Dicas completas de roteiro em Joanesburgo de 1, 2 ou 3 dias

roteiro joanesburgo nelson mandela square

Antes de irmos para África do Sul foi difícil achar na internet um bom roteiro em Joanesburgo e dicas úteis do que fazer por lá.

Por isso, montamos aqui roteiros fresquinhos e na medida certa para você conhecer Joanesburgo

O texto é bem grande porque está bem detalhado e cheio de dicas úteis. Caso você esteja com pressa, vá direito ao título que corresponde ao roteiro que você deseja:

  1. Roteiro de poucas horas em Joanesburgo – o que fazer em uma conexão em Joanesburgo;
  2. Roteiro de 1 dia em Joanesburgo;
  3. Roteiro de 2 dias em Joanesburgo;
  4. Roteiro de 3 dias em Joanesburgo;
  5. Como foi o nosso roteiro de 2 dias em Joanesuburgo – relato da nossa viagem.
  6. Mapa de Joanesburgo – ILoveTrip

Não deixe de ler no final do post o relato sobre como foi nosso roteiro de viagem de 2 dias em Joanesburgo. 

1.Roteiro de poucas horas em Joanesburgo – o que fazer em uma conexão

roteiro joanesburgo sandton city nelson mandela square
Nelson Mandela Square – pose para foto com a estátua

Joanesburgo funciona como um hub e por isso muitos voos param na cidade antes de chegar ao destino final em outras cidades ou outros países.

Então, se você está à procura do que fazer em Joanesburgo em uma conexão ou um roteiro de poucas horas na cidade, veja as nossas dicas:

Alugar um carro pode não ser uma boa ideia porque as distâncias são muito grandes e pode haver trânsito. Você gasta em média de 40 a 90 minutos de carro ou ônibus do aeroporto OR Tambo até Sandton, enquanto de Gautrain você leva em média 15 a 20 minutos.

A melhor opção para quem está fazendo conexão em Joanesburgo é usar o Gautrain. Ele é um metrô expresso que sai do aeroporto e vai até a estação Sandton. Em Sandton você encontra duas atrações de Joanesburgo: o Sandton City, shopping mais famoso da cidade e a Nelson Mandela Square, com vários restaurantes e a famosa estátua de Nelson Mandela.

Aproveite algumas horas em Joanesburgo para passear no Sandton City, comprar alguns souvenirs e comer em um dos restaurantes do complexo Sandton City/ Nelson Mandela Square. Por ali, indicamos o restaurante Tashas, como já falamos no post Mini Guia em Joanesburgo.

Se você tiver mais de 7 horas de conexão também pode optar por ir até o Museu do Apartheid, uma das principais atrações de Joanesburgo como já falamos no post específico sobre o Museu e do bairro de Soweto.

Para chegar lá você pode ir de Gautrain, fazendo baldeação até a estação Gautrain Park Station e pegando o ônibus turístico CitySightseeing.

Veja mais sobre o ônibus turístico de Joanesburgo, Museu do Apartheid e mapa do Gautrain no post Mini Guia Joanesburgo.

>> Planeje sua viagem << entenda por que o SEGURO VIAGEM é INDISPENSÁVEL   para você fazer uma viagem tranquila e econômica!

2.Roteiro de 1 dia em Jonesuburgo

roteiro joanesburgo soccer city africa do sul
Roteiro em Joanesburgo – Estádio Soccer City

Se você tem um dia inteiro e uma noite na cidade, primeiro veja nossas dicas sobre onde se hospedar em Joanesburgo ou reserve direto o seu hotel e garanta as melhores ofertas.

Com o hotel reservado, agora é a hora do transporte. No roteiro de 1 dia em Joanesburgo você pode optar por alugar um carro ou usar o Gautrain como já indicamos no roteiro de poucas horas na cidade.

No roteiro de 1 dia em Joanesburgo indicamos fazer o passeio de Bike no Soweto, depois passar em frente ao Estádio Soccer City e visitar o Museu do Apartheid.

À noite você pode jantar no restaurante Moyo e aproveitar para conhecer Melrose Arch ou jantar no restaurante Tashas e aproveitar para conhecer o Shopping Sandton City e Nelson Mandela Square.

Se não estiver a fim de fazer o passeio de bike no Soweto, você pode visitar o centro de Joanesburgo passando pelo Top of Africa.

Veja mais sobre cada uma dessas atrações no Mini Guia Joanesburgo.

3.Roteiro de 2 dias em Joanesburgo

roteiro joanesburgo bike soweto
Roteiro em Joanesburgo – tour de bike no Soweto

Para começar, vejas nossas dicas de onde se hospedar em Joanesburgo ou reserve direto o seu hotel e garanta as melhores ofertas.

Em um roteiro de 2 dias em Joanesburgo a melhor opção é alugar um carro. Nós também ficamos dois dias em Joanesburgo e contamos como foi o nosso roteiro no final deste post.

>> Veja aqui << as MELHORES OFERTAS para ALUGAR SEU CARRO em Joanesburgo!

No primeiro dia comece o roteiro em Joanesburgo fazendo o passeio de Bike no Soweto, passe em frente ao Estádio Soccer City, um dos cartões postais de Joanesburgo e à tarde visite o Museu do Apartheid.

Uma opção para almoçar na região de Soweto é o restaurante Sakhumzi.

Finalize o roteiro em Joanesburgo do segundo dia no Sandton City e Nelson Mandela Square. Uma opção para o jantar por lá, como já falamos é o restaurante Tashas.

No segundo dia comece o roteiro visitando o centro de Joanesburgo. A principal atração é o Top of Africa. Se for sábado, almoce no Neighbourgoods Market que funciona até às 15h. Você também pode substituir essa parte para visitar o Lion Park, mas fique atento porque existem muitos problemas no Lion Park com os animais.

Fizemos um post especial contando tudo sobre os prós e contras do Lion Park, não deixe de conferir!

No final da tarde, visite o complexo Melrose Arch para visitar as lojinhas e cafés e termine a noite no restaurante Moyo que também é uma atração turística de Joanesburgo com música ao vivo e comidas típicas sul africanas.

Veja mais sobre cada uma dessas atrações no Mini Guia Joanesuburgo.

4.Roteiro de 3 dias em Joanesburgo

Roteiro em Joanesburgo Top of Africa
Roteiro em Joanesburgo – vista do Top of Africa

A primeira coisa é escolher o hotel em que você irá ficar em Joanesburgo.

Não deixe de ler o post Onde ficar em Joanesburgo para ver nossas dicas dos melhores bairros e hotéis para ficar. Você também pode reservar seu hotel online e garantir as melhores ofertas.

Em um roteiro de 3 dias em Joanesburgo dá para visitar as atrações com bastante calma.
No primeiro dia, faça o mesmo roteiro que já indicamos no roteiro de 2 dias em Joanesburgo: passeio de Bike no Soweto, passar pelo Estádio Soccer City e visitar o Museu do Apartheid.

À noite visite o shopping Sandton City e Nelson Mandela Square. Entre os restaurante que você encontra por lá, sugerimos o Tashas.

No segundo dia visite o Lion Park que fica um pouco mais afastado de Joanesburgo. Essa é uma das atrações mais procuradas na cidade. Porém é essencial você ler sobre dicas e os prós e contras do parque no nosso post especial sobre o Lion Park.

Nesse dia você também pode visitar o Cradle of Humankind e passear no Montecasino que ficam no caminho entre Joanesburgo e Lion Park.

Se estiver hospedado na região de Melville, você pode jantar no Piza e Vino ou nos restaurantes da rua 7 th. Nós ficamos em Melville e já contamos mais em outro post sobre esse e os melhores bairros para ficar em Joanesburgo.

No terceiro dia, o roteiro em Joanesburgo pode ser para visitar as atrações do centro da cidade. Para isso você pode optar pelo ônibus turístico que passa por todas as atrações sendo a mais interessante o Top of Africa que fica no Carlton Centre.

Uma boa pedida para o dia também pode ser visitar o Jardim Botânico de Joanesburgo.

Veja mais sobre cada uma dessas atrações no Mini Guia Joanesuburgo.

5.Como foi o Roteiro em Joanesburgo de 2 dias do ILoveTrip?

roteiro joanesburgo museu apartheid
Roteiro em Joanesburgo – nós no Museu do Apartheid

Agora vamos falar como foi nossa experiência de roteiro em Joanesburgo. Veja as dicas:

Chegamos no aeroporto de Joanesubrgo O. R. Tambo às 8h da manhã de um sábado. A primeira coisa que fizemos foi procurarmos um chip para o celular.

No Posto de Informações Turísticas nos disseram que o melhor era comprar o chip e o plano  de internet fora do aeroporto, pela metade do preço. Essa dica valeu a pena!

Alugando carro em Joanesburgo

Alugamos ainda no Brasil um carro automático pela Budget. Comparece preços de aluguel de carro e e reserve o seu também com as melhores ofertas.

>> Veja aqui << as MELHORES OFERTAS para ALUGAR SEU CARRO em Joanesburgo!

Depois de assinar os formulários fomos ao estacionamento e pegamos o carro, tudo sozinhos e sem burocracia. Primeira surpresa boa com o desenvolvimento da África do Sul.

O caminho do aeroporto até a cidade foi bem tranquilo, avenidas largas, bem sinalizadas e nada de trânsito. O problema inicial foi só com a mão inglesa. Mas só um medinho que depois passou.

Hotel em Joanesuburgo

Chegamos no nosso hotel em Joanesburgo, Ginnegaap Guesthouse e adoramos já logo de cara. Um quintalzinho bem charmoso, quarto decorado, cama confortável. Damos várias dicas desse e de outros hotéis no post onde ficar em Joanesuburgo .

Dormimos um pouco e depois já saímos em direção ao Elis Park Stadium porque havíamos visto que teria um jogo de Rugby lá. Demos com a cara na porta e com o estádio vazio, a informação estava errada. Mas fica a dica para você assistir um jogo lá ou em outro estádio.

onde ficar em joanesuburgo africa guesthouse
Entrada da nossa Guesthouse em Joanesburgo

Carlton Centre, Top of Africa

Seguimos nosso roteiro em Joanesburgo passando pelo Top of Africa que fica no centro da cidade. Li muitas opiniões distorcidas na internet sobre insegurança e medo de assaltos nessa região. Lindo não é, mas você já foi no centro de São Paulo ou do Rio de Janeiro? Pois é, em Joanesburgo é bem parecido.

Paramos o carro na rua sem problemas, a dois quarteirão do Carlton Centre. A única diferente ali era eu, pele mais clara no meio de tantos negros. E foi completamente normal.Gente mais simples, mas ninguém abordou, não nos sentimos com medo, nem sem segurança.

O Carlton Centre é um shopping com várias lojas populares. Descemos até o 1º subsolo por escada rolante, andamos um pouco e logo vimos uma guarita escrito Top of Africa . Pegamos o elevador e fomos para o 50º andar.

O andar é todo envidraçado, mas bem largadinho. Realmente você tem uma visão 360º de Joanesburgo, mas como a cidade não tem muito verde, o que você mais vê é o cinza dos prédios, comunidades afastadas e poluição.

Nelsburg Market

Continuando nosso roteiro em Joanesburgo, pegamos o carro e fomos ao Nelsburg Market, mas infelizmente já estava fechando.

Essas feiras gastronômicas são comuns na África do Sul e bem legais para experimentar comidinhas e quitutes.

roteiro-em-joanesburgo-neighbourgoods-market
Roteiro em Joanesburgo – Entradinha do Neighbourgoods Market

Melrose Arch

A próxima parada do nosso roteiro foi no Melrose Arch, um complexo bem grande, parecendo um condomínio fechado, com várias ruas com lojas, hotéis, restaurantes e um shopping.

Entramos no shopping e demos de cara com uma loja da Vodacom onde compramos um chip e um plano de internet. Pagamos 149 rands por um chip + 1 giga para internet + 15 minutos de ligação. No aeroporto tudo isso daria mais de 500 rands.

Saímos do shopping, andamos pelas ruas padronizadas e muito bonitas de Melrose Arch e paramos em um bar café bem aconchegante. O Rost Café  tem um letreiro estilo cinema antigo, uma vitrine de dar água na boca e mesas na calçada com cobertores para o frio.

Pedimos um croissant acompanhado de manteiga e geleia, um cappuccino e um chocolate quente. Tudo muito bom.

Restaurante Moyo

Ainda em Melrose Arch, caiu à noite e fomos para o restaurante Moyo. Super recomendado, bem decorado e excelente. Sentamos em um lugar que parecia uma taverna, pedimos um clássica garrafa de vinho Pinotage, típico da África do Sul, pagando a bagatela de 155 rands.

O restaurante tem duas tradições. A primeira é os garçons virem com uma jarra com água morna lavar as mãos dos clientes. A segunda tradição é oferecerem para fazer uma pintura africana no rosto dos clientes.

Depois de uma entradinha deliciosa, chegou o nosso prato muito bem servido e que deu muito bem para partilhar em dois. Pedimos um T-bone e como acompanhento marrocan rice, purê e espinafre.

Música ao vivo rolando, restaurante cheio, atendimento ótimo, comida muito boa, nota 10 para o Moyo!  Total da conta: 345 + gorjeta = 380 rands.

>> Planeje sua viagem << entenda por que o SEGURO VIAGEM é INDISPENSÁVEL e para você fazer uma viagem tranquila e econômica!

roteiro joanesburgo restaurante moyo jantar
Roteiro em Joanesburgo – nossa mesa no restaurante Moyo

Passeio de bike no Soweto

O segundo dia do roteiro em Joanesburgo começou com nossa ida ao Soweto. O Soweto é um enorme distrito de Joanesburgo onde se formou uma grande favela, ou Township como era chamada na época do Apartheid.

Com o fim do Apartheid, muitas pessoas ainda continuaram morando ali, sem muitos recursos. A região mais desenvolvida, com ruas asfaltadas, árvores e casas de alvenaria, fica em torno da Casa de Nelson Mandela e Museu Hector Pieterson.

Mais uma vez pegamos o carro e fomos até o bairro sem problema nenhum. Paramos no Hostel Lebos e às 10h começamos nosso tour de bike de 2h para conhecer esse bairro tão importante na história de Joanesburgo e da África do Sul.

O mais lindo de tudo que jamais vou esquecer foi a simpatia das pessoas! Pelas vielas de terra e barracos, donas de casa, pessoas andando na rua, todos sorrindo e nos cumprimentando. E as crianças, um show à parte.

Existem muitas crianças no Soweto e por onde a gente passa é tradição elas pediram um “Hi five” com as mãozinhas, uma espécie de “toca aqui” para todos os turistas nas bicicletas. É bem legal. Contamos mais detalhes sobre essa experiência no post Museu do Apartheid e Soweto: duas atrações imperdíveis em Joanesburgo.

No final do tour ofereceram um super lanche que serviu como nosso almoço. Quando fomos pegar o carro, vimos várias crianças brincando de peão e fomos lá brincar com elas. Foi uma festa quando o Erval acertou jogar o peão e quando viram nossa câmera.

roteiro joanesburgo soweto criancas
Roteiro em Joanesburgo – Erval brincando de peão com as crianças no Soweto
roteiro joanesburgo soweto criancas
Roteiro Joanesburgo – criançada do Soweto curiosa com a câmera

Museu do Apartheid

Continuamos nosso roteiro de 2 dias em Joanesburgo e seguimos em direção ao Museu do Apartheid. No caminho passamos em frente ao estádio Soccer City, um dos símbolos de Joanesburgo.

No Museu do Apartheid o impacto, emoção e aprendizado foram muito grandes. São fotos, vídeos, documentos, objetos que fazem você entender muito mais o que foi o Apartheid Joanesburgo e na África do Sul.

Fizemos um post exclusivo sobre o Museu do Apartheid e Soweto, leia ele para saber mais detalhes sobre essas duas atrações e sobre a história do Apartheid na África do Sul.

 

Sandton City e Nelson Mandela Square

Saímos do museu e continuamos nosso roteiro em direção ao outro lado da cidade, no Sandton City e Nelson Mandela Square.

O bairro é bem moderno, com vários prédios comerciais de grandes empresas e muitos hotéis. A entrada no Sandton City é um pouco confusa. Rodamos pelas ruas e não víamos uma entrada oficial, só um monte de entradas de estacionamento, sem placas, que não sabíamos se eram do shopping, de algum hotel ou de outra coisa.

Entramos a pé por um estacionamento e por sorte saímos dentro da Nelson Mandela Square. Depois vimos que a entrada oficial do shopping para pedestres fica quase na esquina da rua M9 com a rua M75.

Depois de entender, vimos que poderíamos ter entrado logo em um estacionamento porque tudo ali: hotéis, o gigante shopping e a Nelson Mandela Square são interligados.

A Nelson Mandela Square é um anexo do Sandton City e é toda cercada pelo shopping e restaurantes, parecendo uma praça.

A estátua do Nelson Mandela é tão majestosa. Fila para fotos, muitos sorrisos e cliques ao lado da estátua. Depois de conhecer a história do Soweto e o Museu do Apartheid dá para entender de onde vem toda esse carinho por Nelson Mandela.

O shopping Sandton City é enorme e bem bonito. São várias lojas nacionais e de grifes internacionais. Achamos até uma loja da Havainas Brasil por lá! O shopping também é meio labirinto, sem muitas placas indicando a direção das lojas, então o negócio é ir entrando para explorar.

 

Restaurante Tashas

No complexo Sandton City existem vários restaurantes elegantes e redes de fast food. Fomos ao restaurante Tashas que fica logo na entrada à direita da estátua da Nelson Mandela Square. Adoramos o lugar. Muitas opções de comida, bom atendimento, ambiente bem legal e preço bom.

Tomamos lá uma bebida deliciosa, um frozen em um copão chamado Granita. O de cherry e lemongrace estava delicioso. Para o jantar, uma massa de penne ao pesto com frango e cogumelo e o Erval foi de hambúrguer e batata frita. Quanta comida! Os pratos são enormes e por isso muitas pessoas partilham ou levam o restante para casa. Total da conta: 290 + gorjeta = 320 rands.

joanesburgo tashas onde comer sandton city
Restaurante Tashas no Sandton City
onde comer joanesburgo tashas granita
Tashas – Granita

Para sair do shopping novamente um labirinto. Descemos para um estacionamento, e um guardinha nos ajudou mais ou menos. Descemos uma escada e fomos parar dentro de um hotel. Mas logo já saímos e achamos o carro.

Fim do nosso roteiro de 2 dias em Joanesburgo. Ficamos muito felizes pela decisão de incluir a cidade no nosso roteiro porque tivemos a chance de conhecer mais sobre a história da África do Sul.

No outro dia, após o café, pegamos a estrada em direção ao Kruger Park como vamos contar nos nosso próximos posts.

6. Mapa de Joanesburgo – ILoveTrip

Abaixo está o mapa completo do ILoveTrip para te ajudar a montar a sua viagem para Joanesburgo.

Destacamos os principais pontos de interesse da cidade: bairros, pontos turísticos, melhores hotéis para ficar, restaurantes, transportes e shoppings:

Você também pode clicar no ícone do canto superior esquerdo do mapa e selecionar a visualização de qual ponto de interesse deseja ver.

Vamos bater um papo com a gente? Deixe sua dúvida ou comentário na caixa de discussão mais abaixo.
 
Gostou do post? Então assine nossa lista VIP abaixo e receba dicas e novidades do ILoveTrip.

7 COMENTÁRIOS

  1. Para ficar 3 dias em Johanesburgo realmente compensa alugar carro? Como é o transporte publico na Africa do Sul?

  2. Wellington Guedes

    Olá… Visitou algum PUB em Johanesburgo? Sabe dizer se é dificil ir para Pretória? Pretendo passar quinze dias na Africa do Sul. Quero conhecer o Parque Kruger, Johanesburgo, Pretória e Cidade do Cabo… Tomara que consiga… Se puder dar mais dicas a respeito.

    • Já fez a viagem? Senão me manda um email que te envio roteiros de Joburg, Kruger e Cape Town. Pretória conheco pouco, o resto é tranquilo. Moro aqui na Africa a 4 anos! Abs

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui