos estão na lista do que pode se fazer para se divertir. Porém, se você busca algo mais tranquilo, sauna e banheira de hidromassagem completam as atividades.

A entrada é exclusiva para aos sócios e hóspedes dos hotéis conveniados. Por isso, caso queira visitar o parque, consulte se o hotel em que ficará hospedado possui o convênio.

Passeios pela cidade

A beleza começa logo na entrada da cidade com o portal em estilo alpino, que possui um grande beiral e flores típicas da arquitetura tirolesa nas varandas. Outra opção é visitar a Praça Municipal Ministro Andreas Thaler bem ao centro. O local é arborizado e possui uma linda cascada. Nessa praça fica o prédio da prefeitura e o monumento em homenagem ao Andreas Thaler.

Passando pelos bairros, o que se deve fazer é conhecer a Linha Babenberg, uma colônia austríaca que abriga a primeira igreja da cidade. É o local onde os primeiros imigrantes ficaram e há uma gruta bem próxima dali, onde são realizadas muitas romarias.

Os italianos também marcaram presença pela cidade. A Linha Pinhal é uma colônia que mantem algumas tradições da Itália, como a arquitetura, gastronomia e costumes. Por lá, é possível saborear deliciosos pratos nas tradicionais cantinas e comprar produtos coloniais.

Ter contato com a natureza é mais uma atividade e, para isso, basta fazer a Trilha Ecológica. Trata-se de uma caminhada que passa por diversos pontos, entre praças, fazendas, esculturas e bichos que ficam na região. O caminho te leva da prefeitura até a capela Maria Dreizehnlinden.

Agora, para quem prefere conhecer a cidade, mas não tem tempo para uma caminha mais longa ou disposição, pode passar pelos principais pontos com um agradável passeio de trenzinho. A duração é de aproximadamente 45 minutos com grupo mínimo de 5 pessoas. É necessário fazer o agendamento com antecedência por telefone, que pode ser consultado no hotel em que estiver hospedado.

Você pode ainda visitar os pequenos ateliês de esculturas em madeiras, já que a cidade é moradia de famílias que há gerações de escultores e que abrem as suas oficinas ao público. É o local ideal para comprar aquela lembrancinhas aos amigos e parentes ou um objeto para ter como recordação.

Onde comer e desfrutar de boas bebidas em Treze Tílias

Como falamos, a região é um pedaço da Áustria no Brasil, por isso, os pratos e a gastronomia local é uma herança dos primeiros moradores. Escolhas de onde comer e saborear pratos deliciosos não vão faltar. Vinícola e cervejaria também estão entre os lugares que você deve conhecer.

Pratos típicos estão por todo lado, nos restaurantes e na rede hoteleira. Prepare-se para experimentar Chucrute, salsichão servido com arroz e salada. Ou, então, provar Gulash, que é nada mais do que carne picante servida com arroz, salada e massa.

Pizzaria Edelweiss e Cervejaria Bierbaum

Apesar de levar o nome de pizzaria, no local você encontra diversos outros pratos para comer. Porém, o forte mesmo do estabelecimentos são as pizzas feitas em um tradicional forno a lenha. Tudo é aconchegante e com clima familiar, pois foi fundada em uma antiga casa típica da Áustria.

Sem sair de lá, está a cervejaria Bierbaum, que foi construída como anexo a pizzaria. Além de apreciar e experimentar as cervejas artesanais, que são fabricadas seguindo o conceito europeu, é possível acompanhar o processo de fabricação.

Vinícola Kranz

Inaugurada no ano de 2007, por Walter Kranz,  que era um alto executivo da Mercedes-Benz, é reconhecida pela sua produção de vinhos e espumantes. A vinícola já recebeu prêmios internacionais, como o Concurso Mundial de Bruxelas 2016. Além de a Grande Prova de Vinhos Brasil 2015.

Está localizada bem ao centro da cidade. A produção não fica restrita somente aos vinhos, já que sucos 100% naturais e geleias fazem parte da fabricação.

A visitação para acompanhar e conhecer de perto como funciona toda a produção é diária. A única recomendação é que, para grupos com mais de 10 pessoas, seja feito um agendamento. Com ingresso adquirido, é possível degustar os produtos e itens comercializados pela vinícola.

Confira outros restaurantes indicados pelo turismo de Treze Tílias: 

Centro

  • Café Haus
  • Churrascaria do Gringo
  • Restaurante Felder
  • Restaurante Kandlerhof
  • Restaurante Hotel Tirol Kandlerhof
  • Restaurante Parque Lindendorf
  • Restaurante Bierkeller
  • Restaurante Bierwein
  • Eiskaffee Trudi 

Bairro das Águas

  • Restaurante Treze Tílias Park Hotel
  • Restaurante do Gringo 

Roteiro Completo de 3 dias em Treze Tilias

A cidade é hospitaleira e possui atrativos que com certeza você deve ter ficado com vontade em visitar. Em apenas 3 dias, é possível conhecer e aproveitar muito tudo o que lá tem em oferecer. Confira abaixo um roteiro com passo a passo do que fazer na cidade:

Roteiro Primeiro dia em Treze Tílias

  • Ao chegar pela cidade, aproveite para disfrutar da arquitetura. Desde a entrada, passando pelo portal que fica na Rodovia Frei Belmiro Brondoni, até o centro.
  • Pelo centro da cidade, disfrute da paisagem típica europeia, com suas tradicionais casas e sedes da administração local.
  • Faça o passeio de trenzinho e, em poucos minutos, disfrute de toda a cidade. Ele saí da região central da cidade e te deixa no mesmo local bem perto da prefeitura.
  • Seguindo adiante, pela Rua Ivo d’Aquino, vira a primeira rua esquerda e visite a tradicional Vinícola Kranz, localizada na Rua dos Pioneiros, que já teve reconhecimento mundial pelas suas produções.
  • Próximo a vinícola, volte para a Rua Ivo d’Aquino e na próxima rua, chamada Fraiz Pointl, você chegará até o Parque do Imigrante.
  • Após isso, aproveite para conhecer as diversas lojas de artesanatos e ateliês que possui por ali.
  • Ao anoitecer, com poucas opções de lazer, busque pelo restaurante que mais se identificou para apreciar a comida local.

Roteiro Segundo dia em Treze Tílias

  • No próximo dia, siga até o Museu Municipal Andreas Thaler, que também fica na região central.
  • Saindo do museu, na rua Pedro Nelcido Kaffen, vá em direção ao bairro Jardim das Flores e visite o Parque Lindendorf
  • Conheça também a região interior da cidade, suas fazendas e trilhas. É possível fazer agendamento com Silvio, conforme indicação da secretaria de turismo. O telefone é: (49) 3537-052139 

Roteiro Terceiro dia em Treze Tílias

  • Tira uma boa parte do dia para aproveitar o Parque Tirolesas, já que o local dispõe de uma das mais completas atividades no local.
  • Antes de partir, o convite é para conhecer o restaurante Treze Tílias Park Holtel e apreciar mais da culinária austríaca.

Dica: É sempre importante checar a disponibilidade do serviço no dia em que você está visitando a cidade, apesar dos serviços e passeios listados acima funcionarem durante todos os dias.

SEM COMENTÁRIOS

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui