Pontos turísticos de Salvador: 10 lugares que você precisa conhecer

Pontos turísticos de Salvador

A capital baiana é repleta de lugares ótimos para você conhecer durante sua passagem por lá. Desde questões gastronômicas até a cultura, a primeira capital brasileira tem uma rica história das etnias e religiões que compõem o perfil cultural de todos os brasileiros de atualmente. Assim, listamos aqui um top 10 dos pontos turísticos de Salvador que você precisa conhecer.

Dessa forma, você vai conhecer, neste artigo:

  • Pontos turísticos de Salvador: Pelourinho;
  • Pontos turísticos de Salvador: Museu Afro-brasileiro;
  • Pontos turísticos de Salvador: Museu da Gastronomia Baiana;
  • Pontos turísticos de Salvador: Museu de Arte Sacra;
  • Pontos turísticos de Salvador: Teatro Castro Alves;
  • Pontos turísticos de Salvador: Arena Fonte Nova;
  • Pontos turísticos de Salvador: Estádio Barradão;
  • Pontos turísticos de Salvador: Praia Farol da Barra;
  • Pontos turísticos de Salvador: Praia do Ribeira;
  • Pontos turísticos de Salvador: Praia Jaguaribe.

1 – Pontos turísticos de Salvador: Pelourinho

Em suma, o Pelourinho é um grande bairro onde há várias atividades culturais e vários pontos turísticos. Estrategicamente localizado no Centro Histórico de Salvador, reúne o que há de melhor na capital baiana. São diversos eventos realizados no espaço, que funciona nos três turnos. Além disso, recebe shows, teatro de rua, desfiles, rodas de samba e de capoeira e outros eventos disponíveis de forma gratuita para os moradores e visitantes.

Alguns dos eventos que são realizados no Pelourinho são:

  • Circuito Jorge Amado
  • República dos Tambores
  • Concertos de Verão ao Ar Livre
  • Viradão do Samba
  • Capoeira Sou Eu

Todos esses eventos são semanais. Além disso, você poderá contemplar as construções arquitetônicas do local que reúne vários prédios históricos.

Pontos turísticos de Salvador: museu afro-brasileiro

2 – Pontos turísticos de Salvador: Museu Afro-brasileiro

Esse é, certamente, um dos lugares que você precisa conhecer quando estiver em Salvador. O Museu Afro-Brasileiro conta a história da construção da população brasileira, com a mistura do sangue indígena com o africano. Assim, mostra como o sofrimento dos escravos moldou a sociedade brasileira, como era no tempo em que Salvador foi capital do nosso país, entre outros. São tecidos, máscaras, cerâmicas, e outros itens da cultura e de religiões africanas, administrados pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e fica no Largo do Terreiro de Jesus.

3 – Pontos turísticos de Salvador: Museu da Gastronomia Baiana

Se você ainda não conhece muito bem a gastronomia baiana, sem dúvidas, deve dar uma passada pelo Museu da Gastronomia Baiana. O local mostra como as culinárias indígena e africana se misturaram e estabeleceram o que é hoje a rica culinária brasileira. O vatapá, acarajé, moquecas, entre outras, são oriundas dessa mistura. Dessa forma, esse é o primeiro museu da América do Sul sobre o tema gastronômico. Além disso, possui à exposição as comidas sagradas do candomblé que influenciaram na identidade do povo baiano por meio da culinária. Funciona de segunda a sábado e está situado na Praça José de Alencar, Largo do Pelourinho.

Pontos turísticos de Salvador: museu de arte sacra

4 – Pontos turísticos de Salvador: Museu de Arte Sacra

O povo brasileiro é multicultural e possui várias religiões, então, você não vai encontrar por Salvador apenas itens do candomblé de outras religiões de matriz africana. Lembre-se, pois, de que, sendo a primeira capital brasileira, Salvador recebeu os europeus jesuítas. Esses, por sua vez, foram responsáveis por introduzir o cristianismo na cultura brasileira. Portanto, há muitas igrejas católicas e peças do cristianismo na Bahia também. Por lá, você pode visitar o Museu da Arte Sacra, que mantém acervos de esculturas, pinturas, prataria e mobiliário do século XVI em diante. O espaço está aberto a visitação de segunda a sexta e fica na Rua do Sodré, Centro.

Pontos turísticos de Salvador: teatro castro alves

5 – Pontos turísticos de Salvador: Teatro Castro Alves

Este é o principal teatro de Salvador e, por isso, está incluso nesta lista de pontos turísticos que você precisa conhecer quando estiver na cidade. Estando situado no bairro Campo Grande, em frente à praça, é o maior e mais importante centro artístico de Salvador. Apresenta permanentemente a Orquestra Sinfônica da Bahia, o Balé do Teatro Castro Alves e Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia. Possui a melhor infraestrutura em se tratando de teatros em Salvador, com palcos largos e espaço amplo onde cabem aproximadamente 1.500 pessoas com ótima visualização do palco.

6 – Pontos turísticos de Salvador: Arena Fonte Nova

Você foi a algum estádio da Copa do Mundo de 2014? Se não foi, é sua chance de conhecer a estrutura da Arena Fonte Nova, estádio do Bahia Futebol Clube. O local recebe anualmente o clássico Ba-Vi (Bahia vs Vitória), os dois times da capital. Mas, durante o maior evento futebolístico do mundo realizado no Brasil, o estádio recebeu aquela histórica partida em que a Holanda descontou a perda do mundial de 2010 e goleou por 5 a 1 a toda poderosa Espanha. Recebeu ainda Alemanha e Portugal, ou seja o melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, e a então melhor seleção do mundo, a campeã daquele mundial, Alemanha.

Você pode fazer um tour por lá ou simplesmente participar de algum dos eventos que ocorrem naquele estádio. Para saber sobre isso, acesse o site do Arena Fonte Nova.

7 – Pontos turísticos de Salvador: Estádio Barradão

O estádio Barradão é a casa do rival do Bahia, o Vitória, e é onde os dois clubes se digladiam pelo Campeonato Baiano todos os anos. Por lá, jogou o maior atleta futebolístico da Sérvia, Petkovic, que fez história e virou ídolo no clube, na primeira passagem dele pelo Brasil. Foi por lá também que ocorreram jogos da Copa das Confederações de 2013, além de treinos das seleções da Itália e Holanda no Mundial de 2014. Não conseguimos informações concretas de como visitar o estádio, mas, caso você goste de futebol, pode conferir a tabela do campeonato que esteja acontecendo e verificar a data em que alguma partida aconteça por lá.

8 – Pontos turísticos de Salvador: Farol da Barra

Estava sentindo falta de praia? Então, você pode incluir em seu roteiro a mais famosa de Salvador, que é praia do Farol da Barra. Ela é banhada pelo Oceano Atlântico e fica no bairro da Barra.

De lá, é possível contemplar a cidade de Salvador com uma visão panorâmica, bem como apreciar o pôr do sol. Se você for um mergulhador, poderá observar navios naufragados há décadas no fundo do mar. Além disso, se este for o seu caso, poderá se aventurar em pegar umas ondas por lá.

9 – Pontos turísticos de Salvador: Ribeira

No sul da orla de Salvador, mais especificamente na área denominada Cidade Baixa, há a Praia do Ribeira, que é de onde você pode contemplar ilhas e casarões antigos da cidade, enquanto consome algum petisco, sorvete ou bebida em uma das barracas.

Muito movimentada nos fins de semana, para quem gosta de agitação e ver gente. Mas, se você curte mais tranquilidade, pode seguir para lá durante a semana.

10 – Pontos turísticos de Salvador: Jaguaribe

Por fim, a Praia de Jaguaribe. Essa é considerada uma das praias mais movimentadas de Salvador. É ideal para praticantes de esportes, pois no trecho menos movimentado do local, há a prática de vôlei, futebol, entre outros que podem ser jogados na areia. Além disso, o trecho menos movimentado também é o que há mais ondas, o que propicia a busca de surfistas pelo local.

Em resumo, quando você estiver passeando por Salvador, pode aproveitar para aumentar o seu conhecimento sobre as origens da cultura brasileira, curtir uma boa comida e uma praia, incluindo estes pontos turísticos em seu roteiro. De qualquer forma, você pode acessar o nosso Manual do Viajante e se planejar melhor para qualquer destino.

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui