Santiago – Chile X Buenos Aires – Argentina

bandeiras santiago chile buenos aires argentina

O que é melhor, viajar para Santiago ou para o Buenos Aires?

Muitas pessoas têm essa dúvida e fazem essa pergunta pra gente. E a dúvida muitas vezes aparece para pessoas que vão fazer a primeira viagem internacional. Isso porque é relativamente fácil visitar nossos vizinhos.

Exemplos dessa facilidade são que o Chile e a Argentina estão muito próximos do Brasil, a língua oficial é o espanhol (mas dá para se virar tranquilamente com o portunhol) e sempre saem promoções de passagens aéreas tanto para Santiago no Chile como para Buenos Aires na Argentina.

Buenos Aires foi a nossa primeira viagem internacional. E ela foi fantástica, afinal, a primeira vez a gente nunca esquece! Um mundo se abriu na nossa frente, com uma infinidade de possibilidades nos dando ainda mais vontade de conhecer novas culturas e estilos de vida.

Já quando fomos para Santiago, a situação era diferente. Já conhecíamos muitos países mundo a fora e, para falar a verdade, o Chile não era nossa primeira opção. Talvez por isso, com expectativas um pouco mais baixas, a surpresa foi tão grande que nos apaixonamos pelo país e fizemos uma viagem maravilhosa.

Gostamos tanto que o Chile foi um dos países em que ficamos mais tempo viajando, como contamos no nosso post Roteiro de 21 dias no Chile. Ou seja, Buenos Aires e Santiago deu empate no quesito “amamos a viagem”.

Mas então, como decidir entre Buenos Aires e Santiago?

Apesar de ótimos destinos turísticos na América do Sul, as duas cidades têm lá suas diferenças e cada uma tem os seus pontos a destacar. Vamos à essa disputa e se você tiver sugestões, comente lá embaixo:

 

  1. Uma experiência Europeia

Não tem jeito, quem gosta de viajar sonha em um dia conhecer a Europa mas, muitas vezes, esse sonho ainda está um pouquinho distante. Nesse caso, não seria emocionante visitar uma cidade mais próxima que lembrasse a experiência de estar na Europa?

Para isso, Buenos Aires é imbatível! Seus cafés, calçadas largas e arborizadas, bairros charmosos e prédios históricos bem cuidados quase fazem a gente se sentir em uma cidade Europeia. Portanto, ponto para Buenos Aires!

 

  1. Quantidade de atrações diferentes

Buenos Aires e Santiago têm muitas atrações para oferecer tanto que recomendamos, no mínimo, que você passe 4 dias inteiros em cada cidade (esse é o mínimo, mas se tiver uma semana inteira com certeza vai ter coisas para fazer nas duas cidades).  Mas um ponto importante que consideramos em um destino é ele oferecer passeios diferentes para fazer.

Não é apenas conhecer 10 museus ou 20 igrejas. Nós achamos legais aquelas cidades que oferecem experiências diferentes, com diversidade de passeios para enriquecer ainda mais a viagem. Nesse caso, Santiago dispõe de mais opções.

Em um bate e volta você pode conhecer a linda cidade histórica de Valparaíso e a praiana Viña del Mar. Ainda em um bate e volta você também pode chegar perto dos Andes e conhecer uma estação de esqui, como o Valle Nevado. Pertinho de Santiago você também pode fazer tours para degustar vinhos em algumas vinícolas conhecidas mundialmente como é o caso da Concha y Toro. Ou seja, na mesma viagem você consegue visitar praia, neve, cidade grande, região vinícola. Por isso, ponto para Santiago do Chile!

 

  1. Investimento na viagem

Este é um item muito importante para quem está realizando a primeira viagem internacional. Quanto gastaremos, em média, em uma viagem para Santiago do Chile ou Buenos Aires? De acordo com o site QuantoCustaViajar, no total, uma viagem para Santiago do Chile custa cerca de 20% a menos que uma viagem para Buenos Aires. É claro que o investimento na viagem vai depender do seu estilo e quanto você dispõe para gastar. Mesmo assim, ponto para Santiago do Chile!

 

  1. Compras

Quem não quer viajar e voltar para casa com umas coisinhas legais na mala?  Poder ir para um lugar que além de atrações culturais também oferece boas opções de lojas, shoppings e marcas famosas com preço camarada pode influenciar (e muito!) na escolha do destino. Buenos Aires oferece essas opções.

Um exemplo é a rua Florida com diversas lojas, marcas famosas e muitos artigos de couro. Nessa mesma rua fica a gigante Galeria Pacífica com muitas opções de compras. Você também encontra lojas de outlet em outros pontos da cidade. Ou seja, no quesito compras, apesar de Santiago também ter muitas lojas, o ponto é para Buenos Aires.

 

  1. Gastronomia

Não focamos nossas viagens no turismo gastronômico, este item acaba ficando em segundo plano. Na hora de eleger um restaurante não vamos pelo requinte. Escolhemos aqueles bem avaliados, que tem algum diferencial na cultura do país e que se encaixe no roteiro que estamos fazendo na cidade.  Tudo vendo o custo benefício. Mas sabemos que a gastronomia é um item muito importante para diversos viajantes.

Podemos dizer que, no geral, a gastronomia em Buenos Aires, como em toda a Argentina, está focada na preparação de carnes, como por exemplo, a famosa parrilla. E o melhor, no país você come em ótimas churrascarias por preços honestos.

Santiago do Chile justamente por não ter essa “obrigação” com um segmento específico, possui diversas outras opções com restaurantes de ótima qualidade. Por isso, neste caso, vamos dar pontos para as duas cidades porque vai depender muito do gosto de cada um.

 

Quem vence a disputa entre Santiago e Buenos Aires

Resultado Final: Você Decide!

 

Pois é, será que somos tão confusos assim? Você veio para tomar uma decisão e não conseguimos te dar nenhuma?

Não é bem assim. É que para nós independe da escolha, seja por Santiago do Chile ou Buenos Aires, será uma ótima escolha e, nos dois casos, você terá uma experiência incrível.

O que você pode fazer é considerar os itens avaliados e verificar o que é mais importante ou não na hora de você viajar. No mais, leia nossos roteiros para ver as dicas detalhadas, dia a dia, de como foi nossa viagem para cada cidade. Vendo mais informações, as dicas de atrações e fotos, com certeza você conseguirá tomar uma ótima decisão.

Leia também:

+ Índice de posts Buenos Aires

+ Índice de posts Santiago do Chile

Abaixo temos mais algumas dicas que poderão te ajudar na sua decisão:

 

Quando ir?

Já dissemos em outros posts e repetimos: a melhor época para se visitar um lugar quase sempre são nos meses de maio e setembro. Esses são meses coringas que oferecem muitas vantagens. Não são nem muito quentes, nem muito frios. Nem muito chuvosos e nem muito secos. Não é uma época em que as cidades estão lotadas (claro que não estamos contando os feriados) mas também não estão vazias. E o melhor, são épocas pré ou pós temporada em que você consegue encontrar bons preços.

Em Santiago do Chile, prefira o período entre novembro e março. A cidade estará mais tranquila e um passeio para Valparaíso e Viña del Mar será excelente. Mas, se você pensa em esquiar, a melhor época para ir é entre junho e agosto.

Já a melhor época para ir à Buenos Aires é no período de setembro a novembro e março a maio. Nesses meses a temperatura é mais amena e é possível caminhar com mais tranquilidade.

 

Hospedagem

O custo de hospedagem em ambas as cidades são relativamente os mesmos, pois a cotação é realizada em dólar. Ainda assim, as opções são mais baratas que no Brasil.

Em Santiago do Chile, há uma ampla diversidade de hotéis em vários pontos da cidade. Como há um eficiente metro em Santiago, você terá mais facilidade de escolha.

Leia também:

+ Onde ficar em Santiago do Chile

+ Onde ficar em Buenos Aires

Para escolher onde ficar em Buenos Aires vai depender um pouco do seu estilo. Na região da Calle Florida, você estará próximo de muitas atrações e lojas, mas sem muito charme. Já o bairro Recoleta também é próximo e tem um estilo super charmoso, com a oferta de cafés e restaurantes bonitinhos como um diferencial. É um bairro tranquilo e ótimo para quem vai ficar um pouco mais na cidade.

 

Como chegar

A capital argentina é um dos destinos favoritos dos brasileiros e devido à grande procura é fácil encontrar diversas opções de horários de voos. A curta distância também ajuda. A duração do voo de São Paulo para Buenos Aires é de aproximadamente 02h40 para ambos os aeroportos, sendo o aeroparque no centro da cidade ou o Ezeiza a 35 km do centro de Buenos Aires.

A oferta de voos para Santiago está crescendo muito e a cidade é sempre ponto de conexão para outros voos dentro do Chile. O aeroporto Internacional fica a15 km do centro da cidade e a duração do voo partindo de São Paulo é de aproximadamente 04h40.

 

Esperamos que você tenha gostado das dicas!

Aproveite para ler os nossos outros posts sobre Buenos Aires e Santiago do Chile e se ainda assim ficar com dúvidas poste um comentário aqui embaixo pra gente te ajudar!

<<Quer vídeos sobre Buenos Aires? Conheça nosso canal no Youtube agora mesmo!>>

1 COMENTÁRIO

  1. Achei o blog por acaso e AMEI. estou na duvida de onde ir em março e voces me ajudaram muito. parabens!

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui