Pontos turísticos de Salvador: 10 lugares que você precisa conhecer

A capital baiana é repleta de lugares ótimos para você conhecer durante sua passagem por lá. Desde questões gastronômicas até a cultura, a primeira capital brasileira tem uma rica história das etnias e religiões que compõem o perfil cultural de todos os brasileiros de atualmente. Assim, listamos aqui um top 10 dos pontos turísticos de Salvador que você precisa conhecer.

Leia Também =>> Onde ficar em Salvador? 10 hotéis e pousadas para aproveitar o destino

1. Pelourinho

Em suma, o Pelourinho é um grande bairro onde há várias atividades culturais e vários pontos turísticos. Estrategicamente localizado no Centro Histórico de Salvador, reúne o que há de melhor na capital baiana. São diversos eventos realizados no espaço, que funciona nos três turnos. Além disso, recebe shows, teatro de rua, desfiles, rodas de samba e de capoeira e outros eventos disponíveis de forma gratuita para os moradores e visitantes.

Alguns dos eventos que são realizados no Pelourinho são:

  • Circuito Jorge Amado
  • República dos Tambores
  • Concertos de Verão ao Ar Livre
  • Viradão do Samba
  • Capoeira Sou Eu

Todos esses eventos são semanais. Além disso, você poderá contemplar as construções arquitetônicas do local que reúne vários prédios históricos. Em função disso, o Pelourinho definitivamente é um dos principais Pontos Turísticos de Salvador.

Pontos turísticos de Salvador: museu afro-brasileiro

2. Museu Afro-brasileiro

Esse é, certamente, um dos lugares que você precisa conhecer quando estiver em Salvador. O Museu Afro-Brasileiro conta a história da construção da população brasileira, com a mistura do sangue indígena com o africano.

Assim, mostra como o sofrimento dos escravos moldou a sociedade brasileira, como era no tempo em que Salvador foi capital do nosso país, entre outros. São tecidos, máscaras, cerâmicas, e outros itens da cultura e de religiões africanas, administrados pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e fica no Largo do Terreiro de Jesus.

3. Museu da Gastronomia Baiana

Se você ainda não conhece muito bem a gastronomia baiana, sem dúvidas, deve dar uma passada pelo Museu da Gastronomia Baiana. O local mostra como as culinárias indígena e africana se misturaram e estabeleceram o que é hoje a rica culinária brasileira. O vatapá, acarajé, moquecas, entre outras, são oriundas dessa mistura.

Dessa forma, esse é o primeiro museu da América do Sul sobre o tema gastronômico e um dos principais pontos turísticos de Salvador. Além disso, possui à exposição as comidas sagradas do candomblé que influenciaram na identidade do povo baiano por meio da culinária. Funciona de segunda a sábado e está situado na Praça José de Alencar, Largo do Pelourinho.

Pontos turísticos de Salvador: museu de arte sacra

4. Museu de Arte Sacra

O povo brasileiro é multicultural e possui várias religiões, então, você não vai encontrar por Salvador apenas itens do candomblé de outras religiões de matriz africana. Lembre-se, pois, de que, sendo a primeira capital brasileira, Salvador recebeu os europeus jesuítas. Esses, por sua vez, foram responsáveis por introduzir o cristianismo na cultura brasileira. Portanto, há muitas igrejas católicas e peças do cristianismo na Bahia também.

Por lá, você pode visitar o Museu da Arte Sacra, que mantém acervos de esculturas, pinturas, prataria e mobiliário do século XVI em diante. O espaço está aberto a visitação de segunda a sexta e fica na Rua do Sodré, Centro.

Pontos turísticos de Salvador: teatro castro alves

5. Teatro Castro Alves

Este é o principal teatro de Salvador e, por isso, está incluso nesta lista de pontos turísticos que você precisa conhecer quando estiver na cidade. Estando situado no bairro Campo Grande, em frente à praça, é o maior e mais importante centro artístico de Salvador.

Apresenta permanentemente a Orquestra Sinfônica da Bahia, o Balé do Teatro Castro Alves e Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia. Possui a melhor infraestrutura em se tratando de teatros em Salvador, com palcos largos e espaço amplo onde cabem aproximadamente 1.500 pessoas com ótima visualização do palco.

6. Arena Fonte Nova

Você foi a algum estádio da Copa do Mundo de 2014? Se não foi, é sua chance de conhecer a estrutura da Arena Fonte Nova, estádio do Bahia Futebol Clube. O local recebe anualmente o clássico Ba-Vi (Bahia vs Vitória), os dois times da capital.

Mas, durante o maior evento futebolístico do mundo realizado no Brasil, o estádio recebeu aquela histórica partida em que a Holanda descontou a perda do mundial de 2010 e goleou por 5 a 1 a toda poderosa Espanha. Recebeu ainda Alemanha e Portugal, ou seja o melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, e a então melhor seleção do mundo, a campeã daquele mundial, Alemanha.

Você pode fazer um tour por lá ou simplesmente participar de algum dos eventos que ocorrem naquele estádio. Para saber sobre isso, acesse o site do Arena Fonte Nova.

7. Estádio Barradão

O estádio Barradão é a casa do rival do Bahia, o Vitória, e é onde os dois clubes se digladiam pelo Campeonato Baiano todos os anos. Por lá, jogou o maior atleta futebolístico da Sérvia, Petkovic, que fez história e virou ídolo no clube, na primeira passagem dele pelo Brasil.

Foi por lá também que ocorreram jogos da Copa das Confederações de 2013, além de treinos das seleções da Itália e Holanda no Mundial de 2014. Não conseguimos informações concretas de como visitar o estádio, mas, caso você goste de futebol, pode conferir a tabela do campeonato que esteja acontecendo e verificar a data em que alguma partida aconteça por lá.

8. Farol da Barra

Estava sentindo falta de praia? Então, você pode incluir em seu roteiro a mais famosa de Salvador, que é praia do Farol da Barra. Ela é banhada pelo Oceano Atlântico e fica no bairro da Barra.

De lá, é possível contemplar a cidade de Salvador com uma visão panorâmica, bem como apreciar o pôr do sol. Se você for um mergulhador, poderá observar navios naufragados há décadas no fundo do mar. Além disso, se este for o seu caso, poderá se aventurar em pegar umas ondas por lá. O Farol da Barra é símbolo e um dos pontos turísticos de Salvador imperdível.

9. Ribeira

No sul da orla de Salvador, mais especificamente na área denominada Cidade Baixa, há a Praia do Ribeira, que é de onde você pode contemplar ilhas e casarões antigos da cidade, enquanto consome algum petisco, sorvete ou bebida em uma das barracas.

Muito movimentada nos fins de semana, para quem gosta de agitação e ver gente. Mas, se você curte mais tranquilidade, pode seguir para lá durante a semana.

10. Jaguaribe

Por fim, a Praia de Jaguaribe. Essa é considerada uma das praias mais movimentadas de Salvador. É ideal para praticantes de esportes, pois no trecho menos movimentado do local, há a prática de vôlei, futebol, entre outros que podem ser jogados na areia. Além disso, o trecho menos movimentado também é o que há mais ondas, o que propicia a busca de surfistas pelo local.

Em resumo, quando você estiver passeando por Salvador, pode aproveitar para aumentar o seu conhecimento sobre as origens da cultura brasileira, curtir uma boa comida e uma praia, incluindo estes pontos turísticos em seu roteiro. De qualquer forma, você pode acessar o nosso Manual do Viajante e se planejar melhor para qualquer destino.

Ainda em dúvida sobre os principais Pontos Turísticos de Salvador? Deixe sua pergunta nos comentários!

Monte Sua Viagem Aqui

  • Aluguel de carro » Descontos incríveis de até 60%, sem IOF nas reservas internacionais, parcelamento em até 12 vezes e cancelamento gratuito.
  • Reserva de Hotel ou Pousada » O Booking.com é o site líder mundial em reservas on-line de acomodações, onde faço minhas reservas há anos! Reserve com segurança, antecedência e pelo melhor preço!
  • Casa de Temporada (Tipo Airbnb) » Sabia que no Booking.com é possível alugar também casas e apartamentos? Muito mais simples, com filtros e sem burocracia!
  • Seguro Viagem » Tenha na mala o melhor amigo da sua saúde. Não deixe de viajar sem seu seguro viagem. Pegue seu cupom exclusivo e faça o seu agora mesmo!
  • Chip internacional » Já saia do Brasil com um chip internacional pré-pago no seu telefone e chegue ao seu destino conectado. Facilidade para pegar UBER, consultar sobre transporte público e pesquisas no Google. Válido para diversos países da Europa, Ásia, Oceania e Américas.
  • Passeios ou Ingressos » Fuja das filas comprando seu ingresso antecipadamente. Deixe sua experiência de viagem ainda mais fantástico com milhares de passeios.

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui

Casal ILoveTrip

Fundadores do blog, Carla e Erval viajam juntos juntos há mais de 18 anos. Com o passaporte carimbado em 45 países, adoramos falar e dar dicas sobre nossas andanças pelo mundo. Saiba mais

Booking.com

Posts Recentes

Os mais populares