Dicas de Toledo, na Espanha: Roteiro de 1 dia e como chegar no vilarejo Medieval

Nesse post você vai descobrir porque Toledo Espanha é um dos destinos que mais atraem turistas ao longo do ano, seja inverno ou verão.

Dessa forma, você precisa conhecer as dicas de melhores pontos turísticos em Toledo Espanha que não podem faltar no seu roteiro.

Dessa maneira, você vai descobrir como chegar ao seu destino e ainda montar um roteiro de viajem incrível.

Vamos lá?

Como chegar em Toledo Espanha

Toledo é uma cidade da Espanha, localizado em uma comunidade autônoma de Castela Mancha.

A cidade fica a mais de 70 km de Madrid e é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco, como cidade histórica, e também considerada a capital espanhola da gastronomia e o berço do famoso prato local, o guisado de carne.

Toda a cidade de Toledo Espanha, conta com pistas consideradas de primeiro mundo bem como o transporte público recebe o título de um dos mais eficientes do mundo, já que é sempre muito pontual.

Se você está em Madrid e quer ir a Toledo Espanha, a melhor dica é apostar no transporte público, que é considerada uma opção rápida e mais barata, além de você poder escolher entre diversos horários para ida e volta.

O ônibus sai da região sul de Madrid, na estação Plaza Elíptica. O percurso demora cerca de 1h30. Caso queira comprar a passagem de volta já, ela se torna uma opção. O valor é a partir de 6 euros.

Você pode comprar a passagem diretamente na estação, tanto ida quando volta, e é possível escolher entre um infinidade de horários, já que saem ônibus a cada 30 minutos de Madrid com destino a Toledo, mais ou menos.

Outra opção é escolher pelo ônibus privado, que sai de Madrid as -8:45 e volta em torno das 18:00, com a vantagem de você ter o seu banco reservado (através da internet) e também conta com um guia durante a viagem, para conseguir conhecer melhor os pontos turísticos.

O preço médio do ônibus privado é de 27 euros e ele sai do Plaza de Oriente, que fica próximo ao Teatro Real.

Se você optar pelo trem, basta ir até a estação Atocha em Madrid que vai encontrar várias opções de horários, mas é preciso ficar de olho no tempo de viagem e escolher a opção que demora em torno de 30 minutos, a outra é um ônibus que passa por outras cidades e demora mais de 1 hora.

A melhor dica de como chegar a Toledo Espanha de trem é sempre comprar a passagem de ida e volta, na estação ou pela internet, que sai por um preço médio de 11 euros, mas comprando separado o valor sobe em torno de 5 euros ou mais.

A principal vantagem de ir de trem para Toledo Espanha, é que você desce na estação Atocha Renfe, que está bem próxima da área histórica da cidade, evitando que você precise ficar caminhando ou mesmo procurando por um táxi.

Para ir de carro de Madrid até Toledo Espanha, basta você acessar a Rodovia A-42. Todo o trajeto demora em torno de 1 hora, pois a distância média entre as duas cidades é de 70 km.

Roteiro de 1 dia para Toledo Espanha – O vilarejo medieval

Ao chegar em Toledo Espanha, a parada obrigatória é já na estação (para o caso de você ter utilizado o trem ou ônibus), que é uma construção em estilo árabe, chamado de neomudéjar.

O prédio da estação parece com antigas igrejas e todo o seu interior é repleto de vitrais. Sua construção começou por volta de 1926 e a última restauração aconteceu em 2005, para que o local pudesse comportar o novo trem de alta velocidade.

Ao sair da estação você vai se deparar com uma série de paredes que formam a muralha que era usada para proteger a cidade na época medieval.

A construção parece uma fortaleza e contam com diversas pedras que dão acesso para as ruas da cidade, que são bem pequenas e repletas de casas e prédios que seguem esse modelo mais antigo, carregando toda a história e cultura local.

Próximo a estação você encontra dois pontos turísticos que poucas pessoas percebem ao passar pela frente, que são a Sinagoga de Santa María e a Sinagoga del Tránsito. Elas são construções bastante antigas que fazem parte da cultura de Toledo.

Outra opção é conhecer o El Greco Museum, que fica pertinho da estação e é uma homenagem ao pintor El Grego, que viveu por muitos anos na cidade, inclusive no bairro há uma casa do mesmo recriada com um jardim e um prédio principal. O museu abriu as portas em 1922.

Vale lembrar que toda a região é considerada judia, por isso a presença das sinagogas.

Dentro do museu você encontra uma série de quadros de vários artistas espanhóis, móveis antigos e cerâmicas que datam do século XVII.

museo de el greco 2 Dicas de Toledo, na Espanha: Roteiro de 1 dia e como chegar no vilarejo Medieval

Depois de passar por esses prédios, siga na direção da Puente San Martin, que foi construída no século XI e tinha a finalidade de melhorar o acesso entre duas regiões de Toledo Espanha e facilitar a proteção contra invasores.

A ponte fica em cima do Rio Tejo e se tornou um marco históricos da cidade. A vista do monumento é considerada como uma das mais belas da região. Por aqui você irá conseguir ver as mudanças ocorridas após a reforma de 1700, que passou a contar com um escudo e dois reis sentados, completando assim o monumento.

Atrás da ponte você pode visitar o Monastério de San Juan, que é famoso na região e um ponto de parada rápido para admirar as belezas das construções medievais.

O monastério tem estilo gótico e todas as salas, entradas e jardins foram restaurados para preservar os ornamentos que revestem as paredes e o teto do mosteiro.

No meio da construção tem um jardim e diversos objetos distribuídos ao longo das salas, para você entender melhor como era a vida de quem habitava o lugar.

Depois de visitar todos esses lugares históricos você pode comer em alguns dos estabelecimentos locais próximos, que ficam nas ruazinhas de Toledo Espanha e podem garantir muito sabor para o seu almoço.

Outra opção é ir a Calle Rea del Arrabal, que conta com diversos restaurantes famosos e ainda garante que você vai estar perto do próximo destino, a chamada Verdadeira Entrada de Toledo.

Na Calle del Arrabel, você pode escolher entre alguns desses restaurantes:

  • Valinor
  • El Tirador
  • Hacienda del Cardenal Restaurante
  • Virgen de La Estrella
  • Churreria Catalino
  • Cerveceria Tito Boa
  • Masamadre
  • El Penon
  • Jacaranda e muitos outros.

Depois do almoço, siga para a Puerta de Bisagra, que foi a primeira entrada da cidade, construída após a ocupação muçulmana, que permaneceu em arquitetura árabe mesmo após os cristãos retomarem o controle da cidade.

24147199838 7f02ae7291 b Dicas de Toledo, na Espanha: Roteiro de 1 dia e como chegar no vilarejo Medieval

A construção ocorreu no século X e ainda hoje é considerada a principal entrada da cidade.

Essa porta da cidade foi construída para comparar a muralha defensiva de Toledo Espanha e foi destruída e reerguida várias vezes, devido a guerras e inundações.

A próxima parada do seu roteiro após conhecer as portas de entrada desse vilarejo medieval é um dos pontos mais conhecidos dos turistas: a Praça Zocodover.

Esse local está cheio de barzinhos, pubs, restaurantes, quiosques e lojinhas que podem ser a sua alternativa para fazer compras, almoçar ou jantar ou ainda para um lanche rápido se optar assim.

O local é bastante movimentado, principalmente a noite, já que as cervejarias ficam abertas para receber os turistas e toda a iluminação da cidade cria um visual bastante único nas construção, completando a vista panorâmica desse vilarejo medieval.

Próximo da Praça Zocodover, você encontra outro ponto turístico famoso e também um dos cartões postais da cidade, o Museu Alcázar, que pode ser visto a distância, já que fica acima do nível das outras construções.

Esse monumento histórico de Toledo Espanha foi construído em cima de rochas e começou a ser utilizado no século III, como um tipo de palácio para a realeza.

Entretanto, o prédio já foi um tribunal, prisão, palácio real e romana, academia de infantaria, até chegar a se tornar um museu como é conhecido hoje.

Ao passar por uma série de restaurações para preservar a estrutura, o Museu Alcázar deixou diversos objetos antigos nos cômodos, bem como uma biblioteca da qual você pode visitar.

O horário de visita é das 11:00 até as 17:00 e a taxa de entrada é em torno de 5 euros.

Próximo ao museu você encontra a Plaza Mayor, que é onde está um dos restaurantes mais famosos de Toledo Espanha e também é um dos pontos de fácil acesso para pontos turísticos.

A praça pode ser uma alternativa para você descansar um pouco, apreciar a paisagem, ir até um dos restaurantes tradicionais ou a uma lanchonete de fast food.

A Plaza Mayor não atrai um grande número de turistas, já que é mais um ponto de acesso do que um ponto turístico da cidade e você pode até escolher não fazer uma parada aqui.

Antes de terminar o seu roteiro de Toledo Espanha, você precisa conhecer a Catedral da cidade, considerada como parada obrigatória para qualquer turista.

Essa Catedral começou a ser construída por volta de 1226, seguindo um estilo gótico, que mesmo ao longo do tempo e com as restaurações necessárias conseguiu se manter preservado.

O local é uma das arquiteturas mais conhecidas de toda a cidade, já que conta com quase 800 vitrais coloridos que garantem uma iluminação diferente para o interior da Catedral.

Você pode acessar o interior da construção através de uma das cinco portas, com fachadas exclusivas para ca asa, ou através da porta principal, conhecida do Porta do Perdão e ornamentada com reis e leões.

A Catedral de Toledo tem um única torre chamada de Inferno, e a história sugere que o preço elevado da construção tenha impedido que outras torres fizessem parte da arquitetura.

Antes de voltar para a estação, você pode passar pela Iglesia del Salvador, que é uma construção mais simples que data do ano de 1159.

Chamada também de Mesquita Iglesia, a construção tem diversos relevos nas paredes e fica a sudeste de Meca, sendo uma das poucas mesquitas que sobreviveu a invasão os cristãos em 1085. O local também foi usado como cemitério por volta de 1180.

Ao final do dia, você pode voltar para a estação para esperar um trem ou ônibus enquanto come em alguns dos estabelecimentos internos ou mesmo explorar um pouco mais as construções desse vilarejo medieval.

Toda a cidade de Toledo é rica em detalhes que chamam a atenção dos turistas e o ideal é andar o máximo possível a pé, para conhecer melhor as construções.

Devido a distância entre alguns prédios, você pode optar por alugar um carro, com modelos que variam de R$ 70 até R$ 300 por dia.

Para conseguir alugar carro em Toledo Espanha, é preciso estar com a carteira de habilitação em mãos, passaporte, cartão de crédito internacional e o comprovante da reserva, que algumas locadoras exigem.

O sistema público de transporte também pode ser uma opção para através a cidade ou mesmo um táxi, mas nesses casos é preciso estar preparado para desembolsar algum dinheiro durante o dia.

Se você optou pelo ônibus privado, converse com o guia sobre os pontos turísticos pelos quais o transporte vai passar, para que você tenha uma ideia do percurso que vai fazer ao longo do dia ou mesmo para se preparar para uma segunda visita a Toledo Espanha.

Existem diversos outros pontos turísticos que estão espalhados pela cidade de Toledo Espanha, como:

  • Mirador del Valle
  • Centro Cultural São Marcos
  • Palácio de Galiana
  • Puerta de Doce Cantos e outros.

Caso você desista de alguns dos outros pontos turísticos, pode substituir por alguma dessas opções ou passar mais que um dia em Toledo Espanha para conhecer melhor o vilarejo medieval.

Vale dizer que é importante saber se as atrações requerem a compra de ingressos, para que você consiga reservar o seu bilhete antes de chegar na cidade, evitando filas bem longas ou mesmo perder a chance de conhecer algum local.

Se ficou alguma duvida deixe uma mensagem no espaço dos comentários para que eu possa lhe ajudar. Faça uma boa viagem e até mais.

SEM COMENTÁRIOS

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui