Repleta de paz paradisíacas e maravilhosas piscinas naturais, Maceió é tida por alguns como o Caribe brasileiro.
A capital de Alagoas possui um litoral de 40 km com areia branquinha e águas azul turquesa e verde esmeralda, que realmente lembram os paraísos caribenhos
Além das belas praias, a capital também possui uma gastronomia diversificada e de sucesso entre os turistas, já que além dos pratos típicos, ela também abriga um dos melhores restaurantes peruanos do Brasil o Whanchaco.
À noite em Maceió também oferece muitas opções para quem quer se divertir. Você encontrará atrações que vai de bares com músicas e danças típicas até baladas agitadas para acrescentar a seu roteiro em Maceió.
As piscinas naturais mais procuradas pelos turistas estão na Praia de Pajuçara e em Maragogi, nas quais é indispensável realizar um passeio de jangada mar adentro. Por isso, elas estão no topo de prioridades no roteiro em Maceió.
Para realizar os passeios em Maceió você pode contar com excursões contratadas nas agências locais e o valor não costuma ser muito alto, mas é importante pesquisar, pois, os preços variam de uma empresa para a outra.
Outra opção é ir de carro, sem dúvida a melhor. Já que assim, você tem a liberdade de se locomover e poderá incluir outras atrações à programação do roteiro em Maceió.
Para que você não deixe de aproveitar a passagem por Maceió preparamos um roteiro em Maceió que que leva em conta os pontos turísticos principais e o tempo disponível para passeio. Então vamos lá?
Leia Também =>> Onde ficar em Maceió com a família? 8 dicas perfeitas aqui!
Dia 1 – Centro Histórico e Praias do Centro |
Dia 2 – Praia de Pajuçara e Visita as Piscinas Naturais |
Dia 3 – Litoral Norte: Praia da Sereia e Pratagy |
Dia 4 – Litoral Norte: Praia de Paripueira/Carro Quebrado/Barra de Santo Antônio |
Dia 5 – Maragogi |
Dia 6 – Litoral Sul: Praia do Gunga/Barra de São Miguel/Passeio de Buggy |
Dia 7 – Dunas de Marapé: Praia e Rio/Banho de Lama |
Dia 8 – Passeio de barco pelo Rio São Francisco e Cidade Histórica Penedo |
No primeiro dia, aproveite para conhecer as praias da região central de Maceió e o centro histórico.
Como o centro histórico é uma área comercial, o ideal é que seja visitado durante a semana. Por isso, caso você vá ficar mais dias, você pode inverter a ordem do roteiro.
Começando pelo Centro Histórico, você poderá visitar:
Aproveite o resto do dia para passear pelas praias do centro, que além de lindas, dividem mais de dez quilômetros de orla. Tem praia para quem gosta de calmaria ou agitação nessa parte do roteiro em Maceió.
Vamos começar pela Praia da Jatiúca. É uma praia menos badalada e oferece muita tranquilidade, pois, é menos movimentada e com poucos ambulantes, porém, o mar é mais agitado. Nada que te impeça de você curtir por um tempo, já que, costuma ficar uma piscina de ondas quando a maré está mais baixa.
Outra praia que você não pode deixar de visitar é a praia de Ponta Verde. Ela possui um mar mais tranquilo e você pode passar do dia nela tranquilamente.
É na praia de Ponta Verde que e fica o famoso farol de Maceió e, quando a maré está baixa é possível caminhar a pé até lá e tirar fotos.
Uma dica: não vá descalço até o farol, pois, você pode se machucar nas pedras ou corais.
Mas se em sua visita você não conseguir ir até o farol, você também encontra nessa praia o famoso letreiro “Eu amo Maceió”, onde poderá registrar sua passagem pela capital.
A praia de Ponta Verde tem uma “pontinha” onde o pôr do sol pode ser apreciado.
Bem agitada durante a noite, além dos quiosques com música ao vivo, estão as barracas mais badaladas da orla: Canoa e Lapona, e diversos Food Trucks onde poderá comer com mais liberdade e experimentar pratos típicos da região.
É uma orla com opção para todos os gostos e preferências.
Bem ao lado da Praia Verde, está a Praia de Pajuçara, que são praticamente separadas pela Feira de Artesanatos.
Essa praia é muito badalada, pois, é dela que sai os passeios que levam os turistas para as piscinas naturais. Aqui você também encontra diversos quiosques e barracas para curtir e, dependendo da maré, o mar será uma piscina de ondas.
São mais de 200 tendas que pertencem a Feira de Artesanato e ao Pavilhão do Artesanato, já que ficam um de frente para o outro, para você comprar artesanato, lembrancinhas e provar diversas comidas típicas. As barracas abrem pela manhã (com horários variados) e vão até o final da noite,
O passeio para as Piscinas Naturais de Pajuçara está entre os principais do roteiro em Maceió. E por ser o mais procurado pelos turistas na capital, não poderia ficar de fora de sua passagem por ela.
Para chegar até as piscinas naturais, é preciso pegar uma das jangadas credenciadas na praia, que também oferece embarcações adaptadas para cadeirantes.
A viagem dura apenas cerca de 10 a 15 minutos até os bancos de areia, e chegando lá você poderá nadar junto dos corais e dos peixes. Também é possível mergulhar com cilindro ou apenas nadar com snorkel alugados, caso você deseje.
Verifique a tábua das marés para não perder a viagem, pois, a maré precisa estar baixa para que você possa desfrutar do passeio.
Você pode consultar valor em alguma das agências, ou através do site:
Se você tem mais dias para continuar explorando a região de Maceió, é só seguir a sequência de indicações que separamos para você.
Pertinho de Maceió e a apenas quinze quilômetros, está a Praia da Sereia, que possui uma barreira de corais que cria uma área calma e tranquila para banho.
É de infraestrutura simples e a escultura erguida sobre os corais em homenagem a Iemanjá tem grande destaque.
É possível contemplar a estátua tanto da orla quanto do Mirante da Sereia, logo após a entrada para a praia e ás margens da rodovia.
A Praia de Pratagy é a continuação da Praia da Sereia, mas com uma faixa de areia mais extensa, mar aberto e paisagem mais intocada.
A Praia de Ipioca possui águas cristalinas e de diferentes tons de azul e verde, e é um verdadeiro paraíso. Principalmente no trecho onde está o Hibiscus, uma espécie de quiosque/restaurante que se destaca.
Ele fica dentro de um condomínio fechado com acesso pela rodovia, e é um lugar que sempre aparece no roteiro em Maceió.
Para usufruir do lugar é cobrada uma taxa de entrada, e para pegar um bom lugar com rede, você precisa chegar cedo, antes mesmo de abrir.
Um pouco mais distante da orla de Maceió está a Praia de Paripueira, que não pode ficar fora dos passeios do seu roteiro em Maceió. Seu grande atrativo é a possibilidade de visitar excelentes piscinas naturais sem ter que se deslocar até Maragogi.
Você também pode estender um pouquinho mais até a Praia de Carro Quebrado que está em meio às falésias e apenas dez quilômetros à frente.
A praia é mais difícil de ser acessada, mas é possível fazê-lo a pé, por carro, buggy ou lancha.
Seguindo mais um pouco ao norte, Barra de Santo Antônio está localizada apenas a quatorze quilômetros de Paripueira, e também é uma bela praia de areias branquinhas.
Há quem diga que Maragogi é o verdadeiro Caribe brasileiro, mundialmente conhecida por suas águas cristalinas e com tons muito semelhantes ao mar caribenho.
Maragogi está localizada a cento e trinta quilômetros de Maceió e atrai milhares de turistas o ano todo, já que é sempre calor por lá. Porém, entre os meses de março e agosto, chuvas são comuns.
O ideal é que separe pelo menos um dia para poder aproveitar esse paraíso que é parada obrigatória no roteiro em Maceió. Por isso, dormir na cidade na noite anterior, é uma excelente opção, assim, você poderá se dirigir bem cedo aos passeios.
Não deixe de consultar a Tábua das Marés, pois, se a maré tiver alta, você não conseguirá acessar as Piscinas Naturais.
Para visitar as piscinas naturais de Maragogi você tem duas opções:
Catamarãs – são grandes embarcações que levam mais tempo para chegar até as piscinas e transportam o número maior de pessoa. A maior vantagem é o preço, mas pelo tempo de deslocamento e a quantidade de turistas, a visita pode ser prejudicada.
Lanchas – O preço é um pouco mais alto, mas carrega cerca de seis pessoas e por um tempo bem menor de deslocamento. Chega e sai antes da chegada dos catamarãs, o que permite que o passeio seja mais exclusivo. A diferença de preço não é grande, portanto, vale a pena.
Não se esqueça de reservar o passeio com antecedência, pois, pode ser que você não consiga embarcar.
Vamos agora explorar a parte de baixo do litoral alagoano.
Consulte a tábua das marés.
Dia 6 – Litoral Sul: Praia do Gunga/Barra de São Miguel/Passeio de Buggy
Uma das praias mais famosas do Estado de Alagoas, a Praia do Gunga é indispensável ao roteiro em Maceió.
A praia está localizada em meio à belíssimas falésias e um vasto coqueiral, que é banhado pelo mar cristalino de um lado e pela Lagoa do Roteiro do outro.
Aos fins de semana a praia fica lotada, por isso, tente ir bem cedo. Em dias úteis você poderá aproveitar bem melhor.
Como fica em uma propriedade privada, o estacionamento é pago.
Além das águas cristalinas do mar e da lagoa, a praia também tem outros atrativos, como: Mirante do Gunga – antes da descida para o estacionamento, é pago (um preço simbólico) mas um lugar lindo para contemplar a bela paisagem panorâmica.
Passeio de buggy ou quadriciclo – para conhecer as falésias que ficam a cerca de 15 ou 20 minutos da praia. Os buggueiros costumam ficar próximo aos quiosques, onde você consegue contratar o passeio na hora.
Também há várias opções de passeios aquáticos para se divertir nas águas cristalinas e calmas do mar represado pelos corais e pela Lagoa do Roteiro.
Barra de São Miguel é bem diferente da praia do Gunga. Um pequeno município com menos de dez mil habitantes, é um excelente lugar para relaxar durante o dia, e você pode aproveitar para fazer o Passeio de barco que sai de Barra de São Miguel, passa pela Lagoa do Roteiro e termina na praia do Gunga.
Também é possível fazer o passeio de carro.
Ainda no litoral sul, o passeio às dunas de Marapé, no pequeno município de Jequiá da Praia, reúne mergulho na água doce do Rio e na salgada do mar, banho de lama e apreciação do encontro do rio com o mar.
O passeio de barco não é indispensável, pois, você pode pagar pela curta travessia de uma margem a outra do rio. Porém, o passeio de barco pelo rio te leva até uma área intocada de dunas que garante uma bela visão da região.
Em seguida, você poderá visitar a área de mangue onde acontece o famoso “banho de lama de propriedades medicinais”, que deve ser incluído em seu roteiro em Maceió.
A Praia do Francês é outro atrativo muito badalado, e uma das mais famosas do Nordeste.
Com uma orla de boa infraestrutura, possui um trecho com águas mais calmas que é muito frequentado por famílias e banhistas, e um outro lado de águas mais fortes frequentado por surfistas.
Aqui você também terá a opção de fazer um passeio de barco até as piscinas naturais e corais, que te permite estar mais próximo da vida marinha e que vale a pena experimentar, caso não tenha tido tempo de desfrutar de outras piscinas.
O passeio de barco pela Foz do São Francisco parte da pequena cidade de Piaçabuçu, na divisa com o estado de Sergipe e localizada a cento e quarenta quilômetros da orla de Maceió.
O Velho Chico é um dos mais importantes rios da América do Sul, pois, com seus quase três mil quilômetros, corta cinco estados desde a nascente em Minas Gerais até sua foz na divisa de Alagoas e Sergipe.
Por onde passa serve como fonte de água, alimento e navegação às cidades e populações ribeirinhas.
A melhor época para visitar a foz do rio São Francisco é entre setembro e fevereiro, quando as chuvas são mais escassas.
A maior parte dos turistas faz um bate e volta saindo de Maceió, pois, fazem questão de que o passeio esteja incluído no roteiro em Maceió.
Recomendamos que você durma na cidade de Penedo na noite anterior ao passeio, assim você poderá realizá-lo com mais calma e conhecer a cidade histórica de Penedo.
Além de ser muito cansativo fazer o bate-volta que dura aproximadamente quatro horas (ida e volta), principalmente se for por excursão, o passeio acontece mais tarde e geralmente, não inclui a visita a Penedo.
Para contratar o passeio, é só ir até o Centro de Turismo.
As saídas para o passeio ocorrem do porto da cidade, localizada do outro lado do centro de turismo. O passeio tem duração de aproximadamente quatro horas, sendo que, a partir do porto de Piaçabuçu, é mais ou menos uma hora até a Foz do Velho Chico, passando por diferentes vegetações e umas casinhas minúsculas.
O trajeto é tranquilo e agradável.
Na Foz é possível observar mesmo que distante, o topo do farol da cidade que um dia já existiu, mas atualmente está submerso.
No meio do passeio o barco atraca próximo às dunas e permanece ali pelo tempo que o visitante desejar para que ele possa caminhar pelas dunas, ir até o mar, saborear alguma coisa nas barraquinhas ou banhar-se no rio.
Ao retornar do passeio, você pode visitar a Cidade Histórica Penedo.
Fundada no século dezesseis, Penedo foi o primeiro povoado alagoano, e por isso, é uma das cidades históricas mais importantes do estado. Nela você encontrará casarões e igrejas que contam mais de 300 anos de história.
Atualmente a cidade conta com quase setenta mil habitantes.
Ao terminar o passeio pelo centro histórico, você pode ir ao Mirante do Forte da Rocheira, que fica ao lado da prefeitura, para contemplar o Velho Chico.
Descubra nossa incrível ferramenta de busca, filtros diferenciados e comparação para você selecionar o melhor para sua viagem!
Os hotéis foram selecionados cuidadosamente para o seu conforto e melhor experiência de viagem. Reserve seu hotel através dos links do ILoveTrip para garantir as melhores opções. Ao reservar o hotel utilizando o nosso link você terá direito a um brinde. Basta entrar em contato conosco e informar o código da sua reserva
A I Love Trip oferece serviços de viagens, passeios, hospedagens e aluguel de carro que passaram pela nossa curadoria. Com isso, podemos oferecer a melhor experiência de viagem para toda a família.
© 2023 Todos os direitos reservados
Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nosa Política de Privacidade.