Pomerode: Pontos Turísticos, Roteiro e Dicas

Historia_Pontos_Turisticos_Pomerode

Pomerode é um local encantador do Vale Europeu. Não é por acaso que a região é conhecida como a cidade mais alemã do Brasil: as crianças de lá aprendem alemão como segunda língua desde pequenas, as casas em estilo enxaimel são muito presentes, as comidas típicas são uma tradição sólida e o número de descendentes alemães é bastante significativo.

Situada a apenas 30 km de Blumenau, possui área total de 214,299 km quadrados e é habitada por cerca de 30 mil pessoas. Com altitude de 58 metros acima do nível do mar, é considerado um destino privilegiado por unir música, cultura, dança e uma gastronomia variada.

Visite festas e feiras, aprecie belas paisagens com natureza em abundância, conheça museus e praças. Viaje no tempo passeando com os carros de mola puxados a cavalo, preste atenção na decoração típica e se renda às delícias da culinária local. Leve para casa artesanato, porcelanas, produtos têxteis e decorativos comprados na região. Em Pomerode, você encontra o que fazer durante as quatros estações do ano.

Ficou com vontade de conhecer esse destino? Confira as dicas de viagem que preparamos para você!

Leia Também => Vale Europeu: As Melhores Dicas da Europa Brasileira

Pomerode: História, Roteiro e Dicas

História de Pomerode

De 1861 em diante, moradores da Pomerânia imigraram buscando pedaços de terra para viver no Brasil. Na região do Vale do Itajaí, instalaram-se na Estrada Pomeranos (Timbó), Itoupava Central (Blumenau), Warnow (Indaial) e no Vale do Rio do Testo (hoje, Pomerode).

A colonização do local teve início em meados de 1863, quando Ferdinand Kackradt liderou os primeiros imigrantes numa expedição rumo à subida de um afluente do rio Itajaí-Açu desde o bairro Badenfurt, em Blumenau. As primeiras construções eram de pau a pique e, em 1870, foi instalada no Testo Central a primeira escola alemã da região, a atual Escola Básica Municipal Olavo Bilac.

Os imigrantes pioneiros povoaram a extensão do rio do Testo e viviam da agricultura e pecuária criadas em seus minifúndios. A subsistência marcou o modo de vida da cidade até a virada do século XX, quando os pontos comerciais ainda podiam ser notados somente nas áreas centrais da colônia.

A industrialização começou no município com pequenas empresas familiares de frios, laticínios, cerâmicas e móveis até que, mais tarde, a indústria da porcelana converteu-se como uma das mais relevantes para a economia regional. Atualmente, Pomerode é um forte polo têxtil e metal-mecânico

Quando ir e como circular

Logo no começo do ano, a cidade já se agita com 12 dias de muita música, jogos e comidas típicas alemãs. Se você for a Pomerode em janeiro, vai poder aproveitar para conhecer a tradicional Festa Pomerana.

Em fevereiro, confrarias de todo o estado proporcionam um dia repleto do melhor estilo germânico. O Encontro de Stammtisch é um momento regado a chope, comida e diversão.

Mais para frente, a cidade cidade se veste de Páscoa com símbolos tradicionais como a Osterbaum (Árvore da Páscoa), que lembra a morte de Jesus com seus galhos secos, mas também a alegria da ressurreição de Cristo com suas cascas de ovo coloridas.

Para além dos eventos que acontecem em momentos específicos do ano, Pomerode é um destino que pode ser bem aproveitado em qualquer estação. Se você está pensando em ir para lá no inverno, aproveite para se aconchegar nesse recanto alemão do Brasil e prove as mais variadas delícias locais. Se preferir o verão, aproveite a viagem para visitar o encantador litoral catarinense.

Como Pomerode é uma cidade pequena, você vai conseguir conhecer suas principais atrações caminhando. A maioria delas está concentrada ao longo da Rua Hermann Weege. Já sabe: anote esse endereço!

Como chegar a Pomerode

Situada no Médio Vale do Itajaí, centro-norte de Santa Catarina, a cidade está a 171 km de Florianópolis, a capital do estado. Blumenau está distante 30 km pela SC-421 e Jaraguá do Sul, ao Norte, fica a quase 35 km de Pomerode pela SC-416.

De avião

Para quem vai chegar de avião, o Aeroporto de Navegantes é o mais próximo: está a 76 km via BR-470 ou a 93 km via SC-416 e BR-470. Se sua cidade não possui um voo direto para Navegantes, você pode optar por pousar no Aeroporto Internacional de Florianópolis, o Hercílio Luz, que está 179 km distante de Pomerode.

De carro

Quem chega pelo norte catarinense na BR-101, o melhor caminho é pegar a BR-280 no viaduto que acessa Jaraguá do Sul. Que vem pelo sul de Santa Catarina, pode seguir na BR-470 e entrar, sentido Blumenau, no acesso a Navegantes.

Pontos Turísticos e Atrações de Pomerode

Museu Pomerano

Museu_Pomerano_Pomerode_Ponto_Turistico

Documentos históricos, móveis, carroças de época e peças de roupa. Acesse a memória da cidade no museu que permite conhecer a cultura dos colonizadores de Pomerode.

Endereço: Rua Hermann Weege, 111 – Centro, Pomerode – SC, 89107-000

Telefone: (47) 3387-0408

Horários de funcionamento: de terça à sexta, das 10h às 11h30 e das 13h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

E-mail: [email protected]

Entrada: R$ 6,00

*Para grupos, pessoas de 11 a 14 anos e acima de 60 anos: R$ 3,00.

Museu do Marceneiro

Conheça a história dos Móveis Behling, empresa familiar que atua na região há mais de meio século. O espaço dispõe de uma loja com peças de madeira, das máquinas de marcenaria de Alex Behling, além de ter um rio ao fundo e uma roda d’água no andar inferior.

Endereço: Rua Alfredo Hoge, 525 – Centro

Telefone: (47) 3387.2073

Horários de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Aos sábados, das 9h às 13h. Fechado aos domingos.

E-mail: [email protected]

Museu Casa do Imigrante

A casa em estilo enxaimel abriga um acervo de móveis antigos e uma decoração típica deixados pelo imigrante Carl Weege. O local ainda exibe uma roda d’água, um açude, o prédio da atafona (moinho de fubá de milho) e a charmosa Praça Lauro Guenther.

Horários de funcionamento: de terça a domingo e feriados, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Endereço: Rua Leopoldo Blaese, 11 – Pomerode Fundos.

Telefone: (47) 3387.2613

Portal Turístico Sul

Construído em estilo enxaimel para dar boas-vindas aos turistas que viajam para a cidade, é nele em que se encontram o Centro de Informações Turísticas e a Secretaria de Turismo da região.

Horários de funcionamento: aberto diariamente das 8h às 18h

Endereço: Rua XV de Novembro, 818 – Centro – Praça Jorge Lacerda

Contato: (47) 3387-2627

E-mail: [email protected]

Rota do Enxaimel

Rota_Enxaimel_Pomerode_Vale_Europeu

Os 16 km de construções no tradicional estilo enxaimel são o maior acervo de edificações como essas fora da Alemanha. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a rota não encanta apenas por suas casas charmosas, mas também pela bela paisagem e atmosfera bucólica que possui. Aproveite o trajeto para conhecer o cemitério mais antigo do município, o Cemitério dos Imigrantes, situado em frente à Igreja Luterana de Testo Alto.

Teatro Municipal

Fica no Centro da cidade, ao lado do Museu Pomerano e do Centro Cultural e suas lojas de artesanato. É nesse local em que é montada a Osterbaum durante a Páscoa.

Endereço: Rua Hermann Weege, 111

Informações e agendamento de visitas: (47) 3387-6801

Pórtico do Imigrante

Réplica do Portal de Stettin, localidade que foi a capital da Pomerânia, o monumento foi erguido em homenagens aos fundadores da cidade de Pomerode.

Endereço: Rua Presidente Costa e Silva, 980.

Zoo Pomerode

Inaugurado em 1932, é o primeiro zoológico do estado catarinense e o terceiro do país. A variedade de fauna é notável: são mais de 1300 animais de mais de 220 espécies divergentes. Nos dias de hoje, o Zoo ainda mantém preservadas 20 espécies ameaçadas de extinção e promove programas de educação ambiental.

Horário de funcionamento: das 8h às 18h diariamente

Horário de verão: 8h às 19h diariamente

Endereço: Rua Hermann Weege, 180 – Centro, Pomerode – SC, 89107-000

Praça Torgelow

Construída para festejar os 180 anos de imigração dos alemães no estado de Santa Catarina, a praça exibe esculturas de bronze produzidas por José Batista, da cidade catarinense de Lages. Os objetos, símbolos da imigração alemã, estão dispostos ao lado do zoológico da cidade e em frente ao Centro Cultural.

Endereço: Rua Hermann Weege, Centro.

Vila Encantada

Busca lazer e diversão com a família em Pomerode? Então inclua o Parque Vila Encantada no seu roteiro! Localizada ao lado do Zoológico da cidade, a atração traz materiais interativos, um museu com fósseis reais, uma área para bebês, brinquedos aquáticos e cheios de aventura. Não deixe de reparar nas árvores nativas encontradas no local! Aproxime-se delas e leia as curiosidades dispostas em plaquinhas explicativas. Se você ficar com fome durante o passeio, pode fazer um lanche na Vila do Café e, por fim, comprar souvenirs na lojinha de presentes.

Horários de funcionamento: De quarta à sexta, das 8h às 18h (bilheteria encerra às 17h). Aos sábados e domingos, das 9h às 19h (bilheteria encerra às 18h).

Telefone: (47) 3333-1427 / 3333-8882

Confira outras opções de atrações turísticas no site da Prefeitura de Pomerode.

Para qualquer dúvida, contate a Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes – Portal Sul:

Rua 15 de Novembro, 818 – centro

www.pomerode.sc.gov.br / [email protected]

47-3387-3419

Onde Comer em Pomerode

Além da esperada variedades de cardápios que oferecem culinária típica alemã, há em Pomerode diversas opções de pizzarias e confeitarias para se alimentar. Na Rua XV de Novembro, 350 fica a deliciosa Confeitaria e Restaurante Torten Paradies, que serve um buffet por quilo durante almoço e funciona como café colonial à tarde. A dica é provar a cuca alemã. É de dar água na boca!

Na mesma XV de Novembro, deixe o seu olfato te guiar até a Nugali, maravilhosa chocolateria que fabrica seus próprios doces desde o início da produção. Mas antes da sobremesa, vem o almoço: para desfrutar de pratos tipicamente alemães, dirija-se ao WunderWald ou ao Siedlertal, excelentes restaurantes da região.

Hotéis e Pousadas

Se você quiser pernoitar na cidade e viver uma verdadeira imersão na cultura tradicional alemã, a pousada Rural Mundo Antigo promove uma experiência de hospedagem em chalés no estilo enxaimel. Confira essa e outras opções de hotéis e pousadas para ficar em Pomerode aqui.

Roteiro Completo de 1 dia em Pomerode

Dê uma olhada nas opções de roteiros para passar um dia na cidade fornecidas pela Associação Visite Pomerode!

Opção 1

  • 9h30: Foto no portal turístico e compra de souvenirs;
  • 10h – 11h: Oxford (visita ao processo de fabricação de cristal e loja, necessário agendamento);
  • 11h – 11h30: Berbliebe (opções de geléias e artesanato);
  • 11h40 – 13h: Visita ao Centro (opções de compra);
  • Armazém Schornstein;
  • Empório Raiar (Degustação de cerveja e artigos regionais);
  • Special Presentes, Agridoce (Artesanato);
  • Nugali Chocolates;
  • 13h: Almoço (restaurante a escolher conforme passaporte ou site www.pomerode.com.br);
  • 14h30: Zoo da cidade.

Opção 2

  • 9h30: Foto no portal turístico e compra de souvenirs;
  • 10h – 11h: Behling (museu do marceneiro, utensílios de madeira);
  • 11h – 11h30: Casa e Cia (Produtos do Vale Europeu);
  • 11h40 – 13h: Visita ao Centro (Opções de compra);
  • Armazém Schornstein;
  • Empório Raiar (Degustação de cerveja e artigos regionais);
  • Special Presentes, Agridoce (Artesanato);
  • Nugali Chocolates;
  • 13h: Almoço (restaurante a escolher conforme passaporte ou site www.pomerode.com.br);
  • 14h30: Cativa outlet malharia (a caminho de Blumenau);
  • Arte do Lar (a caminho de Blumenau);
  • 15h30: Zoológico da cidade.

Opção 3

  • 9h30: Foto no portal turístico e compra de souvenirs;
  • 10h – 11h: Museu e loja Porcelana Schmidt;
  • Malhas 13 (ao lado da Porcelana);
  • 11h15 – 13h: Visita ao Centro (Opções de compra);
  • Armazém Schornstein;
  • Empório Raiar (Degustação de cerveja e artigos regionais);
  • Special Presentes, Agridoce (Artesanato);
  • Nugali Chocolates;
  • 13h: Almoço (restaurante a escolher conforme passaporte ou site www.pomerode.com.br);
  • 14h30: Cativa outlet malharia (a caminho de Blumenau);
  • Arte do Lar (a caminho de Blumenau);
  • 15h30: Zoológico da cidade.

Sugestão: Café colonial Torten no período da tarde.

Opção 4

  • 9h30: Foto no portal turístico e compra de souvenirs;
  • 10h – 11h: Oxford (visita ao processo de fabricação de cristal e loja, necessário agendamento);
  • 11h05 – 11:40: Behling (museu do marceneiro, utensílios de madeira);
  • 11h40 – 12h30: Museu e loja Porcelana Schmidt e Malhas 13;
  • 12h30 – 14h: Almoço (Restaurante a escolher conforme passaporte ou site www.pomerode.com.br);
  • 14h15 – Visita ao Centro (opções de compra);
  • Armazém Schornstein;
  • Empório Raiar (Degustação de cerveja e artigos regionais);
  • Special Presentes, Agridoce (Artesanato);
  • Nugali Chocolates;

Sugestão: Café colonial Torten no período da tarde.

Opção 5

  • 9h30: Foto no portal turístico e compra de souvenirs;
  • 10h10 – 10h20: Berbliebe (opções de geléias e artesanato);
  • 10h30 – 13h00: Visita ao Centro (opções de compra);
  • Armazém Schornstein;
  • Empório Raiar (Degustação de cerveja e artigos regionais);
  • Special Presentes, Agridoce (Artesanato);
  • Nugali Chocolates;
  • 13h – 14h30: Almoço (restaurante a escolher conforme passaporte ou site www.pomerode.com.br);
  • 14h30 – 16h30: Zoológico da cidade;
  • 16h30: Arte do Lar (a caminho de Blumenau);

Sugestão: Café colonial Torten no período da tarde.

Opção 6

  • 9h30: Foto no portal turístico e compra de souvenirs;
  • 10h – 11h: Oxford (visita ao processo de fabricação de cristal e loja, necessário agendamento);
  • 11h15 – 11h45 – Velas Guenter;
  • Casa do imigrante (museu história dos imigrantes, ao lado Velas Guenter);
  • 12h – 13h30 – Armazém Schornstein;
  • Empório Raiar (Degustação de cerveja e artigos regionais);
  • Nugali Chocolates;
  • 13h30 – 15h: Almoço (restaurante a escolher conforme passaporte ou site www.pomerode.com.br);
  • 15h: Zoológico da cidade;

Sugestão: Café colonial Torten no período da tarde.

Curta Também => Blumenau: Pontos Turísticos, Roteiro e Dicas

1 COMENTÁRIO

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui