Chegou a hora de pegar estrada e aproveitar aquela folga merecida, aquele feriado prolongado ou até mesmo um fim de semana com a família. Que delícia! Mas seu cãozinho não pode ficar fora dessa aventura. Certo? Na verdade, essa é uma dúvida frequente entre os tutores: é permitido transportar cachorro em carros?
Por isso, o Clube dos Bichos preparou um material especial com todas as informações que você precisa saber para passear em automóveis com seu melhor amigo. Então, pé no acelerador e vem com a gente!
Leia Também =>> 10 Roteiros de carro pelo Brasil: Lindas estradas
Sumário
- O que diz o Código de Trânsito Brasileiro sobre transportar cachorro em carro
- Artigo 252: A atenção do Motorista
- Artigo 235 – Animais fora do carro
- Grade Divisória e Caixa Transportadora
- Cinto
- Calor
- Consulte um veterinário
- Vacina e vermifugação
- Higienização do carro
- Treinamento e recompensa
- Refeição
- Horário
- Ar condicionado
- Parada
- Cuidado na direção
- Ainda em dúvida sobre como transportar cachorro em carros? Deixe sua pergunta nos comentários!
O que diz o Código de Trânsito Brasileiro sobre transportar cachorro em carro

A informação mais importante é que sim, é permitido transportar seu cão em automóveis. Mas, para isso, temos duas leis no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que determinam as condições desse transporte. Vamos a elas:
Artigo 252: A atenção do Motorista
O Artigo 252 traz que é infração dirigir o veículo:
II – transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas;
Dessa maneira, os pets jamais podem estar no colo do motorista ou no banco do passageiro.
Artigo 235 – Animais fora do carro
Além disso, também é incorreto:
conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados.
Sendo assim, nada de levar seu animal acima do carro, por exemplo. O ideal é que eles sejam transportados sempre nos bancos traseiros do veículo.
Questões técnicas
Grade Divisória e Caixa Transportadora

Como você viu, o seu animal não pode andar livremente pelo carro e é preciso que ele esteja sempre em segurança, certo? Para isso, você pode contar com duas ferramentas.
A primeira delas é a grade divisória, que divide a parte frontal do carro, onde fica motorista e passageiro, da parte traseira. Ela é ideal para animais de mais 25 quilos, já que permite que ele tenha mais espaço no veículo sem se estressar.
Para o Médico Veterinário, Dr. Guilherme Rezende, sócio/fundador do Clube dos Bichos, “a caixa transportadora é uma opção muito interessante para animais de até 25 quilos. Nela os animais ficam protegidos e podem ter uma viagem mais tranquila. Só não esqueça de escolher um modelo um pouco maior que seu pet, para que ele tenha espaço para se movimentar lá dentro.”. Além disso, mesmo com a caixa, é importante que ele esteja no banco traseiro do carro.
Cinto

Você pode se perguntar: eu posso levar mais que um animal dentro do meu veículo? A resposta em geral é sim. Mas existe uma regrinha de outro que vamos te contar: conte o número de cintos de segurança do seu banco traseiro para saber quantos animais você pode transportar. Três cintos de segurança? Então você pode levar três animais.
Para cada animal, um cinto de segurança. Assim você tem tranquilidade ao saber que eles estão seguros e com o espaço adequado.
Calor
É bem importante que você saiba como o sol irá incidir no seu veículo durante a viagem para definir em qual posição deve acomodar seu cão. Afinal, ele pode sofrer com o excesso de calor se ficar em um local quente, especialmente se ele for de uma raça com mais pelos.
Cuidados práticos antes da viagem
Consulte um veterinário
Assim que você definir sua viagem, nós recomendamos que você consulte o médico veterinário responsável pelo seu animal. Muitas pessoas, no boca a boca, indicam medicações para tranquilizar os animais, mas esses medicamentos jamais devem ser ministrados sem indicação médica.
Além disso, o veterinário já conhece o comportamento de seu cão e poderá te auxiliar nas melhores técnicas para tranquilizá-lo da forma adequada e personalizada.
Vacina e vermifugação

A vacina está em dia? E a vermifugação? É hora de fazer um check-up em seu animal! Afinal, na viagem ele pode entrar em contato com insetos, outros animais ou situações potencialmente perigosas. Protegê-lo é fundamental!
Além disso, ao cruzar algumas fronteiras é necessário apresentar esses comprovantes. Melhor prevenir, não é mesmo?
Higienização do carro
Se a gente ama estar em locais limpinhos, com nossos animais não é diferente. Mas, no caso dos carros, é importante ter cuidado e limpá-los bem antes das viagens. Isso porque o seu animal poderá ter contato direto com o tapete do veículo, por exemplo, através das patinhas. E não é incomum o surgimento de doenças de pele ou alergias se esses locais estiverem muito sujos. Um carinho a mais com seu cão!
Treinamento e recompensa
Cães que não estão muito acostumados a andar de carro, especialmente os filhotes, podem estranhar os veículos no começo. Por isso, antes de viajar você pode experimentar treiná-lo entrando no carro e ficando um tempinho com ele lá dentro. E se ele se comportar bem, você ainda pode oferecer uma recompensa.
Refeição

Os enjôos durante as viagens são comuns tanto para os humanos quanto para os animais, né? Por isso, não se preocupe. Mas, é possível evitar o mal estar dos peludos ao não oferecer ração ou outros alimentos pelo menos três horas antes do início da aventura.
Na hora de viajar
Horário
Na hora de pegar estrada, leve em conta novamente a questão do calor excessivo para o seu animal: se possível, agende seu passeio para o fim da tarde, noite ou início da manhã. Assim seu melhor amigo irá sofrer menos com o sol.
Ar condicionado
Aí você pode dizer: se estiver quente, a gente liga o ar condicionado! O Dr. Guilherme Rezende chama a atenção para este importante fator durante a viagem com o seu pet, pois o ar condicionado pode reter muita poeira e, por consequência, bactérias e ácaros. Tenha parcimônia ao utilizá-lo para evitar que o seu pet desenvolva alergias ou outros problemas respiratórios.
Parada
Se a sua viagem for mais longa, é fundamental pensar em um roteiro que inclua paradas ao longo do trajeto. Isso permite que seu animal se movimente, faça as necessidades e descanse um pouco do movimento do veículo.
Além disso, você pode pensar em alguns snacks gostosos e leves para serem oferecidos nesse momento, que farão ele não sentir fome mas não causarão mal estar. O Clube dos Bichos, em parceria com a médica veterinária Lívia Dias produziu um e-book que pode te auxiliar muito nesse momento. São mais de 40 receitas caseiras de petiscos saudáveis que são liberados para os animais. Certamente uma delas fará a alegria de seu animal!
Cuidado na direção
Por fim, o último tópico que precisa ser dito é simples, mas merece atenção: tenha bom senso na hora de transportar seu animal de estimação! Ele é um ser vivo com necessidades e vontades. Por isso, é preciso que você redobre os cuidados e também se atente ainda mais com a direção. Trata-se de uma vida, e estamos falando de seu melhor amigo!
Evite correr, fazer ultrapassagens inseguras e demais infrações. Afinal, você quer aproveitar uma ótima aventura ao chegar em seu destino com ele!
E aí, deu pra ficar por dentro sobre o transporte de cachorros nos carros? A gente espera que a sua próxima viagem com seu cãozinho seja uma delícia!
E não se esqueça: lá no Clube dos Bichos você possui diversos conteúdos sobre a saúde, bem-estar, nutrição e comportamento de seu pet, seja ele da espécie que for! Nós vamos adorar te receber lá e solucionar as suas perguntas.
Então bom viagem e até a próxima!