5 Roteiros de viagem para o sul do Brasil: Vinhedos e lindas estradas

Nem só o nordeste é reconhecido pela beleza tão tradicional desse gigante verde e amarelo. Quem quer curtir as férias no país também encontra algumas possibilidades de roteiro de viagem para o sul do Brasil. Nessas terras nem sempre frias há opções de praias, vinhedos, pontos turísticos naturais e cidades charmosas para curtir tanto o inverno quanto o verão.

Entre alguns pontos turísticos característicos do Sul estão as Cataratas, em Foz do Iguaçu, as Praias de Santa Catarina, os vinhedos do Rio Grande do Sul e várias cidadezinhas que se estendem pelo mapa. Mas como passar por esses pontos chaves em uma única viagem?

Abaixo, você confere 5 opções de roteiros de viagem para o sul do Brasil para todos os gostos e bolsos.

Neste post você vai descobrir:

  • 5 Roteiros de Viagem para o Sul do Brasil
  • Melhor Roteiro para o inverno no Sul do Brasil
  • Melhor roteiro para o verão no Sul do Brasil
  • Dicas de viagem para o sul do Brasil

Roteiro de 10 dias pelo Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é conhecido pelo charme de suas cidades,  que são ainda mais reluzentes durante as épocas de frio. Para iniciar a sua viagem pelas terras Rio Grande comece por Porto Alegre e aproveite para aproveitar a programação cultural da cidade, a qual conta com produções muito diferentes.

Fique de olho, em especial, na Casa de Cultura Mario Quintana e Teatros da região – de repente acaba encontrando uma oportunidade de encaixar a sua estadia em POA com um passeio cultural noturno.

Museu Mário Quintana, Porto Alegre

Em POA recomenda-se três dias de viagem, no máximo. Por lá, se divertirão aqueles que gostam de viagens com um tom histórico. Afinal, a cidade é repleta de museus e centros culturais.

Pela manhã, vale a pena conhecer o Parque da Redenção – um dos principais pontos de encontros entre os porto-alegrenses nos fins de semana. Aproveite a visita para conhecer o centro administrativo e o centro geral da cidade, o qual por si só se torna um ponto turístico por conta de sua arquitetura particular e, também,  histórica.

Ainda no mesmo dia é possível visitar a Fundação Iberê Camargo, que fica às margens do Guaíba, esse lado por sua vez, mostrará o tom moderno que aguarda a metrópole gaúcha.

Roteiro Sul do Brasil - Serra Gaúcha

A cidade é cheia de restaurantes encantadores para todos os gostos. De noite então, a gastronomia ganha um toque especial se desfrutada às vistas da Ilha da Pintada.

Fique de olho em alguns eventos importantes que acontecem na cidade, quem sabe, eles possam coincidir com a sua viagem e deixa-la ainda mais agitada:

  • A feira do Livro, que acontece desde 1955 na cidade e é uma excelente oportunidade para conseguir exemplares;
  • A Festa Farroupilha que faz homenagem à luta histórica que quase tornou o estado independente quase um século atrás;
  • Festas do Acampamento Farroupilha, as quais contam com programações especiais que sempre valorizam as tradições gaúchas, como as danças, gastronomia típica, música gaiteira e animados bailões.

POA está a 130 km de Gramado, percurso que leva em torno de duas horas – se feito de carro. Portanto, é para essa cidadezinha que o seu roteiro de 10 dias pelo Rio Grande do Sul deve partir. Para quem vai de Ônibus, a linha é operada pela Viagação Citral que tem saídas a cada 30 minutos a partir das 6:30h da manhã. As tarifas ficam na média de R$ 30,00 a R$ 45,00.

Roteiro Sul do Brasil - Gramado (RS)

[VEJA TAMBÉM: roteiro completo e pontos turísticos em Gramado]

Em Gramado aproveite o charme dos vinhedos e chalés para tomar um bom café da manhã ou da tarde – no inverno o cardápio torna a cena de geada da manhã ainda mais aconchegante. Na lista, abaixo, está alguns dos pontos turísticos que não podem ficar de fora:

  • Rua Coberta: serve como um shopping ao céu aberto e fica localizada na avenida principal de Gramado;
  • Lago Negro: um dos principais cartões-postais da cidade, esse parque garante contemplação e paz entre seus pinheiros e canteiros de flores;
  • Mini Mundo: o parque temático é repleto de famosas construções de todo o mundo, incluindo diversos castelos e ruas da Alemanha. Afinal, grande parte das cidades interioranas do Rio Grande possui um apelo alemão devido a forte colonização europeia;
  • Reino de Chocolate: com exemplares raros, os visitantes entram numa “máquina do tempo” que conta desde a origem do chocolate pelos astecas até as invenções mais recentes feitas de cacau;
  • Snwoland:  esse que é o primeiro parque a céu aberto da América Latina permite esquiar em falsa neve, é sempre uma diversão para famílias.

Três dias em Gramado são o suficiente. De lá, parta para o lado italiano da Serra Gaúcha: a cidade de Canela. O município fica pouco mais de 110 quilômetros, via RS 235. No meio do caminho, vale uma parada por Bento Gonçalves , a qual abriga o Vale dos Vinhedos (parada obrigatória).

Ainda em Bento Gonçalves aproveite para visitar as maiores vinícolas, como a casa de vinhos Dom Laurindo, a Casa Valduga ou o Caminho de Pedra. Por lá você encontrará uma porção de restaurantes para o almoço ou jantar.

Em Canela há alguns passeios que prometem emoção:

  • Parque da Sequóias: cheio de árvores e natureza é um dos destaques da cidade;
  • Laje de Pedra: para quem gosta de turismo de aventura o Mirante Laje de Pedra garante uma vista única das montanhas gaúchas;
  • Parque do Caracol: são 25 hectares de área verde e uma queda d´água de encher os olhos;
  • Catedral de Pedra: visite-a preferencialmente à noite, quando está iluminada;
  • Museu do Automóvel: é um dos pontos turísticos mais novos da cidade;
  • Parque Terra Mágica Florybal: um mundo de magia e divertido;
  • Alambique Flor do Vale: a oportunidade que você tem de conhecer mais sobre o cultivo de açúcar e ainda aferir uma linda vista, no alto da serra gaúcha – de onde são feitas as cachaças mais nobres da região;
  • Museu da Moda: idealizado por Milka Worlf, conta com um grande acervo de vestuário feminino e conta com exemplares de roupas que datam desde a época antes de Cristo;
  • Parque do Pinheiro Grosso: monumento que desde 1970 encanta os gaúchos;
  • Mundo Gelado: um parque temático que simula uma caverna de gelo com tempera de – 10°C.

Por último, já se preparando para voltar, faça uma parada no Parque Nacional Aparados da Serra, em Cambará do Sul, para conhecer os cânions. A estrada que leva até lá parte de Gramado e demora cerca de uma hora de viagem, ao todo, são 124 km de distância. Há ônibus que fazem o trajeto.

Parque Nacional Aparados da Serra, Cambará do Sul

Roteiro de 7 Dias por Santa Catarina

Chegar em Santa Catarina é fácil, não importa se o desembarque vai acontecer em Florianópolis, Navegantes ou Joinville. Qualquer que seja a cidade,  o estado sempre dispõem de grande opções de praias e pontos turísticos espalhados por toda a região.

Em sete dias de viagem é possível conhecer algumas das principais praias do estado, tal como Balneário Camboriú, a Praia do Rosa, Blumenal, Floripa e a grande Balneário Camboriú.

Quem tem interesse em parques de diversão ainda pode fazer uma parada de um dia inteiro no Carrero World, que é o maior parque temático da América Latina  e fica localizado em Penha. Se for o caso de conhecê-lo, não se esqueça que há ônibus disponíveis para o trajeto em Florianópolis, Floripa e em Balneário.

Beto Carrero World

De lá, não importando a ordem dos passeios, seda um pouco mais de tempo em Blumenal. Por lá você contará com vários pontos turísticos surgidos da forte colonização alemã na região, a mesma qual sede a Oktoberfest no Brasil. Balneário fica há poucos quilômetros, por isso, é possível fazer as duas cidades em questão de dois a três dias, no máximo.

[VEJA TAMBÉM: roteiro completo em Blumenal]

Quem gosta de praias e beleza natural também vai gostar de conhecer as pequenas cidades catarinenses. Abaixo segue alguns pontos turísticos que podem se encaixar num roteiro de 7 dias:

Serra do Rio do Rastro - Santa Catarina

Serra do Rio do Rastro:  uma das maiores belezas naturais de SC e, também, uma das estradas mais sinuosas do Brasil: conta com 284 curvas. No trajeto há vários restaurantes e chalés românticos

[CONFIRA TAMBÉM: roteiro completo pela serra do rio do rastro]

Lagoinha do Leste em Florianópolis: uma das praias mais bonitas de Santas Catarina e que é preservada por lei desde 1992;

Praia de Bombinhas: conta com 39 praias, sendo 19 em estado de preservação e algumas com pouquíssimo conhecimento de turistas. Entre elas há várias que comportam bem a prática do surfe e kitesurf;

Praia do Rosa: somente a 90 km de Florianópolis, no município de Imbituba, está uma das praias com o público mais paz e amor de toda a região. O local conta com várias atrações naturais e passeios padrão eco turismo.

Na parte gastronômica não deixe de aproveitar os sabores catarinenses, tal como o caranguejo assado, o pirão da farinha de mandioca, o joelho de porco ou a polenta no fio.

Praia do Rosa, Santa Catarina

Roteiro de 10 dias pelo Paraná

O Paraná é um dos estados mais agrícolas do sul e também conta com algumas atrações belas, principalmente considerando o aspecto natural. Recomenda-se passar 4 dias em Foz do Iguaçu, três em Prudentópolis e 3 dias em Curitiba.

Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguacu - Paraná

Em Foz do Iguaçu não perca de conhecer as Cataratas, se possível cruze a fronteira com a argentina. Na parte da tarde conheça  o Parque das Aves e se encante com as milhares de espécies. Outro ponto que não pode ficar de lado são as mesquitas – uma das maiores do país – visto que o município abriga uma das maiores comunidades muçulmanas do Brasil.

Em Prudentópolis aproveite as cachoeiras gigantes e as pousadas que prometem muito aconchego.

Por último, em Curitiba, conheça os parques e faça o passeio de trem para Morretes. Por lá você terá a oportunidade de experimentar vários pratos típicos e cachaçarias especializadas, algumas consideradas as mais antigas e melhores do país.

Curitiba, Paraná - Roteiro Sul do Brasil

Melhor roteiro para o inverno no Sul do Brasil

No inverno, um roteiro de 7 a 15 dias é perfeito para aproveitar as atrações do sul. Para quem pretende viajar nessa época do ano recomenda-se o seguinte roteiro:

  • Foz do Iguaçu;
  • Curitiba;
  • Gramado;
  • Porto Alegre.
Gramado, Rio Grande do Sul

Melhor roteiro para o verão no Sul do Brasil

Quem prefere a alta temporada de verão, o roteiro mais recomendado inclui:

  • Foz do Iguaçú;
  • Prudentópolis;
  • Alguma praia do Paraná, como a Ilha do Mel ou Ilha de Superagui;
  • Alguma praia de Santa Catarina, como São Francisco do Sul ou a Praia do Rosa.
Ilha do Mel - Paraná

Dicas de viagem para o sul do Brasil

Abaixo, confira a resposta para algumas dúvidas comuns para quem viaja para o sul do Brasil.

Qual é a melhor data para viajar para o sul do Brasil?

Depende do que pretende o viajante. Quem quer aproveitar a temporada de frio nos chalés românticos de Gramado deve preferir as épocas de Junho a Setembro.

Enquanto quem quer aproveitar as praias deve preferir Novembro a Fevereiro. Contudo, Janeiro costuma ser um pouco chuvoso, assim como março e abril promete ventos litorâneos que podem prejudicar os banhos de mar.

Média de preço do aluguel de carro para o sul do Brasil

Grande parte do barato de viajar pelo sul do Brasil é ter a liberdade de ir e vir pelas estradas, poder parar nas paisagens bonitas – ainda mais quem fizer os roteiros que incluem a Serra Gaúcha.

Quem não tem carro próprio vai gastar cerca de R$ 100,00 a R$ 120,00 por dia. Não se esqueça de incluir os gastos com o combustível.

Média de custo para viajar ao sul do Brasil

O preço de hospedagem depende muito do que o freguês procura. Há tantos chalés de lucho quanto hostels compartilhados e com um preço bem em conta. Quem procura economizar deverá gastar uma média de R$ 100,00 a R$ 150,00 com diárias de um hotel simples para duas pessoas.

Como a maior parte dos roteiros pelo sul do Brasil exigem bastante tempo de estrada pode não valer a pena ficar em um lugar muito luxuoso, afinal, corre o perigo de acabar não sobrando tempo para aproveitar as instalações da hospedagem.

Com uma rápida pesquisa pelos principais sites de hotelaria é possível tirar uma média de gastos de acordo com o perfil de viagem de quem procura pelos destinos sulistas.

O ideal é que a hospedagem ocupe 1/3 do orçamento da usa viagem. Levando em consideração o preço médio de gastos com essa modalidade seria preciso pelo menos entre R$ 100,00 e R$ 120,00 para gastar por dia. Não se esqueça de calcular, também, o valor dos passeios que deseja realizar.

A melhor forma de baratear os custos da viagem é reduzindo o valor gasto com passeios, preferindo então as praias e a visitação de locais que não demandam custos extras. Além disso, opte por hostels e já pesquise com antecedência onde comer próximo aos pontos turísticos que você tem certeza que não abrirá mão durante a viagem.

Quanto tempo demora para fazer a viagem pelo sul do brasil

  • Partindo de São Paulo para Rio Grande do Sul: 13 horas (1135 km)
  • Partindo de Belo Horizonte para o Rio Grande do Sul: 20 horas (1750 km)
  • Partindo de Curitiba para o Rio Grande do Sul: 8 horas e meia (744 km)
  • Partindo do Rio de Janeiro para o Rio Grande do Sul: 19 horas (1600 km)

Cidades que ficam ainda mais ao norte devem contar com alguns dias de viagem a mais e, dependendo da distância, pode valer mais a pena apostar nas passagens aéreas.

 Par a confirmar o que é melhor fazer no seu caso, coloque na ponta do lápis quais seriam os gastos com gasolina, pedágio e manutenção do carro (ou aluguel, se for o caso) e compare com a passagem de ida e volta de ônibus e avião. Dependendo da temporada há ofertas que valem a pena.

A viagem de carro tende a ser mais longa, mas é de grande interesse daqueles que querem conhecer as localidades com mais profundidade.  Por isso, é indicado conferir no GPS o tempo médio do seu local de partida ao seu primeiro local de destino do roteiro pelo sul do Brasil.

Roteiro pelo sul do Brasil é recomendado para crianças?

Sim, tudo depende da construção do roteiro e da idade das crianças. A única coisa que pode incomodar é o tempo dentro do carro, contudo, em todas as possibilidades de roteiro pelas cidades sulistas há infraestrutura adequada para o recebimento de crianças.

2 COMENTÁRIOS

  1. luciene gomes lucas

    Oi. Boa noite. Pra fazer esse roteiro de 10 dias Rio Grande do Sul quais hotéis vcs recomendam?

  2. afonso meneguzzo

    eu gostaria de viajar pelo mundo pra mim gravar as passagens do sul

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui