10 Praias do Nordeste que você precisa conhecer

Com aproximadamente 3 mil quilômetros de litoral, as praias do nordeste são o destino de turistas do mundo todo. Por ser composto por nove estados, faz com que a mistura de costumes, crenças e etnias fiquem marcadas no coração de cada visitante.

O gosto pelas praias do nordeste é tanto que quem o visita geralmente acaba voltando ao longo do ano, afinal, por lá se costuma ter um tempo agradável de janeiro a dezembro. Os estados que o compõe são: Sergipe, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte.

Todos os destinos contam com uma ótima rede de hotéis e pousadas para oferecer conforto ao turista. Veja agora quais são as mais visitadas por pessoas do mundo todo!

Neste post você vai descobrir:

  • As melhores praias do nordeste
  • Principais pontos turísticos do nordeste

1. Praia do Saco, Estância – Sergipe

Praias do nordeste - Praia do Saco (SE)

Uma das praias mais famosas praias do nordeste, localizada no Sergipe, a Praia do Saco é muito bem preparada para atender turistas, com cardápio variado que pode agradar todos os bolsos. Por lá, o passeio de bugue não sai caro e é a oportunidade para conhecer muito melhor as dunas e até mesmo uma lagoa artificial.

Além disso, o passeio é  divertido e feito por excelentes profissionais, tornando a viagem ainda mais segura e propícia para aproveitar o cenário das paisagens naturais.

Você pode chegar a Praia do Saco de carro, sendo facilmente achada com a ajuda de GPS ou apps de localização. Lembrando que é essencial que alugue o bugue, já que a verdadeira graça do passeio são as paisagens naturais que só podem ser vistas se chegar com a ajuda do veiculo. Aliás, dependendo da temporada também pode ser possível fazer o trajeto sob camelos ou dromedários.

O passeio de bugue dura uma hora e meia pode ser dividido entre ate 4 pessoas, custando um valor total de R$120 reais pela viagem.

2. Praia do Itacarézinho, Itacaré- Bahia

Praia do Itacarézinho, Itacaré- Bahia

Localizada mais ao sul da cidade de Itacaré, a Praia do Itacarezinho encanta não só por sua beleza natural, como também por seus restaurantes, bares, hotéis, escolas de surf e muitos outros pontos para que o turista tenha uma experiência completa.

Ótima por sua areia branca e lisa, água do mar com tons azuis e esverdeados e ondas de tirar o folego, essa praia é um verdadeiro atrativo para os turistas. O fascínio se aplica, também, a muitos mergulhadores que procuram explorar as cristalinas águas doces que parte de dentro das cavernas e desaguam no mar, misturando-se em diversas tonalidades de verde e azul.  

Outra vantagem desse ponto turístico é que se trata de uma praia de acesso fácil para quem vem de carro. Afinal, com apenas R$ 20,00 o turista pode deixá-lo no estacionamento, que também conta com banheiros para atender aos turistas – aproveite-os, pois a própria praia não conta com infraestrutura para esses detalhes.

Como a praia é enorme, em sua extensão de aproximadamente 5 km, o visitante pode optar por escolher a parte com guarda- sóis e mesinhas, a região com mais badalação ou ainda os locais mais afastados – ideias para curtir o sossego e uma vida mansa em frente ao mar.

3. Praia do Patacho, São Miguel dos Milagres- Alagaoas

Praia do Patacho, São Miguel dos Milagres- Alagaoas

A Praia do Patacho é o que podemos chamar de paraíso na terra. Pouco explorada e com estradas pouco sinalizadas, essa praia é ótima para quem procura sossego, pois por lá não se vê vendedores ambulantes ou outros banhistas tão próximos quanto nos locais de maior apelo turístico. Além disso, o mar é calmo, raso e límpido, sendo uma boa opção para crianças.

Quem gosta de levar boas fotografias dos lugares que visita ficara maravilhado com o cenário do local. Aliás, nessa praia do nordeste em tempos de Lua cheia ou Lua Nova, é garantido um visual ainda mais atrativo para os turistas que querem terminar a viagem cheios de bons registros.

A calmaria do local é realmente um ponto a favor da praia do Patacho, mas se for passar o dia por ali, leve lanche, guarda sol e muito protetor solar. Afinal, a praia não conta com infraestrutura próxima, nem mesmo restaurantes, pousadas ou barzinhos.

4. Porto de Galinhas, Ipojuca- Pernambuco

Porto de Galinhas, Ipojuca- Pernambuco

É no estado de Pernambuco que esta localizada uma das praias mais lindas do Brasil e do mundo, Porto de Galinhas é querida por todos os brasileiros e ainda mais amada por quem já conheceu de perto as maravilhas que esse lugar paradisíaco tem a oferecer.

Porto de Galinhas é uma região repleta de piscinas formadas de corais, algumas com águas mornas e claras, inúmeros coqueirais, mangues e uma areia praticamente branca. Não é a toa que a chamam de paraíso, não é mesmo? Inclusive, já foi eleita pela Revista Viajem e Turismo, da Editora Abril, mais de 10 vezes como a “Melhor Praia do Brasil”.

Por lá, turistas e surfistas do mundo desembocam fascinados pela grandiosidade das praias e belas ondas. sendo eleita por 10 vezes pela revista Viajem e Turismo da editora Abril a “Melhor Praia do Brasi”.

5. Praia do Leão, Fernando de Noronha- Pernambuco

Praias do Nordeste - Praia do Leão (PE)

O nome dessa praia do nordeste foi dado em referência ao formato de uma ilha em frente, que aparenta a imagem de um leão marinho deitado. Entre todas as opções de roteiros brasileiros, essa praia detém o maior índice de desova de tartarugas marinhas do arquipélago de Fernando de Noronha.

Bem próximo da praia, há o morro da Viuvinha, que com sua enorme quantidade de ninhos é considerado um santuário de aves.

O local conta com serviço de bugueiros que levam os turistas ate a parte mais próxima da trilha. Antes de chegar até a água, aproveite que estará próximo ao mirante para fazer ótimas fotos – afinal, este é o ponto onde a vista é simplesmente espetacular.

A água cristalina e a areia com tons mais avermelhados são um convite para caminhadas, mergulhos ou simplesmente para relaxar com quem você gosta, não só na temporada como em qualquer época do ano.

6. Praia do Sancho, Fernando de Noronha- Pernambuco

Praia do Sancho, Fernando de Noronha- Pernambuco

A praia do Sancho, em Fernando do Noronha, é o ponto de encontro de mergulhadores do mundo todo. Afinal, a praia conquista pelas suas águas claras e mornas, com cores que se intercalam entre o verde e o azul.  

Nas águas da praia abrigam-se todos os tipos de vida, tal como tartarugas e golfinhos – os quais podem ser vistos com frequência em qualquer época do ano.

Se você for entre os meses de fevereiro e junho conseguirá, ainda, ver as cachoeiras que descem das rochas devido às chuvas. O mais impressionante é que o espetáculo pode ser visto da própria praia, garantindo a chance de curtir os dois visuais ao mesmo tempo.

Com todos esses atrativos a praia do Sancho já foi eleita duas vezes a melhor praia do mundo pelos usuários da Tripadvisor. Basta olhar as fotos para entender o porquê.

7. Praia de Tabatinga, Conde- Paraíba

Melhores Praias do Nordeste do Brasil

Localizada no município do Conde, na Paraíba, e a pouco mais de 30 km ao sul de João Pessoa, a praia de Tabatinga encanta com suas belezas naturais. Entre seus atrativos está um incrível encontro do rio com o mar, praias tranquilas e seus lindos recifes e corais.

Por ser uma praia com rica diversidade de fauna e flora marinha acabou se tornando uma área de preservação ambiental permanente. Sendo assim, é proibida a entrada de veículos automotivos e de qualquer outra máquina sobre suas faixas de areia – até mesmo bicicletas. Lixo então, nem pensar!

Ainda na Praia de Tabatinga vale uma visita a ponte natural feita a milhares de anos com o constante trabalho de impacto das ondas contra a pedra. Contudo, a passagem é obrigatória para os casais, afinal, segundo as crenças da região, acredita-se que se passarem de mãos dadas por de baixo da ponte ficarão, certamente, o resto da vida juntos.   

8. Ponta dos Seixas, João Pessoa- Paraíba

Praia dos Seixas - João Pessoa

Localizado aproximadamente ao leste da capital da Paraíba, a praia do Seixas é considerada o ponto mais ao Oriente das Américas. Por conta disso, é a região brasileira onde ocorre o mais cedo pôr e o nascer do sol.

As paisagens dispensam comentários, mar azul, areia muito clara e próxima a um enorme banco de corais. Os mesmos em épocas de maré mais baixa transformam-se na maior piscina de corais do litoral paraibano.

A praia conta com embarcações que oferecem além de uma ótima vista, serviço de bar e banheiros, com passeios que podem durar mais de duas horas dependendo da maré.

Tamanha beleza e estrutura para receber turistas, faz com que a Ponta do Seixas seja visitada por viajantes do mundo todo. Inclusive, o movimento é especialmente intenso na alta temporada, quando costuma a ficar ainda mais cheia.

9. Baía dos Golfinhos, Pipa- Rio Grande do Norte

Baía dos Golfinhos, Pipa- Rio Grande do Norte

A praia Baía dos Golfinhos, no Rio Grande do Norte, é o local mais fácil para quem tem o sonho de mergulhar com golfinhos. Afinal, por lá, os golfinhos fazem a festa com saltos e acrobacias, afinal são os verdadeiros donos do local.

Além disso, muitos são os relatos de visitantes que conseguiram nadar muito próximos dos golfinhos – quem tem uma Go Pro em mãos faz a festa nessas horas. Aliás, é justamente por conta de sua biodiversidade marinha que a Baía dos Golfinhos é muito procurada por mergulhadores e pesquisadores da fauna marinha de todos os lugares do muno.

Além do campo científico, a praia também é lugar paradisíaco que se faz um destino altamente cotado entre recém-casados que procuram aproveitar a lua de mel ou entre os aventureiros que já vão com uma cota extra para gastar com os passeios radicais. Esses, por sinal, não faltam na Baía dos Golfinhos: há prática de mergulho, rapel, kitesurf, aulas de surf, canoagem e trilhas

Se você vier da Praia do Madeiro ou da Praia do Centro é importante saber se a maré esta baixa, pois o acesso se dá pela areia da praia, somente. Por conta disso, também é importante que fique de olho no relógio para não perder a hora e não conseguir mais voltar por onde veio.

10. Barra do São Miguel, Praia do Gunga- Alagoas 

Barra do São Miguel, Praia do Gunga- Alagoas

Localizada a pouco mais de 20 km de Maceió, está a linda Barra do São Miguel, que fica na Praia do Gunga, em Alagoas. A praia conta com águas muito claras e que são protegidas por bancos de corais que formam pequenas piscinas naturais – contudo, elas podem ser vistas somente quando abaixa a maré.

A estrutura da Barra do São Miguel é ótima para receber turistas, já que conta com uma série de  vendedores ambulantes que oferecem todo o tipo ed bugigangas e comidas que se pode imaginar. Além disso, bem próximo à praia há alternativas de restaurantes, lanchonetes, casas de banho e pequenos comércios de artesanatos e bijuterias. r.

Como sua extensão é uma das menores – se comparadas às demais praias citadas nesta lista anteriormente -, ela acaba ficando mais cheia nos fins de semana, onde existem barracas e guarda- sois por todos os lados. Portanto, se você procura sossego nessas praias é recomendada a visitação somente em dias uteis, pois só assim a encontrara com um menor número de pessoas.

Melhores épocas para visitar as praias do nordeste

Uma vantagem do litoral nordestino é que as temperaturas são altas o ano todo. Portanto, não importa se está no inverno ou no verão, a sua viagem não terá passeios impedidos pelo mau tempo.

Entre Janeiro e Julho as temperaturas oscilam em torno dos 31°C e há pouco vento. Contudo, é difícil visitar o litoral do nordeste sem uma chuvinha, afinal por estar numa zona costeira a chuva é comum e ficam ainda mais constantes durante o inverno.

Se você pretende visitar Pernambuco ou o Ceará fique de olho na programação. Nas épocas em que há mais torneios de surfe significam que os ventos estão fortes e as ondas maiores.

A indicação serve de alerta, pois o mar agitado e a selvageria da praia pode não ser o cenário ideal para quem procura relaxar ou descarregar as energias em frente a uma beleza natural.

[VEJA TAMBÉM: Alter do Chão, o que saber antes de ir para o Caribe Brasileiro]

Melhores roteiros de viagem pelo nordeste do Brasil

Se você está procurando um roteiro pelas melhores praias nordestinas, então leve em consideração um trajeto próximo do seguinte:

  • Praias do Maranhão
  • Praias de Pernambuco
  • Praias do Ceará
  • Lençóis Maranhenses
  • Rota das Emoções pelo Piauí
  • Litoral do Rio Grande do Norte

Lembre-se que o nordeste possui uma extensa faixa de praias, portanto, se não tiver muito tempo disponível para gastar na viagem opte somente por uma ou duas delas.

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui