Porto Seguro: Passeios e Atrações – Centro e praias do norte

Porto-Seguro-Passeios-e-Atrações-Centro-e-Praias-do-norte

Porto Seguro é divido em região central e as praias para banho ficam localizadas mais ao norte. A programação da cidade é diária, com excursões e turistas chegando e saindo todos os dias o que garante o agito do lugar.

Centro de Porto Seguro

O centro de Porto Seguro é onde ficam localizados a maioria dos comércios e hotéis mais econômicos. As ruas, sempre cheias de turistas, vendem souvenirs de todos os gostos e deliciosas guloseimas regionais. Aqui você também encontra música e bons restaurantes.

Passarela do álcool

Sem dúvida o lugar é um dos cartões postais de Porto Seguro e é aqui que o agito acontece. Lotada de barracas com os mais variados artesanatos e produtos que atraem os olhos, a passarela funciona todos os dias, à noite. Nunca para.

O lugar também é repleto de bares e restaurantes que tentam de tudo para atrair os turistas.

Em uma parte da passarela são concentradas as barracas coloridas com frutas que vendem deliciosos coquetéis e bebidas tropicais. Não deixe de experimentar o famoso Capeta, a bebida mais tradicional e conhecida de Porto Seguro.

Os quitutes como bolos, doces e as famosas cocadas também são encontrados por toda a parte.

Confira dicas de bares e restaurantes na Passarela do Álcool clicando aqui.

Centro Histórico

Localizado no alto de Porto Seguro, a antiga vila preserva sua arquitetura com casas antigas, todas coloridas, muitas abertas para venda de artesanato.

No centro, uma pequena igreja cercada por gramado. A vista lá de cima é espetacular, cobrindo grande parte do litoral de Porto Seguro.

centro+historico_Porto+Seguro+III
Vista do Centro Histórico para as Praias de Porto Seguro

A primeira parada indo com o CityTour é no show de capoeira dos meninos locais, em uma cabana montada no lugar. A apresentação é sensacional e contagiante e apesar de gratuita, com certeza você irá dar uma gorjeta depois de ver o talento dos meninos da capoeira.

Saindo de lá, o guia conta uma breve história de Porto Seguro, dá uma pausa para fotos no Mirante e em seguida você pode se deliciar com as quituteiras que vendem  cocadas e outros doces, além do famoso acarajé.

Aproveite o tempo livre para andar pela vila e aproveitar todos os ângulos dos mirantes.

Porto Seguro Centro Histórico
Casarios conservados no Centro Histórico
Porto Seguro centro igreja matriz
Igreja Matriz
Porto Seguro Bahia Acarajé
Baiana servindo um delicioso Acarajé

Balsa

A balsa, localizada no final da Passarela do Álcool leva carros e pessoas para o outro lado do rio sentido Arraial D’Ajuda. Do lado de Arraial também saem os ônibus para Trancoso.

A travessia é rápida e custa R$ 3,00 com a vantagem de ser cobrado apenas a ida Porto Seguro – Arraial D’Ajuda. A volta é grátis.

Praias do Norte

Praia Mundai  (4 km do centro de Porto Seguro)

Primeira praia ao norte do centro de Porto Seguro, Mundaí tem uma longa faixa de areia e coqueiros espalhados que completam o clima praiano.

A praia é calma, atraindo muitas famílias com crianças.  Existem serviços e barracas de praia por lá.

Praia Taperapuã (7 km do centro)

A praia de Taperapuã é a praia mais conhecida e mais badalada de Porto Seguro. Alguns comércios e barracas de praia e casas e hotéis, o lugar é muito bom para passeio.

A agitação durante o dia acontece próximo às famosas barracas de praia (é aqui em Taperapuã que ficam as barracas mais famosas de Porto Seguro, Tôa-Tôa e Axé Moi).

À noite o agito fica por conta das baladas e luaus que acontecem nas barracas.

Porto Seguro Bahia Taperapuã
Praia de Taperapuã

Praia Mutá (14 km do centro de Porto Seguro)

A Praia do Mutá é a última praia ao norte de Porto Seguro. Por estar mais afastada, a região é mais tranquila para quem busca de sossego, sem abrir mãos de serviços e estrutura.

O mar é calmo o que atrai muitas famílias com crianças. Aqui ficam alguns dos melhores hotéis e resorts de Porto Seguro.

Coroa Vermelha

A praia de Coroa Vermelha fica da divisa de Porto Seguro com Santa Cruz Cabrália. De mar calmo e com muitas barracas de praia, em sua maioria bem simples, Coroa Vermelha é ideal para famílias.

Na maré baixa forma-se um banco de areia parecendo dividir a praia em duas partes, sendo possível “entrar” mar adentro.

No lugar, existe uma feira de artesanato com barracas e produtos, muitos deles feitos pelos indígenas da região. Lá está uma cruz que marca o local da primeira missa realizada no Brasil.

Para chegar até a praia a partir do centro, pegue um ônibus ou táxi na direção norte.

Coroa Vermelha Porto Seguro
Praia de Coroa Vermelha
Porto Seguro Bahia Artesanato
Barracas de Artesanato muito bem organizado
Porto Seguro Bahia Coroa Vermelha
Diversos tipos de artesanatos fabricados pelos índios da região

Santa Cruz Cabrália – Praia de Santo André

Um pouco mais afastada, sendo mais difícil de se chegar por conta própria, é recomendado conhecer a praia de Santo André na maré baixa.

Por isso, para ter mais sorte, conheça o lugar logo pela manhã. Praia de águas calmas e com pouca infra-estrutura, a Praia de Santo André é parada dos passeios de Chalana da CVC.

Para ir por conta própria, pegue o ônibus na direção norte para Santa Cruz Cabrália e lá pegue a balsa para a Praia de Santo André. Como a distância ainda é longa, utilize o ônibus que e peça para descer próximo da praia.

Em um dos quiosques não deixe de experimentar o exótico e delicioso coquetel “Tudo de Bom”. O nome fará sentido depois que você experimentá-lo.

Outros passeios

Existem outros passeios que os receptivos e as excursões oferecem aos turistas, dentre eles, o passeio até Recife de Fora, de Chalana e também a Fazenda com banho de lama.

Como não fizemos esses passeios, a escolha é de cada um para incluir ou não essas opções no seu roteiro.

* Os valores e os dados apresentados no site podem sofrer alterações. Por isso, antes de viajar, sempre confirme os valores e informações com as empresas responsáveis.

Dúvidas? Sugestões? Opiniões sobre Porto Seguro? Deixe abaixo o seu comentário.

Leia nossos outros posts sobre Porto Seguro:

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui