Onde comer em Salvador: guia com as melhores opções

Já fizemos um artigo falando sobre os pontos turísticos e sobre o que fazer em Salvador, com um roteiro bem explicativo. Mas, neste artigo, vamos focar em lhe mostrar onde comer em Salvador. Dessa forma, vamos mostrar um guia com as melhores opções de locais. Além disso, vamos falar sobre várias das típicas da capital baiana e do estado da Bahia.

Neste artigo, você irá encontrar informações sobre:

  • Onde comer moqueca em Salvador;
  • Onde comer feijoada em Salvador;
  • Onde comer bacalhau em Salvador;
  • Onde experimentar outras comidas típicas da Bahia.

Primeiramente, achamos bom destacar uma boa parte da culinária baiana é originária da cozinha africana e foi introduzida no Brasil durante o período de escravidão.

O local onde você encontrará uma quantidade relevante de restaurantes próximos uns dos outros é na região do bairro do Pelourinho. Afinal, esse é um dos cartões postais de Salvador. Dessa forma, o bairro, por estar localizado no Centro Histórico, atrai muitos visitantes com muitos pontos turísticos. E, claro, para atender a toda essa demanda de pessoas que buscam apreciar cada estabelecimento cultural ou artístico da cidade, não poderiam faltar restaurantes e outros estabelecimentos que sirvam comidas.

Mas, antes, se você quiser primeiro conhecer um pouco mais sobre a culinária baiana e as origens, poderá visitar, no próprio Pelourinho o Museu da Gastronomia Baiana. Fica na Praça José de Alencar e funciona de segunda a sábado. Aliás, esse é o primeiro museu da América do Sul a abordar o tema gastronômico. No acervo, você vai conhecer quais são as comidas sagradas do candomblé que influenciaram na identidade do povo baiano por meio da culinária e se misturaram ao já existente no Brasil com os povos indígenas.

Então, chega de muita conversa e confira os locais onde você poderá se deliciar!

Onde comer em Salvador

Onde comer em Salvador: moqueca

O ensopado de pescados ou frutos do mar de origem indígena é uma das comidas típicas de Salvador. São várias opções de cardápios, com restaurantes oferecendo moquecas com peixes, camarões, etc. Esses estabelecimentos estão em vários pontos da cidade.

Havia um ótimo restaurante especializado em moqueca próximo ao Portal da Barra, mas sumiu do mapa e chamava-se Nagô Moquecaria e Restaurante. Não fomos lá, mas quem comeu neste estabelecimento jurou que a moqueca era excelente. Quem souber informações sobre este restaurante, favor deixar nos comentários.

No bairro do Cabula, você encontra o Oxente, Bar e Petiscaria, que fica na Alameda Uberaba, 445. O único dia em que fecha é às segundas-feiras. Um prato de moqueca de camarão, por exemplo, sai por aproximadamente R$ 60 com acompanhamentos. Aos fins de semana há música ao vivo, como você pode ver no Youtube, além de futebol aos domingos. Se você escolher um dia em que houver o clássico Bahia e Vitória é melhor ainda. O local é pequeno, mas é só elogios! Mais vale a recomendação das pessoas do que um anúncio de TV.

Se você quiser experimentar uma boa variedade de moquecas, você tem que conhecer o restaurante Coco Bambu, que fica na Avenida Professor Magalhães Neto, 1273, bairro Pituba. Lá, você poderá experimentar até combinar camarão e peixe na Moqueca Tropical com frutas somadas aos legumes. Ou então poderá comer um com temperos cearenses, acrescentar bacalhau, lagosta e até combinar peixes, camarões, lagosta, lula, polvo e mexilhões. Como dissemos, o problema será o excesso de opções e não a falta delas.

Quer um restaurante especializado em moquecas? Kimukeka fica na Av.Octávio Mangabeira,136, bairro Jardim Armação e serve, além da moqueca, outros pratos a base de frutos do mar.

Onde comer em Salvador: feijoada

Onde comer em Salvador: feijoada

A feijoada é a comida tipicamente brasileira e é uma das mais lembradas na hora de reunir a turma durante os fins de semana, ao lado do churrasco. A comida feita com feijão preto e uma mistura de carnes e vísceras faz sucesso do Oiapoque ao Chuí, e herdamos dos nossos irmãos portugueses que levaram essa culinária a todos os países que colonizaram.

A primeira opção é no Pelourinho. Alaíde do Feijão é um restaurante que fica na Rua 12 de Outubro. É um espaço relativamente pequeno, mas bem aconchegante, onde você vai encontrar o melhor da feijoada baiana.

No Porto da Barra, existe um restaurante que serve feijoada somente aos sábados e chama-se Pereira Restaurante, na Avenida Sete de Setembro, 3959. Oferece uma linda vista para o mar.

Porém, se você quiser um horário diferente para comer feijoada, vá até a Feijoada das Meninas, que começa a ser servida no fim da tarde e só acaba de madrugada aos fins de semana. Fica no Largo da Lapinha.

Tem ainda a Feijoada do Negão, que fica na Estrada das Pedrinhas, 17, Imbuí, mas está mudando de local. Então, fique atento para o próximo endereço. Os clientes relatam que o local tem ambiente para a família, tem estrutura e bom atendimento, apesar de ser um espaço simples.

Onde comer em Salvador: bacalhau

Onde comer em Salvador: bacalhau

Falar em bacalhau nos remete aos nossos irmãos portugueses, e eles são uma referência quando o assunto é esta comida, assim como o restaurante Casa Lisboa, considerado por muitos um dos mais tradicionais da capital baiana. Recomendamos reservar seu espaço à mesa. Fica na Rua Manuel Dias de Morais, 35, Jardim Apipema.

O restaurante Baita Bacalhau fica no Empório Greco, Alameda Dilson Jatahy Fonseca, 1248, Stella Mares, com ótimo atendimento.

No Bacalhau do Firmino, de vez em quando tem um movimento de pessoas famosas, apesar de ser um ambiente pequeno. Fica na R. Silveira Martins, 38, bairro Cabula.

Onde comer em Salvador: outras comidas típicas da Bahia

Para apreciar outras comidas típicas soteropolitanas e baianas, você pode visitar os seguintes endereços:

  • Romã Restaurante Natural: Largo do Cruzeiro de São Francisco, 7 – Pelourinho;
  • Pelô Bistrô: Rua das Portas do Carmo, Pelourinho;
  • Restaurante Maria Mata Mouro: Rua da Ordem Terceira, 8, Pelourinho;
  • Pysco Resto Bar: Rua do Carmo 42, Santo Antônio Além do Carmo;
  • Cuco Bistrô: Rua Cruzeiro do São Francisco, nº 6, Pelourinho;
  • Restaurante Villa Bahia: Largo do Cruzeiro de Sao Francisco, 16, Pelourinho;
  • Restaurante Odoyá: Centro do Pelourinho;
  • Oliveiras Bar e Restaurante: bairro Santo Antônio Além do Carmo;
  • Restaurante Ponto Vital Santo Antônio Amaro: Rua das Laranjeiras, 23, Pelourinho;
  • Casa Mia: Rua Direita de Santo Antônio, 432, Santo Antônio Além do Carmo;
  • Senhorita Mafalda Pub: Ladeira do Carmo, 07, Pelourinho;
  • Casa Vidal: Alameda das Cajazeiras, 417, Caminho das Árvores;
  • Larriquerrí: Praça Alexandre Fernandes, 26 – Garcia;
  • Amado: Av. Lafayete Coutinho, 660, Comércio;
  • Acarajé da Regina: Rua Guedes Cabral, 81 – Rio Vermelho;
  • Exagero de Acarajé: Ladeira da União, 4 – Engenho Velho de Brotas;
  • Sorriso da Dadá: Rua Frei Vicente, 5 – Pelourinho;
  • Tempero Di Casa: Rua Alceu Amoroso Lima, 133 – Caminho das Árvores.

Nesses endereços, você poderá encontrar também vatapá, moquecas, e acarajé. Se gostou das dicas, compartilhe este post. Caso ainda tenha dúvidas, deixe nos comentários.

PARTICIPE! DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Por favor informe seu nome aqui