TOP 10 Principais Pontos Turísticos da África do Sul

Top_Atracoes_Africa_do_Sul

Dizer que a África do Sul é linda pode parecer um clichê, mas de fato, o adjetivo e sinônimos como estupendo, magnífico, entre outros, não são suficientes para verbalizar as belezas deste país.

A África do Sul, que sofreu mais de 30 anos com as políticas de segregação racial do apartheid, sediou em 2010 uma Copa do Mundo histórica para o país.

Foi o primeiro país do continente africano a sediar a Copa, evento que atraiu e continua atraindo diversos turistas por conta da história do país e também de suas belezas naturais.

É impossível enumerar as melhores atrações na África do Sul. Cada lugar tem sua particularidade. A África do Sul é um destino que oferece atrações para todos os gostos, são roteiros que vão muito além do safari.

Belezas naturais, rota de vinhos premiados, cidades enérgicas, as atrações na África do Sul oferecem de tudo um pouco. A seguir, nossa ideia não é elaborar um ranking do melhor e do pior no país, pelo contrário, nosso objetivo é ajudar na construção do seu roteiro.

Nesse sentido, abaixo você encontrará uma lista de 10 atrações imperdíveis para aproveitar o máximo da África do Sul:

1 – Desbrave a Wild Coast

Atracao_Africa_do_Sul_Wild_Coast

Em tradução livre, costa selvagem. Essa é a Wild Coast sul-africana: intacta, pouco explorada ou como o próprio nome a caracteriza – selvagem. São 350 quilômetros de extensão que margeiam o litoral sul-africano em seu lado oriental.

Percurso que pode ser feito de carro ou até mesmo a pé. Para os amantes das longas caminhadas, a costa conta com uma famosa trilha conhecida como Wild Coast Trek, que poder ser feita em sete dias ou mais.

A região também é conhecida por atrair surfistas de todo o mundo e também mergulhadores. Com diversas embarcações que naufragaram por conta do indomável mar, o destino oferece um parque de diversões subaquático, com navios submersos e cidades subaquáticas repletas de vida marinha.

Outro motivo pelo qual você deve incluir a Wild Coast em sua listas de atrações na África do Sul é o apelo histórico-cultural. Foi na região que nasceu Nelson Mandela, mas precisamente em Mveso.

Ele pertencia inclusive ao grupo étnico Xhosa, que fala o idioma bantu nguni Xhosa. Poder conhecer um pouco da vida do líder mostrará ao viajante como ele vivia e o que o motivou a buscar mudança para seu grupo.

2 – Contemple as belezas da Cidade do Cabo e Península do Cabo

Atracao_Africa_do_Sul_Cape_Town

Ainda com a mente pensando nas belezas naturais da África do Sul, é impossível não mencionar a Cidade do Cabo e Península do Cabo. A Cidade do Cabo é conhecida principalmente pela Table Mountain, que se tornou cartão postal da África do Sul. Com mais de 1000 de altura, a Table Mountain pode ser avistada praticamente de toda Cidade do Cabo.

Assim como no Pão de Açúcar, na cidade do Rio de Janeiro, o acesso à Table Mountain pode ser feito de bondinho. Para os mais aventureiros, o local também conta com uma trilha, que pode ser cansativa para iniciantes, mas o destino final com certeza vale o esforço. Do topo da Table Mountain você poderá ter a melhor vista da Cidade do Cabo.

Já na Península do Cabo, região com uma cadeia de montanhas que margeiam a costa sul-africana, fica localizado o Cabo da Boa Esperança.

É neste local que o turista poderá presenciar um evento único: o encontro dos dois oceanos – Índico e Atlântico. Anteriormente a atração era conhecida como Cabo das Tormentas, tamanha era a violência do encontro dos mares.

Quando intrépidos navegadores portugueses começaram a usar a rota para descobrir novas rotas comerciais, o Rei D. João II mudou o nome para Cabo da Boa Esperança.

3 – Aprecie o vinho sul-africano

Atracao_Africa_do_Sul_Vinhedos

Quando pensamos em destinos que tem como tradição a produção de vinhos, países como França, Chile, Argentina, Portugal, são alguns dos primeiros a serem listados.

O que poucos sabem é que a região de Western Cape é considerada uma das atrações na África do Sul que mais vem atraindo turistas em busca de novas rotas do vinho.

Para quem é amante de vinhos, o destino é um prato cheio. É possível inclusive tirar 3 dias só para conhecer as vinícolas sul-africanas.

A melhor opção conhecer as vinícolas e para realizar muitas outras atividades na África do Sul é alugar um carro.

Com um carro você terá a liberdade de fazer seu próprio roteiro e escolher as casas de vinho que mais se encaixam com o seu gosto.

A região de Stellenbosch concentra a maior parte das casas de vinho, entre elas a premiada Tokara, que além dos vinhos também atua na produção de azeites.

Além de ser uma experiência gastronômica, a rota dos vinhos na África do Sul conta com paisagens magníficas pela caminho, sendo um ótimo passeio para aguçar o paladar e rechear os olhos.

4 – História no Soweto

Atracao_Africa_do_Sul_Soweto

Durante a política do apartheid, a população negra da África do Sul era obrigada a viver em bairros separados da população branca. Foi assim que se formou o Soweto (South Western Townships), que hoje é uma cidade independente, mas muito próxima a Joanesburgo, maior cidade da África do Sul.

Apesar da história triste, o Soweto foi também onde se formou a resistência da população negra com a política anti-apartheid, com Nelson Mandela como principal precursor.

A casa de Nelson Mandela inclusive é uma das atrações na África do Sul e em Joanesburgo que está entre o top dez dos melhores lugares para se conhecer no país.

O interessante de conhecer o Soweto é perceber os contrastes, os resultados do apartheid na África do Sul e a evolução e persistência deste distrito de permanecer firme apesar de toda opressão.

5 – Visitar desfiladeiros e cavernas no Mpumalanga

Atracao_Africa_do_Sul_Cavernas

Mpumalanga é sem dúvidas um nome difícil, mas seu significado é um tanto encantador. A palavra na verdade é uma frase que quer dizer “o lugar onde o sol nasce”.

Curiosamente, é uma das menores províncias na África do Sul, mas que abriga um dos desfiladeiros mais profundos de todo o mundo, o Blade River Cânion.

O lugar tem aproximadamente 25 km de comprimento e é uma espécie de Fjord com um rio que passa entre falésias de cor avermelhada.

Na região também ficam localizadas cavernas pré-históricas que datam para mais de 300 milhões de anos atrás, com artes de antigos povos que viveram na região. Toda a área de Mpumalanga é uma tentação para os amantes do ecoturismo.

A região oferece oportunidades excepcionais para observação de aves, caminhadas, entre outras atividades. Mpumalanga também abriga o queridinho dos turistas na África do Sul, o Parque Nacional Kruger, onde é possível se ter contato com a vida selvagem da região através dos safaris. A seguir você saberá um pouco mais sobre o parque.

6 – Tenha uma experiência única com a vida selvagem no Parque Nacional Kruger

Atracao_Africa_do_Sul_Kruger_Park

Poder ter contato com a vida animal é o sonho de muitos quando criança. Na tentativa de realizar esse sonho, somos levados a zoológicos, e a experiência de ver os animais em jaulas é muitas vezes frustrante.

Cerca de 4 a 5 horas de carro a leste de Joanesburgo, o Parque Nacional Kruger é um dos melhores lugares para conhecer a vida selvagem do mundo.

Em 19.500 quilômetros quadrados (360 quilômetros de norte a sul, 65 quilômetros de leste a oeste) o parque é tão grande quanto a Eslovênia, então é melhor se concentrar em explorar uma área limitada e não percorrer longas distâncias.

Numa primeira viagem para África do Sul é interessante deixar pelo menos dois dias inteiros para se dedicar ao lado sul do parque, onde os avistamentos de animais geralmente são os melhores.

Outro fato legal, é que pra visitar o Kruger você pode alugar um carro e ir por sua conta. Você não precisa de um 4×4 para dirigir pelo parque, uma vez que a estrada principal é completamente pavimentada e as estradas secundárias são extremamente bem conservadas, mas atenção, nada de abrir a porta.

7 – Curta as praias de Port. Elizabeth

Atracao_Africa_do_Sul_Praias_Port_Elizabeth

Port Elizabeth, PE para os locais, está vivenciando uma onda de evolução e crescimento. Essa mudança se deve principalmente pelo crescimento da juventude da cidade que renovou a esperança no potencial da região, reinventando a joia escondida da África do Sul como um ponto de encontro cultural.

Tal como acontece em Venice Beach, na Califórnia, a região abriga surfistas, corredores, ciclistas e amantes do mar por toda a orla. Port Elizabeth possui algumas das praias mais limpas e seguras da África do Sul. São mais de 40 quilômetros de areias claras que iluminam a costa da Baía de Algoa.

As melhores escolhas para mergulho são Wells Estate Beach com uma piscina infantil e toboáguas; a Humewood Beach; e a popular Kings Beach, com quiosques, restaurantes, pista de skate e outras instalações de entretenimento nas proximidades.

Todas essas praias receberam o cobiçado status internacional de Bandeira Azul, concedido pela qualidade exemplar da qualidade da água, segurança e gestão ambiental. Para os surfistas de plantão, a Pollock Beach é o melhor local para a atividade em Port. Elizabeth.

8 – Participe de um safari pelo deserto Kalahari

Atracao_Africa_do_Sul_Safari_deserto_Kalahari

Com seus 900.000 quilômetros de extensão, o gigante deserto do Kalahari também ocupa parte da África do Sul. Tswalu Kalahari, como é chamada a região, contém mais de 110.000 hectares de gramados e montanhas espetaculares.

A reserva oferece uma experiência mais privada, e por isso mais cara, mas também mais luxuosa.

Situado no extremo sul do deserto de Kalahari, Tswalu Kalahari apresenta planícies planas interrompidas por colinas e montanhas. A grama e os arbustos espinhosos crescem depois das chuvas de verão, cobrindo a areia vermelha característica da região, e morrem durante a estação seca.

9 – Veja pinguins em Simons Town

Atracao_Africa_do_Sul_Pinguins_Simons_Town

Até então falamos de uma África do Sul repleta de sol, praias paradisíacas e animais selvagens. Um cenário que aparentemente não é o primeiro que surge em sua mente quando você imagina pinguins. No entanto, existem mais de 2.000 pinguins africanos vivendo em Boulders Beach, em Simons Town, cidade ao sul da Cidade do Cabo.

São os únicos pinguins encontrados no continente. As colônias vão desde o sul da Namíbia até Port Elizabeth; mas poucos lugares oferecem um ponto de observação tão notável quanto em Boulders Beach.

As colônias infelizmente estão ameaçadas de extinção por principalmente por conta da pesca comercial e da poluição marinha. Ainda assim, Boulders beach segue sendo uma boa opção para quem quer ter contato com estes animais dóceis e simpáticos.

10 – Visite a pujante Joanesburgo

Atracao_Africa_do_Sul_Joanesburgo

Joanesburgo é a maior cidade da África do Sul. Como todo grande centro urbano e um lugar cheio de vida. A capital da província de Gauteng, tem uma larga oferta de casas noturnas, bares e restaurantes para todos os perfis.

Aqui você irá notar mais claramente as transformações que a cidade e a África do Sul como um todo vem sofrendo desde a Copa do Mundo de 2010, principalmente em questão de infraestrutura e negócios.

Como a cidade e a principal porta de entrada para brasileiros, ela muito provavelmente será sua base na África do Sul.

Você terá oportunidade de estar num lugar que oferece toda comunidade de uma cidade grande e ao mesmo tempo estar próximo a atrações culturais e naturais,como os tradicionais safaris.

Essas são só algumas das atrações na África do Sul que você deve considerar incluir no seu itinerário. O destino é magnífico e cheio de surpresas pelo caminho. Permita-se se surpreender com o que a África do Sul pode te oferecer.

SEM COMENTÁRIOS

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui