Pontos turísticos de Gramado: 10 lugares para conhecer

Pontos turísticos de Gramado: Avenida Borges de Medeiros

Gramado é pequena, mas encantadora logo de chegada. A cidade mais famosa da região da Serra Gaúcha fica a 125 quilômetros da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Dessa forma, é o destino que vem à cabeça quando pensamos em um local aconchegante, cheio de flores, e com ótima receptividade. Então, quando pegar as malas para conhecer esta cidade, coloque em seu roteiro pelo menos um desses pontos turísticos de Gramado.

Dessa forma, neste post, você vai conferir:

  • Pontos turísticos de Gramado: Pórticos
  • Pontos turísticos de Gramado: Belvedere
  • Pontos turísticos de Gramado: Palácio dos Festivais
  • Pontos turísticos de Gramado: Rua Coberta
  • Pontos turísticos de Gramado: Rótula das Bandeiras
  • Pontos turísticos de Gramado: Vinícolas
  • Pontos turísticos de Gramado: Praça das Etnias
  • Pontos turísticos de Gramado: Gramadozoo
  • Pontos turísticos de Gramado: Avenida Borges de Medeiros
  • Pontos turísticos de Gramado: Igreja do Relógio.

1 – Pórticos

Pontos turísticos de Gramado: pórticos

Primeiramente, ao entrar na cidade, você irá se deparar com dois pórticos. Aliás, um tem a entrada na Via Nova Petrópolis. Enquanto a outra tem entrada pela Via Taquara.

O primeiro é como se fosse uma parte da Alemanha, mais especificamente a região da Bavária, dando boas vindas a quem chega. A segunda também tem traços em homenagem à tradição alemã. Em ambas, você encontrará um local bastante florido.

2 – Belvedere

Pontos turísticos de Gramado: Belvedere

O Belvedere, ou Vale do Quilombo, tem uma paisagem do alto para quem gosta de contemplar a natureza. Com ela, você terá uma vista ampla pelas riquezas vegetais de Gramado. São 850 metros de altitude. A subida cansa um pouco, mas a vista lá de cima compensa qualquer sacrifício.

3 – Palácio dos Festivais

Em suma, este é um local onde são exibidos os filmes do Festival de Cinema de Gramado. O espaço exibe produções brasileiras e latinas. O Kikito é o nome dado à premiação dada a produções locais de curta até longa metragem, atraindo assim públicos de diversas partes do Brasil e do mundo. Se você está pensando em colocar este ponto turístico no seu roteiro, é bom saber que a data em que ocorre o Festival de Cinema de Gramado varia entre os meses de agosto e outubro. Então, fique atento quando sair a data da próxima premiação. Este ano, está previsto para ocorrer entre os dias de 16 a 24 de agosto, em sua 47ª edição. Funciona todos os fins de semana, a partir das 20h30.

4 – Rua Coberta

Pontos turísticos de Gramado: Rua Coberta

A Rua Madre Verônica, ou Rua Coberta, fica entre a Avenida Borges de Medeiros e a Rua Garibaldi. É uma das nossas dicas para dias de chuva, fazendo umas compras e aproveitando a gastronomia local, onde há vários estabelecimentos que ficam abrigados por uma cobertura com vegetais suspensos.

5 – Rótula das Bandeiras

Algo que com semelhança mais marcial, é um local onde estão hasteadas todas as bandeiras dos estados brasileiros cada um em seu respectivo mastro. Por lá, também há a réplica do Kikito, o troféu que mencionamos anteriormente e que é entregue aos vencedores do Festival de Cinema de Gramado, simbolizando o “deus do bom humor”. Fica situada na Praça Leopoldo Rosenfeldt.

6 – Vinícolas

Pontos turísticos de Gramado: Vinícolas

Agora o passeio ficou uma delícia de verdade! Como você iria para Gramado, uma das cidades brasileiras mais conhecidas pelo vinho e não conhecer uma das vinícolas do local? Então, temos duas dicas para você. A primeira é a Vinícola Ravanello, que possui espaço gourmet para 60 pessoas. Você pode entrar à vontade gratuitamente, mas para degustar o vinho, a entrada é cobrada. Funciona na rodovia estadual RS 235, sentido Nova Petrópolis. A segunda é a Casa Segranfredo, onde o vinho artesanal é um negócio familiar produzido em curta escala, mas com a qualidade nos padrões internacionais. Fica aberto todos os dias em horário comercial e você paga R$ 40 a visitação e pode degustar vinhos à vontade. Fica na Linha Belvedere, nº 600, na Estrada Serra Grande.

7 – Praça das Etnias

A Praça das Etnias, também conhecida como a Casa do Colono, é o local ideal para você comprar lembrancinhas para a viagem fabricados na zona rural de Gramado. São vários artigos, acessórios e itens artesanais para quem curte levar algo de lembrança de uma cidade.

8 – Gramadozoo

Se você está se perguntando se a gente não vai falar sobre locais para levar crianças, então a hora chegou. Essa é a melhor dica que vamos lhe dar de pontos turísticos de Gramado onde você pode levar as crianças. Por ser um local também muito utilizado para pesquisas, além de ser atração turística, substitui jaulas e grades por vidros blindados, o que também garante a segurança de quem visita o local. A entrada é paga, funciona de 9h às 18h30 e está situado na rodovia estadual RS 115, km 35.

9 – Avenida Borges de Medeiros

A Avenida Borges de Medeiros é como se fosse o centro de Gramado, a principal via pública que distribui o trânsito e onde estão concentradas as principais atrações da cidade. Tem lojas para todos os gostos, então não tenha pressa e entre em todas as que lhe agradar.

10 – Igreja do Relógio

Pontos turísticos de Gramado: Igreja do Relógio

A Igreja do Relógio também é conhecida como o Templo do Apóstolo Paulo. O espaço evangélico homenageia um personagem bíblico seguidor de Cristo que foi um dos principais responsáveis pela expansão do cristianismo pela Europa e pela Ásia. O enfeite da igreja é o que chama mais atenção, pois o relógio casa bem com as flores de hortênsia.

Em síntese, o seu passeio por Gramado não será nem um pingo monótona, pelo contrário. Não esqueça também de seguir um roteiro gastronômico que inclui vinhos, chocolates, fondues, entre outros. Dessa forma, tenha um bom planejamento financeiro e logístico para não passar apuros no meio do caminho. Para tanto, temos o nosso Manual do Viajante que preparamos cuidadosamente para você aproveitar a sua viagem da melhor forma possível. Aproveite!

SEM COMENTÁRIOS

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui