O Parque da Cidade de Brasília é um dos maiores parques urbanos do mundo e o maior da América Latina. Ele é um dos principais passeios em Brasília tanto para os moradores como para quem visita a cidade.
Eu sou suspeita para falar porque adoro o parque! Aos finais de semana geralmente vou lá para fazer algum esporte ou curtir algum evento. O Parque da Cidade de Brasília é super tranquilo, muito familiar, ótimo para atividades físicas, sempre tem algum evento acontecendo por lá e além disso, o lago e as árvores dão um frescor revigorante para quem quer fugir do calor de Brasília.
Como frequentamos bastante e gostamos muito do Parque da Cidade, vamos aproveitar para falar e dar nossas dicas sobre ele na blogagem coletiva #euamoesseparque que o ILoveTrip está participando junto com outros 10 blogs de viagem. No final do texto você pode ver a relação de posts e blogs participantes.
Leia Também =>> 19 Dicas de passeios diferentes para fazer em Brasília
Veja abaixo três motivos que fizeram o Parque da Cidade de Brasília ser tão famoso:
Fundado em 1978, o Parque da Cidade de Brasília recebe o nome oficial de Parque Dona Sarah Kubitschek. Um dos motivos da fama do parque é o seu tamanho.
Com mais de 420 hectares ele é o maior parque urbano do Brasil e também o maior parque urbano da América Latina.
Para se ter uma ideia do tamanho do parque, ele é maior do que o Central Park de Nova York que tem apenas 320 hectares.
O Parque da Cidade de Brasília ocupa um grande espaço verde, iniciando no Eixo Monumental próximo ao Setor de Hotéis em Brasília e segue linear entre o Sudoeste e Asa Sul da cidade.
A fama do parque também está ligada a banda de rock Legião Urbana que era da cidade e sempre fazia referências sobre Brasília e o Planalto Central nas letras das músicas.
E quem conhece o Legião Urbana deve se lembrar da música “Eduardo e Mônica”.
O Parque da Cidade de Brasília ficou famoso porque foi o cenário do encontro amoroso da história do Eduardo e da Mônica. Olha esse trecho da música: “…Se encontraram então no Parque da Cidade, a Mônica de moto e o Eduardo de camelo…”.
No trecho da música o Parque da Cidade é esse mesmo que estamos falando neste post e o tal “camelo” é como os brasilienses chamam a bicicleta. E no Parque da Cidade tem camelo pra caramba!
A banda e a música ficaram tão famosas que existe um lugar chamado Praça Eduardo e Mônica, perto do estacionamento 10, com uma escultura da cifra da música.
Veja também: 101 Programas IMPERDÍVEIS para curtir em Brasília
O projeto do Parque da Cidade de Brasília foi elaborado por grandes nomes. O urbanismo é de Lúcio Costa, a arquitetura é de Oscar Niemeyer. O paisagismo conta com a assinatura de Burle Marx e os azulejos encontrados na parte externo de banheiros públicos são de Athos Bulcão.
Apesar disso, atualmente o projeto não pode ser visto por completo porque muitas áreas estão desativadas ou sem manutenção.
Mesmo assim é um ótimo passeio o que faz a gente ter certeza que seria ainda mais fantástico se estivesse 100% concluído.
Muitos praticantes de esportes e de atividades físicas, famílias com crianças, pessoas passeando sozinhas, casais, grupos de amigos, pessoas com cachorros, viajantes, enfim, o Parque da Cidade é um verdadeiro point de Brasília.
Um espaço super arborizado com lago artificial, churrasqueiras, parques infantis, parque de diversões, pista de kart, centro de exposição, quiosques, ciclovia, pista de cooper, quadras poliesportivas e muitos espaços sociais e para a prática de esporte. A lista é grande! Tá vendo como tem bastante coisa para fazer por lá?
O Parque da cidade de Brasília tem muitas atrações e por isso já falamos dele no post O que fazer em Brasília em um Fim de Semana e também no post 101 Programas IMPERDÍVEIS para curtir Brasília.
Abaixo você encontra o Mapa ILoveTrip Parque da Cidade de Brasília com as principais atrações que vou falar a seguir:
O Parque de Diversões Nicolândia é super tradicional em Brasília e fica próximo ao estacionamento 12 e Parque Ana Lídia. Você pode comprar tíquetes avulsos ou combos para andar nas atrações.
São vários brinquedos para crianças, adolescentes e até adultos (porque não?) com destaque para a roda gigante que é nossa dica número 44 do post 101 Programas IMPERDÍVEIS para curtir em Brasília.
O parque Nicolândia funciona de terça à sexta, das 14h às 21h e sábados e domingos das 11h às 20h.
O Carrera Kart é uma outra atração do Parque da Cidade de Brasília. O complexo fica no estacionamento 11 do parque e conta com infraestrutura própria com pista de corrida de kart e lanchonete.
Próximo ao estacionamento 4, o Centro Hípico do Parque da Cidade tem uma estrutura de 18 mil metros e oferece aulas de equitação para adultos e crianças. O espaço conta com duas pistas de salto, 55 cocheiras para cavalos, duas arquibancadas, sendo uma com capacidade para 3.000 pessoas, lanchonete e restaurante. Mais informações no site do Centro Hípico Parque da Cidade.
Veja também: Guia Brasília: história e principais Pontos Turísticos
Os pontos de quiosques com lanchonetes são básicos e estão concentrados no estacionamento 10 próximo ao lago e principalmente no estacionamento 12, próximo à Nicolândia. A pedida aqui é tomar uma água de coco gelada para se refrescar.
O restaurante mais famoso do Parque da Cidade de Brasília é o Gibão, próximo ao estacionamento 4. Ele é especializado em comida nordestina e muito procurado por família.
Outro restaurante dentro do parque é a Alpinus Choperia e Galeteria, próximo ao estacionamento 5.
A maioria das pessoas frequenta o Parque da Cidade de Brasília para fazer atividades físicas, principalmente para andar e correr na pista de cooper e também para andar de bicicleta e patins na ciclovia (inaugurada em 2016).
Nos finais de semana o Parque da Cidade fica cheio de eventos esportivos promovidos por academias e grupos de Brasília. E a estrutura do parque é bem completa para isso. Ao todo são:
Geralmente existe um ponto de aluguel de patins, skate e bicicletas entre os estacionamentos 10 e 11. Um exemplo é a empresa Fun Patins Brasília.
Uma boa opção é alugar bicicletas pelo Bike Brasília. Existem várias estações compartilhadas na cidade, mas a mais próxima do Parque da Cidade é a estação Brasil 21. É necessário baixar o APP e se cadastrar para usar o serviço.
Aos sábados e domingos pela manhã é comum encontrar também muitos grupos fazendo atividades relacionadas à saúde e bem estar. Alongamento, massoterapia e yoga, são alguns exemplos.
Algumas tendas de massagem também oferecem o serviço e ficam próximas ao estacionamento 13.
Um enorme lago artificial fica em uma das regiões mais agradáveis do parque. E esse espaço é muito procurado por pessoas que estão passeando por lá.
Na altura do estacionamento 10, uma ponte passa por cima do lago, ligando os dois lados do Parque da Cidade. Passando por ela você verá muitos peixes e patos na água.
Na ponte também existem alguns poucos cadeados que os casais fecham e lançam a chave no lago em sinal do seu amor eterno. Essa é uma tradição romântica que existe em inúmeras pontes no mundo inteiro.
Muitas pessoas também procuram o parque para fazer piqueniques. E são muitos espaços para isso, praticamente no parque todo. Festas de aniversário infantis também já se tornaram comuns nos gramados do parque.
Aos finais de semana e feriados, as famílias chegam cedo para ocupara os espaços de piqueniques com churrasqueira, principalmente próximo aos estacionamentos 3 (com gramado e próximo à um parque infantil ) e 4 e 5 (na região do bosque, com muitas árvores e pouco gramado).
Veja também: O que fazer em Brasília em um fim de semana
Muitas famílias com crianças visitam o Parque da Cidade de Brasília. Além de todas as outras atrações, existem um total de 6 parques infantis espalhados pelo complexo.
O principal parque infantil é o Parque Ana Lídia que é um dos points da criançada, com destaque para a escultura de um brinquedo que lembra um foguete colorido. Os pequenos adoram!
A Malu Naves do blog “Com Filhos por aí” tem um post especial com mais detalhes sobre O que fazer no Parque da Cidade com Crianças.
Ao todo são 13 estacionamentos públicos e enormes. Por isso, a grande maioria dos moradores vem para o Parque da Cidade com carro. Os estacionamentos são numerados e estão espalhados ao longo da borda do parque.
Uma boa dica é se localizar pelos estacionamentos porque as atrações do parque da cidade sempre ficam próximas a um estacionamento.
Com um espaço enorme de mais de 50 mil metros quadrados este centro de exposições é considerado o 3° maior pavilhão coberto para feiras e exposições do Brasil.
Muitos eventos e feiras de artesanato são realizados aqui. Acompanhe a programação do Parque da Cidade pela internet. Vou falar sobre a agenda do parque no próximo item.
Com um espaço tão grande, sempre tem alguma coisa acontecendo no Parque da Cidade de Brasília. São shows, festas, encontros, eventos esportivos, feiras, etc.
Os maiores shows no Parque da Cidade geralmente acontecem em um espaço chamado Praça das Fontes ou no Estacionamento 4. Um exemplo são os festivais de Blues e Jazz, onde as pessoas levam cangas para sentar no chão e fazem um piquenique com alguns itens como pães, vinhos e queijos.
Para acompanhar o calendário de eventos você pode consultar a página do facebook Setur DF que semanalmente vem divulgando a agenda do parque. Outra opção é consultar o site Correio Braziliense, o jornal mais conhecido de Brasília.
Banheiros públicos e bebedouros estão distribuídos pelo parque e existe ronda de policiais e seguranças.
Oficialmente o horário de funcionamento do Parque da Cidade de Brasília é das 5h da manhã até às 0h, todos os dias da semana.
Descubra nossa incrível ferramenta de busca, filtros diferenciados e comparação para você selecionar o melhor para sua viagem!
Os hotéis foram selecionados cuidadosamente para o seu conforto e melhor experiência de viagem. Reserve seu hotel através dos links do ILoveTrip para garantir as melhores opções. Ao reservar o hotel utilizando o nosso link você terá direito a um brinde. Basta entrar em contato conosco e informar o código da sua reserva
A I Love Trip oferece serviços de viagens, passeios, hospedagens e aluguel de carro que passaram pela nossa curadoria. Com isso, podemos oferecer a melhor experiência de viagem para toda a família.
© 2023 Todos os direitos reservados
Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nosa Política de Privacidade.