Paracuru, no Ceará: Pontos Turísticos, Roteiro e Dicas

Paracuru, localizada a 100 km de Fortaleza é uma das belezas naturais mais encantadoras do estado do Ceará, sobretudo para quem gosta de praias. Apesar de pouco explorada, a região é adaptada para o turismo e promete ser um destino e tanto para uma viagem para casais ou famílias.

Por ser localizada em uma grande baía, Paracuru tem várias opções de praias para visitação – afinal são 20 km de costa para explorar.Mas é claro que, com tantas possibilidades, nada melhor do que ter um bom roteiro de viagem para garantir que nenhum ponto turístico essencial fique de fora.

Aqui, você confere todos os detalhes que precisa saber antes de ir à Paracuru, incluindo um roteiro completo de viagem para te guiar pelas terras cearenses.

Neste post você vai descobrir:

  • Quais são os pontos turísticos de Paracuru
  • Roteiro completo de viagem
  • O que comer em Paracuru
  • Onde ficar em Paracuru – Hotéis e Pousadas
  • História de Paracuru

Pontos Turísticos de Paracuru

As praias de Paracuru estão na rota das mais belas praias do Brasil, contudo, o status ainda não se fez o suficiente para o desenvolvimento do turismo no local. Sendo assim, não há muitas ofertas de empresas para exploração da região.

Para quem gosta de curtir a natureza com um pouco mais de tranquilidade, essa notícia é boa. Afinal, ao contrário dos destinos praianos concorridos, será possível chegar à praia às 8h da manhã e ter aquela sensação de que a praia foi reservada só para você.

Todas as praias de Paracuru são próprias para banho, sendo que algumas ainda contam com lagunas de água doce sem ondas – lugar perfeito para crianças e para quem quer recarregar as energias.

Segue quais são os principais pontos turísticos de Paracuru:

Praia da Barra do Rio Curu

Praia da Barra Paracuru, Ceará

A praia da Barra do Rio Curu fica localizada na parte do Ceará na qual o Rio Curu desemboca no mar, o que garante águas mais quentes para o banho e de tonalidades encantadoras. Além disso, a beleza da paisagem natural ainda é completada por dunas e bancos de areia.

As águas são próprias para o banho e quase não possuem ondas em nenhuma parte do dia, é ou não é o cenário perfeito para uma viagem com foco na tranquilidade?

Praia de Munguba

praia da manguba 1 Paracuru, no Ceará: Pontos Turísticos, Roteiro e Dicas

A praia de Munguba é uma das mais frequentadas de Paracuru e geralmente lota nas épocas de temporada. Contudo, a procura pela região não é á toa, afinal, os coqueiros, areia branca e águas límpidas formam um cenário paradisíaco.

O local conta com mar agitado e altas ondas, o que faz da praia uma das melhores para a pratica de windsurtf, surf, entre outras aventuras marítimas.

Aliás, devido à agressividade das águas Manguba abriga cada vez mais espaços para aventuras, sobretudo os esportes náuticos.

Praia da Boca do Poço

Praia do Poço, Paracuru - Ceará

A praia da Boca do Poço é chamada assim por parecer um grande buraco d’água em meio a areia branca. Além do mais, a região promete boa infraestrutura turística, contando com várias opções de bares, lanchonetes e lojas nos arredores.

A Boca do Poço é muito frequentada por jovens durante a alta temporada, o que ajuda a compor o cenário com um tom a mais de jovialidade. Por certo que, ao caminhar pela beirada do mar será possível admirar além da beleza natural, surfistas manobrando tanto nas ondas do mar como nas dunas de areia.

[VEJA TAMBÉM: lista das praias nordestinas que você precisa conhecer ]

Praia da Bica

Praia da Bica, Paracuru - Ceará

Quem gosta de um recanto mais reservado vai gostar da Praia da Bica. Afinal de contas, esse pedacinho do Ceará conservou a cultural local: nas praias jazem casas de pescadores, amendoeiras, coqueiros e animais nativos. Enquanto isso, os outros pontos turísticos aqui citados possuem um perfil mais turístico.  

A praia é o oposto de quem está acostumado com a Fortaleza, que abriga um cenário consideravelmente mais urbano. Já no caso da Praia da Bica o carácter interiorano predomina e proporciona uma sensação aconchegante e ares tranquilos.

As atividades para quem a visita incluem muita caminhada, trilhas e kitesurtf. Semelhantemente, a infraestrutura ainda conta com uma gastronomia típica focado nos pescadores, os quais trazem peixes frescos à toda hora.

Praia das Almas

Praia das Almas, Paracuru - Ceará
Praias de Paracuru – Ceará

A praia de águas claras e uma gigante faixa de areia é de fato ideal para lavar a alma. Além disso, o destino conta com pouca infraestrutura, por isso, é recomendado levar algumas coisas – como comidas e bebidas para passar o dia na praia.

Praia do Havaizinho

Praia do Havaizinho, Paracuru - Ceará

O pedacinho de Havaí no Brasil é conta com belíssimas falésias, areia dourada e uma extensa área de mata nativa preservada.

Assim como no verdadeiro Havaí, a praia conta com ondas ótimas para o surf, mas a prática ainda não chegou a despertar o interesse de tal público – visto que parece deserta a maior parte do tempo.

Nesse local também é requisitado trazer alguns confortos de casa, pois a região conta com pouca infraestrutura – visto que restaurantes, lanchonetes e comércio só podem ser encontrados a vários metros da praia.

Fazendas de Camarão e Búfalos

Fazenda de Búfalos - Paracuru

Existem cerca de 20 fazendas de Paracuru que criar e comercializam camarões e búfalos. Inclusive, muitas delas são abertas para a visitação e ainda garantem uma programação gastronômica interessante.

Trilha do Mangue

Mangue cearense, Paracuru

Para os fãs de caminhadas vale a pena fazer a trilha do Mangue. Mas lembre-se de levar calçados fechados para não ser surpreendido por um caranguejo. Além disso, a trilha não é muito longa e promete excelentes fotos.

Igreja Nossa Senhora dos Remédios

Igreja Nossa Senhora dos Remédios, Paracuru - Ceará

Na praça central localiza-se a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, onde ficam os restos mortais do Padre João da Rocha – figura importante no cenário politico e religioso da vila de Paracuru. Afinal, a construção fora liderada pelo padre e inaugurada em 1964.

Roteiro de Viagem para Paracuru

É de grande valia ter um carro para se locomover em Paracuru. Os pontos turísticos são longe e a caminhada sob o sol e calor típicos do Ceará pode fazer qualquer se render ao cansaço.

Considerando uma programação agitada, segue um roteiro de viagem para quem quer conhecer Paracuru em pouco tempo. Inclusive, quem dispor de mais tempo e deseja conhecer a cidade mais à fundo são necessários cerca de 5 dias a semana para a visitação dos principais pontos turísticos de Paracuru.

As melhores épocas do ano para a visitação são a de dezembro e janeiro para quem quer estar cerceado de melhor infraestrutura – afinal, lá o comercio dobra em tempos de temporada. Já para quem valoriza o sossego deve preferir setembro a novembro.

Os aventureiros costumam preferir os meses de julho até fevereiro, quando os ventos chegam a 20 Knos – o que torna as praias perfeitas para a prática do surfe e windsurfe. Antes de agendar a data, confira se não há campeonatos acontecendo, eles ocorrem principalmente entre junho a agosto.

Pela manhã

Kitesurf Paracuru

Quem gosta de tranquilidade deve optar pelas praias mais calmas, como a Praia das Almas ou Havaizinho – quem sabe um passeio de barco?. Já quem gosta de aproveitar as manhãs com adrenalina pode partir para as mais agitadas, como a Munguba. Por lá, se o vento estiver bom aventure-se com o windsurfe.

Ainda pela manhã há tempo para desbravar o caminho do mangue e curtir as lagoas doces de Paracuru.

Onde Almoçar

Nas praias mais agitadas há várias opções beira-mar, muitos quais contam com peixes pescados na hora. Contudo, quem quer ainda mais sossego pode fazer uma visitação às comunidades da região que usam seus recursos naturais para a pesca e agricultura de subsistência.

Na região, várias casas oferecem pratos de comida caseira e um atendimento muito pessoal, tal como uma verdadeira cidade de interior se comportaria.

Pela tarde

Mergulho Paracuru

Á tarde reserve um tempo para os passeios de barco – em alguns é possível praticar submarinismo ou mergulhos. Também deixe um espaço na agenda para aproveitar as lagoas doces com águas mornas,

Onde comer à tarde em Paracuru

No fim da tarde escolha o melhor lugar para aproveitar o por pôr do sol – nas praias o cenário natural é o presente. Já quem preferir a cidade será surpreendido com a iluminação na Praça dos Ventos. Se estiver por lá, já aproveite para conhecer  Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios.

A partir das 18h a cidade se enche de exposições, eventos culturais e feirinhas de comida e arte. Mais próximos à praia há barracas à beira-mar e comercio de artesanatos.

Pela noite

por do sol em Paracuru, Ceará

Passeios pelas faixas de areia é uma das práticas mais comuns aos turistas da região. O comércio noturno da cidade é pequeno, mas encanta pela originalidade. Enquanto isso, quem quer aproveitar da natureza pode se dirigir à praia e às lagunas para ver as estrelas e tomar um drink gelado. Dependendo da época do ano, esse tipo de atração fica indisponível por conta do vento forte.

Onde Jantar

Aproveite a noite para experimentar os pratos noturnos oferecidos nas barraquinhas, seja no centro ou na praia. Há vários restaurantes que exibem suas faixadas nas ruas de maior movimento – onde você deverá ir se quiser mais possibilidades de opção.

Madrugada em Paracuru

Como uma legítima cidade pequena, Paracuru não conta com muita festividade noturna. De madrugada a região fica adormecida e mal iluminada, proporcionando a tranquilidade praiana.

Onde comer em Paracuru, Ceará

Quem não tiver um pacote de hotel com café de manhã incluído pode se animar a conhecer o Café Maré Bistrô, um restaurante de culinária local. Para combinar com o cardápio jaz dentro de um prédio histórico que mantém a fachada preservada.

Próximo à cidade há várias opções de padarias e lanchonetes para todos os gostos.

Tanto no almoço como na hora do jantar não faltam opções de peixes do rio e do mar. Vale a pena experimentar a moqueca cearense ou os peixes da costa – pratos típicos da região.

o que comer em Paracuru

Enquanto nos lanches não pode faltar tapioca, sarrabulho, sarapatel ou bolo molhe. Essas delícias são as que melhor descrevem o Ceará e contam com receitas passadas de geração em geração, o que garante um tempero especial.

Onde ficar                                                   

São várias as opções de pousadas de hotéis em Paracuru. Assim como qualquer outra cidade turística, conta com opções para todos os gostos e diversas localizações.

Escolha a praia que tem mais interesse e certifique-se de escolher um local que fique próximo do seu destino mais desejado, pois assim poderá aproveitar mais lugares.

Já se o seu roteiro está com uma programação muito agitada pode ser uma boa ideia ficar mais próximo à cidade, pois de lá é possível partir para diversos destinos sem grandes dificuldades.

Paracuru também conta com alguma gama de resorts, garantindo uma programação cheia de maravilhas que vão além da paisagem natural.

História de Paracuru

Paracuru se consolidou como uma vila de pescadores, traços que são visíveis no cenário da cidade até hoje. Foi também dos primeiros moradores que se formalizou o seu nome, que provém do indígena e quer dizer “lagarto do mar” ou “mar de rio”.

A região se urbanizou somente a partir da década de 1980, mas o seu crescimento rápido estruturou grandes empresas de agricultura, de pesca e turismo na região.

História Paracuru

Ainda na mesma época, Paracuru tornou-se mais frequentada depois da exibição de suas praias paradisíacas em novelas e propagandas. Assim, não demorou para que a infraestrutura local se desenvolvesse.

Hoje, a cidade abriga muito conforto aos turistas: conta com agências bancárias, hospital, agência de Correios, rodoviária e uma boa gama de hotéis, restaurantes e pousadas.

Apesar do desenvolvimento, Paracuru ainda está longe de ser uma praia urbanizada e, por isso, é destino recomendado até para quem já mora nas cidades praianas do Ceará.

Afinal, entre as demais costas do país ela é a única que dispõem de uma linha com mais de 11 praias geograficamente separadas e todas diferentes uma da outra. É um circuito perfeito aos praieiros.

O seu título “Paracuru Paradise” permanece até hoje e, enquanto durar seus tesouros naturais ela continuará a garantir seu ponto na rota das maravilhas cearenses (que são muitas).

SEM COMENTÁRIOS

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui