Pomerode: Pontos Turísticos, Roteiro e Dicas

Pomerode é um local encantador do Vale Europeu. Não é por acaso que a região é conhecida como a cidade mais alemã do Brasil: as crianças de lá aprendem alemão como segunda língua desde pequenas, as casas em estilo enxaimel são muito presentes, as comidas típicas são uma tradição sólida e o número de descendentes alemães é bastante significativo.

Situada a apenas 30 km de Blumenau, possui área total de 214,299 km quadrados e é habitada por cerca de 30 mil pessoas. Com altitude de 58 metros acima do nível do mar, é considerado um destino privilegiado por unir música, cultura, dança e uma gastronomia variada.

Visite festas e feiras, aprecie belas paisagens com natureza em abundância, conheça museus e praças. Viaje no tempo passeando com os carros de mola puxados a cavalo, preste atenção na decoração típica e se renda às delícias da culinária local. Leve para casa artesanato, porcelanas, produtos têxteis e decorativos comprados na região. Em Pomerode, você encontra o que fazer durante as quatros estações do ano.

Ficou com vontade de conhecer esse destino? Confira as dicas de viagem que preparamos para você!

Leia Também => Vale Europeu: As Melhores Dicas da Europa Brasileira

Pomerode: História, Roteiro e Dicas

História de Pomerode

Foto antiga da história de Pomerode
Primeiros imigrantes e a trajetória na construção da cidade

De 1861 em diante, moradores da Pomerânia imigraram buscando pedaços de terra para viver no Brasil. Na região do Vale do Itajaí, instalaram-se na Estrada Pomeranos (Timbó), Itoupava Central (Blumenau), Warnow (Indaial) e no Vale do Rio do Testo (hoje, Pomerode).

A colonização do local teve início em meados de 1863, quando Ferdinand Kackradt liderou os primeiros imigrantes numa expedição rumo à subida de um afluente do rio Itajaí-Açu desde o bairro Badenfurt, em Blumenau. As primeiras construções eram de pau a pique e, em 1870, foi instalada no Testo Central a primeira escola alemã da região, a atual Escola Básica Municipal Olavo Bilac.

Os imigrantes pioneiros povoaram a extensão do rio do Testo e viviam da agricultura e pecuária criadas em seus minifúndios. A subsistência marcou o modo de vida da cidade até a virada do século XX, quando os pontos comerciais ainda podiam ser notados somente nas áreas centrais da colônia.

A industrialização começou no município com pequenas empresas familiares de frios, laticínios, cerâmicas e móveis até que, mais tarde, a indústria da porcelana converteu-se como uma das mais relevantes para a economia regional. Atualmente, Pomerode é um forte polo têxtil e metal-mecânico

Quando ir e como circular por Pomerode

Logo no começo do ano, a cidade já se agita com 12 dias de muita música, jogos e comidas típicas alemãs. Se você for a Pomerode em janeiro, vai poder aproveitar para conhecer a tradicional Festa Pomerana.

Em fevereiro, confrarias de todo o estado proporcionam um dia repleto do melhor estilo germânico. O Encontro de Stammtisch é um momento regado a chope, comida e diversão.

Mais para frente, a cidade cidade se veste de Páscoa com símbolos tradicionais como a Osterbaum (Árvore da Páscoa), que lembra a morte de Jesus com seus galhos secos, mas também a alegria da ressurreição de Cristo com suas cascas de ovo coloridas.

Para além dos eventos que acontecem em momentos específicos do ano, Pomerode é um destino que pode ser bem aproveitado em qualquer estação. Se você está pensando em ir para lá no inverno, aproveite para se aconchegar nesse recanto alemão do Brasil e prove as mais variadas delícias locais. Se preferir o verão, aproveite a viagem para visitar o encantador litoral catarinense.

Como Pomerode é uma cidade pequena, você vai conseguir conhecer suas principais atrações caminhando. A maioria delas está concentrada ao longo da Rua Hermann Weege. Já sabe: anote esse endereço!

Como chegar a Pomerode

Situada no Médio Vale do Itajaí, centro-norte de Santa Catarina, a cidade está a 171 km de Florianópolis, a capital do estado. Blumenau está distante 30 km pela SC-421 e Jaraguá do Sul, ao Norte, fica a quase 35 km de Pomerode pela SC-416.

De avião

Para quem vai chegar de avião, o Aeroporto de Navegantes é o mais próximo: está a 76 km via BR-470 ou a 93 km via SC-416 e BR-470. Se sua cidade não possui um voo direto para Navegantes, você pode optar por pousar no Aeroporto Internacional de Florianópolis, o Hercílio Luz, que está 179 km distante de Pomerode.

De carro

Quem chega pelo norte catarinense na BR-101, o melhor caminho é pegar a BR-280 no viaduto que acessa Jaraguá do Sul. Que vem pelo sul de Santa Catarina, pode seguir na BR-470 e entrar, sentido Blumenau, no acesso a Navegantes.

Principais Pontos Turísticos de Pomerode

Museu Pomerano

Museu Pomerano em Pomerode Pontos Turisticos

Documentos históricos, móveis, carroças de época e peças de roupa. Acesse a memória da cidade no museu que permite conhecer a cultura dos colonizadores de Pomerode.

Endereço: Rua Hermann Weege, 111 – Centro, Pomerode – SC, 89107-000

Telefone: (47) 3387-0408

Horários de funcionamento: de terça à sexta, das 10h às 11h30 e das 13h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

E-mail: [email protected]

Museu do Marceneiro

Museu do Marceneiro - Pontos Turisticos de Pomerode
Museu do Marceneiro

Conheça a história dos Móveis Behling, empresa familiar que atua na região há mais de meio século. O espaço dispõe de uma loja com peças de madeira, das máquinas de marcenaria de Alex Behling, além de ter um rio ao fundo e uma roda d’água no andar inferior.

Endereço: Rua Alfredo Hoge, 525 – Centro

Telefone: (47) 3387.2073

Horários de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Aos sábados, das 9h às 13h. Fechado aos domingos.

E-mail: [email protected]

Museu Casa do Imigrante

museu cada do imigrante pomerode pontos turisticos Pomerode: Pontos Turísticos, Roteiro e Dicas
Museu Casa do Imigrante

A casa em estilo enxaimel abriga um acervo de móveis antigos e uma decoração típica deixados pelo imigrante Carl Weege. O local ainda exibe uma roda d’água, um açude, o prédio da atafona (moinho de fubá de milho) e a charmosa Praça Lauro Guenther.

Horários de funcionamento: de terça a domingo e feriados, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Endereço: Rua Leopoldo Blaese, 11 – Pomerode Fundos.

Telefone: (47) 3387.2613

Portal Turístico Sul

Portal Turístico em Pomerode

Construído em estilo enxaimel para dar boas-vindas aos turistas que viajam para a cidade, é nele em que se encontram o Centro de Informações Turísticas e a Secretaria de Turismo da região.

Horários de funcionamento: aberto diariamente das 8h às 18h

Endereço: Rua XV de Novembro, 818 – Centro – Praça Jorge Lacerda

Contato: (47) 3387-2627

E-mail: [email protected]

Rota do Enxaimel

Rota_Enxaimel_Pomerode_Vale_Europeu

Os 16 km de construções no tradicional estilo enxaimel são o maior acervo de edificações como essas fora da Alemanha. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a rota não encanta apenas por suas casas charmosas, mas também pela bela paisagem e atmosfera bucólica que possui. Aproveite o trajeto para conhecer o cemitério mais antigo do município, o Cemitério dos Imigrantes, situado em frente à Igreja Luterana de Testo Alto.

Teatro Municipal

Teatro Municipal - O que fazer em Pomerode
Teatro Municipal de Pomerode

Fica no Centro da cidade, ao lado do Museu Pomerano e do Centro Cultural e suas lojas de artesanato. É nesse local em que é montada a Osterbaum durante a Páscoa.

Endereço: Rua Hermann Weege, 111

Informações e agendamento de visitas: (47) 3387-6801

Pórtico do Imigrante

Pórtico do Imigrante - Pontos Turísticos de Pomerode

Réplica do Portal de Stettin, localidade que foi a capital da Pomerânia, o monumento foi erguido em homenagens aos fundadores da cidade de Pomerode.

Endereço: Rua Presidente Costa e Silva, 980.

Zoo Pomerode

Zoo - O que fazer em Pomerode
Zoo de Pomerode

Inaugurado em 1932, é o primeiro zoológico do estado catarinense e o terceiro do país. A variedade de fauna é notável: são mais de 1300 animais de mais de 220 espécies divergentes. Nos dias de hoje, o Zoo ainda mantém preservadas 20 espécies ameaçadas de extinção e promove programas de educação ambiental.

Horário de funcionamento: das 8h às 18h diariamente

Horário de verão: 8h às 19h diariamente

Endereço: Rua Hermann Weege, 180 – Centro, Pomerode – SC, 89107-000

Praça Torgelow

Praça de Torgelow - Pontos Turisticos de Pomerode

Construída para festejar os 180 anos de imigração dos alemães no estado de Santa Catarina, a praça exibe esculturas de bronze produzidas por José Batista, da cidade catarinense de Lages. Os objetos, símbolos da imigração alemã, estão dispostos ao lado do zoológico da cidade e em frente ao Centro Cultural.

Endereço: Rua Hermann Weege, Centro.

Vila Encantada

Vila Encantada - O que fazer em Pomerode
Vila Encantada em Pomerode

Busca lazer e diversão com a família em Pomerode? Então inclua o Parque Vila Encantada no seu roteiro! Localizada ao lado do Zoológico da cidade, a atração traz materiais interativos, um museu com fósseis reais, uma área para bebês, brinquedos aquáticos e cheios de aventura. Não deixe de reparar nas árvores nativas encontradas no local! Aproxime-se delas e leia as curiosidades dispostas em plaquinhas explicativas. Se você ficar com fome durante o passeio, pode fazer um lanche na Vila do Café e, por fim, comprar souvenirs na lojinha de presentes.

Horários de funcionamento: De quarta à sexta, das 8h às 18h (bilheteria encerra às 17h). Aos sábados e domingos, das 9h às 19h (bilheteria encerra às 18h).

Telefone: (47) 3333-1427 / 3333-8882

Confira outras opções de atrações turísticas no site da Prefeitura de Pomerode.

Para qualquer dúvida, contate a Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes – Portal Sul:

Rua 15 de Novembro, 818 – centro

www.pomerode.sc.gov.br / [email protected]

47-3387-3419

Onde Comer em Pomerode

Além da esperada variedades de cardápios que oferecem culinária típica alemã, há em Pomerode diversas opções de pizzarias e confeitarias para se alimentar. Na Rua XV de Novembro, 350 fica a deliciosa Confeitaria e Restaurante Torten Paradies, que serve um buffet por quilo durante almoço e funciona como café colonial à tarde. A dica é provar a cuca alemã. É de dar água na boca!

Na mesma XV de Novembro, deixe o seu olfato te guiar até a Nugali, maravilhosa chocolateria que fabrica seus próprios doces desde o início da produção. Mas antes da sobremesa, vem o almoço: para desfrutar de pratos tipicamente alemães, dirija-se ao WunderWald ou ao Siedlertal, excelentes restaurantes da região.

Hotéis e Pousadas de Pomerode

Se você quiser pernoitar na cidade e viver uma verdadeira imersão na cultura tradicional alemã, a pousada Casa Branca Pousada promove uma experiência de hospedagem em chalés no estilo enxaimel.

O que fazer em Pomerode: Roteiro Completo de 1 dia

Dê uma olhada nas opções de roteiros para passar um dia na cidade fornecidas pela Associação Visite Pomerode!

Roteiro em Pomerode: Opção 1

  • 9h30: Foto no portal turístico e compra de souvenirs;
  • 10h – 11h: Oxford (visita ao processo de fabricação de cristal e loja, necessário agendamento);
  • 11h – 11h30: Berbliebe (opções de geléias e artesanato);
  • 11h40 – 13h: Visita ao Centro (opções de compra);
  • Armazém Schornstein;
  • Empório Raiar (Degustação de cerveja e artigos regionais);
  • Special Presentes, Agridoce (Artesanato);
  • Nugali Chocolates;
  • 13h: Almoço (restaurante a escolher conforme passaporte ou site www.pomerode.com.br);
  • 14h30: Zoo da cidade.

Roteiro em Pomerode: Opção 2

  • 9h30: Foto no portal turístico e compra de souvenirs;
  • 10h – 11h: Behling (museu do marceneiro, utensílios de madeira);
  • 11h – 11h30: Casa e Cia (Produtos do Vale Europeu);
  • 11h40 – 13h: Visita ao Centro (Opções de compra);
  • Armazém Schornstein;
  • Empório Raiar (Degustação de cerveja e artigos regionais);
  • Special Presentes, Agridoce (Artesanato);
  • Nugali Chocolates;
  • 13h: Almoço (restaurante a escolher conforme passaporte ou site www.pomerode.com.br);
  • 14h30: Cativa outlet malharia (a caminho de Blumenau);
  • Arte do Lar (a caminho de Blumenau);
  • 15h30: Zoológico da cidade.

Roteiro em Pomerode: Opção 3

  • 9h30: Foto no portal turístico e compra de souvenirs;
  • 10h – 11h: Museu e loja Porcelana Schmidt;
  • Malhas 13 (ao lado da Porcelana);
  • 11h15 – 13h: Visita ao Centro (Opções de compra);
  • Armazém Schornstein;
  • Empório Raiar (Degustação de cerveja e artigos regionais);
  • Special Presentes, Agridoce (Artesanato);
  • Nugali Chocolates;
  • 13h: Almoço (restaurante a escolher conforme passaporte ou site www.pomerode.com.br);
  • 14h30: Cativa outlet malharia (a caminho de Blumenau);
  • Arte do Lar (a caminho de Blumenau);
  • 15h30: Zoológico da cidade.

Sugestão: Café colonial Torten no período da tarde.

Roteiro em Pomerode: Opção 4

  • 9h30: Foto no portal turístico e compra de souvenirs;
  • 10h – 11h: Oxford (visita ao processo de fabricação de cristal e loja, necessário agendamento);
  • 11h05 – 11:40: Behling (museu do marceneiro, utensílios de madeira);
  • 11h40 – 12h30: Museu e loja Porcelana Schmidt e Malhas 13;
  • 12h30 – 14h: Almoço (Restaurante a escolher conforme passaporte ou site www.pomerode.com.br);
  • 14h15 – Visita ao Centro (opções de compra);
  • Armazém Schornstein;
  • Empório Raiar (Degustação de cerveja e artigos regionais);
  • Special Presentes, Agridoce (Artesanato);
  • Nugali Chocolates;

Sugestão: Café colonial Torten no período da tarde.

Roteiro em Pomerode: Opção 5

  • 9h30: Foto no portal turístico e compra de souvenirs;
  • 10h10 – 10h20: Berbliebe (opções de geléias e artesanato);
  • 10h30 – 13h00: Visita ao Centro (opções de compra);
  • Armazém Schornstein;
  • Empório Raiar (Degustação de cerveja e artigos regionais);
  • Special Presentes, Agridoce (Artesanato);
  • Nugali Chocolates;
  • 13h – 14h30: Almoço (restaurante a escolher conforme passaporte ou site www.pomerode.com.br);
  • 14h30 – 16h30: Zoológico da cidade;
  • 16h30: Arte do Lar (a caminho de Blumenau);

Sugestão: Café colonial Torten no período da tarde.

Roteiro em Pomerode: Opção 6

  • 9h30: Foto no portal turístico e compra de souvenirs;
  • 10h – 11h: Oxford (visita ao processo de fabricação de cristal e loja, necessário agendamento);
  • 11h15 – 11h45 – Velas Guenter;
  • Casa do imigrante (museu história dos imigrantes, ao lado Velas Guenter);
  • 12h – 13h30 – Armazém Schornstein;
  • Empório Raiar (Degustação de cerveja e artigos regionais);
  • Nugali Chocolates;
  • 13h30 – 15h: Almoço (restaurante a escolher conforme passaporte ou site www.pomerode.com.br);
  • 15h: Zoológico da cidade;

Sugestão: Café colonial Torten no período da tarde.

Curta Também => Blumenau: Pontos Turísticos, Roteiro e Dicas

Ainda em dúvida sobre roteiro ou pontos turísticos de Pomerode? Deixe sua pergunta nos comentários!

Monte Sua Viagem Aqui

  • Aluguel de carro » Descontos incríveis de até 60%, sem IOF nas reservas internacionais, parcelamento em até 12 vezes e cancelamento gratuito.
  • Reserva de Hotel ou Pousada » O Booking.com é o site líder mundial em reservas on-line de acomodações, onde faço minhas reservas há anos! Reserve com segurança, antecedência e pelo melhor preço!
  • Casa de Temporada (Tipo Airbnb) » Sabia que no Booking.com é possível alugar também casas e apartamentos? Muito mais simples, com filtros e sem burocracia!
  • Seguro Viagem » Tenha na mala o melhor amigo da sua saúde. Não deixe de viajar sem seu seguro viagem. Pegue seu cupom exclusivo e faça o seu agora mesmo!
  • Chip internacional » Já saia do Brasil com um chip internacional pré-pago no seu telefone e chegue ao seu destino conectado. Facilidade para pegar UBER, consultar sobre transporte público e pesquisas no Google. Válido para diversos países da Europa, Ásia, Oceania e Américas.
  • Passeios ou Ingressos » Fuja das filas comprando seu ingresso antecipadamente. Deixe sua experiência de viagem ainda mais fantástico com milhares de passeios.

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui

Casal ILoveTrip

Fundadores do blog, Carla e Erval viajam juntos juntos há mais de 15 anos. Com o passaporte carimbado em 45 países, adoramos falar e dar dicas sobre nossas andanças pelo mundo. Saiba mais

Posts Recentes

Os mais populares