Onde esquiar no Chile: Descubra estações de esqui, temporada de neve e muito mais

Onde_Esquiar_Chile

Viajar para diversos países e praticar esportes, quando combinados, sempre podem dar muito certo. Se você é um amante dessa combinação, com certeza já praticou diversas atividades radicais na neve, principalmente em cima de um esqui.

Porém, um detalhe que podemos deixar passar batido é o fato de a América Latina possuir uma temporada de neve única e incrível, excelente para esquiar. Entre os principais países latinos, temos que dar destaque para o Chile.

O país tem diversas opções de estações de esqui espalhadas pela sua área. Além disso, é lindo quando tem neve no Chile. Podemos ter uma visão do alto do teleférico de lugares como o Valle Nevado, um dos principais resorts para a prática de esportes na neve e que será mais bem abordado durante o post, ou do Valle de Santiago totalmente coberto pela nevasca. Fotos e momentos marcantes que ficaram marcados para todo o sempre na nossa memória.

Sendo assim, hoje, nesse post, iremos abordar detalhes para você, meu caro amante de viagens para lugares que neva, de onde esquiar no Chile.

Quais as melhores datas para fazer a viagem, aproveitando desde a chegada ao resort, passando pela subida no teleférico e finalizando com a radical descida, as principais estações de esqui e quanto custa esquiar no Chile.

Leia Também => 15 Dicas (essenciais) para Viajar para o Chile pela Primeira Vez

Chile: índice completo de posts

Quando neva no Chile?

Antes de começar a planejar a viagem e pesquisar sobre onde esquiar no Chile, é importante a gente saber quando irá dar o início a temporada de neve no país.

A neve no Chile irá variar dependendo do local e região. Como nossa meta são as principais estações de esqui, vamos ficar atento à quando neva na região Central, Sul e da Patagônia, que são onde estão localizadas as melhores opções de resort para a prática do esporte.

Região Central

Essa é a região onde os viajantes mais amam conhecer do país, principalmente por ter a localização da fantástica e adorável capital chilena, Santiago. Essa área também está entre as principais de onde esquiar no Chile.

Os principais complexos e resorts estão localizados por aqui, além da proximidade com a capital tornar uma facilidade gigantesca para fazer uma viagem mais tranquila e proveitosa.

A região central tem o início da sua temporada de neve na metade do mês de Junho, e o término acontecendo entre a primeira e segunda semana do mês de Setembro.

Região Sul

Uma área um pouco menor do Chile, mas que também é uma excelente dica para vocês, viajantes, conhecerem. As simpáticas e pequenas cidades de Concepcion e Chillán dão um charme aconchegante e simpático do interior para a área.

Existem também algumas estações de esqui interessantes, e vazias, localizadas por aqui, que entram entre boas opções para esquiar no Chile.

A neve costuma chegar ao final de Junho e durar até o início de Outubro, sendo a região com maior duração de neve no Chile.

Região da Patagônia

Se você for um viajante apaixonado pela América Latina, com certeza já ouvi falar da região da Patagônia, que está localizado por alguns países latinos, entre eles, o Chile. Sendo uma terceira opção para esquiarmos no país, a área é essencial de se colocar na sua lista de futuras viagens.

A temporada de neve na Patagônia tem início na metade de Junho e vai até o final de Setembro.

Ao geral, podemos ver que viajar entre os meses de junho a setembro é a melhor opção para encontrar neve no Chile.

Fazer a viagem na baixa temporada de neve, que se da inicio no mês de agosto, é a melhor opção para irmos à busca da aventura radical na neve, pois as estações costumam estar vazias.

Porém, se viajar na alta temporada de neve, que é o mês inteiro de julho, seja a única opção, aproveite para levar a família, já que as férias escolares estarão acontecem, e mostrar para seus filhos como esquiar, aproveitando que os resorts possuem pacotes bem em conta para crianças.

Como você já deve estar imaginando, ser um viajante nessa época de neve no Chile pode ter algumas complicações. Por isso é essencial levarmos blusas bem grossas, botas e outros acessórios para se esquentar, pois a temporada que neva no país costuma ser bem severa.

Onde esquiar no Chile e a localização das principais estações de esqui

Onde_Esquiar_Chile

Como citado anteriormente, o melhor lugar onde esquiar no Chile é sua região central. Essa zona, que está localizado Santiago, é lindíssima. As estradas e paisagens entregando uma experiente única.

É comum parar por alguns minutos somente para ficar observando essa incrível experiência que estamos vivenciando. O estado de paz é algo muito presente.

Abaixo vamos dar algumas informações e experiências importantes dos três principais resorts de esportes na neve da região que você, viajante, precisa saber para aproveitar como nunca sua viagem.

Valle Nevado

Onde_Esquiar_Chile_Valle_Nevado

Entre todas as principais localizações, o Valle Nevado, que fica no centro dos Andes, é o principal. O resort, maior complexo para atividades no gelo da América Latina, entrega, para quem decide conhece-lo, uma experiência muito agradável.

Passar pelos restaurantes, comendo uma boa comida, depois subir pelo teleférico, observando toda a grandiosidade do local, e descer com seu esqui, é algo único para ser vivenciado nesse local, considerado por muitos o melhor local de onde esquiar no Chile.

Ele está localizado na região central do país, ficando a cerca de 60 km de distância da capital chilena, Santiago. Essa proximidade com a cidade faz com que o complexo chama muita atenção dos viajantes, podendo se hospedar na capital, aproveitando todas as maravilhas de ela pode entregar, e fazer um rápido bate e volta até o Valle.

Devido a possibilidade da estrada estar cheia de neve, não é recomendado fazer o trajeto até o Valle de carro, apesar de ser uma experiência linda e visualmente fantástica.

Procure lojas ou companhias, que são facilmente encontradas pela capital, que fazem o trajeto por transfer, que também é possível ter uma visão privilegiada do horizonte.

Recomendados a Ski Tour, que é a principal companhia disponível. Essa dica serve para todos os resorts que iremos falar a seguir.

O Valle Nevado é o único complexo para esportes na neve que fica aberto durante o ano inteiro no Chile. Ele possui uma rede de hospedagem bem ampla e de qualidade por sua região, possuindo três celebres hotéis de luxo, além de chalés e hostels. Recomendados o Mirador del Inca, Três Puntas e Puerta del Sol.

Ambos são aconchegantes e ficam em ótima localização. Além disso, bares, cafés, restaurantes, spa, sauna, área de recreação e, até mesmo, espaços finess completam as proximidades do local. Caso de tempo, tenta aproveitar cada um deles, vale muito a pena, além de conseguir ótimas opções por um preço bem em conta.

Seu tamanho é de 9 mil hectares, com 34 incríveis estações de esqui divididas em quatro níveis.

Existem aulas de esqui, e de outros esportes na neve, para viajantes que não conhece ou não sabe fazer a pratica. Fazer as aulas é uma opção bem interessante, pois, além de pegar o jeito certinho de como andar, os profissionais auxiliam e dão ótimas dicas.

Por sua qualidade e fama, além da proximidade com Santiago, o Valle Nevado é o resort, na época que tem neve no Chile, que fica mais lotado, principalmente na alta temporada, feriados e fins de semana.

Então, escolha dias da semana, que não sejam feriados, ou a baixa temporada de neve do país para conhecê-lo, conseguindo, assim, aproveitar melhor o local, sem estar super lotado.

Quanto custa esquiar no Valle Nevado?

Os preços para esquiar no Valle Nevado variam bastante, dependendo do ticket que será adquirido e quais as datas que será feita a viagem.

Durante a alta temporada de neve:

  • Ticket para o dia inteiro, podendo usar o teleférico das 9h às 17h, sai por 39 mil pesos chilenos.
  • Ticket para metade do dia, podendo usar o teleférico das 13h às 17h, sai por 34 mil pesos chilenos.
  • O equipamento completo para praticar esqui com segurança sai por 24 mil e 500 pesos

Durante a baixa temporada de neve:

  • Ticket para o dia inteiro, podendo usar o teleférico das 9h às 17h, sai por 29 mil e 500 pesos chilenos.
  • Ticket para metade do dia, podendo usar o teleférico das 13h às 17h, sai por 26 mil pesos chilenos.
  • O equipamento completo para praticar esqui com segurança sai por 20 mil e 500 pesos

O preço para crianças é menor do que o indicado acima.

O ticket para metade do dia é interessante e vale a pena, porém, adquirir o dia inteiro, no principal resort de onde esquiar no Chile e poder aproveitar cada minuto, vale cada centavo gasto.

El Colorado

Onde_Esquiar_Chile_El_Colorado

O segundo resort mais famoso de práticas na neve, ficando atrás exatamente do Valle Nevado, é o El Colorado.

É mais um que fica na região central do Chile e é muito próximo à Santiago, mais que o próprio Valle Nevado, ficando menos de 40 km de distância. Como falado, a aproximação é uma facilidade extra para nossa viagem.

O resort El Colorado, um dos principais locais para esquiar no Chile, possui nada mais, nada menos que 1 mil e 300 hectares de tamanho. Quando chegamos até ele nos deparamos com 22 incríveis pistas e estações de esqui.

A vontade que bate na hora que as observamos é de sair correndo, pegar o teleférico, para chegar logo no alto, e esquiar.

Estão disponíveis incríveis hotéis de luxo, além de chalés e hostels por preços mais populares para os viajantes. Recomendamos o Chalet Valluga, Lodge Cordillera, Lodge Andes e Colorado Apart Hotel, sendo que são bem aconchegantes, com alguns até não alcançando muita lotação, e com quartos disponíveis por preço mais em conta.

Os diversos extras de entretenimento estão disponíveis no El Colorado, que também são essenciais e devem ser aproveitados, sério a viagem fica muito mais interessante e a experiência se torna única.

Quanto custa esquiar em El Colorado?

O valor gasto para esquiar na região do El Colorado, terá variações, conforme o momento que o passeio acontecer e quais tickets serão adquiridos.

Durante a alta temporada de neve:

  • Ticket para o dia inteiro, podendo usar o teleférico das 9h às 17h, sai por 35 mil pesos chilenos.
  • Ticket para metade do dia, podendo usar o teleférico das 13h às 17h, sai por 31 mil pesos chilenos.
  • O equipamento completo para praticar esqui com segurança sai por 20 mil pesos

Durante a baixa temporada de neve:

  • Ticket para o dia inteiro, podendo usar o teleférico das 9h às 17h, sai por 27 mil pesos chilenos.
  • Ticket para metade do dia, podendo usar o teleférico das 13h às 17h, sai por 24 mil pesos chilenos.
  • O equipamento completo para praticar esqui com segurança sai por 20 mil pesos

O valor para crianças está disponível por um preço menor.

Diferente do Valle Nevado, é possível aproveitar o El Colorado por completo com o ticket da metade do dia. Porém, se quiser ter uma experiência mais completa e aproveitar o horizonte, fazendo longas pausas para observá-los, adquira para o dia inteiro.

La Parva

Onde_Esquiar_Chile_La_Parva

Ao pisar pela primeira vez em La Parva, sendo que já conhece o Valle Nevado e o El Colorado, é comum sofrer um pequeno choque, ou até mesmo desapontamento, mas isso irá desaparecer ao começar a conhecer de fato o resort.

Dentre as três opções de onde esquiar no Chile na região Central, La Parva é o menos lotado e famoso, principalmente pelo fato de ser menor e não possuir tantas opções de alojamento ou entretenimento extra.

A opção de fazer um bate volta é a melhor para conhecê-lo, principalmente para não precisar procurar um alojamento aconchegante pela região, já que são poucos na região e ficar procurando pode ser um pouco irritante, e sua proximidade com Santiago, 50 km de distância.

A melhor sensação que podemos vivenciar em La Parva é visualizar, dentro do teleférico, o Valle de Santiago por completo e coberto de neve.

Essa experiência irá fazer cada um dos viajantes pararem por um minuto e só ficar observando a maestria do local. Esse resort é único que é possível ter essa visão, por isso é tão legal e interessante fazer a viagem por ele.

A área do ressort é quase de 10 mil metros quadrados e possui 30 pistas e estações de esqui, que fazem interligações com as do Valle Nevado.

Quanto custa esquiar em La Parva

Esse complexo, por ser menos lotado, pode ser visitado durante a alta temporada de neve chilena.

O valor gasto durante a alta temporada de neve:

  • Ticket para o dia inteiro, podendo usar o teleférico das 9h às 17h, sai por 46 mil pesos chilenos.
  • Ticket para metade do dia, podendo usar o teleférico das 13h às 17h, sai por 38 mil pesos chilenos.
  • O equipamento completo para praticar esqui com segurança sai por 29 mil pesos

Durante a baixa temporada de neve:

  • Ticket para o dia inteiro, podendo usar o teleférico das 9h às 17h, sai por 33 mil pesos chilenos.
  • Ticket para metade do dia, podendo usar o teleférico das 13h às 17h, sai por 29 mil pesos chilenos.
  • O equipamento completo para praticar esqui com segurança sai por 29 mil pesos

Os preços para crianças são menores.

Com essas informações de onde esquiar no Chile, você já poderá planejar sua viagem com sabedoria, sabendo onde ir e quanto gastar.

Curta Também => O que fazer no Chile: 5 regiões imperdíveis para você conhecer

Se ainda possui alguma dúvida ou tem dica para esquiar no Chile, conta pra gente!

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui