South African Airways: dicas e relato de como são os voos

south african airways voo

A South African Airways (SAA) é a principal companhia aérea da África do Sul. Nos últimos anos os brasileiros tem viajado mais para a África do Sul.

Esse maior interesse tem a ver com a diversidade de atrações turísticas do país, grande estrutura para turismo, moeda barata e promoções de passagens áreas.

No Brasil, os voos da South African saem diariamente do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU)  para o Aeroporto Internacional de Joanesburgo OR Tambo (JNB) , o mais movimentado da África do Sul.

Nesse post você vai encontrar informações sobre:

  1. Tempo de Voo de São Paulo para Joanesburgo e Fuso Horário Brasil x África do Sul
  2. Como é o check in na South African Airways
  3. Como é o avião e a estrutura do voo South African Airways
  4. Entretenimento no voo da South African Airways
  5. Serviços de bordo da South South African Airways
  6. Como são os voos internos da South African Airways
  7. Preços e Promoções de voos da South African Airways
  8. Vantagens da South African Airways: programa de milhagens

1. Tempo de Voo de São Paulo para Joanesburgo e Fuso Horário Brasil x África do Sul

O fuso horário da África do Sul em relação ao Brasil são de 5 horas a mais. Assim, se em São Paulo for meio dia, em Joanesburgo será 17h.

Os voos da South African Airways são diretos e partem do terminal 3 do aeroporto de São Paulo (GRU) para o aeroporto de Joanesburgo OR Tambo (JNB).  O trajeto do voo, em média, tem duração de 8 horas.

Atualmente existem voos que saem por volta das 18 horas de São Paulo e, contando o fuso horário, chegam por volta das 7 horas da manhã do outro dia em Joanesburgo.

Esse horário é atrativo para quem gosta de voar à noite e madrugada para economizar um dia de viagem.

2. Como é o check in na South African Airways

Nosso check in no aeroporto de Guarulhos em São Paulo foi bem tranquilo. O Terminal 3 do aeroporto para embarque internacional é excelente, moderno e com bastante espaço.

Para viajar para África do Sul não é necessário o visto, mas no guichê da South African Airways foi solicitado a conferência do Certificado Internacional de Vacina de Febre Amarela, item obrigatório para quem viaja para África do Sul. Os regulamentos de como emitir o certificado da vacina são de responsabilidade da Anvisa.

Não havia fila no guichê da South African e o atendente foi muito simpático. Mas, quando fomos entrar no portão, notamos que ele havia impresso tíquetes de passagem com nomes de outras pessoas. Nunca tinha visto isso acontecer. Voltamos ao guichê e corrigiram o erro.

3. Como é o avião e a estrutura do voo South African Airways

south african airways voo espaço assentos
Voo South African – espaço dos assentos

Geralmente os aviões usados nos voos internacionais da South African Airways são o Airbus A330 que, apesar de falarem que tem um bom espaço entre os assentos, achamos ele no limite do razoável.

Dá uma olhada na foto abaixo. O Erval com um pouco mais de 1,80 de altura sofreu com a falta de espaço. As poltronas também não reclinam muito.

south african airways voo pouco espaço
Voo South African – espaço pequeno para as pernas

Os voos contam com classe executiva e econômica. Uma das coisas que mais gostei foi a configuração dos assentos 2-4-2 da classe econômica, que é ótimo para quem está viajando em casal ou grupos de pessoas em números pares.

É muito chato em um voo longo você ter pessoas do seu lado que não conhece. Os assentos pares dão mais privacidade para não ter esse problema.

>> Planeje sua viagem << entenda por que o SEGURO VIAGEM é INDISPENSÁVEL  para você fazer uma viagem tranquila e econômica!

Em cada assento existe um kit com travesseiro e manta. Depois do embarque são oferecidos fones de ouvido e um outro kit contendo tampão de olho para dormir, meias, escova e pastinha de dente.

south african airways voo serviços
Voo South African – fone de ouvido, manta e travesseiro
south african airways voo kit higiene
Voo South African – Kit Higiene
south african airways voo assentos

Voo South African – assentos

4. Entretenimento no voo da South African Airways

Nos voos da South African Airways existem monitores individuais com tela touchscreen, porém, tive o azar do meu monitor estar com defeito. 

Músicas, séries, filmes (inclusive lançamentos do cinema), jogos e outros programas estão disponíveis. Para mim esse é um entretenimento essencial em voos internacionais.

>> Veja aqui << as MELHORES OFERTAS para ALUGAR SEU CARRO na África do Sul!

A maioria dos programas são em inglês com algumas opções traduzidas para o português.

south african airways voo entretenimento assentos
Voo South African – entretenimento individual
south african airways voo entretenimento
Voo South African – tela individual

5. Refeições e serviços de bordo da South South African Airways

Após o embarque são oferecidas bebidas que ficam disponíveis ao longo do voo.

Antes de cada refeição (são duas refeições no total) também são oferecidas bebidas entre elas água, sucos, refrigerantes, cerveja, vinhos, whisky, etc.

Li algumas pessoas falando que era oferecido o licor Amarula, mas nos dois trechos de ida e volta não estava disponível.

Aqui uma dica sobre os vinhos. A África do Sul é uma grande produtora de vinhos e o mais famoso e típico do país é o vinho Pinotage. Ele é oferecido durante a viagem então aproveite para já experimentar.

south african airways voo serviço bordo
Vinho Pinotage no serviço de bordo

As duas refeições, jantar e café da manhã, foram boas e até que bem servidas. No Jantar, as refeições padrões sempre são no mínimo com duas opções para o passageiro escolher.

Geralmente é oferecido uma massa e outra opção com vegetais e legumes, variando também na carne vermelha ou frango. São oferecidos também uma salada, sobremesa, pão, manteiga e bolacha.

>>Não perca << escolha os seus hotéis na África do Sul pelo link do ILoveTrip e reserve com as melhores ofertas!

No café da manhã havia apenas uma opção, um pouco já diferente para os padrões brasileiros. O cardápio era de omelete com legumes, batata assada, tomate, um embutido, croissant, iogurte, manteiga e cream cheese.

Voo South African - a refeição no café da manhã
A refeição no café da manhã

Antes das refeições são oferecidas bebidas frias (sucos, água, refrigerantes, etc). Depois das refeições são oferecidas bebidas quentes (café, chá, leite) .

Não gostei muito do serviço de bordo em relação à simpatia da comissária que nos atendeu (que não fez questão nenhuma de ser simpática nem com a gente nem com quem estava a nossa volta). Mas acredito que foi um problema pontual.

6. Como são os voos internos da South African Airways

Pegamos três voos internos na África do Sul pela South African Airways.

O primeiro foi do aeroporto de Nelspruit , na região do Kruger Park com destino final em Port Elizabeth. Nesse voo tivemos uma conexão em Joanesburgo, então pegamos na verdade dois voos.

No primeiro trecho, voo de Nelspruit para Joanesburgo, o pequeno avião era da companhia Airlink, parceira da South African Airways. A configuração das cadeiras era 1-2.

south african airways voo airlink
Voo interno Airlink

Apesar de estar um pouco aflita porque geralmente os voos em aviões menores costumam ter mais turbulência, o voo foi bem tranquilo. Apesar do voo bem curto, tivemos serviço de bordo com snack (croissant) e bebida.

No segundo voo de Joanesburgo para Port Elizabeth, o avião foi maior e era da própria South African Airways.

O avião tinha configuração 3-3, iguais aos aviões dos voos domésticos do Brasil. Também foi oferecido um snack durante o voo (um muffin) e bebida.

O terceiro voo doméstico que pegamos na África do Sul pela South African Airways foi no trecho Cape Town para Joanesburgo. O avião tinha a mesma configuração do segundo voo e também era operado pela própria empresa.

Como era um voo mais longo e o horário era de manhã, foi servido café da manhã bem simples: omelete, salsicha, molho e um empanado de batata.

A cara da comida não era muito boa e o sabor também não. Foi a comida servida pela South African Airways que menos gostamos durante a viagem.

south african airways voo lanche
Voo interno South African – o café da manhã servido não foi legal

7. Preços e Promoções de voos da South African Airways

Os preços variam de acordo com a data e promoções de passagem da empresa.  Como acontece em qualquer outra companhia aérea, geralmente os preços são melhores quando comprados diretamente no site da empresa.

A companhia aérea também costuma fazer promoções. Damos todas as dicas de como aproveitar promoções e economizar em passagens aéreas neste outro post.

8. Vantagem da South African Airways: programa de milhagens

A South African Airways faz parte da Star Alliance, uma aliança global entre companhias aéreas.

A vantagem disso é que as milhas acumuladas nas passagens pela South African Airways podem ser transferidas para qualquer outro programa de fidelidade das companhias aéreas da Star Alliance. Consulte o site da Star Alliance para ver todas as cias aéreas participantes.

Vamos bater um papo com a gente? Deixe sua dúvida ou comentário na caixa de discussão mais abaixo.
 
Gostou do post? Então assine nossa listaVIP abaixo e receba dicas e novidades do ILoveTrip.

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui